Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

San-R

Membro Pleno
  • Posts

    870
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por San-R

  1. Em 17/09/2023 às 21:37, edu.dnb disse:

    Agradeço a ajuda mas pesquisando direito eu não vou conseguir nada melhor que os 20 MB/s com o Redmi AX5 mesmo. Ele tem velocidade máxima de 1201 Mbps no Wifi 5 e 6. Considerando as perdas já está no máximo. Eu precisaria de um roteador novo e de um adaptador com maiores velocidades. Esse USB que você me indicou, apesar de ser chamado de AX3000, usa um chipset que trabalha até 1800 Mbps, segundo o datasheet do fabricante.

  2. 14 horas atrás, edu.dnb disse:

    Por causa da placa de vídeo eu não tenho como instalar uma placa dessa, não tenho espaço. E sobre o wifi 6, o roteador diz ter mas não sei como seria o funcionamento ou compatibilidade então queria evitar ter que comprar mais um equipamento sem ter certeza.

    @edu.dnb Eu estava dando uma pesquisada e pelo jeito não tem muito o que ser feito. Mesmo se eu conseguisse o link total de 650 Mbps que as propriedades do adaptador mostra, em condições ótimas eu conseguiria no máximo 32 MB/s, considerando as perdas e limitações comuns do wifi. Estou conseguindo 19~20 MB/s e acho que vou ter que me contentar com isso até poder passar um cabo. 🥲

     

    Obrigado pela ajuda.

  3. 38 minutos atrás, arfneto disse:

    Acho que sabe que a velocidade reportada por esses medidores de tráfego com a internet nada tem a ver com a rede local. E esses testes também nada garantem mesmo em relação ao tráfego com algum servidor na internet. Esses serviços não processam os dados nem quando enviam nem quando recebem. Nada significam exceto uma (vaga) possibilidade.

     

    Seu computador pode sequer conseguir processar 18MB/s. Um site pode ter limitadores e não entregar nem perto disso para uma dada conexão.

     

    Para um servidor de mídia 18MB/s é suficiente para mais de uma conexão de vídeo mesmo a 4K ou até mais. Que serviço usa? Plex?

     

     

    Eu uso o Jellyfin mas esse não é o problema. Uso o servidor também para fazer alguns backups do trabalho de minha esposa, normalmente uns arquivos grandes de vídeo e imagem. E nessas transferências que noto a velocidade baixa. Tanto que as vezes compensa mais abrir uma instância do FileBrowser no navegador para baixar de ou subir para o servidor do que usar o compartilhamento do Windows, que seria o jeito mais fácil para minha mulher fazer os backups por conta própria.

  4. Em casa eu tenho um PC e um servidor de mídia. Transferindo arquivos pela rede cabeada eu conseguia entre 90 e 100 MB/s de taxa entre o PC e o servidor, o limite da placa de rede. Precisei mudar o PC de lugar e pra ter internet e acesso à rede instalei um adaptador Wifi 5Ghz. Nas propriedades do adaptador aparece um link de 650 Mbps. A taxa de download e upload da internet ficam, respectivamente, em 190 e 130 Mbps. Minha internet é de 200 Mbps. No entanto transferindo arquivos entre o servidor e o PC pelo Wifi a taxa fica em torno de 18 MB/s (que dá uns 140 Mbps). Tem algum jeito de aumentar essa velocidade? Fiz um teste com um programa e do PC para o servidor ficou em 20 MB/s e do servidor para o PC ficou quase os 100 MB/s da rede cabeada. Mas no uso real a velocidade não passa dos 18 MB/s em ambos os sentidos. Alguma dica? Já procurei em tudo quanto foi lugar nas propriedades do adaptador e nas configurações do roteador e não achei nada que pudesse aumentar essa velocidade.

  5. 23 minutos atrás, 1lokos disse:

    Placa-mãe mini-ITX mede 17x17cm, o espaçamento entre os 4 furos de fixação é 15,494 cm - menos em cima, um pouco menor. No Cooler Master K280 (e K281) tem a furação correspondente.

     

    K280.jpg

     

     

    Porque ao invés de comprar um gabinete novo, não compra "estantes" de HD para colocar no gabinete atual, ex. sobre o PSU cover, na frente. Exemplo, para 8 HDs:

     

    D_NQ_NP_2X_601820-MLB53777087872_022023-

     

    Tem modelos que são individual por HD, empilhável.

     

    D-NQ-NP-2-X-879051-MLB46091116535-052021

     

    Outro exemplo, esse aparafusa um no outro.

     

     

     

    Eu procurei essa foto numa qualidade melhor pra ver se tinha a furação e não achei. Obrigado pela ajuda.

     

    Quanto aos racks para HDs, na verdade eu já estou usando um. Meu gabinete atual é um Elite 130, que originalmente aceita 3 HDs e 1 SSD. Instalei um rack desse onde iria um dos HDs e consegui expandir a capacidade para 6 HDs e 1 SSD. O gerenciamento de cabos ficou impraticável e o fluxo de ar prejudicado. Além de precisar colocar mais discos, ter esse espaço extra para organização é outro motivo para eu querer comprar um gabinete maior. Devia ter feito isso desde o início, na verdade. Optei pelo gabinete Mini-ITX porque pretendia usar o servidor na sala, como media center, mas acabei encontrando uma solução melhor e ele acabou escondido num quartinho junto ao roteador.

  6. 23 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

    @San-R Mini ITX é menor que MicroATX, então todo gabinete que suportar MicroATX, por padrão tem suporte para padrão menor.

     

    Exemplo, se você pegar um gabinete que suporte placa-mãe E-ATX, que é um padrão maior que ATX se não me engano, você poderá usar placas-mãe dos tamanhos anteriores ao E-ATX, sendo deles o ATX, mATX e mITX.

     

    Não terá problemas em usar placa-mãe Mini ITX nos gabinetes da CoolerMaster, inclusive parecem ser melhores opções também e muito mais fácil de achar informações sobre eles caso precise de algo no futuro.

    Eu sei da compatibilidade com os formatos menores. Fiquei em dúvida porque um dos gabinetes é específico para servidor então poderia não vir com as furações. E o Cooler Master tem aquela abertura na chapa traseira que pudesse torná-lo incompatível com tamanho menores de placas-mãe. Mesmo assim, obrigado pela ajuda.

    • Curtir 1
  7. Eu montei um servidor doméstico com 6 discos para dados e 1 SSD para o sistema. Estou querendo adicionar mais 4 discos mas para isso vou precisar trocar de gabinete. Estava olhando as opções e achei o Rack Brazil PC 4U e o Cooler Master K281 (ou o K280) que têm a quantidade de baias que necessitarei. Minha dúvida é se esses gabinetes aceitam uma placa Mini-ITX. As especificações falam apenas ATX e Micro ATX mas fiquei na dúvida se existe mesmo essa limitação, afinal a furação das placas são compatíveis. Alguém sabe esse detalhe para me dar uma luz?

  8. 35 minutos atrás, gustavoomt disse:

    @San-R Pelo que eu saiba o controle do Xbox S é bluetooth, dispensando o uso do receptor. 

     

    32 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

    Eu uso um no meu PC e é como @gustavoomt falou. Basta usar um adaptador bluetooth versão 4.0 ou superior.

    Sim, o controle do S funciona via bluetooth mas estou perguntando do adaptador wireless para poder usar a saída P2 no controle. Via bluetooth não funciona.

     

    7 minutos atrás, ederlap disse:

    Ola @San-R , Uso controle de Xbox One S no meu PC com um Dongle Bluetooth 4.0 genérico e funciona perfeitamente, só o que não funciona é a saída P2 no controle para fone de ouvido, para isso precisa do adaptador original da MS. Tanto o adaptador antigo quanto o novo funcionam perfeitamente com o controle do One S.

    Era isso que queria saber. Tenho o controle do S e só achei o adaptador antigo à venda e estava em dúvida se funcionaria o controle novo no adaptador antigo. Obrigado.

  9. 7 horas atrás, KairanD disse:

    @San-R Esse pico de 77°C é do processador ou da placa de vídeo? Se for do processador, está alto. Se for da placa, não.

    adicionado 5 minutos depois

    P.S.: ignore leituras de tensão e potência via software.

    GPU.

     

    Estou começando a achar que pode ser algum componente da placa-mãe que esteja reagindo mal à temperatura no interior do gabinete. É um gabinete Cooler Master RC-K350-KWN2-EN que não possui um espaço adequado para ajeitar os cabos, e como a placa de vídeo é grande a circulação de ar ficou bem ruim.

  10. Em 30/06/2019 às 14:33, San-R disse:

    As coisas acabaram de piorar. Voltei com a fonte PCYes para o PC e abri o jogo problemático; joguei durante algumas horas e nada de desligar. De acordo com o GPU-Z o pico de consumo da VGA foi de 172 W. E agora?

    Atualizando... Fiz os testes com o PC aberto na mesa. Liguei tudo que costuma ficar ligado (2 HDDs, 1 SSD, drive de Blu-Ray, VGA e 2 FANs de 12 - uma delas na tampa de acrílico e a outra na frente, jogando ar) mas deixei aberto. O PC não desligou com a fonte genérica da Cooler Master e nem com a fonte PCYes. Então voltei com a PCYes, tirei o FAN da tampa e pus na parte de cima do gabinete como exaustor para o ar quente e fechei o gabinete. Hoje fui testar novamente e o PC desligou com 21 minutos de jogo, picos de 77°, FAN em 56% e 2003 RPM, GPU power draw em 176 W, VDDC power draw em 140 W, VDDCI power draw em 13,6 W (seja lá o que for isso). E aí? Alguma dica? Minha próxima tentativa é deixar o gabinete aberto pra ver o que dá.

     

    edit: fiz os testes com o gabinete sem a tampa, no lugar onde ele costuma ficar, e conseguir jogar por 1 hora e 47 minutos sem desligar. O que vocês acham? Deixo sem tampa e vejo o que dá nos próximas semanas?

  11. 3 horas atrás, Steeveantonichen disse:

    Posso estar enganado, mas acho q não é a mesma coisa de uma instalação adequada com aterramento correto e tal.

     

    É uma solução tb. Se der ruim com ele, e a instalação elétrica dele for boa, você atesta q a fonte veio com algum problema. Se pegar de boas com ele (de preferência leva a tua VGA tb pra ele testar junto) então é a tua instalação elétrica o problema.

    Esse meu amigo tem uma Corsair VX550. Se esta funciona na casa dele a minha deverá funcionar também. Não creio que uma fonte seja mais sensível que a outra mas posso estar enganado. Vou ver se ele topa testar a VGA junto.

     

    2 horas atrás, KairanD disse:

    @San-R Teste na configuração do seu amigo, como mencionado. Uma placa-mãe com problemas, por exemplo, pode causar desligamento por questões de segurança. É complexo dizer qual seria o motivo... Tenho um kit antigo aqui em que a placa-mãe e a placa de vídeo estão com capacitores estufados: ele não inicia com a PCYes! Shocker 400W que tenho e funciona normalmente em outro computador, mas inicia normalmente com uma Cougar genericona de 350W, que não tem sistemas de proteção adequados. 

     

    A fonte pode ter simplesmente um defeito de fábrica também. Qualquer equipamento está sujeito a isso, por melhor que seja. A garantia da PCYes! tende a ser bem fácil de acionar. 

    adicionado 0 minutos depois

    P.S.: ligou ela direto na tomada, né?

    Quando instalei a VGA e fonte dei uma verificada na placa-mãe e, pelo menos visualmente, ela não parecia estar com nenhum defeito. A VGA é nova. Não posso verificar os componentes por causa do back plate.

     

    A fonte está direto na tomada. Tem anos que parei de usar estabilizador. Uso um filtro de linha genérico para ligar monitor, NAS e carregadores. Mas só por falta de tomadas no cômodo mesmo.

  12. 7 horas atrás, Steeveantonichen disse:

    @San-R Rapaz... Acho que é exatamente o que a gente já havia conversado. Como você mesmo disse q tua instalação elétrica não é aterrada nem confiável, é muito provável que a PC yes esteja desligando por segurança para não danificar o teu PC devido à qualidade da energia, já que isso só ocorre qd você tá em jogo, que é quando você mais exige do PC. 

     

    Como a tua fonte anterior não tem sequer pfc ativo nem as proteções que a PC yes tem, nem sequer o cabo adequado pra vga, ela deixa passar tudo. A principio parece q não tem problema mas se a rede elétrica não é confiável, alguma coisa q der pode queimar a tua fonte e o PC todo. Ou pode nunca acontecer tb, é totalmente imprevisível. O ponto é: se acontecer, pode por tudo a perder, por isso a galera sempre recomenda boas fontes. 

     

    O ideal era você testar com a PC yes num local aterrado e com energia elétrica confiável, pra ter certeza. Se não tiver absolutamente nenhuma forma de fazer esse teste, a única coisa q tu pode fazer é abrir RMA da fonte e gravar um vídeo q ela tá desligando qd a vga puxa energia, manda pra eles e espera q eles troquem. Se trocarem e a nova der o mesmo resultado, então tá quase confirmando q é a fonte q tá detectando a qualidade ruim da energia e protegendo o sistema. 

    Infelizmente não conheço ninguém que possua aterramento em casa. O máximo que poderia fazer era pedir a um amigo com uma configuração semelhante à minha para testar a fonte no setup dele e ver o que acontece. Teria algum jeito de prover condições adequadas de energia para essa fonte sem precisar de uma instalação elétrica projetada? Usar um filtro de linha entre a tomada e a fonte não bastaria? Talvez isso eu consiga emprestado na faculdade; pagar mais algumas centenas de reais por um equipamento está fora de cogitação.

     

    Estou sem saber o que fazer, na verdade. A instalação de casa foi feita em 2002 por um eletricista mas foi naquelas, aterramento nenhum. Nunca pensei que essa fonte fosse sensível a esse ponto. Tenho esse PC há seis anos e na única vez que notei alguma instabilidade da energia o problema era do padrão de luz pra fora, problema da concessionária. Aliás, foi na mesma época que instalei a placa de vídeo, antes de trocar de fonte. E essa instabilidade me levou a acreditar que a fonte que eu tinha não aguentaria.

  13. Só pra encerrar o tópico, acho que me lasquei. No fim das contas era a fonte, a PCYes V2 550 W que foi recomendada aqui. Desde que instalei, alguns jogos causavam desligamento aleatório, exceto por um, Shadow Warrior. Este causava desligamento com poucos minutos de jogo, invariavelmente. Era só a tela ficar cheia de inimigos. Tirei a PCYes e voltei com minha Coolermaster 400 W (sem PFC ativo, sem certificação 80 Plus, bem genérica) e o PC não desligou mais durante o jogo. Mesmo a fonte tendo apenas 6 pinos de energia (ao invés dos 8 que a placa pede), funcionou bem. Fico pensando: se eu realmente precisaria ter comprado uma fonte nova e; o que fazer agora com essa PCYes? A garantia é de 3 anos mas qual o critério do fabricante para aceitar ou não o pedido de garantia? Como provar que a fonte está com problema? Creio que seja um problema, pois não faz sentido uma fonte tão bem falada e com potência nominal tão superior à minha antiga não funcionar. Algum de vocês já passou por algo semelhante?

  14. 1 hora atrás, Steeveantonichen disse:

    @San-R As temperaturas estão normais, não há sobreaquecimento. você n tem como nem testar o PC em outra rede elétrica confiável e aterrada? porque se não tiver como testar nada, infelizmente não há mt o que fazer.. você pode tentar o RMA da fonte mas seria um tiro no escuro.

    Já tentou fazer um stress test apenas de CPU pra ver se ocorre? Instala algum tipo o CPU-Z, Ainda64, prime95 ou algum soft q faça a CPU ir pra 100% (mas n a GPU). porque antes você não tinha VGA e agora tem uma muito potente e com certeza sua CPU ta indo pra 100% uso. Pode ser q o problema seja a CPU sendo mt forçada e a placa-mãe não aguenta ou algo do tipo, mas como isso só ocorre em jogos, você pode estar sendo levado a crer que o problema é a VGA.

    Vou tentar estressar a CPU. Só joguei até agora com a placa nova o Rise of the Tomb Raider, jogo que essa CPU realmente não aguenta e Remember Me, jogo que a CPU dá conta. E só desligou no Rise, mesmo que aparentemente não tenha chegado a 100% de uso. Procurei na BIOS alguma coisa relativa à proteção do sistema em caso de stress mas não encontrei.

  15. 3 horas atrás, Steeveantonichen disse:

    @San-R Pra saber se o problema é a temperatura, tu tem que nos dizer a q temperatura estava cada peça do sistema na hora do desligamento (você pode fazer isso com o MSI afterburner ou HWInfo64). "Esquenta bastante" é muito relativo, varia de peça pra peça, 60º é temperatura normal pra maioria das peças. Veja se os cabos de energia estão bem conectados e bem firmes. Se possível, teste uma VGA de outra pessoa na sua máquina e veja se ainda ocorre. E então teste a fonte num PC de outra pessoa (q tenha VGA off) para ver se no PC de outra pessoa tb ocorre. Essa PCYes tem todas as proteções principais e é bem recomendada, ela pode ter vindo com defeito de fábrica embora eu ache improvável, até porque você disse q a instalação elétrica não é confiável, ela pode até ter vindo boa e a instalação comprometeu, e aí talvez o RMA nem funcione se eles identificarem q foi instalação elétrica ruim.. Tente montar o PC em um local com instalação confiável (e aterrada) e veja se o problema ainda ocorre.

    Os cabos estão ok. As temperaturas antes dos desligamentos, pelo que pude perceber, variaram entre 59° e 74°. Infelizmente não posso testar outra fonte, outra placa ou testar meus componentes em outros PCs. Por ser algo aparentemente aleatório, desconfio que a fonte tenha dispositivos de segurança que acabam deixando-a mais sensível às variações da rede que a Cooler Master simples que usava antes. Antes dessa Cooler Master eu usava uma fonte genérica que desligava sempre que o sistema era mais exigido (na reprodução de um vídeo em Full HD por exemplo). Problema que foi solucionado quando troquei pela Cooler Master. Nitidamente a fonte genérica não aguentava o tranco. Mas não parece ser esse o caso com a PCYes, pois a fonte é bem potente, aparentemente de uma qualidade excepcional e por ser algo aleatório.

  16. Em 22/02/2019 às 11:35, KairanD disse:

    @San-R Por se tratar de caso específico, movi sua dúvida para tópico próprio.

     

    @Steeveantonichen @Pietro Luigi Apenas para notificar dos posts movidos.

     

    Sim, a de 450W aguenta com folga.

     

    Gente, preciso de ajuda. Comprei a PCYes 550W 80 Plus Bronze Electro V2 e instalei no computador mas estou passando por umas situações de desligamento do sistema durante jogo. É aleatório, portanto estou com dificuldade de saber onde está o problema. A placa de vídeo esquenta bastante e onde moro é bem quente mas os episódios de desligamento já ocorreram quando a temperatura do sistema estava em torno 60°. Já limpei e troquei a pasta térmica da CPU e suas temperaturas estão normais. Já verifiquei as memórias também. O sistema não reinicia, ele simplesmente desliga, e somente quando a placa de vídeo está sendo exigida.

     

    Será que é a fonte? Como é o funcionamento dessas fontes com PFC ativo, elas possuem algum sistema de proteção em caso de instabilidade na rede? A instalação de casa não é 100% confiável e a fonte está direto na tomada.

     

    O que fazer? Seria bom acionar a garantia pra descartar problema na fonte?

  17. Estou tendo o mesmo problema. Já postei dúvidas nas seções de temperatura e vídeo. Tenho um A8-5600K com 16GB de RAM, um SSD, 3 HDDs e uma RX 580. Troquei a fonte recentemente por uma PCYes 550W 80 bronze. Onde moro é bem quente e o PC desliga em jogos pesados. Olhei o utilitário da AMD e da MSI (Afterburner) mas não entendi muito bem. Pelo que pude perceber, em uso normal a temperatura da placa fica em torno de 50°. O utilitário da AMD deixa os fans desligados e não sei se liga acima disso. Existe uma opção "Zero RPM" que não sei se ativa os fans a partir de certa temperatura. O Afterburner por sua vez mantém as ventoinhas em 40% o tempo todo e não estou sabendo quais valores usar e nem se o problema é esse mesmo. Fonte nova, placa nova, desligando só durante jogos. A fonte me parece mais que suficiente pro meu setup. Tem algum jeito de testar se o problema é a temperatura mesmo? Pensei em colocar os fans acima de 70% o tempo todo pra fazer um teste mas tenho minhas dúvidas quanto à eficiência deles em resfriar a placa mesmo nessas condições.

  18. Instalei uma RX 580 e estou passando por desligamentos durante os jogos. Acho que pode ser por aquecimento (não sei como a placa reage e nem se o problema é com ela ou com o processador, um A8-5600K). queria dicas de como configurar as ventoinhas. Abri o Wattman e não entendi muito bem como funciona. Existe uma opção chamada "Zero RPM" que não sei se ativa as ventoinhas automaticamente ou deixa-as sempre desligadas. Preciso de dicas.

  19. Tenho um A8-5600K com 16GB de RAM. Ganhei uma RX 580 e precisei trocar de fonte, de uma Coolermaster de 400 W para uma PCYes de 550W 80 Plus Bronze (indicada aqui no fórum). No entanto eu estou passando por desligamentos durante os jogos. Poderia ser pela temperatura (onde moro é bem quente) ou devo me preocupar com outra coisa? Durante o uso normal não tenho problemas, apenas durante os jogos. Monitorando percebi que a placa fica em torno de 70° e a ventoinha girando a cerca de 2000 RPM. Não sei onde procurar o problema, pois é intermitente. As vezes desliga com poucos minutos e outras vezes após algumas horas de jogo, em horários variáveis do dia e da noite. Alguma dica de como identificar o problema?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!