Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Mega Review] Semp-Toshiba IS-1253 + Processo de UPGRADE


3nigm4_br

Posts recomendados

Bom, demorou um pouquinho, mas tá ai...

INTRODUÇÃO

Bom, meu uso do notebook é praticamente trabalho e estudos, eu tenho um HP muito bonito (e pesado) que comprei pra esta finalidade, mas como foi meu primeiro notebook e eu não tinha nenhuma experiência com isso, peguei logo uma máquina com VGA off board e tela de 15”.

O notebook é muito bom e sempre me atendeu em tudo o que precisei (inclusive jogos), porém ele era um notebook bem quente devido a VGA off e o processador Turion X2. A bateria não conseguia manter o notebook funcionando por mais de 1 hora e 20 minutos (isso sem exigir muito do processador).

Devido ao fato do notebook ser pesado, comecei a ter dores nas costas, pois ando com ele na mochila frequentemente, e ainda por cima, fui um dos “premiados” da série dv6000 da HP, meu notebook deu problema na placa de vídeo e não tenho mais sinal nem na tela nem na saída externa do vídeo (_(.

Bom, como o conserto é um pouco caro e complicado, resolvi pegar um novo note bem básico. Decidi que precisava de algo pequeno, leve e discreto para um uso mais profissional (faculdade e trabalho), cheguei até a cogitar a opção de comprar um EeePC da Asus, porém a tela minúscula dele é muito ruim para textos, além disso, o armazenamento de 4GB é muito limitado e a falta de um driver de CD/DVD é algo inadmissível pra mim, por isso comecei a pesquisar sobre celulares de 12.1”.

Fui até uma loja física (Ponto Frio) e ví o Toshiba IS-1253 com Core Duo T2080, 2GB de RAM e HD de 120GB e fiquei encantado por ele, porém o preço era bem salgado (2300,00 reais), foi então que, após muitas pesquisas, encontrei esse mesmo IS-1253 com uma config mais modesta no extra.com por 1600,00 reais, pesquisei bastante a respeito e descobri que ele suportava vários UPGRADES (inclusive para Core 2 Duo) e decidi pegar esse modelo mesmo e depois dar um gás por minha conta.

Assim que o note chegou, eu testei ele pra ver se estava tudo OK e parti para a diversão... Abri a tampa e retirei a memória e o HD do meu HP (que está quebrado) e coloquei nele sem qualquer dificuldade, o processo foi muito simples e bem rápido (o HP eu só precisei trocar o suporte que o prende ao notebook, além disso, também comprei um C2D T5500 pra fazer um UP completo e deixar meu notebook praticamente idêntico a este => http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000049796216&idDept=7316&src= ^_^...

CIMG0987.jpg

CIMG0988.jpg

CIMG0989.jpg

CIMG1008.jpg

ESPECIFICAÇÕES:

Processador:

Original => Intel Celeron M430 Clock 1,73GHZ - Cache 1MB

Atual => Intel Core 2 Duo T5500 Clock 1,663GHZ – Cache 2MB

CPU-z.jpg

EverestCPU.jpg

Memória RAM:

Original => 512MB DDR2-533 SO-DIMM (1x512MB)

Atual => 1GB DDR2-667 SO-DIMM Samsung (2x512MB)

Memoria.jpg

Disco Rígido:

Original => Western Digital 80GB 5400rpm SATA (não seria mais lógico a STI usar HD Toshiba que é da mesma rede ao invéz do WD?)

Atual => Toshiba 120GB 5400rpm SATA

HD.jpg

Sistema Operacional:

Original => Microsoft Windows Vista Home Basic

Atual => Microsoft Windows XP Professional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unidade Multimídia:

DVD-RW/CD-RW Optiarc

DVD-rw.jpg

Tela:

12.1" Wide Screen WXGA de Alto Brilho com Sensor de luminosidade do LCD

Resolução máxima: 1280x800 com Controle Automático de Imagem

Gráficos:

VGA Intel Graphics Media Accelerator 950 on-board (até 256MB compartilhada)

Video2.jpg

Chipset:

Intel 945GM Express

Video1.jpg

Áudio:

Áudio de alta definição de 2 canais incorporados.

Dois alto-falantes incorporados.

Microfones Matriciais incorporados.

Modem:

High Speed 56K S/W padrão V.90/92

Rede:

10/100 Ethernet LAN

Wireless:

IEE WLAN 802.11b/g (mini módulo PCI)

Teclado:

Teclado de tamanho integral padrão ABNT II de 87 teclas com teclas especiais Windows, teclas de cursor em T invertido, 8 teclas especiais, 12 teclas de função e teclado numérico incorporado

Cartão PC Express Tipo II

O conector do cartão PC Express permite instalar um cartão PC Express tipo II.

Adaptador A/C:

Adaptador bi-volt Universal (100V~240V) 65W, 20 Volt

Bateria:

6 células de Li-Ion - 2200mAh por célula (aproximadamente 3 horas)

Dimensões e Peso:

LxAxP => 29,9 x 3,2 x 22cm

Peso => 1,75kg (com Bateria)

Praticamente o mesmo tamanho que 4 estojos padrão de DVD:

CIMG1001.jpg

CIMG1000.jpg

Comparação de tamanho com o meu HP dv6000 15"

CIMG1022.jpg

CIMG1023.jpg

CIMG1037.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conexões:

1 porta IEEE 1394

1 conector PCI Express Card Bus Type II

2 conectores Audio: Microphone-in/Headphone out (com saída SPDIF)

1 porta S-Video

4 portas USB (v2.0)

1 conector RJ11 para Modem

1 conector RJ45 para rede Ethernet

1 conector entrada DC in

1 para TRC ou porta para DVI (opcional)

CIMG0990.jpg

ToshibaIS-1253-Interno.jpg

CIMG1012.jpg

ToshibaIS-1253-LD.jpg

CIMG1013.jpg

ToshibaIS-1253-LE.jpg

Itens Inclusos:

- Notebook

- Bateria 6 células

- Fonte de Alimentação

- CD do Windows Vista Home Basic (Rescue)

- CD Nero 7.0 Standard

- CD de Drivers para Windows Vista

- Manual do Usuario

- Encarte de com primeiras instruções

CIMG0994.jpg

CIMG0995.jpg

Local da Compra:

www.extra.com.br

Valor:

R$ 1.599,00 (até 12x de R$ 133,25 sem juros)

Data:

14 de abril de 2008

CIMG0983.jpg

CIMG0984.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Autonomia da Bateria:

Para o meu uso na faculdade (onde fico bastante tempo dependente da bateria) ela está agüentando bem o trabalho, dura 3 horas e ainda me sobram cerca de 37% de bateria (usando brilho mínimo e programas como Access, VB2005 e Word), ainda não testei o tempo em Hard Use (brilho máximo com som e vídeo), mas acredito que nessas condições ele não passe muito de 2 horas, assim que fizer estes testes eu edito essa parte e coloco os resultados.

Qualidade da Tela:

Legal, nítida e com boas cores, resolução legal (1280x800) e sem nenhum pixel morto.

O brilho da tela também é muito bom, quando ligado ao máximo, oferece boa visualização mesmo em ambientes bem iluminados.

Chassi:

Achei muito bonita e resistente, na cor Preta com detalhes em Prata e botões de atalho cromados dando uma aparência bastante discreta e elegante ao notebook.

Teclado:

O tamanho é um pouquinho reduzido devido á alta portabilidade do note, porém as teclas não atrapalham em nada a digitação (fica bem próximas ao tamanho normal), tive a impressão de que as teclas são um pouquinho duras (mas são bem silenciosas), porém o teclado em si parece ser um pouquinho frágil no centro.

Ele está em português do Brasil e segue o padrão ABNT2 com teclado numérico embutido no alfanumérico e ele não possui uma pecla própria para “?” e “/”.

Uma coisa difícil de se acostumar (além da falta das teclas próprias para “/” e “?”) é que a tecla FCN para acionar as funções especiais do teclado está no local onde era pra estar a tecla CTRL e no início isso nos confunde bastante sempre que precisamos utilizar esta tecla, mas depois de algum tempo a gente se acostuma.

Touchpad:

Não é tão sensível quanto ao do meu HP, porém que me faz falta mesmo é um botão para desativar o touch, pois quando estou digitando longos textos é comum tocar no touch e atrapalhar a digitação, espero encontrar algum soft que desabilite o touch para resolver isso.

Áudio:

Os auto-falantes embutidos não fazem nenhum milagre mas quebram um bom galho, pois apesar de serem bem reduzidos, produzem um som melhor que o dos notes da Amazon PC (comparei com o de um colega da faculdade), mesmo assim não tem muita qualidade, com o fone de ouvido o som fica perfeito. Ainda não testei o mesmo com caixas externas, porém acredito que também melhore bastante a qualidade.

Ventilação:

O cooler trabalha em diversas velocidades dependendo da temperatura do processador e o note tem um botão chamado “Silêncio” que reduz o ruído da ventoinha. Ele apresenta 3 entradas de ar e todas elas estão localizadas na parte inferior do note, o que nos impossibilita de utilizar o notebook sobre a cama, por exemplo, pois isso bloquearia todas as entradas. A saída do ar quente do dissipador de calor fica na lateral traseira direita do note.

O processador original obteve temperaturas máximas de 55º trabalhando a todo vapor e a ventoinha permanecia ligada durante todo o tempo, somente variando a velocidade.

Com o Core 2 Duo o note mudou completamente, minha ventoinha quase não liga mais, pois o C2D é um processador "gelado", durante um uso de 3 horas, eu percebi a ventoinha ligar na velocidade mínima apenas por 3 vezes e desligou aproximadamente após 1 minuto, o ar que ela jogou pra fora estava apenas morno (com o Celeron era possivel cozinhar um ovo com o ar quente que saia).

Minha maior preocupação foi com o HD que também ás vezes chega a 55º (executando transferências contínuas de arquivos para backup), porém em condição de uso normal ele se mantém a 40~45º (mesmo assim esquenta um pouco o local onde ele se localiza).

CONCLUSÕES:

Dei uma boa pesquisada na internet a procura de informações sobre upgrade neste modelo, mas como não encontrei nada muito concreto, entrei em contato com a Toshiba e eles me disseram que esse notebook fazia parte da “nova geração” de celulares, e que desta forma, ele já estaria preparado para aceitar futuros upgrades de processador, HD e memória de forma bastante fácil.

Encontrei o mesmo modelo há venda na Fnac com processador Core 2 Duo T5500 pela “bagatela” de 2999 reais :eek:... isso me deixou mais alegre ainda, pois se vendiam o modelo com C2D de fábrica, então, provavelmente ele também aceitaria up para C2D T5500 :lol:...

Fucei mais um pouco e comprei um C2D T5500 por 260,00 reais, dessa forma, fiquei com a mesma máquina que a fnac estava vendendo por 3000 reais pagando apenas 1710,00 reais (graças as peças que peguei do meu HP e o desconto de 150 que eu tinha devido ao resgate dos pontos do meu cartão extra).

Pontos Positivos :D:

- Tamanho muito discreto;

- Peso 1,75kg (levíssimo);

- Chassi elegante e discreto;

- Excelentes opções de UPGRADES;

- Incrível facilidade para troca de memória, HD e processador (diria que é tão fácil se fazer um UP nesse note quanto em um PC);

Pontos Negativos :angry::

- Teclado não é muito firme no centro;

- Não tem tecla própria para “?” e “/”, exigido o uso combinado com a tecla Alt Gr para utilizá-las;

- Não vem com driver para Windows XP, é necessário baixá-los da internet;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPGRADE:

Assim que o notebook chegou em minha casa, eu o tirei da caixa e testei para verificar se não havia nenhum problema, feito isso, parti para o Upgrade.

Bom, como a tampa é um pouquinho chata de retirar, eu coloquei os detalhes sobre ela aqui. Existem apenas 4 parafusos que a prendem, porém, além dos parafusos, também existem algumas travas que ajudam a prender a tampa, e essas travas são chatas para desencaixar quando não conhecemos os locais onde elas se encontram, na foto abaixo, eu coloquei os locais onde elas se encontram em azul.

Nessas posições, a melhor forma de retirar a tampa é soltar os parafusos e abrir a partir dos cantos (marcados pelas setas em amarelo na foto).

CIMG0997.jpg

Tampa.jpg

Detalhes dos principais componentes internos.

CIMG1017.jpg

Detalhes.jpg

Bom, a primeira coisa que fiz foi retirar as memórias do meu HP e substituir pela de 512mb que veio no Toshiba.

CIMG1068.jpg

Aproveitei e peguei também o HD do HP que era um Toshiba de 120GB e troquei pelo Western Digital de 80GB que veio nele, precisei apenas trocar o suporte dos dois.

CIMG1019.jpg

Bom, sabendo que a Toshiba vende este mesmo notebook com processador Core 2 Duo T5500 eu cheguei a conclusão de que poderia fazer um upgrade para este mesmo processador sem muitas dificuldades, já que o modelo oferece um fácil acesso ao HD, memórias e processador.

Como sempre, fui até o mercado livre e pesquisei pelas palavras T5500 (modelo do processador que eu queria), encontrei um vendedor que o vendia via Mercado Pago, contatei o mesmo e ele me pareceu bem honesto, paguei o boleto do Mercado Pago e ele me enviou o processador sem problemas. O link do vendedor é esse => http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74428081-_JM e o valor final do processador, juntamente com o frete e as taxas do mercado pago acabou ficando em 260,00 reais.

Aqui eu detalhei os 6 parafusos que fixam o cooler e o dissipador ao notebook.

Parafusos1.jpg

Parafusos2.jpg

Soltei os parafusos 5 e 6 que seguram o cooler do notebook e o removi mas nem retirei o plug de energia, pois não vi necessidade pra isso, basta retirá-lo de cima e deixá-lo de lado que ele não atrapalha em nada o processo.

CIMG1071.jpg

CIMG1072.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois disso, soltei os outros parafusos (1, 2, 3 e 4) que fixam o dissipador ao processador e o removi, é preciso incliná-lo pra cima primeiro (foto 1) para depois desencaixá-lo da lateral esquerda do note e removê-lo de vez dali.

CIMG1073.jpg

CIMG1076.jpg

Retirando o dissipador eu tive acesso ao processador do notebook.

CIMG1077.jpg

Para soltar o processador, é necessário girar o parafuso ao centro do socket no sentido anti-horário até que ele libere completamente o processador.

Devido a minha inexperiência, eu demorei um pouquinho aqui, pois soltava o processador mas não girava a trava até o fim e dessa forma o processador parecia solto, mas não saia do socket, só saiu mesmo quando eu dei mais uma forçadinha na trava e ela finalmente foi até o final e liberou de vez o Celeron.

CIMG1079.jpg

CIMG1080.jpg

Coloquei o Core 2 Duo T5500 na posição correta e girei a trava no sentido horário para que o processador ficasse preso ao socket.

CIMG1085.jpg

Removi a pasta térmica original (que na verdade é um adesivo térmico) com um pedaço de papel até que o dissipador ficasse sem nenhum vestígio dela, a princípio pensei que seria difícil de se limpar, porém o adesivo solta-se sem qualquer dificuldade, basta esfregar o papel sobre o dissipador que ele vai se soltando facilmente.

CIMG1075.jpg

CIMG1086.jpg

CIMG1087.jpg

Passei um pouco de pasta térmica com base de prata da marca Akaasa AK-455 e recoloquei o dissipador de cobre no local, temos que inseri-lo da mesma forma que fizemos para retirá-lo, ou seja, temos que inclinar o mesmo pra cima e encaixá-lo primeiramente na lateral desquerda do note, depois é só deitá-lo em sua posição original novamente.

CIMG1089.jpg

Apertei os 4 parafusos do dissipador (1, 2, 3 e 4), recoloquei o cooler no local dele e apertei os 2 parafusos (5 e 6) do cooler também.

Prontinho, agora é só fechar a tampa e ligar o notebook para conferir o resultado.

PS.: Entre na bios (segurando o DEL durante o boot) e verifique a identificação do processador antes de carregar o Windows, pois se carregar o mesmo diretamente ele não irá reconhecer o processador corretamente, o meu aparecia no CPUID como Dual Core T5500 e com o selo do Celeron, só passou a reconhecer corretamente como Core 2 Duo T5500 com o selo do C2D depois que eu entrei e sai da bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, bem legal. Não fosse pelo tamanho acho que o e-max seria o ideal pra você. A Bateria de 9 células do meu costuma durar mais de 3 horas, quase 4 em brilho mínimo e tarefas normais. Com wireless aí fica perto das 3 horas mesmo.

Mas ótimo, parabéns mesmo. Agora, vai querer compartilhar a dica de onde comprou o C2D ou fica em segredo, pois ninguém quase fala onde conseguiu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso, estou aqui pra compartilhar informações mesmo, o processador eu comprei desse vendedor do Mercado Livre => http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74428081-_JM paguei via Mercado Pago e só liberei a grana pra ele depois de receber e testar o processador, mas o vendedor foi extremamente atencioso comigo e me enviou rapidamente o produto, o valor final dele (com as taxas do mercado pago) ficou em 260,00 reais e foi enviado via Sedex.

Quanto ao note, eu estava em dúvida entre este e um outro Toshiba de 14" com processador Turion e VGA GeForce GO7400 com 1GB de RAM e linux, porém, como disse no início, a VGA off consome muito mais bateria e também esquenta bem mais, como já tenho um HP com uma VGA legal que raramente teve uso pra mim, decidi que dessa vez iria optar diretamente pelo tamanho mesmo, por isso fui no de 12", esse note está me surpreendendo bastante :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Beleza de review.... e já foi emendando com um upgrade na cpu!

Eu fiquei balançado por esse modelo de 12" mas acabei optando pelo de 14", que tem as mesmas capacidades de upgrade, pois o chipset é o mesmo do seu.

A Semp-Toshiba tem diversas confiugrações do mesmo modelo e tem o IS1251 que é o notebook compacto de 12" mais barato que já vi por vai: estva R$ 1500 no Extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também comprei um toshibinha igual, mas não tive a sua sacada de comprar o celeron e fazer o upgrade. O meu está com um T2130 dual core, mas já comprei no ebay um T5500, quando chegar seu tuto vai ser muito útil. Já instalei 2 pentes de 2GB cada, paguei 150 nos dois. O vista basic só reconheceu os 4 GB quando instalei o SP1. Eu comprei uma base em alumínio da Akasa que vem com 2 coolers (mod.AK-NBC-01) custou 80,00 é ótima para usar na cama deitado e fica no tamanho exato do laptop. Tenho uma pergunta: como você mediu as temperaturas? Pergunto porque no setup não tem essa informação nem usando o Everest. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também comprei um toshibinha igual, mas não tive a sua sacada de comprar o celeron e fazer o upgrade. O meu está com um T2130 dual core, mas já comprei no ebay um T5500, quando chegar seu tuto vai ser muito útil. Já instalei 2 pentes de 2GB cada, paguei 150 nos dois. O vista basic só reconheceu os 4 GB quando instalei o SP1. Eu comprei uma base em alumínio da Akasa que vem com 2 coolers (mod.AK-NBC-01) custou 80,00 é ótima para usar na cama deitado e fica no tamanho exato do laptop. Tenho uma pergunta: como você mediu as temperaturas? Pergunto porque no setup não tem essa informação nem usando o Everest. Um abraço.

Putz, me dá a dica do lugar onde tú conseguiu 4GB por 150,00 reais que eu vou pegar um par desse pra mim agora também, pois pro meu UP ficar 100% só está faltando isso :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei numa loja física na Tijuca (Rua General Roca 935 st 58):

Super Talent

Memória de 2GB DDR2 667 para notebook

Garantia: 90 dias

R$ 75,00

(21) 2568-1436

MSN: [email protected]

EMAIL: [email protected]

Link: http://www.boadica.com.br/dotbr/default.asp

E QUANTO ÀS TEMPERATURAS, MEDIU COM TERMÔMETRO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei numa loja física na Tijuca (Rua General Roca 935 st 58):

Super Talent

Memória de 2GB DDR2 667 para notebook

Garantia: 90 dias

R$ 75,00

(21) 2568-1436

MSN: [email protected]

EMAIL: [email protected]

Link: http://www.boadica.com.br/dotbr/default.asp

E QUANTO ÀS TEMPERATURAS, MEDIU COM TERMÔMETRO?

beleza cara, valeu pela informação :)

Quanto a temperatura, é só instalar o Everest ou o NHC (Notebook Hardware Control) que ele monitora as suas temperaturas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
esta máquina sempre aceita up de processador? quando coloquei memoria achei que o mesmo fosse soldado!

Acredito que atualmente nenhum note possua mais processador soldado, isso já é uma coisa ultrapassada, esse note além de aceitar ainda tem o processador localizado em um local bem fácil e acessível, no próprio manual do note consta a possibilidade de upgrade ;).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!