Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorar refrigeração em PC com EVGA GTX 760 SC


AG22

Posts recomendados

Galera, tenho o computador da assinatura. Jogando pouco tempo de Splinter Cell Blacklist (pouquinho tempo), com as configurações no Ultra (em 1600x900, se não me engano), a placa de vídeo atingiu a temperatura de 74º. Quais são as temperaturas aceitáveis para meu modelo de placa de vídeo ? É normal essa temperatura ? Tem como melhorar essa refrigeração, mesmo que fique um pouco mais barulhento os coolers ?

Segue abaixo as temperaturas (inclusive da placa de vídeo):

vfjawy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá colega.

Segundo as regras do setor: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/94-placas-de-v%C3%ADdeo/, ao postar uma dúvida, o usuário deve informar a configuração completa do PC, afim de facilitar a análise dos colegas que se dispuserem a ajudar. Não vale dizer que está na assinatura, pois assinaturas podem estar desatualizadas e/ou mudar com o tempo, induzindo assim ao erro outros usuários que estejam pesquisando neste tópico. Lhe convido a ler tais regras, bem como as regras gerais do fórum. Dessa forma poderá conseguir ajuda mais rapidamente.

Ficamos no aguardo.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Diego, me desculpa. Segue a configuração:

GA-B75-D3H (rev. 1.0)

I5 3330 - Box

G. Skill 8GB DDR3 1600

Caviar Blue 500GB Sata 3 7.200RPM

EVGA GTX 760 SC

Cougar Solution

Corsair CX-500

Joguei BF 3 online por uns 20 minutos no pc da assinatura, com as seguintes configurações:

- Tudo no Ultra, FullHD, MSAA 4X, AF16X, Field of View 90

- Cooler da VGA setado para 70%

Obtive as seguintes temperaturas:

2ppaqhj.jpg

Essa temperatura com 127º é algum erro de leitura do software?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Diego, me desculpa. Segue a configuração:

GA-B75-D3H (rev. 1.0)

I5 3330 - Box

G. Skill 8GB DDR3 1600

Caviar Blue 500GB Sata 3 7.200RPM

EVGA GTX 760 SC

Cougar Solution

Corsair CX-500

Joguei BF 3 online por uns 20 minutos no pc da assinatura, com as seguintes configurações:

- Tudo no Ultra, FullHD, MSAA 4X, AF16X, Field of View 90

- Cooler da VGA setado para 70%

Obtive as seguintes temperaturas:

2ppaqhj.jpg

Essa temperatura com 127º é algum erro de leitura do software?

Abraços

Como seu gabinete está sendo refrigerado??, existem quantas fan's atuando como exaustores e quantos injetores?? Gabinetes mal refrigerados criam uma "bolha de ar quente" dentro e acaba funcionando como uma estufa, além disso a má organização dos cabos diminuem a circulação de ar dentro prejudicando também nas temperaturas dos componentes.

Qualquer placa de Vídeo atual é normal funcionar até 80ºC o ideal seria abaixo disso mas ainda assim é normal. Porém uma placa como a sua que é um modelo digamos que deveria ter uma melhor refrigeração não deveria ta batendo essas temperaturas.

Sobre os 127ºC provavelmente é um erro de leitura ou então seria a TJ MAX(temperatura máxima suportada pelo componente em questão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como seu gabinete está sendo refrigerado??, existem quantas fan's atuando como exaustores e quantos injetores?? Gabinetes mal refrigerados criam uma "bolha de ar quente" dentro e acaba funcionando como uma estufa, além disso a má organização dos cabos diminuem a circulação de ar dentro prejudicando também nas temperaturas dos componentes.

Qualquer placa de Vídeo atual é normal funcionar até 80ºC o ideal seria abaixo disso mas ainda assim é normal. Porém uma placa como a sua que é um modelo digamos que deveria ter uma melhor refrigeração não deveria ta batendo essas temperaturas.

Sobre os 127ºC provavelmente é um erro de leitura ou então seria a TJ MAX(temperatura máxima suportada pelo componente em questão).

Tem um cooler no gabinete, que jogar o ar para fora. Os cabos não estão perfeitos, mas nao estão embolados.

Bom, com o cooler setado para 80%, a placa de vídeo não passou de 77º jogando durante uma hora, mais ou menos. E o processador não passou de 63º.

Seria legal botar mais um cooler jogando o ar quente para fora ? Ou é mais interessante comprar mais um para usar de exaustor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só existe apenas uma única fan no gabinete??

Tente reorganizar os cabos, esse seu gabinete da pra organizar de forma adequada veja ai nas imagens abaixo alguns exemplos com o mesmo gabinete que o seu.

233784d1364311928-carcasa-cougar-solution-black-cougar-wm2.jpg

dsc08521q.jpg

file_143_21.jpg

O ideal seria por pelo menos uma na frete jogando ar frio dentro, 1 em cima jogando o ar quente para fora e uma na traseira jogando o ar quente para fora. Tipo essa imagem abaixo

Setas em Azul jogam ar dentro e Setas Vermelhas retiram o ar quente

pic_cooling_02.png

Se as temperaturas não baixarem satisfatoriamente, infelizmente só utilizando de outro meio como por exemplo trocar a pasta térmica da VGA, o problema é que se você trocar poderá perder o RMA.

Então o jeito seria conviver com ela assim mesmo ou aumentar a rotação da fan dela pra ver se diminui as Temperaturas.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei dar uma melhorada nos cabos, esconder os cabos que sobram atrás, mas ainda ficou bagunçado. O maior problema é a alimentação da placa de vídeo.

De qualquer forma, podem me adicionar no clube. Vou postar algumas fotos para participar do Clube.

Fotos aqui

Acho que não consigo usar um fan lateral por causa da placa de vídeo. TALVEZ uma de 12cm tenha espaço. Vou botar um cooler mais forte (Shark ou Sickeflow, não sei qual é melhor) no lugar do Cougar, colocar o Cougar na frente e um um na parte de cima (Shark ou Sickflow, o que for melhor). Alguma dica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como seu gabinete está sendo refrigerado??, existem quantas fan's atuando como exaustores e quantos injetores?? Gabinetes mal refrigerados criam uma "bolha de ar quente" dentro e acaba funcionando como uma estufa, além disso a má organização dos cabos diminuem a circulação de ar dentro prejudicando também nas temperaturas dos componentes.

Qualquer placa de Vídeo atual é normal funcionar até 80ºC o ideal seria abaixo disso mas ainda assim é normal. Porém uma placa como a sua que é um modelo digamos que deveria ter uma melhor refrigeração não deveria ta batendo essas temperaturas.

Sobre os 127ºC provavelmente é um erro de leitura ou então seria a TJ MAX(temperatura máxima suportada pelo componente em questão).

Quase todas as placa Nvidia possuem temperatura máxima acima dos 90º, isso ainda existindo margem de segurança.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-GeForce-da-NVIDIA/519/2

Galera, tenho o computador da assinatura. Jogando pouco tempo de Splinter Cell Blacklist (pouquinho tempo), com as configurações no Ultra (em 1600x900, se não me engano), a placa de vídeo atingiu a temperatura de 74º. Quais são as temperaturas aceitáveis para meu modelo de placa de vídeo ? É normal essa temperatura ? Tem como melhorar essa refrigeração, mesmo que fique um pouco mais barulhento os coolers ?

Segue abaixo as temperaturas (inclusive da placa de vídeo):

vfjawy.jpg

Ok Diego, me desculpa. Segue a configuração:

GA-B75-D3H (rev. 1.0)

I5 3330 - Box

G. Skill 8GB DDR3 1600

Caviar Blue 500GB Sata 3 7.200RPM

EVGA GTX 760 SC

Cougar Solution

Corsair CX-500

Joguei BF 3 online por uns 20 minutos no pc da assinatura, com as seguintes configurações:

- Tudo no Ultra, FullHD, MSAA 4X, AF16X, Field of View 90

- Cooler da VGA setado para 70%

Obtive as seguintes temperaturas:

2ppaqhj.jpg

Essa temperatura com 127º é algum erro de leitura do software?

Abraços

A temperatura máxima de sua Gtx 760 é de é de 97º.

Não existe motivo para preocupação, pois a configuração original de refrigeração mantém a placa quase 30º abaixo do recomendado pelo fabricante, isso levando em consideração o fato de ser uma placa com Over de Fábrica que já aquece mais que o normal.

Por se tratar de uma placa Nvidia, utilize o software Gpu-Meter para monitorar as temperaturas de sua Vga. É funcional é muito preciso.

O recomendo é ter no mínimo 2 Fans no gabinete, 1 para exaustão (o qual o seu já possui) e outra como injetora para ter um fluxo de ar continuo, ou seja, o ar frio entra e o ar quente sai.

Claro que, não espere milagres apenas com a inclusão de fans no gabinete, reorganização de cabos ou troca de pasta térmica, já fiz os testes e a redução foi de 2º em Full, algo desconsiderável.

Caso queira maximizar o desempenho de refrigeração a única solução é trocar o cooler da Vga.

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-twin-turbo-ii-box.html

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-xtreme-iii-box.html

Claro que se não houver interesse em gastar com outro cooler, não há nenhum motivo para preocupação.

Apenas como meio comparativo, minha Gtx 460 V2 possui temperatura máxima de 105º e com o cooler original batia 90º com extrema facilidade, embora mesmo utilizando-a nesta faixa nunca tive perca de desempenho ou travamentos/ resets.

Uso o modelo Twin Turbo II e as temperaturas reduziram de da casa dos 90º para 47º e nunca passaram disso. Produto excelente.

Apenas uma breve observação.

A preocupação está sendo direcionada para o local errado. Enquanto as atenções estão voltadas para a Vga, quem realmente precisa de atenção é o processador.

O I5 3330 possui temperatura máxima de 67º e o seu está atingindo uma margem muito próxima disso.

Por se tratar de uma configuração Gamer é quase que obrigatória a troca do cooler do processador para ter melhor

desempenho, além da inclusão de ao menos uma nova Fan para injetar ar frio.

Poderia citar os seguintes modelos como sendo boa opções.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-507952794-cooler-cpu-hyper-tx3-evo-cooler-master-intel-amd-heat-pipe-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512867855-cooler-master-hyper-t4-t4-rr-t4-18pk-r1-melhor-q-tx3-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511791410-cooler-akasa-venom-ak-ccx-4002hpv4-universal-_JM

Escolha o que melhor se encaixar em seu orçamento.

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase todas as placa Nvidia possuem temperatura máxima acima dos 90º, isso ainda existindo margem de segurança.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-GeForce-da-NVIDIA/519/2

A temperatura máxima de sua Gtx 760 é de é de 97º.

Não existe motivo para preocupação, pois a configuração original de refrigeração mantém a placa quase 30º abaixo do recomendado pelo fabricante, isso levando em consideração o fato de ser uma placa com Over de Fábrica que já aquece mais que o normal.

Por se tratar de uma placa Nvidia, utilize o software Gpu-Meter para monitorar as temperaturas de sua Vga. É funcional é muito preciso.

O recomendo é ter no mínimo 2 Fans no gabinete, 1 para exaustão (o qual o seu já possui) e outra como injetora para ter um fluxo de ar continuo, ou seja, o ar frio entra e o ar quente sai.

Claro que, não espere milagres apenas com a inclusão de fans no gabinete, reorganização de cabos ou troca de pasta térmica, já fiz os testes e a redução foi de 2º em Full, algo desconsiderável.

Caso queira maximizar o desempenho de refrigeração a única solução é trocar o cooler da Vga.

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-twin-turbo-ii-box.html

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-xtreme-iii-box.html

Claro que se não houver interesse em gastar com outro cooler, não há nenhum motivo para preocupação.

Apenas como meio comparativo, minha Gtx 460 V2 possui temperatura máxima de 105º e com o cooler original batia 90º com extrema facilidade, embora mesmo utilizando-a nesta faixa nunca tive perca de desempenho ou travamentos/ resets.

Uso o modelo Twin Turbo II e as temperaturas reduziram de da casa dos 90º para 47º e nunca passaram disso. Produto excelente.

Apenas uma breve observação.

A preocupação está sendo direcionada para o local errado. Enquanto as atenções estão voltadas para a Vga, quem realmente precisa de atenção é o processador.

O I5 3330 possui temperatura máxima de 67º e o seu está atingindo uma margem muito próxima disso.

Por se tratar de uma configuração Gamer é quase que obrigatória a troca do cooler do processador para ter melhor

desempenho, além da inclusão de ao menos uma nova Fan para injetar ar frio.

Poderia citar os seguintes modelos como sendo boa opções.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-507952794-cooler-cpu-hyper-tx3-evo-cooler-master-intel-amd-heat-pipe-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512867855-cooler-master-hyper-t4-t4-rr-t4-18pk-r1-melhor-q-tx3-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511791410-cooler-akasa-venom-ak-ccx-4002hpv4-universal-_JM

Escolha o que melhor se encaixar em seu orçamento.

Abraço e boa sorte

Valeu, muito obrigado!

Já desencanei com a VGA então! Vou ver se compro um cooler melhor para o processador.. Qualquer um dos 3 que você indicou terão desempenho melhor que o box, correto ?

Comprei hoje 2 x Aerocool Shark Black 140mm (mesmo sabendo que fazem barulho, eu não ligo). Vou instalar um na parte superior, jogando ar quente para fora e um na frente, injetando ar frio.

Vou ver se compro um cooler melhor para o processador. Algo silencioso e eficiente, com melhor relação custo/benefício possível. Já tenho a pasta Artic Silver 5 aqui em casa!

Achei o Hyper 212 EVO por R$98,00 e o T4 por 71

Tem algum Air/Water barato que compense mais ?

Valeu pelas dicas. Pode continuar opinando se quiser!

Abraços e qualificado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, muito obrigado!

Já desencanei com a VGA então! Vou ver se compro um cooler melhor para o processador.. Qualquer um dos 3 que você indicou terão desempenho melhor que o box, correto ?

Comprei hoje 2 x Aerocool Shark Black 140mm (mesmo sabendo que fazem barulho, eu não ligo). Vou instalar um na parte superior, jogando ar quente para fora e um na frente, injetando ar frio.

Vou ver se compro um cooler melhor para o processador. Algo silencioso e eficiente, com melhor relação custo/benefício possível. Já tenho a pasta Artic Silver 5 aqui em casa!

Achei o Hyper 212 EVO por R$98,00 e o T4 por 71

Tem algum Air/Water barato que compense mais ?

Valeu pelas dicas. Pode continuar opinando se quiser!

Abraços e qualificado

As sharks são ótimas. Uso e recomendo.

Se encontrou o 212 Evo por este valor não deixe passar a oportunidade, compra antes que acabe. Melhor custo beneficio atual do mercado quando o assunto é cooler modelo torre. Até porque está impossível encontra-lo a venda em lojas virtuais no país.

O Hyper T4 também é bom, mas não se compara ao Evo.

Water cooler eu so consideraria um bom investimento na necessidade de Over Clock, caso contrário vá de Air cooler mesmo, muito mais vantagem.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As sharks são ótimas. Uso e recomendo.

Se encontrou o 212 Evo por este valor não deixe passar a oportunidade, compra antes que acabe. Melhor custo beneficio atual do mercado quando o assunto é cooler modelo torre. Até porque está impossível encontra-lo a venda em lojas virtuais no país.

O Hyper T4 também é bom, mas não se compara ao Evo.

Water cooler eu so consideraria um bom investimento na necessidade de Over Clock, caso contrário vá de Air cooler mesmo, muito mais vantagem.

Forte abraço

Valeu cara, obrigado mais uma vez. Vou ver se consigo comprar esse 212.. Vi o 212 Plus por 139,00, mas achei caro.

No caso, usando esse mais simples, o TX3, eu conseguiria um ganho de quantos graus, mais ou menos ?

ABraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu cara, obrigado mais uma vez. Vou ver se consigo comprar esse 212.. Vi o 212 Plus por 139,00, mas achei caro.

No caso, usando esse mais simples, o TX3, eu conseguiria um ganho de quantos graus, mais ou menos ?

ABraços

Infelizmente é algo complicado de ser afirmar, pois o resultado depende de diversos fatores como o tamanho do gabinete, a quantidade e qualidade das Fans nele instaladas, o local onde ele se encontra, a ventilação e temperatura do ambiente. Então são muitas informações, o que posso lhe dizer é o resultado que obtive.

Minha configuração é da assinatura, e o gabinete é um Leadership genérico com 1 Aerocool Shark 120mm frontal injetando ar e outra idêntica na traseira retirando ar quente além de uma Fan de 80mm na lateral injetando ar.

O processador possui TPD de 125w (Capacidade de dissipação térmica) o que pode ser considerado bem alto para os padrões atuais.

A região onde moro é bastante quente, chegando a 32° em certas épocas do ano.

Cooler Box

Idle 40~43°

Jogando 63~65°

Teste Stress 68°

Hyper Tx3

Idle 32°~35°

Jogando 49~52°

Teste Stress 56°

Como você pode ver, os resultados são muito bons, ainda mais levando em consideração que paguei apenas 50,00 pelo cooler.

Muitos no fórum não gostam de indicar este modelo pelo fato de possuir uma fan pequena (92mm), mas por experiência própria posso dizer que se trata de um cooler excelente.

O motivo que me levou a troca do cooler não foram as temperaturas, mas sim o ruído excessivo produzido em momentos de stress, algo que me deixava realmente irritado.

Quanto a sua escolha, depende muito do seu perfil de uso. Se deseja apenas conservar a saúde de sua configuração, é sim uma boa escolha.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente é algo complicado de ser afirmar, pois o resultado depende de diversos fatores como o tamanho do gabinete, a quantidade e qualidade das Fans nele instaladas, o local onde ele se encontra, a ventilação e temperatura do ambiente. Então são muitas informações, o que posso lhe dizer é o resultado que obtive.

Minha configuração é da assinatura, e o gabinete é um Leadership genérico com 1 Aerocool Shark 120mm frontal injetando ar e outra idêntica na traseira retirando ar quente além de uma Fan de 80mm na lateral injetando ar.

O processador possui TPD de 125w (Capacidade de dissipação térmica) o que pode ser considerado bem alto para os padrões atuais.

A região onde moro é bastante quente, chegando a 32° em certas épocas do ano.

Cooler Box

Idle 40~43°

Jogando 63~65°

Teste Stress 68°

Hyper Tx3

Idle 32°~35°

Jogando 49~52°

Teste Stress 56°

Como você pode ver, os resultados são muito bons, ainda mais levando em consideração que paguei apenas 50,00 pelo cooler.

Muitos no fórum não gostam de indicar este modelo pelo fato de possuir uma fan pequena (92mm), mas por experiência própria posso dizer que se trata de um cooler excelente.

O motivo que me levou a troca do cooler não foram as temperaturas, mas sim o ruído excessivo produzido em momentos de stress, algo que me deixava realmente irritado.

Quanto a sua escolha, depende muito do seu perfil de uso. Se deseja apenas conservar a saúde de sua configuração, é sim uma boa escolha.

Forte abraço

Amigo, boa tarde.

Obrigado pelas informações. Porém ontem eu comprei e instalei o CM Hyper T4. No tópico de avaliação das temperaturas eu postei os resultados, dá uma conferida lá!

O NightFall falou que a placa de vídeo está numa temperatura boa, e está bem abaixo da tolerância... Então tá tranquilo!

De qualquer forma, obrigado pelas dicas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!