Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multiplos monitores


joaoinacio

Posts recomendados

Alguém conhece algum hardware ou software que permita dividir o desktop de um computador em 3 ou mais partes, de forma que por meio de placas de vídeo eu consiga isoladamente projetar essas partes?

Para que não fique dúvida, a aplicação é de vídeo e quero durante um show poder projetar um vídeo e ter um pedaço dele em cada um dos projetores. Como exemplo, imaginem que os projetores são numerados de 1 a 3 (no caso de 3 saídas) e esse vídeo é de uma pessoa andando da esquerda para a direita. Dessa forma, primeiro apareceria na tela 1, depois na 2 e por fim, na 3.

Sei que existem programas caríssimos que fazem isso, mas se as placas convencionais permitem dividir o monitor em duas partes e assistir a uma parte do desktop em cada um dos monitores, porque não permitir em mais saídas?

Desde já, obrigado pelas respostas.

João Inácio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá João, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Então, vamos aos fatos. Atualmente as placas Ati radeon da série 5000 (5750, 5770, 5890 para mencionar alguns modelos) possuem, além do duplo dvi tradicional e do hdmi, uma porta extra chamada display port. Essa porta possibilita o uso integrado da mesma placa em três monitores simultâneos (idealmente de mesmo tamanho, com mesma resolução de tela) podendo estes ser montados na horizontal ou na vertical. Essa tecnologia foi batizada pela ati de eyefinity e você encontrará mais informações (em inglês) no seguinte endereço

http://www.amd.com/LA/PRODUCTS/TECHNOLOGIES/EYEFINITY/Pages/eyefinity.aspx

Através do Catalyst control center, o software de controle de vídeo, o windows pode detectar esses três monitores e distribuir a imagem nos três simultaneamente, sendo que o monitor central pode trabalhar como principal e os outros dois com área estendida.

Isso poderia resolver o seu problema.

Detalhe: Se adquirir duas placas do mesmo modelo para uso simultâneo no pc, você poderá montar 6 monitores expandindo e muito a sua área de tela.

Em qualquer uma dessas configurações, você terá uma área de trabalho com resolução bem maior do que teria mesmo se utilizasse um monitor grande de 30 ou 42 polegadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ouvi falar desta tecnologia, mas não conheço seu funcionamento ou suas limitações! Acredito que a tecnologia Eyefinity, mesmo sendo algo novo no mercado, ofereça mais compatibilidade e menos problemas, por ser de um hardware relativamente barato e acessível! Enfim, se desejar aguarde mais sugestões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando um pouco pela net constatei que a matrox triplehead2go apenas divide o sinal que sai da placa gráfica para 3 monitores. Então, você ainda irá precisar de uma boa placa gráfica.

Lembrando agora que as novas placas da Ati são capazes de fazer descompressão do padrão de vídeo full hd via hardware, além de serem compatíveis com futuros lançamentos do directX 11 para jogos e outros programas tais como players e editores de vídeo, me parecem ser melhor investimento.

Basta dizer que pelo preço de um dispositivo triplehead2go, compra-se uma Ati Radeon 5870 com 1 gb de gddr5. Então, pelo mesmo custo, você leva um dispositivo gráfico com capacidade para três monitores full hd, deslanchando filmes de vídeo por descompressão direta via hardware e ainda por cima de lambuja, com capacidade para rodar sem nenhuma dificuldade os programas mais modernos do mercado!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121896461-matrox-triplehead2go-digital-edition-th2go-t2g-d3d-if-triple-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108741497-placa-de-video-ati-radeon-hd5870-1gb-gddr5-dx11-hd-5870-1-gb-_JM

Em suma: É como comparar os recursos de um pc moderno (a ati radeon 5870) com os antigos terminais burros (a matrox triplehead2go). Quem puder, que prove o contrário!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o Nilsi já explicou pra você todos os pontos (e foi uma verdadeira aula!). Se quiser ler um pouco mais a respeito tem esse tópico aqui no fórum mesmo, que você pode dar uma olhada. Lá tem as imagens dos monitores funcionando, pode dar mais uma empolgação...

http://www.guiadohardware.net/comunidade/tecnologia-ati/1043839/#post4806991

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o Nilsi já explicou pra você todos os pontos (e foi uma verdadeira aula!). Se quiser ler um pouco mais a respeito tem esse tópico aqui no fórum mesmo, que você pode dar uma olhada. Lá tem as imagens dos monitores funcionando, pode dar mais uma empolgação...

Obrigado, companheiro Jrjaguar... é um prazer auxiliar os novos companheiros em busca de informações confiáveis e o Clube do Hardware, assim como o fórum, sempre é mais que uma referência!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!