Ir ao conteúdo

Solda Dupla Face Soquetes

moahrs

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Sou novo aqui como membro, mas ja acompanho o forum a algum tempo.

O Assunto que eu tenho é recorrente, ja li muita coisa, mas nao achei algo que possa me ajudar.

Estou com duas placas dupla face, que eu mesmo fiz, tudo tranquilo, porém nao tenho como metalizar os furos. Sei que da pra soldar dos 2 lados e etc, porém vou usar sockets, e a ponta dos ferros de solda tradicionais, mesmo do hiraki 30w que eu tenho é muito grossa pra soldar entre a placa e o pino no lado de cima.

Alguem teria uma ideia ?

Tentei metalizar com tinta metalizada, porém a solda nao escorreu pro outro lado.

Meu problema maior, é um soquete de PLCC... Esse vai ser dureza, porque oe pinos de fora ate tenho como soldar, mas os de dentro, vixi.. to no sal...

Agradeço pela atenção, e se alguem tiver alfuma ideia, agradeço.

PS: Até enrolar um fio na ponta do ferro de solda ja pensei, mas nao tentei ainda, rsssss

At,

Moacir Jr.

Postado

Hoje inclusive comprei 2 potes de tintas condutoras. Uma cinza (de prata) e uma de preta (de carbono acho que é). Nenhuma delas funciona.. isso é incrivel.. vou mandar devolver, rssssss

Ja tinha tido experiencia com tinta de prata uma outra vez, mas nao tinha funcionando. Agora batata. nao funcionou de novo...

Comprei um ferro de solda com a ponta bem fina, mesmo assim ainda toca no soquete... vou derreter tudo os lados, rssss... Fora o soquete plcc, esse, nem abaixo de reza brava... infelizmente devo ter dado o passo maior que a perna ou errei feio no projeto.

Uma outra ideia, seria derreter os lados dos sequetes dip e conectores de 20 e 40 pinos, rssss, e no caso do soquete plcc, soldar ele em uma placa padrão, e descer fio (80 pra ser mais exato) pra placa principal... vai ficar feio pra C..... mas vai ficar funcional.

Que vocês acham ?

Postado

amigo, nunca usei placa dupla face, e nao entendi direito o que tu que fazer, mas me parece que seria alguma coisa assim

http://www.ebay.com/itm/20-Copper-Via-Vias-Plated-Through-Hole-Rivets-Hollow-Grommets-PCB-Circuit-Board-/280751380393#ht_1142wt_906

aqui o topico de uma duvida parecida ( eu acho)

http://forum.clubedohardware.com.br/via-furo-metalizado/1069903?t=1069903&highlight=rick_df

Postado

deixa eu me explicar melhor.. tenho 2 placas dupla face, sem furos metalizados, porém tenho que soldar sockets "DIP" e um SOQUET PLCC. No caso dos dips, eu ate consigo soldar, mas vou dar uma "derretida" no plastico das pontas, rsssss.. Mas no caso do plcc, os pinos ficam em 2 fileiras (uma interna e outra externa) nos 4 cantos e ainda por cima, no meio nao é vazado...

O que eu quero é se alguem tem alguma ideia pra mim conseguir soldar esses componente, ou metalizar os furos, pelo menos pro soquet plcc, os outros eu ate me viro...

Postado

Pois é...

Os modos de conseguir um furo metalizado é...

1 - Enviando para uma empresa que faça a metalização do furo.

2 - Fazer essa metalização em casa. Para isso tem que saber os processos químicos envolvidos.

3 - Usar tinta condutiva para fazer a ligação dos furos. O problema é que ao metalizar um furo por esse processo, além de ter um material químico que atenda o que se promete, tem que esperar secar e secar bem.

4 - Usar uma espécie de rebite que se coloca no furo a ser metalizado. Esse material é o que está descrito conforme o link que o arh postou. Esses rebites, também chamados de vias funcionam. O problema é achar no território brasileiro. Só encontra-se fora do Brasil. Talvez esse material possa ser encontrado em algum lugar escondido na nossa terrinha. Eu disse talvez...

O problema é com soquetes desse tipo que você quer soldar. Se fossem componentes comuns como resistores, capacitores, transistores, indutores, dava para soldar de um lado e do outro mas soquete PLCC? Não tem como soldar os furos que são tapados pelo lado dos componentes.

Tente experimentar o que vou descrever. Talvez funcione.

Limpe os furos que fazem a ligação de um lado a outro. Use um pequeno fio fino e solde de um lado e do outro. Não é como um furo metalizado mas pode quebrar um galho. Se forem furos que não usem a inserção do pino do PLCC, quebra não um galho mas uma árvore inteira mas se o furo a ser ligado, usar o pino do componente, vais ter que saber colocar o fio fino, soldá-lo primeiro no lado que será coberto pelo componente e logo após é que o componente deve ser inserido. Portanto, se há muitos pinos, tens que tomar cuidado para que não falte nenhum furo que deva ser interligado.

Abração

.

.

Essa soldagem do furo para fazer a interligação não é para tapar completamente o furo com solda. É só uma ligação de um fio fino que será soldado numa parte da ilha sem encher o furo com solda. Essa primeira ligação do fio, deve ser feita primeiro no lado dos componentes pois é ela que você não consegue soldar com o componente no lugar. Se existirem furos que tenha que fazer a ligação de um lado para o outro sem a inserção do terminal, esse sim, você pode soldar comletamente usando o fio. Onde encontrar esse tipo de fio? procure naqueles fios que são usados em cordoões de fone ou similares. Os fios que são usados nos cabos de fone são finíssimos e pegue os que fazem parte da malha pois estes não são esmaltados. Os esmaltados são os fios coloridos. Os da malha são de cobre puro e não esmaltados.

Postado

Vamos por partes que nem diria "jack o estripador"....

Os modos de conseguir um furo metalizado é...

1 - Enviando para uma empresa que faça a metalização do furo.

No Brasil nao conheço nenhuma, em BH ou MG então... nem em sonho...

2 - Fazer essa metalização em casa. Para isso tem que saber os processos químicos envolvidos.

Tentei olhar alguns topicos, inclusive usando nitrato de prata, mas pra mim que moro em apartamento, complicado...

3 - Usar tinta condutiva para fazer a ligação dos furos. O problema é que ao metalizar um furo por esse processo, além de ter um material químico que atenda o que se promete, tem que esperar secar e secar bem.

Pois é, comprei 2 potes, e nada, tentei, deixei secar horas praticamente, e nem conduzuir pelo menos de um lado pra outro ele conduziu, quanto mais passar a solda..

4 - Usar uma espécie de rebite que se coloca no furo a ser metalizado. Esse material é o que está descrito conforme o link que o arh postou. Esses rebites, também chamados de vias funcionam. O problema é achar no território brasileiro. Só encontra-se fora do Brasil. Talvez esse material possa ser encontrado em algum lugar escondido na nossa terrinha. Eu disse talvez...

Vi isso a muitos anos, adorei, mas nunca achei tb.. vi no ebay, mas pelo que vi tb tem que ter uma maquina pra rebitar... Aqui no brasil... ma de jeito maneira... o povo nao se interessa por isso...

O problema é com soquetes desse tipo que você quer soldar. Se fossem componentes comuns como resistores, capacitores, transistores, indutores, dava para soldar de um lado e do outro mas soquete PLCC? Não tem como soldar os furos que são tapados pelo lado dos componentes.

Tente experimentar o que vou descrever. Talvez funcione.

Limpe os furos que fazem a ligação de um lado a outro. Use um pequeno fio fino e solde de um lado e do outro. Não é como um furo metalizado mas pode quebrar um galho. Se forem furos que não usem a inserção do pino do PLCC, quebra não um galho mas uma árvore inteira mas se o furo a ser ligado, usar o pino do componente, vais ter que saber colocar o fio fino, soldá-lo primeiro no lado que será coberto pelo componente e logo após é que o componente deve ser inserido. Portanto, se há muitos pinos, tens que tomar cuidado para que não falte nenhum furo que deva ser interligado.

Vou tentar hj a noite e amanha posto aqui se funcionou ou nao. A ideia parece muito boa... vou testar com um pedaço de placa e com um soquete velho que tenho la.. tomara que funcione...

Postado

Esse processo compensa quando é 1 ou 2 placas. Feitas em casa.

Num processo industrial, isso seria inadmissível. Esse processo de interligar um furo é usado em industria quando ocorre um erro na confecção da placa. Para não perder o lote de placas, faz-se isso. Somente quando tem muitos erros numa placa é que a placa é refeita e o responsável ou leva um espor%$#* daqueles ou pode ser até demitido.

Esse lance do fio quebra um galhâo e é melhor que esperar tinta condutiva secar e não ter o resultado que se espera. Pior ainda se fosse esperar comprar as vias para furo metalizado.

Postado

A ideia do fio foi 10... funcionou... mas achei muito trabalhoso... acho q nos meus proximos projetos vou fazer em partes em placas menores com conecotores entre elas e face simples, porque ligar fios pra conluir as conexoes deve ser mais rápido , rssssss

Postado
A ideia do fio foi 10... funcionou... mas achei muito trabalhoso... acho q nos meus proximos projetos vou fazer em partes em placas menores com conecotores entre elas e face simples, porque ligar fios pra conluir as conexoes deve ser mais rápido , rssssss

Poste uma foto pra galera ver como ficou... Fiquei curioso com o resultado.

Postado

Estou terminando de montar, falta mais 2 soquetes que sao os maiores, e quero ver se hoje termino e posto a foto. So nao liguem muito pras soldas porque nao sou nenhum expert nisso, rssssss...

Depois disso é checar as conexoes, pois algumas trilhas eu tive que refazer, e se tudo estiver ok, creio que no final de semana ja começo a testar.. Ja to preparando o programa pra colocar a eeprom pra testes...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!