@Ricardo S Ferreira @[Daniel]
Acabaram as provas da universidade e agora tive tempo de mexer no vcr.
A data de fabricação do aparelho, aparentemente é o final de 1997 (vários componentes foram fabricados em agosto/setembro de 97).
Retirei alguns capacitores e testei a capacitância (meu fluke 17b só mede até 100uF) e todos mediram o valor nominal. Eram umas mistura de Korea-Chemicon SHL e Matsushita KMF.
Removi o diodo que está com os terminais escuros e se trara de um 31DQ04. http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/639093/VISHAY/VS-31DQ04.html
A queda de tensão medida (Vf) foi de 0.14v, bem abaixo dos 0.57v máximos apontados no datasheet,
Devo adquirir um ESR meter para testar de maneira melhor os capacitores ou a causa do problema provavelmente é outra?
Verifiquei a placa e não achei soldas frias/trincadas.
A parte mecânica aparentemente está rodando leve (mas literalmente nunca mexi na parte mecânica de um VCR antes, então não posso dizer com certeza).
Eu medi a temperatura de alguns componentes da fonte (principalmente os semi-condutores) e elas ficaram relativamente baixas (entre 35 e "50 e poucos" °C), porém notei que na tampa do VCR existem três marcas escuras na região da fonte (amanhã, de dia, tiro uma foto), não sei se elas se formam durante a operação normal do aparelho. Nos componentes em si, tirando o diodo 31DQ04, todos estão com aparência normal.