Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de Linha Clone F8 Plus 01087 desarmando do nada, aleatoriamente, sem motivo aparente


Posts recomendados

Olá galera, tenho esse filtro aqui:
http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/?p=5129598

Uso o mesmo já fazem 3 anos, sendo 1 ano no RJ e 2 anos em SP. Enquanto estive no RJ, não tive um problema com o filtro, mesmo a rede elétrica do meu bairro sendo tão carcomida que volta e sempre dava queda de luz e/ou a luz começava a ficar super fraca numa noite de calor em que a vizinhança toda ligava seus ares-condicionados.

Estranhamente, aqui na cidade de São Paulo, tem dias em que o filtro simplesmente desliga /  desarma sozinho. Estou jogando de boa no PC, daí ouço o *tec* do botão desligando enquanto tudo apaga, e fora que acontece aleatoriamente, sem me dar um motivo aparente.

 

O que está ligado no filtro:
 

- 1 TV LED de 42"

- 1 Router

- 1 Modem
- 1 PC (FX 4170 4.2Ghz + GTX 560 + 16Gb RAM + ECS A990FXM-A Deluxe + 2 discos rígidos + Fonte AKASA Venom Power 750w + 6 periféricos via USB)
- Carregador de Nintendo 3DS

Coisas que fiquei atento pois achei que poderiam influenciar:

 

- Na minha primeira residência na Zona Sul da cidade, eu tive esse problema pelos 6 meses em que morei lá e procurei verificar a fiação da casa, ela estava em ordem segundo o que vi com a ajuda de um amigo eletricista. Então acabei não conseguindo ter certeza de nada, a não ser a variação de energia, mas cheguei a descartar essa hipótese já que no RJ as variações ocorriam com frequência absurda e o filtro não desarmava.

 

- Na minha segunda residência, já na Zona Norte da cidade, achei que pudesse ser a fiação que estou usando, já que minha tomada é um 'puxadinho' dos fios do interruptor da lâmpada do cômodo, e eles não são tão robustos como deveriam ser para aguentar mais. Sendo assim, usei uma extensão com fios mais grossos para experimentar usar a tomada em que ligamos nosso microondas, já que o microondas nunca teve problema com energia ali mesmo estando ativo por 10~15 min direto para dar conta de algumas receitas das mulheres da casa. Infelizmente o filtro tornou a desarmar...

- Na mesma residência procurei perceber se o filtro desligava quando a energia ficava fraca na casa por algum motivo, como chuveiro ligado no modo inverno, junto a máquina de lavar e o microondas, e mesmo durante o uso de ambos ao mesmo tempo, o filtro permaneceu firme e forte.

 

- Resolvi abrir o computador e dar uma limpeza que já não dava a alguns meses, pensando que poderia ser algo relacionado a leves curtos nele e nada.

- Também limpei o filtro após abri-lo e os outros aparelhos ligados a ele somente pelo exterior. Achei que no caso do filtro, alguma coisa que viesse a dar um contato passível de curto pudesse ter caído dentro das tomadas que estão sobrando.

- Procurei tirar o Carregador do 3DS e utilizá-lo em outra tomada separada, sem sucesso. Aproveitei e tirei o router e o modem em seguida, deixando só a TV e o PC, sem sucesso também.

 

- Achei que no fim a fiação da casa fosse uma porcaria, mas um outro PC mais fraquinho com um processador dual core de 2.3 e uma GT 210 fica ligado direto em uma única tomada (que não é a minha) e ele não passa por esse problema...

 

- Eu tinha uma fonte Corsair de 500W que eu passei para o outro computador citado e peguei a Venom de 750W pra esse computador que fica no filtro que desliga. Até troquei a fonte para deixar o uso de energia 'mais folgado' para a máquina, achando que poderia ajudar, mas necas...

 

 

Coisas que não sei se tem ligação:

- O fusível do filtro costuma ficar muito quente depois que ele desarma, mas como não está quebrado e eu já troquei um par de vezes para ver se resolvia, deixei pra lá essa hipótese.
 

- Os desarmes acontecem com mais frequência enquanto estou estressando a CPU e a GPU de alguma maneira, seja jogando algo e/ou vendo vídeos em Full HD com vários codecs ligados para rolar um True Motion a 60~120FPS. Pra ser sincero, nem me recordo de quando o computador desarmou sem estar passando por esse stress.

 

Enfim, já perdi tanto tempo e me estressei tanto com o caso que não sei mais o que posso fazer para resolver... se os senhores tiverem algum conselho, sou todo 'olhos'. Já cheguei até a cogitar a possibilidade de ser algo sobrenatural, visto que as vezes durmo e largo o PC ligado por 6~12h seguidas e quando volto pra usá-lo, ele desliga durante o uso em questão de minutos ou depois de pouco mais de 1h.


Desde já agradeço a atenção de todos.

Att,

Fahrenheit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A chave desse filtro é um mini-disjuntor de 10 amperes (127V x 10A = 1270 Watt). Pode ser que ela esteja desarmando com um pouco menos, 8 ou 9 amperes. Deixe apenas o pc e as cargas pequenas no filtro, ligando a tv em outra tomada. Os plugues ficam bem firmes nas tomadas? O fusível é o correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A chave desse filtro é um mini-disjuntor de 10 amperes (127V x 10A = 1270 Watt). Pode ser que ela esteja desarmando com um pouco menos, 8 ou 9 amperes. Deixe apenas o pc e as cargas pequenas no filtro, ligando a tv em outra tomada. Os plugues ficam bem firmes nas tomadas? O fusível é o correto?

Vou tentar dar um jeito com a TV, ligá-la em outro lugar. No RJ eu usava uma TV de 32", também da PHILIPS como a nova de 42", e faz sentido já que o período de uso da de 42" foi onde começou a aparecer esse problema no filtro.

Sobre o fusível, comprei um conjunto que vem escrito 10A x 240V.

No caso do mini-disjuntor do filtro estar desregulado, tem solução? Ou só trocando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!