Achei o jogo de uma certa forma mais parecido com Diablo 2 do que com Left 4 Dead, você fica na sua base, fala com os personagens (NPC's), recebe a missão, e aí saí pra cumprí-la.
Aí no meio das missões, as armas (melee) começam a se deteriorar, e nisso você precisa ficar alternando entre as armas que você tem no inventário, ou pegar novas no chão.
Mais pra frente quando você encontrar armas de fogo, o sistema de mira não tem a mesma física de shooters como L4D, achei as armas de fogo bem menos eficazes neste game, pelo menos no começo do game.
O modo Coop eu achei que não tem tanta diferença como se jogando stand-alone, como por exemplo ter mais zumbis para compensar o maior número de jogadores, não teve isso. Tanto que jogando coop com os gringos, nós saímos completando missão atrás de missão, sem nem ler o que era a história da quest direito uhehueuh.
E jogando sozinho, o jogo é muito difícil; no L4D por exemplo, vem uns 30 zumbis ao mesmo tempo, mas eles morrem rapidinho, neste se junta 4 zumbis em você, dá mais trabalho que os 30 do Left.
Sobre os bugs, realmente não sei se eles ganharam repercussão maior do que merecem, ou se eu sou algum sortudo, pois jogo normalmente este game.
ps: Não sei se alguem leva isso em conta hoje em dia, mas o jogo é bem violento.