Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ricardo Elias

Membro Pleno
  • Posts

    53
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Ricardo Elias postou

  1. Show de bola @MOR, Poderia disponibilizar o esquema do Projeto? Se preferir meu e-mail: [email protected] Parabéns pela iniciativa, Grande abraço!
  2. Olá, boa tarde. Dúvida relativamente simples. Eu tenho o seguinte circuito: 2 Fios soldados para VCC e GND na ponta e dois pads no meio da placa para VCC e dois para GND. Para colocar uma chave on/off comum, eu teria que tirar o fio do VCC soldado, soldar direto no botão e o outro fio (retorno da tecla passar para o VCC e deixar o GND só com o fio soldado da ponta que entra a alimentação). Dúvida: Se eu pegar um fio do botão e soldar em um pad do VCC e o outro fio (retorno) do botão e soldar no GND e estaria curto-circuitando? Pois dos dois modos daria, porém nesse da dúvida estou sujeito a queimar o circuito? Abraço!
  3. @Maria Carolina Moneta, agora melhorou! Na parte da amplificação, eu particularmente gosto bastante de explorar algum TDA (Nesse caso especifico, simétrico, o que consta no projeto), existem TDAS com pré-amps já acoplados internamente, acredito que te pouparia tempo e montagem. A não ser que seu professor mandou vocês usarem esses CIS que acabas-te de citar. Isso levando em consideração que não sabemos qual o valor estipulado pretende gastar nesse projeto. Caso necessite assessoria no desenho das placas, entre em contato comigo.
  4. Olá, buenas. Acredito que o briefing está um pouco vago. Qual a potência máxima de saída do Amplificador? Terá Pré-Amplificador ligado a este? Qual a impedância do falante? Qual a aplicação? Qual o target de preço do projeto? Qual CI Amplificador tem em mente de usar? Tem que cuidar para não pegar CIs obsoletos. Pra mim, a fonte vem por ultimo. Sugiro o livro Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos do Antonio Junior, para começar a abrir o caminho a ideias. Após os dados, pensamos em projetar um circuito. Abraço!
  5. Olá pessoal, Alguém conhece algum relé especifico para áudio? Ou posso usar um relé normal de 5 pinos para a comutação de áudios? Não terá interferência de ruídos no áudio quando o contato do relé bater? O que recomendam? Abraço!
  6. Para ajudar um pouco a dimensionar o valor das Potências dos Resistores.
  7. Olá, para correntes de até 2A, usar trilhas de no mínimo 30mils (Para PCI de 1Oz) Correntes de até 5A, usar 110mils;
  8. Problema resolvido. @Isadora Ferraz havia uns transistores de potência [2N3055] que estavam em curto Base-Coletor, que sucessivamente ocasionou curto no MJE3055T Coletor-Emissor, que enfileirou um capacitor de 6800uF/63V a estufar. Fiz os reparos e a fonte voltou a regular normalmente. Peço desculpas pela falta de informações mais sucintas, assim como a falta de esquema elétrico. Como você mesma falou, sua bola de cristal não faz milagres hahah Abraço!
  9. @Isadora Ferraz, então é o modelo FA1030 da Instrutherm. Ela estava consumindo 7A, sendo que ela pode fornecer até 10A. Infelizmente não achei o esquema dela, há alguns reguladores espalhados (típicos 78XX), testei todos e estão funcionando corretamente.Há um CI (LM324) no centro, difícil de chegar sem tirar a placa que foi o único não medido, será que pode ter sido ele? Abraço!
  10. Olá pessoal, me ajudem. Minha fonte começou a apresentar um problema hoje, quando eu ligo a tensão sobe para 48V e fica fixa (mesmo girando a roda de ajuste), sendo que ela é de 0 a 32V. Abri ela, e não vi nada aparente, o que pode ser? Abraço!
  11. @_xyko_ Onde encontro esse modelo de bobina com os contatos no Proteus? Não estou achando. Galera, valeu pela força!
  12. Fala Galera, Venho pedir ajuda no seguinte problema: Como dimensionar um sistema Bilvolt para ligar 6 LEDS em 12V e 24V? Forward Current 60mA; Forward Voltage: 3,1V; Transistores, diodos, o que sugerem? Por exemplo, o circuito tem que proporcionar o acionamento em 12V, e se o cara quiser ou/em 24V esses mesmos 6 LEDS. O circuito envolve os dois, deixando a escolha livre para acionamento. Não sei se fui claro, mas preciso de uma luz. Alguma sugestão?
  13. A quem se interessar, aqui está a resolução do programa em questão. Amplexos! #include <stdio.h>#include <stdlib.h>#include <math.h>void parteInteira(double v1[10], double v2[10]){ int i; for(i=0;i<10;i++) v2[i] = (int)fabs(v1[i]); //Valor Absoluto}int main () { double vetor1[10], vetor2[10]; int i; for(i=0;i<10;i++) scanf("%lf",&vetor1[i]); parteInteira(vetor1,vetor2); for(i=0;i<10;i++) printf("%lf\n",vetor2[i]); system("pause"); return 0;}
  14. Fala galerinha, buenas! Estou precisando de ajuda para desenvolver o algoritmo deste Programa. É de uma lista da faculdade, se alguém puder me ajudar. 10. Escreva uma função em C com o seguinte protótipo: void parteInteira(double V1[10], double V2[10] A função recebe os vetores V1 preenchido e coloca em V2 a parte inteira e sem sinal dos elementos de V1. Exemplo: Amplexos!
  15. Eis o que a Isa está tentando explicar.
  16. Olá companheiros, Então, o fim da história não foi das mais felizes, a cafeteira deixou este mundo para passar para um plano superior. Muita dor de cabeça para pouco tempo. A principio ela estava encapetada, mas o super ohm estava na espreita. A principio o problema estava no resistor mesmo, mas serviu de didática. Moderadores que queiram trancar o tópico, podem trancar. Amplexos e obrigado pela disposição/contribuição.
  17. @victhor393 Muito bacana o material, valeu pela contribuição. Aproveitando o tópico, como faço para gerar o "arquivo" do Stencil no P-CAD? Tenho que copiar as PCBS e colar elas em um novo arquivo em branco e remover as trilhas manualmente? (uh, que trabalhera do cão!) Amplexos!
  18. Isa, buenas. Muito obrigado pelo tempinho que dispôs a me ajudar. Mandarei fabrica-las em casa especalizada de Circuito Impresso, a respeito de que eles fazem todo esse trabalho, me passou pela mente, porém fiquei com receio de isso não acontecer. (Vai saber né?) Mas sua dica é valida e muito bem-vinda! Amplexos!
  19. Olá Buenas, Dúvida simples sobre como painelizar PCBS redondas? (Exemplo no P-CAD). Sem mistérios quanto as quadradas, basta apenas colocar as bordas alinhadas uma na outra, porém nas placas redondas é o mesmo método? Criar um retângulo (Painel) > Copiar e colar as PCBS redondas dentro deste retângulo uma do lado da outra ["Encostando" suas bordas laterais e superiores/inferiores]? Pois preciso destaca-las de um painel retangular. Aguardo, Amplexos!
  20. Buenas! Só pra complementar uma outra alternativa, quando eu produzia PCI caseira, geralmente usava esse Perfurador de PCI que se encontra em loja de eletrônica, na época (Isso a dois anos atrás) paguei em torno de 25.00. Pra mim era mais prático do que furar com retifica ou furadeira manual, embora tenhamos um incoveniente quando se trata de uma placa de fenolite muito grande, o instrumento citado pode não satisfazer, pois o mesmo pode não chegar ao centro da PCI, mas para pequenos protótipos, acredito que é uma mão na roda. Para furos maiores usava a retifica para esgaçar o furo pequeno utilizado por ele quando o terminal do componente era mais pesado. Amplexos!
  21. Olá galera, buenas! A ideia deste tópico é reunir o maior número de acervos de livros sobre Engenharia e Técnico, de modo a ajudar os estudates destas áreas. Qual seu TOP10 ou TOP5 livros sobre Engenharia Elétrica/Eletrônica? Não precisa ser voltado a um assunto específico, mas aquele livro que não pode faltar na bancada de um técnico e/ou engenheiro. Vamos ver o que sai da mente brilhante destes profissionais e estudantes. Vale livros de disciplinas como Cálculo, Mecânica, eletromagnetismo e tudo mais. La vai a minha humilde lista para começar: 01. Engenharia Elétrica Princípios e Aplicações - Hambley; 02. Análise de Circuitos em Corrente Contínua - Romulo Albuquerque; 03. Análise de Circuitos em Corrente Alternada - Romulo Albuquerque; 04. Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos - Antonio Júnior; 05. Electronics for Dummies - Dickon Ross, Cathleen Shamieh e Gordon McComb; 06. Eletrônica de Potência - Circuitos, Dispositivos e Aplicações - Rashid; 07. Projetos de Fontes Chaveadas - Ivo Barbi 08. Transformadores - Teoria, Prática e Dicas - Luiz Bertini; 09. Circuitos Elétricos - Yaro Burian Jr; 10. Dispositivos eletrônicos - Teoria - Boylestad. Se na sua lista já estiver o nome de algum exemplar, não tem problema, não deixe de coloca-lo novamente, assim encentiva o conteúdo presente no livro ser bom ou não. Amplexos!
  22. Olá pessoal, Testei continuidade no termostato e no fusivel térmico e ambos deram continuidade. (Apitou). Também testei continuidade em todos os cabos e deram continuidade. Agora o curioso foi testar continuidade no 'Resistor' > Resistência e não deu continuidade que seria aquela parte abaixo do cano que passa a água, correto? Seria ele o causador do problema? Pois se for ele, tento procura-lo em casas de materiais elétricos. Amplexos!
  23. Olá pessoal, Então, nossa cafeteira aqui do escritório parou de esquentar a água, e gostaria que vocês me ajudassem a analisar o sistema por trás dela. Tenho duas fotos, uma da parte interna e outra de um componente que achei que estava com o problema, mas acho que não. Alguém poderia me ajudar a desvendar o mistério? Amplexos! Cafeteira.rar
  24. Olá pessoal, A fim de didática, quero desenvolver um sistema simples usando apenas resistores e/ou talvez eu necessite usar transistores juntos [sMDs], explico: Preciso ligar um único LED SMD 3.2V e corrente nominal: 20mA que opere nas duas faixas de tensão: 12VDC e 24VDC [No mesmo circuito, apenas variando a tensão da fonte], onde o mesmo não altere muito sua luminosidade, é aceitável que vá alterar um pouco. Ao limita-lo com associações de resistores, o 12VDC está tranquilo, ele opera em basicamente ≈ 20mA, o meu problema está em liga-lo a 24VDC, já que sua corrente calculada vai para ≈ 40mA. Há algum esquema que eu posso me basear, em associação série e paralelo? Gostaria de algumas dicas. Amplexos!
  25. @Lucas Forastieri Veja este tópico, que é semlhante ao seu. http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/851915-circuito-acender-led-sequencial/ Não vejo outra maneira de imediato sem utilizar Eletrônica Digital para o feito. - Utilizando Microcontrolador; - Utilizando Arduino; - Utilizando Flip-Flop e Portas Lógicas; - Utilizando CI'S especificos. Existe um CI chamado 4017, que consiste num contador decodificador com 10 saídas. A cada pulso de entrada que este CI recebe, uma das saídas vai ao nível alto, em sequência, de modo que a anterior retorna ao nível baixo. Se ligarmos LEDs às saídas, os mesmos acenderão sequencialmente contando os pulsos de entrada. A corrente que o CI suporta é pequena, por isso deve tomar cuidado. http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheets/320/499984_DS.pdf Seria interessante você especificar qual a corrente (A) mínima, corrente máxima, que pretende trabalhar com os LEDS. Além disso, qual o tipo de LED pretende usar? Leds Radiais ou Sinalização (PTH) ou Leds de Potência (SMD); Dependendo do LED a ser utilizado, devemos ir atrás do datasheet, para conferir as especificações corretas. Recentemente lí num livro sobre Iluminação em LED (Projetos), que devemos levar em consideração sempre: Ligar um LED é uma coisa, agora adequar o LED para funcionar corretamente e suprir sua vida util é outra totalmente diferente. Amplexos!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!