Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desligando


Posts recomendados

Olá galera, comprei algumas peças e montei um pc no inicio de janeiro desse ano que vinha funcionando normalmente até então. 

configuração:

Processador : i5 4690k

placa-mãe: Asrock Z97 Killer

Memoria: 2x4gb Corsair Vengence

Fonte: Corsair CX750

Gabinete Corsair Spec 03

 

Algumas peças eu já possuía como a fonte e o HD (um provisorio pois o que eu tinha deu pau.)
Bem, estou com um problema que começou ontem. 

Meu pc está desligando sozinho em períodos de tempo aleatórios 20min, 30min. Sem nenhum aviso primeiro ele desliga o monitor depois todo o pc desliga. isso tem acontecido varias vezes desde então e quando volto a liga-lo ele demora mais que o normal, fica um bom tempo na tela preta logo depois do logo do windows aparecer e antes da tela de login. Uso o windows 10.

Primeira coisa que fui observar foi a temperatura, me parece está com temperaturas aceitáveis nada absurdo para desligar um pc.(imagem). depois troquei as memorias de slot, e continuou a desligar. Usei o Memtest86+  para testar os pentes juntos e individualmente não houve erros (durante todo o teste das memorias ele nao desligou nenhuma vez e durou mais de 1h). Olhei se havia algum cooler sem funcionar; todos estão funcionando corretamente, o cooler do processador ainda é o cooler box e está bem fixado. Formatei pensando em arquivos do windows corrompidos, e nada. troquei o HD já que ele é a peça mais antiga do pc e mesmo assim desligou também

Infelizmente ainda não pude testar a fonte, placa-mãe nem o processador, não sei como testa-los sem outro pra comparar.

fico no aguardo por sugestões, dicas, comentários... Já não sei mais o que fazer.

 

Observação: no meio da semana coloquei mais 2 pentes de 4 gb de memoria de um amigo meu. Quando começou a dar o problema imaginei que pudesse ser eles. Retirei os dois, mas  problema continuou.

pc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estou tendo o mesmo problema:

Recentemente meu notebook deu curto na placa-mãe (Core I5, 6gb ram). Até aí, ok. O problema é que comprei outro notebook do mesmo modelo do meu, sendo que o processador é mais fraco (Celeron) e coloquei o meu processador nele. O problema é que a cada 30 minutos ligado (30 minutos fechado), ele simplesmente apaga do nada. Já tentei fazer de tudo que vi em outros tópicos e nada. Quando coloco o outro processador, ele trabalha normalmente. Vi no manual do usuário que ele aceita até Core I7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá no ícone de meu computador, clique com o botão direito e entre em propriedades.

Lá, vá em opções avançadas do sistema e procure o item de inicialização e recuperação.

Desmarque a opção de reiniciar automaticamente em caso de erro.

Daí, quando o PC der o pau, ao invés de reiniciar, ele vai dar uma tela azul que "tentará" indicar o driver ou componente que falhou.

 

Como no seu LOG apareceu Kernel Power, aí a coisa fica mais chata. Este erro é muito genérico e pouco informativo. Se fosse indicado um erro em um driver específico, você poderia tentar reinstalar ou atualizar esse driver, mas neste caso, tente o seguinte:

 

Verifique a mensagem de erro associada. Kernel Power tem relação com uma falha de energia do sistema, como se a força acabasse de repente. Então às vezes o sistema consegue registrar alguma informação do erro, e às vezes nada. Quando consegue registrar, geralmente é um periférico como VGA ou outra coisa não totalmente crítica que falha, logo ele dá conta de registrar. Se for a própria placa-mãe, processador, etc, aí o sistema não tem tempo de registrar nada. Sacou. É a única dica que esse erro te dá.

 

O que você pode fazer é verificar todas as conexões de força do PC, para ver se nada afrouxou. Certifique-se inclusive de que a tomada do PC e de seu filtro de linha estão firmes. Verifique especialmente os conectores ATX 24 pinos e o ATX 12V. O 24 pinos é especialmente enjoado. Aquela travinha pode não ter se encaixado. Além do que pode haver alguma oxidação.

 

Se nada disso resolver, aí você terá que começar a testar componentes, ou verificar algumas opções de setup.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@qarcanjo Bom, fiz um teste aqui, eu estava usando o gráfico onboard do processador já que ele é melhor que minha antiga placa de video. Resolvi colocar de volta a placa de vídeo e instalar os drivers dela. a partir dai o pc não desligou mais, o que é bom e ruim. Bom porque parou de desligar, e ruim pois ela me limita muito e vai demorar um pouco até comprar a placa que desejo. Vi também que a memoria compartilhada gerava esse erro, mas não manjo muito de configuração da bios.

Seria um problema do processador e seu vídeo integrado? 

 

obs: Já tinha olhando os cabos eles estão bem fixos o de 24 pinos na minha placa-mãe fica bem difícil de encaixar aquela travinha pois nao há parafusos nessa parte da placa ai o pcb fica bem flexível e fico com medo de forçar e acabar danificando a placa. Não havia sinais de oxidação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa placa minha da MSI, o vídeo onboard só funcionou bem depois de uma atualização da Bios. Mas os erros que davam tela azul apontavam falhas de vídeo.

 

Quanto ao conector ATX24 use seus dedos por baixo para evitar a flexão do PCB. Eu também fico com medo de quebrar, mas se usar um apoio entre a placa e o painel do gabinete vai facilitar.

 

Eu já tive problemas de instabilidade por causa desse conector mal encaixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!