Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lboccardi

Membro Pleno
  • Posts

    581
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que lboccardi postou

  1. Bem rápido o suporte mesmo. Caso o problema tenha sido resolvido por completo (provável), nada a reclamar do suporte. Quando enviei um Zenfone para conserto em 2017, também tive esse nível de agilidade.
  2. Excelente o comparativo @Rafael Coelho. Sobre o SSD Kingston M.2, estou encontrando no mercado apenas versões com um "G2" adicionado ao final do nome (SM2280S3G2). Sabem dizer se existe alguma mudança para o testado (sem o G2)? Porque o desempenho do Kingston no teste foi ótimo, e o preço do que estou vendo é muito bom também. Se essa versão G2 manter a velocidade, o custo benefício está ótimo.
  3. Uso o meu metade do tempo com mouse sem fio e metade com o touchpad, por isso sinto menos o problema, mas ele acontece sim. As vezes parece que é como se tivesse empoeirado, o dedo desliza mas a seta não responde na medida, tenho a impressão de que é preciso pressionar com mais força o touch. No meu tipo de uso, caso o problema não aumente, ainda não me incomoda a ponto de enviar pra garantia.
  4. @Larih Fernandes Pesquisando na Internet, o Green parece bom sim. Em comparativos ele perde um pouco pro Blue na transferência sequencial de grandes arquivos, mas para instalação abertura de programas e inicialização do sistema, ele vai ser bem mais rápido que o HDD original do notebook. Isso gastando consideravelmente pouco. A não ser que você utilize o notebook profissionalmente para edição de filmes, por exemplo, onde vai transferir arquivos gigantes com frequência. Se você quer gastar o menos possível e ter uma boa melhora, o Green de 120GB vai dar conta. Se você considera gastar um pouco mais e pegar um de 250GB, eu indicaria o Western Blue ou o Crucial. O importante é que com qualquer um deles, você vai acabar com o maior problema desse (e de praticamente qualquer notebook) que é baixa velocidade do HD. O medo de dar errado você não precisa ter. Esse modelo vai funcionar perfeitamente no seu notebook. O que você precisa considerar é: comprar o Green, gastar menos e ter um pouco menos de desempenho, comparado com outros SSDs mais caros (mas mesmo assim, bem mais desempenho que com o HDD atual) ou gastar um pouco a mais e ter mais desempenho do que um SSDs "simples". Levando em conta que a sensação de ganho de velocidade entre o HDD original e um SSDs simples como o Green vai ser enorme, já a diferença entre o Green e o Blue, ou outra marca mais cara, não vai ser na mesma proporção, talvez no uso normal do dia a dia ela nem seja percebida... Sobre comprar na Americanas, além de estar custando mais que no Mercado Livre, a venda está sendo feita por uma loja "parceira" deles... Não é a Americanas que está vendendo. Pessoalmente eu evitaria a todo custo comprar deles quando é um caso desses. Já me incomodei com Marketplace (justamente com a Americanas, que "tirou o corpo fora" e me deixou resolver o problema com a loja "parceira", a qual simplesmente não tinha registro nenhum da minha compra, ou seja, problema não resolvido até hoje), e não indico para ninguém esse método. O Mercado Livre está bem tranquilo ultimamente, se por um acaso acontecer algum problema, você tem 7 dias para devolver o produto. É um processo todo automático e o vendedor não consegue evitar. (Eu vendo lá há algum tempo e o cliente "manda" haha). Pessoalmente, se eu quisesse gastar o menos possível, pegaria o Green de 120GB. Mas para mim, 120GB parece pouco, então eu partiria para um modelo com 250GB, e nesse caso optaria pelo Western Blue ou Crucial, pela diferença de preço entre eles ser pequena nesses tamanhos. No caso de ficar com o de 120GB, não encontrei a versão Blue ou outra marca com essa capacidade no mercado livre, então se fosse o caso, eu ficaria com o Green sem medo.
  5. Pode ser qualquer um com interface SATA (caso você prefira trocar o HD original dele pelo SSD) ou M.2 SATA. (caso você prefira manter o HD original em conjunto com o SSD) Os de marcas mais conhecidas podem evitar dores de cabeça, por exemplo Western Digital, Sandisk, Kingston, Crucial, Samsung, etc, mas não é regra. Pode ser que uma marca nova e desconhecida seja tão bom quanto, ou melhor. Como esse notebook permite a instalação do padrão M.2, acredito ser mais interessante instalar esse e manter o HD original para dados. Quanto ao tamanho, fica a seu critério. Se for manter o HD principal, um de 120GB pode ser suficiente dependendo do seu uso. Um de 240/250GB deixa uma boa margem de "tranquilidade" hehe. Vou deixar algumas opções pra você, todas tipo M.2 SATA, as mesmas que estou cogitando para o meu (caso eu não compre no AliExpress): Marca Crucial, capacidade 275GB: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-943684351-hd-ssd-m2-275gb-crucial-mx300-sata-pcnotebook-m2-2280ss-_JM Marca Western Digital, linha Blue (acima da linha Green da mesma fabricante, porém mais cara) capacidade 250GB: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940092098-ssd-m2-250gb-western-digital-blue-3d-nand-wds250g2b0b-m2-_JM Marca Western Digital, linha Green, capacidade de 240GB: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-996225567-ssd-m2-240gb-western-digital-green-wds240g2g0b-m2-lacrado-_JM Marca Western Digital, linha Green, capacidade 120GB: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1019472658-hd-ssd-m2-m2-sata-wd-green-120gb-2280-wds120g2g0b-lacrado-_JM
  6. A capacidade de banda das duas conexões vai ser a mesma (SSD SATA 3 vs HDD SATA 3), a diferença é que o HDD é (muito) mais lento que o SSD na gravação e leitura de dados, então ele acaba usando uma parcela minúscula da banda, no caso, sobra banda no uso do HDD. Já o SSD, mesmo tendo a mesma banda disponível, consegue tirar proveito e ser bem mais rápido, por causa da grande velocidade de leitura e gravação. Ele consegue aproveitar melhor a banda disponível. Uma conexão mais rápida que a SATA 3 seria interessante no caso de SSDs de alto desempenho, que fariam uso de uma banda maior. Para os SSDs "normais", o SATA 3 ainda é perfeitamente aceitável, e traz um ganho enorme em relação aos HDDs.
  7. @diegomundimx O meu está igual. É uma questão bem pessoal, pra mim não está incomodando, então não acionei a garantia. Como em 15 dias você só notou agora, talvez não te incomode também. Seria melhor se não tivesse, mas como só aparece em telas bem escuras, e se pedir a troca, tem chances de voltar igual ou pior, fiquei com o meu do jeito que está. @GilbertoP Eu mandaria pra garantia nesse caso. Mesmo usando mais o fone de ouvido, o áudio é uma coisa que vai fazer falta quando você precisar. Só que talvez seja bom remover o SSD, porque como não é um acessório original, pode anular a garantia.
  8. @pedrocq0804 Levando em conta que eu jogo muito pouco, nessas ocasiões ele costuma esquentar relativamente bastante, mas acredito eu que seja dentro do aceitável, ainda mais se levarmos em consideração a espessura reduzida dele. Em jogos, a temperatura do processador fica na casa dos 80ºC (moro no PR, a temperatura ambiente fica entre os 30ºC). Como a Intel alega que o processador pode trabalhar até os 100ºC, ainda temos uma boa margem. Isso jogando pouco, no máximo 1 hora por vez. Uma hora vou testar ele por mais tempo pra ver se chega perto dos 100ºC, por curiosidade. Outra coisa que tenho curiosidade em saber é se uma temperatura perto do limite por muito tempo possa estragar algum componente a longo prazo. Visto que o notebook não foi projetado para jogos pesados, é natural que ele esquente um pouco mais que o ideal nessas situações, mas fica a dúvida sobre o efeito disso a longo prazo mesmo... Um ponto positivo é que em nenhum momento notei perda de desempenho, então até agora não foi preciso medidas de redução de frequência pra resfriamento. Deve estar tudo certo hehe. Dei uma pesquisada na internet e parece ser uma temperatura padrão pro tipo de configuração. Refrigeração muito melhor só em notebooks gamers mesmo, bem mais grossos, pesados e caros. Sobre a qualidade do material, realmente ele não passa uma impressão muito boa, mas está longe de ser vagabundo! Como efeito de comparação, usei um tempo um Acer da mesma faixa de preço, só que este com acabamento em metal, que passava uma impressão ótima de solidez e robustez, coisa que o Asus não faz, justamente por ser de plástico. Mas ele é muito bem produzido, o meu veio tudo bem encaixado (só o touchpad que passa impressão de estar um pouco folgado, mas pesquisando vi que parece ser uma "característica", e como funciona bem, tá tudo certo haha.), não tem frestas nos encaixes, fica perfeitamente alinhado numa superfície plana (não tem a carcaça torta ou bamba), a dobradiça é bem firme, as teclas são macias e de um tamanho e espaçamento bons e a parte de trás da tampa tem um acabamento bem estiloso. Mas de fato ele é todo em plástico, então a tampa enverga um pouco ao abrir e fechar e merece um pouco mais de cuidado (parte por ser tão fina também), e o teclado abaixa um pouco ao digitar, pouca coisa (o Acer em metal não fazia!). Mas são efeitos colaterais do plástico. Ele é bem bonito (opinião pessoal) e se mantém mais leve que a média (1,7Kg), então o material traz vantagens e desvantagens. Pelo conjunto que ele entrega, ainda acho uma opção bem equilibrada mesmo. O Acer que testei seria outra ótima alternativa, mas a tela TN com resolução HD (mesma falha do Lenovo) não me convenceu. Ah, o meu é a versão com processador i5 e o preço estava ótimo, 2.100,00 no boleto ou 2.300,00 em 15 vezes, outra coisa que ajuda a "superar" certos defeitos que a o modelo possa ter. Se custasse mais de 3 mil, certamente a gente seria bem mais chato com os detalhes.
  9. É uma escolha difícil porque a 8ª geração tem um desempenho bem melhor que a 7ª. Essa geração mudou muito mais do que a 6ª para a 7ª, ou a 5ª para 6ª. Parece que deu um salto de 4 gerações de uma vez só. E segundo o Google, a MX150 parece ter de 80% a 100% a mais de desempenho que a 930MX! Então em processamento e gráficos, o Lenovo é muito superior. Agora o que precisa ser visto é: essa diferença em desempenho vai te ajudar no dia a dia? Vai ser necessária? Talvez sim, mas é importante analisar que o Asus, embora bem mais fraco que o Lenovo, não é lento. A 7ª geração já entrega um desempenho decente, digamos... o necessário. Talvez você nem precise dessa velocidade a mais em processamento, mas cada vez que olhar pra tela do Lenovo, editar alguma foto ou jogar, você vai ficar de cara com a qualidade inferior. Outra coisa, nenhum deles vai entregar o desempenho máximo se você não colocar um SSD. O HD é o que mais limita o desempenho de qualquer notebook, logo mesmo se você ficar com o Lenovo e não colocar um SSD, o gargalo que o HD vai causar pra abrir e instalar programas vai diminuir bastante a vantagem de ter um processador bom. É um detalhe interessante, pois me parece que o Lenovo não tem slot M.2, então teria que tirar o HD normal pra colocar ele, ficando com menos espaço de armazenamento. (precisa confirmar a disponibilidade do M.2). O Asus oferece o slot. Sei que tudo isso não define qual é mais negócio, mas é complicado mesmo. O Lenovo te garantiria um desempenho mais equilibrado por mais tempo, tanto em jogos como em processamento geral, mas com uma tela não muito boa (e dizem que a bateria dura consideravelmente menos que o Asus). O Asus não seria lento, teria uma tela muito boa e bateria idem, mas vai "cansar" mais cedo. Quão cedo seria não podemos dizer. Vai que quando ele se torne lento você já esteja trocando de notebook mesmo? Tudo isso precisa ser considerado hehe. Posso ser suspeito pra falar, pois tenho o Asus desde janeiro. Mas honestamente, se fosse comprar agora, entre esses dois eu ficaria com o Asus. Para o meu uso (90% séries/filmes/internet e 10% GTA V e Euro Truck) o notebook está perfeito. É leve, pequeno, tela boa e a bateria durando bastante. Ponto fraco é o HD, mas um SSD já está nos planos. Te aconselho instalar também, em qualquer dos modelos que você escolher. O Lenovo executaria melhor os jogos com certeza, e vai rodar títulos futuros que talvez fiquem impraticáveis no Asus, sem contar que seria mais rápido em qualquer tarefa que exija mais processamento, mas pro meu uso, pelo menos por um bom tempo, o Asus é rápido o bastante, com a vantagem de ter uma tela muito agradável.
  10. Opa, sendo que você já tem esse conhecimento, acredito que não tem problema em tentar abrir, com bastante cuidado pra não deixar marcas. Realmente é chato a marca optar por não oferecer upgrade de RAM e SSD via portas independentes. Não acho que iria deixar o notebook mais grosso ou coisa assim, se essa foi a preocupação. Sobre perder a garantia caso abra, infelizmente é a política da marca, mas já compramos ele sabendo né... e se o procedimento for feito corretamente, não traz risco pro notebook. Eu vou adicionar um SSD M.2 daqui um tempo, mesmo com o notebook em garantia. Tenho o modelo "anterior", o com final BQ166T, e não sei o que pode ter acontecido com o seu, foi estranho sim. Tem cara de ser algum problema com a placa-mãe, mas sinceramente não tem como saber sem analisar mais a fundo. Sobre o backup, como o notebook não está ligando, no meu ponto de vista a forma mais prática seria retirar o HD do notebook e plugar no seu computador, configurando como HD secundário na BIOS (é só ligar na porta SATA 2 ou maior, caso o seu HD principal já esteja na SATA 1), assim ele vai aparecer como unidade D: ou seguinte, e é só copiar os dados para onde você quiser. Abraço.
  11. Vale a pena arriscar se as fotos são importantes e se você já teve alguma experiência com abertura de notebooks ou coisas parecidas, ou pelo menos acha que tem a habilidade/confiança necessária. Pelo que se vê na internet, ele não tem lacres de garantia, mas precisa cuidar muito pra não marcar os parafusos quando removê-los, nem os da carcaça e nem os do HD. Outro detalhe visto na internet é que o HD fica preso por uma fita, então você precisa remover ela antes ou ele não vai sair. Se você nunca abriu e acha que pode estragar o notebook, talvez seja mais negócio mandar pra garantia, perder as fotos mas economizar 2.500,00. Dá uma olhada nesse tópico que tem muitas fotos dele aberto, pode ajudar bastante: E aqui um vídeo pra tentar ajudar um pouco o processo:
  12. Para o seu uso, a tela faz a diferença. A do Lenovo, além de ser TN, tem resolução baixa. Usar uma tela HD pra editar fotos e vídeos é sofrível. No que o Lenovo é bom mesmo é no processador e placa de vídeo, que oferecem desempenho bastante superior. Mas tem que levar em conta que o Asus não é ruim nesse ponto, é apenas mais fraco que o Lenovo. Ele roda bem os jogos que você quer, com a vantagem de ser muito melhor para as edições. Agora você precisa ver o que é mais importante para o teu uso: tela ou desempenho?
  13. Usa Windows 10? 4 GB é pouco, acho normal ficar com essa quantia de uso. O uso do HD pode ser explicado em partes pelo uso da memória virtual, utilizada quando a RAM não dá conta. Adiciona esses 8 GB que você vai ver a melhora que vai dar. Sobre a placa de vídeo, você pretende fazer uma eGPU? Porque não é possível trocar a placa de vídeo do notebook, infelizmente.
  14. Até R$2.300,00 vai ser um pouco difícil agora. Os modelos subiram de preço. No mês passado era possível comprar o Asus X510UR-BQ166T pelo valor desejado, ele atende exatamente o que você procura. Hoje ele custa por volta de 2.600,00 na versão com processador i5. Não é um preço ruim, mas como já esteve mais baixo, talvez seja bom esperar um pouco pra ver se baixa novamente. Caso a tela Full HD não seja fundamental, a Acer possui modelos muito bons nessa faixa de preço, como o A515-51G-58VH.
  15. @Ruiz Esposito Ele dá conta sim. Tenho amigos designers que usam quase a mesma configuração para esse mesmo pacote de aplicativos, e tudo funciona muito bem. Futuramente você pode adicionar um SSD para melhorar bastante o desempenho geral, mas ele original já vai dar conta tranquilo.
  16. Bom dia @Ruiz Esposito, o notebook é bom, mas atualizaram as configurações dele. Esse do seu link usa um i5 de 5ª geração. O modelo novo custa praticamente a mesma coisa, e vem com um i5 de 7ª geração, consideravelmente mais rápido, além de ter mudado a placa de vídeo, saindo da 910 para a 920MX. Segue o link do modelo mais novo: https://www.saraiva.com.br/notebook-samsung-expert-x23-156-intelrcoretmi5-8gb-hd-1tb-2gb-nvidiar-geforcer-920mx-graphics-w10-9671868.html
  17. Pode ser sorte, mas aqui é a mesma coisa. Depois de atualizar tudo e tirar o McAfee, o notebook ficou excelente. Boot entre 15 e 20 segundos. Logicamente demora um pouco pra abrir os programas, porque o HD tem sua limitação mesmo, mas é completamente aceitável pro tipo de equipamento, no meu ponto de vista. Algumas vezes o bug do 100% volta, de forma aparentemente aleatória, fica alguns minutos e depois volta ao normal, sem explicação também. Como é muito raro isso, não me incomodou. Acho estranho tudo isso porque a taxa de uso do HD quando está em 100% é ridiculamente baixa, algo em torno de 5 MB/s! Por isso parece mais um bug de software do que limitação do HD... É difícil o limite desse HD ser tão baixo... o próprio teste mostra valores acima dos 80 MB/s, e as transferências de arquivos comprovam, ele não é lento nesses cenários. Vou adicionar um SSD daqui um tempo, porque a diferença é absurda, mas por enquanto está realmente bem utilizável.
  18. Também estou com esse modelo da Acer e os choques aqui, embora menos frequentes, são bem fortinhos... Pra mim, no nível que são, já considero um incômodo. Vou tentar desabilitar essa opção do carregamento e posto se resolveu. É um dos poucos defeitos que encontrei no notebook. Pela faixa de preço, achei ótimo. O acabamento em metal além de muito bonito, passa uma sensação de solidez.
  19. Tentou ver no Windows Update se tem mais alguma atualização? Tem algumas que demoram bastante pra acabar, as vezes travam em alguma porcentagem.
  20. @paradokset, Também notei isso no meu. Até então nunca tinha reparado, mas com o seu relato, resolvi testar e realmente acontece mesmo... No meu caso, como o notebook fica praticamente sempre no mesmo lugar, eu deixo a tela aberta, na maior parte do tempo, não abaixo toda vez que desligo. Pelo jeito a Asus se preocupou mais com a estética do que com a estrutura. A tampa acaba envergando um pouco no procedimento de abrir. Pode ser que seja "normal" neste modelo, mas não passa confiança né. Acredito que vamos ter que ter cuidado ao manusear ele, ou talvez a tela seja danificada com o tempo...
  21. Em pesquisas na Internet, a 940MX GDDR5 mostra em média o dobro do desempenho da on-board Intel 620. Como a 930MX DDR5 desse notebook é pouca coisa mais fraca que a 940, é de se supor que ela tenha em média 80% a mais de desempenho que a 620. O meu tem. No canto superior esquerdo vaza mais e no direito menos, mas só aparece com a tela preta ou quase preta. Apesar de usar o notebook principalmente pra séries e filmes, não tem me incomodado. No início fiquei triste, achando que teria que devolver, mas como tem outros relatos do problema e no mais a tela é ótima, decidi ficar. Não me arrependo.
  22. No Asus e Acer pode manter o HD normal e colocar o SSD no slot M.2, que nesse formato ele parece um pente de memória RAM, ou no lugar do HD normal, se você quiser substituir o existente por um SSD de 2,5". No Lenovo, ou você troca o HD normal por um SSD de 2,5", ou compra um caddy e coloca no lugar de onde estaria o drive de DVD, e o SSD 2,5" vai dentro desse caddy.
  23. @Rômulo Braga, o som eu acho bom, se tratando de um notebook. Nada espetacular, mas em comparação com o Asus da minhã irmã (mais antigo, um pentium dual core de 2013/2014) por exemplo, é muito bom. Achei encorpado, da pra quebrar um galho pra assistir seriado e jogar. A bateria dura em média de 5 horas pelo que testei, usando leve, internet e séries. Praticamente só uso ele na tomada (selecionei o plano de energia pra esse tipo de uso), então jogando não sei te dizer a autonomia, mas deve cair pra cerca de 1 terço disso eu imagino. Nesse modelo da Asus não vai caddy porque ele não tem drive de DVD, mas ele tem um slot M.2, assim você pode instalar SSD nele e manter o HD normal. O Acer eu vi que também não tem DVD, mas tem o slot M.2, mesmo caso do Asus portanto. O Lenovo não possui M.2 pelo que pesquisei, mas possui o lugar (vazio) para o DVD, aceitando instalar o caddy, porém é preciso achar um que fique bem certo, pro acabamento ficar bom.
  24. Eu descartaria o Lenovo i5, Asus X556UR-XX478T e Acer A515-51G-58VH, por terem telas com resolução apenas HD, os outros são Full HD. Dentre os que ficaram, o único i7 é o Lenovo. Como entre o i7 e i5 desses modelos U não vai ter muita diferença em desempenho (algo entre 10 e 15%), talvez seja mais negócio escolher o que ofereça o melhor conjunto no geral. Se em desempenho praticamente todos vão ser a mesma coisa, acho que o melhor é tentar comparar as telas de cada um, autonomia da bateria e peso/dimensões, se isso for relevante pra você. Como possuo um Asus X510UR-BQ166T, posso afirmar que a tela é ótima, assim como o peso e as medidas, pelo tamanho da tela. Tenta achar algumas comparações entre as telas deles, acho que vai ser isso que vai te fazer decidir. Abraço.
  25. @pedrocq0804, Realmente, dentre essas 3 opções, o Asus parece o melhor conjunto, principalmente pela tela. Em processador, memória e HD eles são parecidos. A decisão vai recaindo em cima da tela e placa de vídeo. Em termos de placa de vídeo, o Asus ganha do Samsung (920MX GDDR3) e perde um pouco pro Acer. Como a 930MX do Asus é GDDR5, a diferença para a 940MX do Acer não vai ser muito grande. Na tela acho que mora a maior vantagem do Asus, ele é o único com uma tela IPS Full HD, que acredito fazer uma boa diferença no teu tipo de uso. Fora isso, tem a questão subjetiva do design, onde na minha visão, todos agradam. E também a questão do peso, aqui o Asus novamente fica um pouco na frente, por pesar 1,7kg, contra 1.98kg do Samsung e 2,2kg do Acer.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!