Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Socket AM3+ com PCIE 3.0


Ir à solução Resolvido por Gustavo Vescovi,

Posts recomendados

Boa noite pessoal!


 


Estou montando um novo PC TOP (na minha ótica é claro) e resolvi faze-lo com hardware AMD em função do custo beneficio.


 


O PC possui as seguintes configurações:


 


Gabinete Gamer PCYes Tiger Mid Tower


Fonte EVGA 600B 80 PLUS

Memória RAM Corsair 8GHz Vengeance

Cooler Master Hyper T4

Processador AMD FX 8350 4.0GHz

Placa de Vídeo Radeon R9 280 3GB 384Bits PCIE 3.0

 

Gostaria de uma Motherboard compatível com o conjunto, com um custo de no máximo R$ 350,00, então, será que acho uma placa mãe com este precinho?


Obs.: Estou tendo dificuldades de achar, pois a R9 280 PCI-E 3.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Saudações!

Até onde eu sei, é o processador que tem de ter o controlador PCI-E 3.0 e nenhum processador AMD possui, por essa razão, nenhuma placa mãe AM3+ possui PCI-E 3.0. Não estou absolutamente certo disso, alguém me corrija se eu estiver errado.

 

Mas fique tranquilo, até então, o PCI-E 3.0 não faz a menor diferença, há diversos testes por aí (Se não me engano, inclusive aqui no CDH) que mostram que não há diferença significativa de desempenho entre o 3.0 e o 2.0. Como não encontrei a matéria do CDH, veja essa:

 

http://www.tecmundo.com.br/placa-de-video/51787-placas-de-video-a-versao-e-a-banda-do-pcie-interferem-no-desempenho-.htm

 

 

Esclarecido isso, na faixa de preço que você quer eu recomendo uma Gigabyte Ga-970a-ds3p.

Ela possui portas sata III que são essenciais caso você pretenda usar SSD um dia, USB 3.0 (que dão um banho no 2.0 quando o dispositivo também é 3.0, claro) e uma boa quantidade de slots para expansão que te permite até fazer um crossfire futuramente.

Completando, minha GTX 680 é PCI-E 3.0, uso com minha placa mãe que é 2.0 e não há diferença de desempenho dos testes que vejo por aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é necessário. Qualquer pci-e 2.0 segura a placa de vídeo.

Aliás, só existe um modelo AM3+ com PCI-E 3.0 e é pra lá de cara.

Compre uma GA-970A-DS3P ou GA-970A-D3P.

 

 

Saudações!

Até onde eu sei, é o processador que tem de ter o controlador PCI-E 3.0 e nenhum processador AMD possui, por essa razão, nenhuma placa mãe AM3+ possui PCI-E 3.0. Não estou absolutamente certo disso, alguém me corrija se eu estiver errado.

 

Mas fique tranquilo, até então, o PCI-E 3.0 não faz a menor diferença, há diversos testes por aí (Se não me engano, inclusive aqui no CDH) que mostram que não há diferença significativa de desempenho entre o 3.0 e o 2.0. Como não encontrei a matéria do CDH, veja essa:

 

http://www.tecmundo.com.br/placa-de-video/51787-placas-de-video-a-versao-e-a-banda-do-pcie-interferem-no-desempenho-.htm

 

 

Esclarecido isso, na faixa de preço que você quer eu recomendo uma Gigabyte Ga-970a-ds3p.

Ela possui portas sata III que são essenciais caso você pretenda usar SSD um dia, USB 3.0 (que dão um banho no 2.0 quando o dispositivo também é 3.0, claro) e uma boa quantidade de slots para expansão que te permite até fazer um crossfire futuramente.

Completando, minha GTX 680 é PCI-E 3.0, uso com minha placa mãe que é 2.0 e não há diferença de desempenho dos testes que vejo por aí.

 

Ok.

 

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gustavo Vescovi, Na plataforma AM3+ o controlador PCIe fica no chipset, e não no processador.

A única placa que eu sei que "tem" PCIe 3.0 é a Sabertooth 990FX/Gen3 R2.0 da Asus, tem entre aspas, porque na verdade ela não tem PCIe 3.0 nativamente. De maneira resumida: a Asus usou um chip PLX para "transformar" (diga-se: emular) o PCIe 2.0 para 3.0 nela.

Para os FX's terem PCIe 3.0 nativamente só com um chipset novo.

 

Abraços.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Vescovi, Na plataforma AM3+ o controlador PCIe fica no chipset, e não no processador.

A única placa que eu sei que "tem" PCIe 3.0 é a Sabertooth 990FX/Gen3 R2.0 da Asus, tem entre aspas, porque na verdade ela não tem PCIe 3.0 nativamente. De maneira resumida: a Asus usou um chip PLX para "transformar" (diga-se: emular) o PCIe 2.0 para 3.0 nela.

Para os FX's terem PCIe 3.0 nativamente só com um chipset novo.

 

Abraços.

Agradeço pela explicação!

Andei olhando as especificações desta placa mãe no site da Asus e é isso mesmo que você falou.

O mais curioso é que os outros 3 modelos da sabertooth 990FX são PCI-E 2.0 mas aceitam processadores com TDP até 220w, já essa que você citou tem o PCI-E 3.0 "emulado" mas aceita processadores com TDP máximo de 140w.

Mais é isso, vivendo e aprendendo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!