Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador


baraldi

Posts recomendados

Estou precisando acionar, pelo micro, dois relês externos que por sua vez acionarão dois pequenos ventiladores, em intervalos de tempo programáveis.

  Tenho bom conhecimento de programação e eltrônica. E, em suma, preciso saber qual a forma mais "rápida" e economica de se acionar os tais reles (porta serial, paralela, usb,...) e das rotinas para se fazer o acionamento das mesmas via soft.

Grato,

 Wagner.

 [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pela porta paralela é mais fácil. Já há programas prontos mas você também pode fazer o seu. Eu sei em Visual Basic. Em que linguagem você programa?

A porta paralela utiliza a tecnologia TTL (0V e 5V) para níveis lógicos 0 e 1. Portanto você precisará de 2 relés de 5V e dois transistores para limitar a corrente consumida pelos relés. Do relé pra frente é contigo! (circuito do seu ventilador).

Você terá que comprar conectores DB-25 para fazer um cabo paralelo. Um macho pra ligar na LPT1, outro macho pra ligar num fêmea que ficará num chassi com o circuito dos relés/transistores. No total, 3.

Procure pelos programas controladores da porta paralela (aqui tem um pra Win95/98) e comece a montagem do circuito. Qualquer dúvida estamos aí!

Boa Sorte!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Antes de mais nada, agradeço pelo reply. Programo em VB e sabendo agora que devo usar uma LPT fica a dúvida, e aí espero contar com voce de novo, de como fazer a rotina que acionará a LPT (não o programa VB em si, mas a rotina específica que irá setar a saída LPT). Já fiz muito isso, mas numa outra época, ou era: a dos MSXs, PC-XTs e Z80s da vida... Já estou um tanto... enferrujado, mas com uma ajudinha a gente consegue :)

Grato,

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OK Wagner mãos à obra.

O Visual Basic não é capaz de acessar o hardware diretamente (como outras linguagens de baixo nível) por isso você precisará de uma DLL chamada WIN95IO para fazer esta interface entre o VB e o hardware do PC. Faça o download, descompacte o arquivo e coloque a DLL na pasta C:\Windows\System.

Entre no VB e inicie um projeto. Agora você tem que declarar a DLL. Vá na seção General_Declarations do seu código e digite:

Declare Sub vbOut Lib "WIN95IO.DLL" (ByVal nPort As Integer, ByVal nData As Integer)
Declare Sub vbOutw Lib "WIN95IO.DLL" (ByVal nPort As Integer, ByVal nData As Integer)
Declare Function vbInp Lib "WIN95IO.DLL" (ByVal nPort As Integer) As Integer
Declare Function vbInpw Lib "WIN95IO.DLL" (ByVal nPort As Integer) As Integer

Com estas declarações, você terá dois novos comandos disponíveis no seu projeto. São eles: vbInp e vbOut. O vbOut é usado para enviar bits para a porta paralela, é ele que vamos usar. Lembrando que você só poderá usar 8 pinos da porta paralela (que são os de dados).

A sintaxe é vbOut [porta], [número].

Em [porta] coloca-se o endereço de dados da porta paralela que é o378h. Este número está em hexadecimal e o comando tem que ser em decimal, portanto fica 888.

Em [número] coloca-se o estado lógico desejado dos 8 pinos de dados. Sempre em decimal. O número máximo é 255 que em binário fica 11111111 (nível lógico 1 (5V) para todos os 8 pinos). Ex.:

'pinos em 10110000
vbOut 888, 11

'pinos em 11111111
vbOut 888, 255

Simples não? Agora é só usar sua experiência e criatividade em VB que você vai conseguir fazer seu programa fácil fácil.  :;):

Boa Sorte! Se precisar estamos aí!  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Mais uma vez, muito obrigado pelo reply. Acho que agora o problema está resolvido. O objetivo final disso tudo é o de controlar uma estufa com dois ventiladores: sendo um (em conjunto com um termoaquecedor) responsável pelo aquecimento e outro pelo resfriamento da estufa.

Com as dicas que você deu creio que isso já possa ser feito sem mais problemas. Assim que concluir o "projeto estufa" lhe darei retorno, ok?

Uél... mas como a gente nunca se contenta com o que já tem... achei que seria interessante se eu pudesse acompanhar pelo monitor a temperatura da estufa...ou seja: já tô apelando de novo prá turma do hardware...

Grande abraço,

Wagner Baraldi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

baraldi!

Beleza, que ver esse projeto estufa quando estiver pronto!!!

É normal a gente sempre querer mais, é do próprio ser humano, e isso é bom, muito bom, principalmente na nossa área de tecnologia. Imagina se todo mundo se contentasse com a TV P&B ou com o rádio de galena! Hehe  :D

Acho que pra controlar pelo PC só procurando um projeto na net. Não me vem nada em mente agora. Eu tenho um controlador digital de temperatura da Allied mas ele não têm nenhuma saída de dados. Se tivesse, dependendo da tecnologia usada poderia ser usada a mesma porta paralela com os pinos de entrada e o comando vbInp do Visual Basic. Procure no site dela e veja se tem algo relativo.  :;):

Bom, algumas placas-mãe tem um sensor de temperatura, se você conseguisse retirá-lo e levar até a estufa, e depois conectar fios nele e no lugar dele na placa-mãe a BIOS e o programa da placa-mãe para Windows iriam monitorar a temperatura. Parece (e é) meio absurdo mas é uma ideia. Esquisita mas é. :D

Estarei pesquisando pra ver se acho algo com este fim, é interessante pra mim também.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Fernando?!? Beleza?

Verdade aquilo sobre a TV p&b e rádios de galena... o negócio é inovar... e sempre! :))

Sobre a bendita estufa, eu já fiz algo parecido uns tempos atrás, mas usando um jurássico TK2000 com um processador não menos pré-histórico (Z80). Eu usei um conversor Analógico/Digital (um voltimetro) e o conectei no barramento de dados. Funcionou beleza. Mas, como disse, eram outros, e complicados, tempos (nem Internet tinha! É mole?!? :))). Com isso eu tinha um multímetro no micro! (detalhe: como não tinha os Visuals Basics da vida... a interface era controlada por programação em linguagem de máquina!! Cruz credo!!) :)

Voltando aos dias atuais, para visuaizar a temperatura, creio que se possa fazer algo parecido, usando um coversor de temperatura A/D conectado, possivelmente, na paralela. Mas como estou bem desatualizado... apelei prá turma aqui do Hardware.

Vou dar uma checada na ideia do sensor da placa mãe... Absurdo!??! Absurdo é eu ter que ficar botando a mão dentro da estufa prá ver se tá quente!!! :))

Abraços,

Wagner :)  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!