Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de roteador - Aumento de sinal wireless


Posts recomendados

Olá, pessoal!

 

Atualmente tenho um roteador D-Link DIR 600 na minha rede wireless. Porém, em minha casa que é um pouco grande, e sobrado, o sinal não pega em alguns lugares. Preciso comprar um roteador que tenha um sinal consideravelmente melhor, e gostaria da ajuda de vocês.

 

Qual seria um bom modelo de roteador disponível no mercado atualmente, que tenha um sinal melhor que o DIR-600, mas que a diferença de preço também não seja tão maior?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, até teria como sim, mas é justamente isso que eu queria evitar! =/

Será que nem um roteador bem potente dá conta? São poucos os lugares onde o sinal não chega, só os pontos mais extremos mesmo (mas infelizmente agora estou precisando de sinal nesses lugares).

 

Como meu conhecimento no assunto é pouco, uma dúvida: Já ouvi falar sobre um método onde é possível fazer uma "extensão" do meu sinal com um outro equipamento, isso existe ou é viagem minha? Rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, excelente! Se eu entendi bem a ideia do WDS, acho que é exatamente isso que eu preciso.

Só não ficou muito claro pra mim uma coisa: O roteador que vai ser o WDS deve ser conectado ao roteador principal via cabo, ou ele consegue "pegar" o sinal Wi-Fi do router principal e "retransmitir"?

Estou perguntando isso porque fui atrás dessa configuração no meu modelo (DIR-600) e encontrei o vídeo abaixo, onde essa conexão é via cabo. Então surgiu essa dúvida...

 

Outra coisa: No vídeo que você mandou, apesar de o autor citar que é melhor usar roteadores do mesmo modelo, eu tenho aqui em casa esse router (DIR-600), e também o Modem da NET Virtua, com Wi-Fi (com capacidade de sinal igual). Será que consigo reaproveitar isso para economizar, usando o modem como principal e o DIR-600 como WDS? Ou o fato de ser modelo diferente, ou de ser modem, vai afetar a qualidade?

 

Desculpe o interrogatório, mas quando a gente é leigo, a quantidade de dúvidas que vai surgindo é grande e vai aumentando, rs... Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No modo wds um roteador pega o sinal do outro pelas antenas, sem usar cabo.

 

Recomenda-se usar roteadores iguais, pois eles tem o mesmo chipset e isto é importante. Vê se voce não consegue vender este ai e pega 2 tp link wr841ND,  liga o primeiro ao modem da net virtua por cabo e configura o segundo tp link no modo wds.

 

Veja isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, eu consigo fazer isso sim... Mas só uma dúvida quanto a isso: Apenas pra evitar gastar dinheiro a toa... Fazendo isso, é garantido que eu consigo o resultado que eu preciso, ou é uma coisa "à ser testada" que pode não resolver meu problema tão bem?

 

Quanto ao modelo que foi sugerido: existem mais algumas boas opções que você recomendaria nesse caso? Sei que o preço não deve variar, mas é só para que eu possa dar uma pesquisada e escolher o equipamento de melhor custo x benefício (a não ser que o melhor custo/benefício já seja esse WR841ND...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas existe algum modelo ainda melhor que esse (mas não muito mais caro), que eu possa usar dessa forma? Pergunto isso porque daqui um tempo eu pretendo me mudar para um local menor, e não terei mais essa necessidade de um sinal tão abrangente. Resumindo: Isso é algo que eu preciso resolver urgentemente agora, mas é temporário. Por isso, talvez seria melhor negócio eu comprar apenas um novo roteador (bem mais potente que o meu atual) e tentar me resolver com um só. Caso contrário, eu compraria outro igual depois para fazer o WDS... O que acha?

 

Obrigado, mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, não sei se é essa a informação que precisa, mas na etiqueta do roteador encontrei: H/W Ver: B1 P/W Ver: 2.0.

 

Sobre o DD WRT, do que se trata? Pesquisando aqui entendi que é um firmware que eu instalo em meu router (substituindo o original) que pode melhorar o alcance do sinal. É isso?

 

Sua sugestão é que eu comprasse outro DIR-600, deixando um com DD WRT e o outro como repetidor de sinal WDS? Desculpe se não entendi corretamente, mas é que minha prioridade seria a praticidade... apenas comprar um roteador bem melhor que o meu atual e substituí-lo, continuando apenas com um só... A não ser que você me diga que isso não vai resolver meu problema, aí eu faço esse esquema todo, mas queria evitar a complicação até porque sou leigo no assunto e com certeza terei problemas pra implantar esse sistema, rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É parece que o dir 600 B1 não suporta o DD WRT, então esquece o que eu disse.

 

Se voce quer uma coisa provisória, barata e fácil de fazer, compre um tp link wr740N e ligue por cabo no dir 600 e faça conforme no vídeo abaixo:

 

Veja isto, dizem que é bom e funciona: Extensor de sinal tp link

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=KYjuM9EQhEs#t=86

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, eu gostaria de evitar essa passagem de cabos entre um roteador e outro, e também essa parte de configuração, porque eu posso não conseguir fazer e não resolver nada, rs...

Agradeço muito sua boa vontade, mas será que não existe uma opção mais prática, onde eu apenas compre um modelo de roteador melhor e coloque no lugar do meu atual?

 

Como eu disse em uns posts atrás, minha ideia era comprar um TP-Link WR841ND e ver se o sinal melhora. Se não, aí sim eu compraria mais um, do mesmo modelo, e usaria como repetidor. O problema é que eu quero evitar ao máááximo fazer essa segunda opção (com repetidor). Então será que não tem um modelo talvez um pouco mais potente que o WR841ND, onde eu já consiga garantir um bom resultado só com um, apenas substituindo o meu DIR-600?

 

Talvez algum modelo desses abaixo. Ou outro que você possa me sugerir na mesma faixa de preço... Será que resolve?

 

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/40742/Roteador-Wireless-N-300-Mbps-Intelbras-WRN-342

 

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/15113/Roteador-Wireless-N-300Mbps-TP-Link-TL-WR941ND-Velocidade-Wireless-de-300Mbps-F%C3%A1cil-Configura%C3%A7%C3%A3o-da-Criptografia-Possui-Tr%C3%AAs-Antenas-4-Portas-LAN-10_100Mbps-1-Porta-WAN-10_100Mbps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Marcelo!

 

Meu único medo é a sua própria frase no tópico que linkou:

"Atenção, só instale no seu roteador se tiver um certo conhecimento, para não danificá-lo,se resolver fazer,faça por sua conta e risco."

HAHA... Mas eu vou experimentar, parece bem vantajoso. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, a sua melhor opção na minha visão é ter um unico roteador e + 1 ou 2 repetidores, isso simplifica muito a instalação e complexidade.

 

Seguem dois artigos de como aumentar o sinal e referencias dos repetidores

 

http://www.hardware.com.br/artigos/aumentando-sinal-wireless/

 

http://globaldatasolutions.com.br/blog/repetidor-de-sinal-wireless-aumentar-o-sinal-wifi

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Dorian!

 

Eu estou comprando agora o roteador TP-Link WR841ND. Como ele é bem melhor que o meu atual (D-Link DIR 600), eu vou coloca-lo no lugar desse atual e ver se meu problema resolve só com isso.

Caso contrário, vou seguir a dica do Marcelo e instalar o Gargoyle. Se ainda assim não resolver, comprarei outro WR841ND e utilizarei como repetidor.

 

Se alguém tiver alguma observação ou outra sugestão, fiquem a vontade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, segue um breve feedback do meu insucesso, ou fracasso... rs:

 

Comprei o TP-Link WR841ND. Como eu disse, minha intenção inicial era só coloca-lo no lugar do meu velho DIR-600 e ver no que dava. Insisti nisso, mas não deu certo. Para os dispositivos que estão perto dele, notei uma melhora muito boa na velocidade. Mas para dispositivos que estão mais longe, o alcance do sinal é exatamente o mesmo, e eu continuei sem internet em alguns pontos da casa. Ou seja: Com um roteador só, está provado que realmente não dá.

 

Minha dúvida agora é: O que fazer? Rs... Qual é a melhor solução?

 

1. Tentar solucionar o problema instalando antenas de 15dbi?

2. Economizar e reaproveitar meu DIR-600 de alguma forma, trabalhando em conjunto com esse TP-Link novo, sendo um principal e um repetidor? Se é que eu consigo, como fazer isso?

3. Comprar outro TP-Link igual à esse e usar um dos dois como repetidor?

 

E se a melhor opção for a 2 ou 3, será que é melhor fazer via cabo ou wi-fi mesmo? E se for wi-fi, qual seria uma distância segura para deixar o repetidor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

E se a melhor opção for a 2 ou 3, será que é melhor fazer via cabo ou wi-fi mesmo? E se for wi-fi, qual seria uma distância segura para deixar o repetidor?

 

 

Se puder liga-los por cabo e deixar o d-link como bridge, esta é a melhor opção. se for colocar um segundo tp link(pode ser um wr740N) para repetir o sinal, é bom que o sinal chegue onde ele vai estar pelo menos 50%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!