Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 hd´s em um computador é possivel e confiavel ?


linkts

Posts recomendados

Pessoal, comprei um HD de 1tb e outro de 2 tb, instalei os dois, coloquei o sistema win7 no de 1tb, e deixei o de 2tb para arquivos... Ao ligar o computador e ativar o windows, o sistema pediu para configurar o novo HD, configurei-o em "MBR", Volume simples, Disco Básico... Por eventualidade, toda vida que eu formatar o hd do sistema, eu terei que formatar também o dos arquivos ? Terá algum conflito ? Por favor me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 TB pro sistema é muita, muita coisa mesmo. Pretende instalar programas de edição de vídeo, jogos ?

 

Problemas que podem ocorrer:

 

Após reinstalar o windows, o outro disco não aparece; (no Gerenciamento de disco, atribua à unidade qualquer letra que não esteja em uso)

 

OU

 

O outro disco aparece normal, porém os arquivos estão com algum bloqueio. Aí é necessário alterar suas permissões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Linkts

Piodes colocar tantas unidades físicas num computador quantas aquelas para que a motherboard tenha ligações.

É no BIOS que depois vais dizer ao computador de onde faz o Boot, isto é, qual é o HDD que contém a partição ativa e bootable com o sistema. Ele depois trata do resto.

Unidade física é o disco físico. OK. Tu nunca trabalhas no HDD mas sim no volume que é criado durante a sua formatação, o Volume C:, que é uma partição dentro do HDD.

Também podes criar tantas partições (Volumes) dentro de uma unidade física quantas quiseres, isto é, um máximo de 4 principais ou 3 principais e uma estendida que pode originar n partições lógicas.

Num disco de 1TB não te aconselho de forma alguma a instalares o SO na totalidade do espaço do Volume. Sabes que a formatação de baixo nível dos HDD hoje em dia é feita usando um processo a que se chame Bit Zoning e que consiste em aumentar o número de setores (e portanto de bits) por pista conforme as pistas se afastam do centro do disco.

Assim, nas pistas exteriores existem muito mais setores por pista do que nas interiores, o que significa que em cada rotação do disco passa muito mais informação pelas cabeças de leitura do que nas pistas interiores.

Se criares uma partição mais pequena, a suficiente para o sistema vais evitar que a informação relativa ao mesmo se espalhe por todo o disco, obrigando as cabeças (coitadas) a um gigantesco vai vem para conseguirem ler/escrever tudo o que querem.

Por outro lado, ao criares partições, a primeira partição é a mais exterior do prato e assim sucessivamente. Ora, se criares uma 1ª partição mais pequena para o Sistema vais buscar o melhor de vários mundos. Menos deslocações e mais pequenas das cabeças para além de obtenção de mais informação por cada rotação do prato.

Garanto-te, por experiência própria de aplicação da teoria à prática, que o aumento de performance é notável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!