Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programar para destravar caixa


goiabinha8

Posts recomendados

Não sei como começar minha dúvida.

então vou me apresentar primeiro.

Meu nome é Everton conhecido como Goiabinha em outros fóruns sobre casemod.

Minha dúvida é:

Como fazer(programar) uma trava(motor, servomotor) para destravar uma caixa?

O que vou fazer:

Uma caixa em madeira selada com uma trava eletrônica (Motor/Servomotor)

Eu consigo me virar quanto a como o motor vai empurrar o pistão e travar a caixa, não consigo me virar quanto a como programar quais materiais usar, mas estou interessado em aprender e colocar em prática.

Lembrando a caixa só pode ser destravada no dia 19/08/2015

Vou dar a caixa para a minha namorada e ela não vai poder ver o que tem dentro da caixa até o dia em questão.

Como sei que ela vai abrir para ver o que tem dentro da caixa antes da data, quero fazer uma trava eletrônica que chegando no dia 19/08/2015 ela destrave a caixa automaticamente.

Na imagem abaixo segue um exemplo da caixa.

Na parte preta é onde vai ficar todo circuito, bateria e toda bagatela necessária para a trava.

Na parte amarela será o espaço onde vou colocar as coisas a qual minha namorada só vai ver no dia 19/08/2012

O Pino vermelho é onde a trava vai empurrar um pistão e então travar a tampa sem a possibilidade de abrir antes do destravamento da caixa.

caixa.jpg

Sei que muitos vão perguntar.

Por que não manda fazer? Gosto de fazer eu mesmo. Mesmo que saia errado mas o prazer de ter sido eu já me satisfaz.

Por que não entrega no dia sem essa trava? Não sei se estarei com ela até lá. Afinal é alguns anos... Então se eu não tiver com ela capaz de eu não entregar... E se estiver com ela, ela vai poder ver o que tem dentro da caixa.

Por que não faz algo mais simples? Estava pensando em fazer um dvd... Então farei o dvd e outras coisas e vou colocar na caixa.

Então é isso.

Agradeço desde já a todos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, antes de pensar em programação voce tem que escolher como vai ficar o mecanismo para abrir a caixa.

pensei em alguma coisa com solenoide, pois é mais fácil do que motor. ja viste estas trancas de portão HDL?

seria +/- mas caso voce queira com motor nao é difícil também nao, o problema vai ser a programação para esta data, que é muito longe.

tentarei ajudar no que puder, se acaso eu achar algum mecanismo de trava posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, antes de pensar em programação voce tem que escolher como vai ficar o mecanismo para abrir a caixa.

pensei em alguma coisa com solenoide, pois é mais fácil do que motor. ja viste estas trancas de portão HDL?

seria +/- mas caso voce queira com motor nao é difícil também nao, o problema vai ser a programação para esta data, que é muito longe.

tentarei ajudar no que puder, se acaso eu achar algum mecanismo de trava posto aqui.

O que eu estava pensando era utilizar o servo motor como alavanca para travar os 2 fechos.

Eu cheguei a pensar nessas trancas de protão dhl mas achei muito bruto.

Também pensei naquelas trancas de imã geralmente usadas em portas de cofre... Mas também são muito brutas para uma coisa básica.

É realmente. A data é longa e segurar todo esse tempo vai ser difícil estou ciente disso... Pretendo usar baterias, aquelas de quadriciclo de crianças... E então peço para ela carregar a cada (30 dias) +/-

Como disse preciso só de uma "Iluminação" em como fazer para a trava ficar ativa até o dia 19/08/2015 e então destravar a tampa.

: D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu estava pensando era utilizar o servo motor como alavanca para travar os 2 fechos.

agora entendi, e com servo motor ficara melhor mesmo.

estou pensando aqui sobre a data, e qualqer novidade posto aqui, daqui a pouco deve aparecer alguem com uma ideia boa.

Como disse preciso só de uma "Iluminação" em como fazer para a trava ficar ativa até o dia 19/08/2015 e então destravar a tampa.

se tu fizer um "relógio" com o pic e criar uma variavel que va incrementando a cada dia, é so fazer as contas, creio que daria certo.

o problema sera a bateria, pois nao sei qual o prazo de validade de uma. o pic nao consome muito, só ira consumir na hora de ligar o servo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora entendi, e com servo motor ficara melhor mesmo.

estou pensando aqui sobre a data, e qualqer novidade posto aqui, daqui a pouco deve aparecer alguem com uma ideia boa.

se tu fizer um "relógio" com o pic e criar uma variavel que va incrementando a cada dia, é so fazer as contas, creio que daria certo.

o problema sera a bateria, pois nao sei qual o prazo de validade de uma. o pic nao consome muito, só ira consumir na hora de ligar o servo....

Sim, acredito que o servo nem consuma energia durante o tempo apenas na hora que for ativado... O que vai consumir a energia acredito que seja apenas o que fará a contagem dos dias...

Estava pensando em usar a bateria de quadriciclo/triciclo infantil mesmo, assim pelo menos conseguiria garantir que até o dia programado ela poderia aguentar e funcionar sem problema... Isso é o que realmente espero...

Estou aguardando isso para poder fazer a caixa...

Acredito que ela não ultrapasse dos 30cm de altura, largura e profundidade.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vai consumir a energia acredito que seja apenas o que fará a contagem dos dias...

o pic nao consome muita energia nao.

acho que ate 3 baterias normal dessas de 9V ligadas em paralelo passando por um 7805 da conta do recado, o problema é que não sei se a validade delas vão aguentar ate 2015

em relação ao relogio, se o circuito fosse ligado a rede eletrica nos poderíamos aproveitar os 60hz para termos como base de tempo, ai a precisão do circuito iria ficar muito boa.

não sei se com cristal a precisão vai ficar legal, visto que a data é longa.

qualquer novidade posto aqui, vou perguntar pra uns colegas aqui do forum, que manja mais de programação que eu pra poder nos ajudar.

( se tiver como, de uma pesquisada sobre a validade dessas baterias que te falei, essas normal mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que da pra fazer com um RTC(real time clock)?

Se dá eu não sei como fazer : c

Como disse eu não sou muito avançado nisso...

A parte mecânica eu consigo fazer tranquilo : D

Se souber como fazer e puder falar agradeço. :D

o pic nao consome muita energia nao.

acho que ate 3 baterias normal dessas de 9V ligadas em paralelo passando por um 7805 da conta do recado, o problema é que não sei se a validade delas vão aguentar ate 2015

em relação ao relogio, se o circuito fosse ligado a rede eletrica nos poderíamos aproveitar os 60hz para termos como base de tempo, ai a precisão do circuito iria ficar muito boa.

não sei se com cristal a precisão vai ficar legal, visto que a data é longa.

qualquer novidade posto aqui, vou perguntar pra uns colegas aqui do forum, que manja mais de programação que eu pra poder nos ajudar.

( se tiver como, de uma pesquisada sobre a validade dessas baterias que te falei, essas normal mesmo).

Entendi.

Estava pensando em usar uma dessas baterias aqui.

bateria-selada-6v-45ah-lanterna-triciclo-e-moto-eletrica_MLB-O-234015941_110.jpg

Adaptada para enviar a energia correta para o circuito.

No caso a ligação na rede elétrica seria só para calcular?

Se for isso, sim, eu posso fazer isso.

Agora se a minha namorada precisar deixar ligado sempre a rede eletrica não dá para eu confirmar isso. Até porque acredito que não ficará em um lugar parado e até dar o dia de abrir ela vai pintar o quarto vai ter que mudar de tomada e tal...

Quanto ao que disse sobre a validade... Você diz o tempo de duração da bateria de 9v? ou a validade/fabricação delas?

Agradeço desde já a sua ajuda : )

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá goiabinha8,

Para fazer o que você precisa serão necessárias 2 coisas: Alguma base de tempo real que indicará quanto tempo passou desde quando o circuito foi energizado; Um driver para interfacear com o servo/motor.

Pelo seu desejo em fazer um programa para isto, então você pretende utilizar um microcontrolador para fazê-lo. Ok. Nele você deverá coletar a informação de sua base de tempo, atualizar seu horário e sempre que ocorrer uma variação no tempo (a cada segundo, por exemplo) você verifica se o tempo e o dia atual é o dia de destravar. Se sim, você atuará no driver.

Basicamente sua lógica deverá ser esta aí.

Já fiz um relógio de tempo real utilizando microcontrolador conforme o vídeo ai:

Porém o tempo era de alguns minutos, o que não era tão crítico para você.

Como eu faria:

- Utilizaria um RTC como base de tempo. DS1307, por exemplo, faz a contagem do tempo e possui interface I2C para comunicação. Você já recebe os dados em ano,mes,dia,hora,minuto e segundo, atualiza o horário do RTC , etc. Não optaria por utilizar o RTC do próprio microcontrolador pois desconfio que ele irá gerar um erro que se acumulará até a data que você deseja (isto é, quando chegar no dia 19/08/15 o microtrolador indicará um dia antes, por exemplo, devido ao erro acumulado durante todo este tempo). Veja que no vídeo utilizei o próprio microcontrolador para a contagem pois era por pouco tempo e, portanto, o erro não era considerável.

- Utilizaria uma bateria recarregável e não alimentado pela rede elétrica. Sem dúvida a rede elétrica irá "piscar" até la e reiniciará toda a contagem, o que seria um desastre. Lembrando que a bateria deverá se recarregar com o circuito sempre alimentado.

- Para o servo , simplesmente envia o sinal que você deseja num período correto para rotacionar o servo e destravar sua caixa.

Acredito que seja isso!

Qualquer dúvida estou a disposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá goiabinha8,

Para fazer o que você precisa serão necessárias 2 coisas: Alguma base de tempo real que indicará quanto tempo passou desde quando o circuito foi energizado; Um driver para interfacear com o servo/motor.

Pelo seu desejo em fazer um programa para isto, então você pretende utilizar um microcontrolador para fazê-lo. Ok. Nele você deverá coletar a informação de sua base de tempo, atualizar seu horário e sempre que ocorrer uma variação no tempo (a cada segundo, por exemplo) você verifica se o tempo e o dia atual é o dia de destravar. Se sim, você atuará no driver.

Basicamente sua lógica deverá ser esta aí.

Já fiz um relógio de tempo real utilizando microcontrolador conforme o vídeo ai:

Porém o tempo era de alguns minutos, o que não era tão crítico para você.

Como eu faria:

- Utilizaria um RTC como base de tempo. DS1307, por exemplo, faz a contagem do tempo e possui interface I2C para comunicação. Você já recebe os dados em ano,mes,dia,hora,minuto e segundo, atualiza o horário do RTC , etc. Não optaria por utilizar o RTC do próprio microcontrolador pois desconfio que ele irá gerar um erro que se acumulará até a data que você deseja (isto é, quando chegar no dia 19/08/15 o microtrolador indicará um dia antes, por exemplo, devido ao erro acumulado durante todo este tempo). Veja que no vídeo utilizei o próprio microcontrolador para a contagem pois era por pouco tempo e, portanto, o erro não era considerável.

- Utilizaria uma bateria recarregável e não alimentado pela rede elétrica. Sem dúvida a rede elétrica irá "piscar" até la e reiniciará toda a contagem, o que seria um desastre. Lembrando que a bateria deverá se recarregar com o circuito sempre alimentado.

- Para o servo , simplesmente envia o sinal que você deseja num período correto para rotacionar o servo e destravar sua caixa.

Acredito que seja isso!

Qualquer dúvida estou a disposição

Os dados de tempo eu tenho são esses a seguir:

730 Dias

17520 Horas

1051200 Minutos

63072000 Segundos

Eu entendi pouco do que disse. Mas vamos lá.

No caso seria como uma bomba relogio é isso? Só que no meu caso eu colocaria para desativar o servo e então ele iria destravar a caixa para ela poder abrir. O que eu entendi foi isso.

E teria que usar baterias recarregáveis para isso, para que durante o período não descarregue tendo que ser carregadas "Mensalmente"

Ps. Gostei do vídeo.

Uma dúvida estive pensando aqui comigo. Eu nunca trabalhei com servo motor então não sei como eles funcionam... Mas tem como fazer isso sem utilizar uma data final. Exemplo. Monto a caixa coloco a bateria + o servo e quando a bateria descarregar ele automaticamente abrir a caixa. Acredito que minha namorada estará esperando abrir no dia 19/08 conferindo a caixa sempre nesse dia. Então se a caixa abrir antes exemplo "O quanto durar a bateria" não teria problema. Afinal seria uma surpresa... Existe como fazer isso?

Trocando totalmente a ideia inicial.

Acredito eu que precisaria de 2 baterias e o servo.

Quando uma bateria descarregar ele usaria a 2ª Bateria para ativar o servo motor e então abrir a caixa. Não sei direito se a minha lógica está certa, mas acredito que sim. E acredito que assim seria mais fácil para fazer. Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

goiabinha8,

O servo ou motor gira quando você aplica corrente nele. A medida que a corrente está circulando por ele, ele fica girando e, quando não há mais corrente circulando, ele pára. Para manter a caixa travada você não precisa deixar o motor energizado, basta que você aplique uma corrente nele para travar e pare. Assim ele fica até você aplicar corrente novamente (no sentido contrário) para só então ele destravar.

Acredito que esperar a bateria acabar para você destravar a caixa mais dificultaria do que facilitaria.

A ideia da "bomba relógio" poderia ser usada, como uma contagem regressiva, também é uma opção.

Veja que se seu sistema utilizar um microcontrolador você pode alterar como quiser a lógica de funcionamento, se quiser que libere antes ou no dia, contagem regressiva ou não, etc. Ficará a seu critério.

Coloquei lá como eu faria tal coisa. Posso fazer um diagrama e esboçar alguma coisa se você quiser...

Obs: Obrigado por ter gostado do vídeo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

goiabinha8,

O servo ou motor gira quando você aplica corrente nele. A medida que a corrente está circulando por ele, ele fica girando e, quando não há mais corrente circulando, ele pára. Para manter a caixa travada você não precisa deixar o motor energizado, basta que você aplique uma corrente nele para travar e pare. Assim ele fica até você aplicar corrente novamente (no sentido contrário) para só então ele destravar.

Acredito que esperar a bateria acabar para você destravar a caixa mais dificultaria do que facilitaria.

A ideia da "bomba relógio" poderia ser usada, como uma contagem regressiva, também é uma opção.

Veja que se seu sistema utilizar um microcontrolador você pode alterar como quiser a lógica de funcionamento, se quiser que libere antes ou no dia, contagem regressiva ou não, etc. Ficará a seu critério.

Coloquei lá como eu faria tal coisa. Posso fazer um diagrama e esboçar alguma coisa se você quiser...

Obs: Obrigado por ter gostado do vídeo!

Entendi. Tinha pensado em colocar 2 baterias uma daquelas que citei anteriormente deixaria algo ligado tipo um relógio ou algum led informativo... Ai quando ela descarregasse fosse ativado a 2ª Bateria a qual poderia ser uma de 9v daquelas de brinquedos eletronicos... E então ativando o servo ele destravaria a caixa.

Mas agora você me deu uma outra ideia que acredito que seja mais simples.

Existe a possibilidade de ligar o servo motor naquela bateria que citei anteriormente para que enquanto a bateria continuar carregada ela deixaria o servo travado. Quando descarregada uma mola puxaria o pino do servo para trás e então a caixa seria destravada. Assim não teria um dia determinado.

Não sei se isso é possível.

Se é possível, como fazer para ligar o servo na bateria?

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por fim a parte eletronica do conjunto está pronto.

Testado e aprovado lol

Utilizarei a bateria que mostrei anteriormente para segurar o motor primário que empurra o pino deixando travada a caixa durante todo o tempo. Quando o mesmo descarregar ele irá perder força e então não irá mais mandar energia para o motor deixando o mesmo desligado e um led irá ficar ligado durante todo o processo até que a bateria se acabe.

O motor secundário puxa a alavanca do motor primário para trás e destrava a caixa.

Para o motor secundário ser ativado deixarei um botão externo para que possa ser acionado.

Mesmo que por curiosidade minha namorada decida ligar o botão do motor secundário o mesmo não terá força para abrir a alavanca enquanto o motor primário estiver ligado.

O led informátivo irá se apagar quando não houver mais carga na bateria do motor principal.

O motor secundário terá um led também informando que a caixa está aberta.

Foi bem mais simples do que imaginei. Não tem data para a caixa se abrir ficando então nós dois na expectativa. Irei bolar algo para poder girar o motor secundário caso dê algum problema no motor primário.

Em breve posto fotos de como está a parte "mecânica"

Mais uma dúvida.

Tem como fazer um apito eletrônico para quando a bateria descarregar ele ser acionado?

Agradeço a atenção que me deram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!