Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Unboxing Brother MFC9330CDW lacrada Zero Km e evolução


Posts recomendados

  • Membro VIP

Reapareceu nova à venda e comprei por R$ 3.300,00 com nota fiscal na ibyte, tem no mercado livre por R$ 2.200,00 sem nota.

1.jpg.2ba4ff80f1ce4149a75213274d45080d.jpg

Caixa lacrada.

2.jpg.e755cbc61e93476c45db716909463831.jpg

Tem saco de plástico grosso envolta, mais um pedaço de plástico também grosso preso por cima com durex.

3.jpg.f4f421091deb328318d578f15968a904.jpg

Outro plástico grosso na tampa do scaner com uma folha de espuma.

4.jpg.f95f89882c56fbdb9f1444a979834778.jpg

Todos os cartuchos tem uma proteção de plástico para ser removida.

5.jpg.84a97e44a4a1efa632fa2de014fe1461.jpg

Depois de tirar os cartuchos tem uma folha de papel mais uma folha de espuma para proteger a unidade de cinta.

6.jpg.eb8ce7eb69218ad77d29b1df09ea57a4.jpg

Debaixo da cinta tem uma trava amarela na lixeira, no manual não fala que tem que tirar ela, tirei por minha conta, girando 90°.

7.jpg.a353ba49adb6934a7d82a4551be82b47.jpg

Gaveta com silicagel colado.

8.jpg.bc22f4c0dea3531fb37df6d7ffa4f22f.jpg

Detalhe do plástico amarelo em volta do cartucho, tem uma trava de cada lado, tem que empurrar um pouco cada uma delas para o plástico se soltar. Não gostei de ver os todos os cilindros riscados só do lado direito, com os mesmos riscos de uma impressora velha.

9.jpg.8179439607afe2772fd71f937e80d62e.jpg

Etiqueta constando fabricada na China. Tem também um arranhão de fábrica na tampa do scaner.

10.jpg.87b8c6eb13db2a4b4dd8dda9a8572e33.jpg

Primeira tela que aparece ao ligar, quando subiu um cheirinho de novo, tão agradável como cheira um carro novo.

11.jpg.fa119e9adef91eeaa2d511f9106704f0.jpg

Segunda tela, com alguns segundos de funcionamento. Mostra a data de 2014, deve ter ficado parada no estoque por pelo menos 4 anos.

12.jpg.c1dce90b082a666e5284042a1046cc6a.jpg

Contador de páginas impressas, isso sim que é uma impressora 0 Km.

13.jpg.5c3c7bd765e54f4051c786457ddb656a.jpg

Primeira folha impressa. Qualidade razoável, eu esperava que fosse melhor.

14.jpg.f6782002f6425bf952e4d4142aa2bc17.jpg

Aprovada em todos os testes e agora contando com 3 impressões. Oficialmente já não é mais nova, é usada e deve valer uns R$ 1.500,00. as coisas se desvalorizam muito rápido neste país.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Contando com 500 impressões o marcador do preto estava em um quarto e os coloridos em três quartos, fiz o reset do contador e voltou a marcar cheio em todos. Pegando na mão os toners, deu para sentir que ainda estão pesados.

Hoje deu um problema esquisito, não conseguia digitalizar para o computador, estava dando mensagem de erro para ligar a impressora e tentar novamente, também deu algo como configurar os drivers, depois de uma lida no manual, seguindo os procedimentos, pediu uma senha:

senha.thumb.jpg.c7b7e43ed2c62d1148bb6c970099ee11.jpg

Não entendi nada, desinstalei o brother utilites e instalei de novo, desta vez a versão do DVD original e não a que foi baixada do site do fabricante, deu tudo certo, não deu mais mensagem de erro e voltou a digitalizar normalmente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • 7 meses depois...
  • Membro VIP

4402 impressões, a um mês de completar o primeiro aniversário e fim da garantia, apresentou o primeiro problema que o usuário não conseguiu resolver; ao mandar imprimir frente e verso automático, travava quando ia imprimir o verso da primeira folha e aparecia no display mensagem de folha presa, o usuário removia a folha e na sequência ela voltava a imprimir de novo travando no mesmo ponto, só destrava depois de cancelar a impressão, sendo que ao imprimir folhas normais não dava o problema, ou seja, ele só conseguia imprimir no modo frente e verso de forma manual, de forma automática não conseguia, isso permaneceu por dois dias até que cheguei e observei o fenômeno com meus próprios olhos, infelizmente a foto da mensagem de erro se perdeu, ao abrir a tampa traseira quase não percebi:

14.jpg.b9ed0565073480181b9397aa3f96ced2.jpg

Que havia uma folha presa, exatamente onde estão indicando as setas e removendo a gaveta de papel, olhando pelo lado de dentro:

15.jpg.3b2c9944bbeaa50fbcf0f0b672173488.jpg

Deu para ver mais nítido a folha presa lá dentro.

Pelo que notei ela ficou num lugar em que o sensor de folha presa da impressora não consegue acusar, olhando mais atentamente pude concluir que a folha passava pelo trilho normal, sendo impresso a parte da frente, na sequência quando ela voltava para dentro da impressora para imprimir o verso, batia na folha presa no trilho por onde passa a folha para a impressão automática.

Não sei bem se consegui me expressar direito, é que estou ocupado com outros assuntos e não tenho tempo de consultar o manual de serviços e mostrar os detalhes dos trilhos, que devem ser o normal e o de retorno.

De qualquer forma, puxei a folha pela tampa traseira com uma pinça, com muito jeito já que uma parte dela prendia na saída, só depois lembrei que podia remover a tampa e ter mais espaço para trabalhar.

Após tirar a folha e ver que não havia mais nada no trilho, liguei e mandei ver nas impressões frente e verso no modo automático, sem ocorrer nenhum travamento.

Depois aproveitei e imprimi uma folha de teste dos cilindros, o azul tinha duas marquinhas e o amarelo uma, observando a olho nu achei elas nos cilindros, passei um cotonete e papel higiênico bem suavemente para não riscar e não obtive êxito, quando sem querer querendo, passei a unha sobre a marca e ela se soltou, era apenas um pouco de pó de toner endurecido, repeti o procedimento nas outras duas e ficou tudo perfeito.

Do mais, a qualidade de impressão está maravilhosa, os documentos impressos nela parecem que foram feitos em gráfica.

Mais uma vez o grito de guerra: -Viva a Brother!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Interessante. Estou ponderando uma impressora ou multifuncional laser, e estou entre a Brother e a HP. Confesso que só ia nos medalhões como HP e Epson....tinha uma preconceito com essa Brother, apesar da marca ser japonesa.

 

Infelizmente, temos pouco pra onde correr a fim de evitar problemas. Tive um aborrecimento enorme pra consertar uma jato de tinta HP (e ainda estou tendo), e estou pensando seriamente em jogar fora e comprar logo outra, em vista do que eu já gastei (uma história longa e chata, espero contar em outro tópico).

 

A Brother tem uma rede de autorizadas fácil de contar? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sakuraba No meu caso foi fácil achar assistência técnica oficial da Brother, estou em São Paulo, se bem que nem cheguei a acionar ela, acabei resolvendo eu mesmo, trocando as peças, a descrição está em outro tópico que não lembro mais.

Esta é a segunda multifuncional que compro do mesmo modelo, já tive uma igual antes que deu problema e foi resolvido:

Na parte de multifuncionais eu pesquisei algumas marcas e fiz testes além de comparar os problemas relatados de cada uma e cheguei a conclusões pessoais:

1- A melhor qualidade de impressão indiscutivelmente foi da Xerox:

Pena que veio com defeito no scaner, além do que não existe assistência técnica, ou melhor explicando, existe mas, não tem peças de reposição, dentro da garantia ainda recebe o dinheiro de volta entretanto, fora da garantia vira sucata sem conserto.

2- As outras marcas como HP, Epson etc quase também são excelentes de qualidade de impressão, o grande problema para mim é o custo final, como são baseadas em chips, que não são encontrados no mercado paralelo, não tem como usar um toner do mercado paralelo que é bem mais barato.

3- Problemas podem ocorrer com todas elas e além de pesquisar antes sobre a assistência técnica, também pesquiso sobre o mercado de peças de reposição, modelos como Kyocera ou Xerox não tem anúncios, a não ser da sucata, já no caso de outras marcas, os principais itens consumíveis são encontrados como rolo fusor, cilindros etc, o que influencia minha decisão em comprar a que tem melhor oferta de peças de reposição.

4- O que é melhor para mim não é melhor para os outros, cada um tem a sua necessidade, o seu orçamento e suas particularidades, eu estou me dando muito bem com a Brother e no seu caso específico pode ser que outra marca lhe atenda melhor.

 

Sugiro, como disse, relatar em um tópico o seu caso com a HP, com certeza outros usuários devem ter passado por problemas parecidos ou iguais e terem encontrado soluções simples sem dor de cabeça, pode ser que a HP seja melhor para o seu caso e se chegar a conclusão de que não deu certo, tente a Brother ou a Epson, ambas estão tecnicamente empatadas em termos de custo beneficio, qualidade e assistência técnica, o que vai variar é a sorte na escolha da que vai lhe dar menos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara, eu fiz isso e realmente pro meu perfil de uso, ficam a HP e a Brother mesmo.

 

Sou do RJ. E um dos pontos importantes pra mim é justamente achar suprimentos originais em lojas físicas E na internet. Tem modelos em que é quase uma missão impossível...tu compra a impressora e fica dependendo de compatíveis....acho um absurdo isso. Enfim...a gente se adapta.

 

Meu problema com a HP foi com o fato de não haver aqui no RJ autorizada para jatos de tinta, pelo menos o meu modelo Officejet Pro 8100. É uma ótima impressora, mas tive que levar numa oficina qualquer (indicada pelo fórum HP) e o serviço me deu tanta aporrinhação e prejuízo financeiro, que já larguei de mão aqui....em breve vou comprar uma nova mesmo. Já conto com mais detalhes a minha "aventura" na assistência técnica...é rir pra não chorar.🙄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Com 5090 impressões a folha de teste se mostrou "suja" e sem a cor amarela:

teste.jpg.632e815e98dac4484734304dc8cc266c.jpg

Só para constar, dia 23 de outubro de 2019, ou seja, quase um mês depois de acabar a garantia.

Olhando os torners, deu para ver que o amarelo se esgotou:

brother.jpg.d28c6f62020a25388015e3a892842d80.jpg

Bem como estava vazando, aliás, já tinha notado este vazamento apenas no amarelo desde o começo, acontece que de vez em quando eu ia lá e limpava com aspirador de pó e desta vez demorei uns dois meses sem limpar. Meu palpite é de que basta trocar o torner amarelo e passar o aspirador de pó para que volte a imprimir perfeitamente de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seguindo na prática, removi os suprimentos antes de limpar:

1.jpg.3821ba216eb892c7fe2b0c2415f431a6.jpg

A cinta tinha bastante pó preto espalhado, também tinha pó amarelo nas bordas entretanto, não apareceu na fotografia.

2.jpg.e12b4327e2649af7e78552a8288e3106.jpg

Na lixeira também tinha algum pó.

3.jpg.309ebc3e4ca717c2dbb10b552907ae85.jpg

Na tampa, nestas peças brancas, pó amarelo e preto, respectivamente nos seus lugares, enquanto que os outros estavam limpos.

4.jpg.eeffd30054051965da2541b1196d253e.jpg

O feltro do ventilador já está escuro, resolvi não mexer nele desta vez. Numa próxima eu limpo ele.

5.jpg.e2747cd5339f1f88d1a322165c01a218.jpg

O torner preto, original recarregado com pó de R$ 40,00 o quilo. É visível o vazamento nas extremidades.

6.jpg.1ed5a5ab050add4afdbed14e1d9adc55.jpg

O torner azul perfeito sem vazamento.

7.jpg.38456afaf0e6e63e9ffb73875ac73cc2.jpg

Idem para o vermelho.

8.jpg.4fae99473665ebcd1a3da793c31969c5.jpg

Mas, o amarelo, vazando nas extremidades e seco no centro.

Passei um aspirador de pó em tudo, ficou bem limpinho, também troquei o torner amarelo. Aproveitando abri a unidade fusora e removi as unhas:

9.jpg.83f7b35bcc85b1904e393b29dcd8883d.jpg

Estas coisinhas pretas nas pontas das unhas são parte da película do rolo fusor. Na minha opinião pessoal, estas unhas só servem para estragar o rolo fusor e dar manutenção antes da hora. Como já está fora de garantia, tirei as unhas com a certeza de que não vão riscar e estragar o rolo fusor tão cedo.

10.jpg.b2d9d1d43a19a6566cd934402b1cf679.jpg

Acima o detalhe da unidade fusora já sem as unhas e se olhar com atenção percebesse a trilha no rolo fusor feita pelo contato com as unhas.

Depois de tudo limpo, montado e com o torner amarelo novo fiz uma nova folha de teste:

 

Mostrei apenas o detalhe de perto, 13.jpg.b2f901d21646f7ed7fe84a4a130aa25c.jpg

Acontece que ao olho nú as letras amarelas estão lá, eu as consigo ver, um amarelo bem fraco, quase fantasma mas, na hora de digitalizar a imagem, não aparece nada. Muito curioso, o pó amarelo não é original.

Continuando na observação, após imprimir mais algumas folhas, tudo ficou sujo como antes então, substitui o torner preto e a impressão voltou a ficar perfeita de novo, limpa.

Coloquei o torner antigo na capinha amarela que estava limpa dei uma batidinha de leve e ficou assim:

11.jpg.db5d78a758d8b7ff7386c0477b44c4b2.jpg

É, com certeza era esse excesso de pó que vazava e sujava a folha impressa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olhando no detalhe das unhas:

detalhe.jpg.76fbc54ab89fd051e5741f0e32f69949.jpg

Dá para perceber o desgaste nas pontas das quatro, na minha opinião, comparado com outras unhas que vi antes e que atribui a culpa de danificar o rolo fusor, faço uma estimativa de que daqui a mais 5 mil ou 6K impressões, o rolo fusor rasga, ou seja, não dura mais do que 10 mil ou 11K impressões. Como removi as unhas, imagino que o rolo fusor vai durar bem mais que isto.

 

Continuando nas observações, resolvi abrir o torner amarelo, ainda havia um pouco de pó dentro dele que posso estimar de no máximo umas 5 gramas. O torner aberto ficou assim:

ama1.jpg.a4b58dc578a37cb03d66384aa12b8f63.jpg

A minha curiosidade é em estabelecer os culpados pelo vazamento de pó e imaginei três hipóteses, pelos feltros laterais:

ama2.jpg.bc302a935fa08defb7e58704e77bcb4b.jpg

Pela borracha de vedação da lâmina dosadora (parte de cima):

ama3.jpg.e365ce387a1dda19cf712df9dd3fae42.jpg

Ou pelo plástico que fica abaixo.

Eu não sei qual o sentido em que gira o cilindro de borracha, se é do plástico para a borracha ou da borracha para o plástico então, resolvi untar os feltros com vaselina em pasta, desta forma acredito que consigo vedar algum vazamento que ocorra por ali, já que não quero seguir a orientação de recarga da revista recicla mais, no sentido de arrepiar o feltro antes de remontar, já fiz isto antes e vazou assim mesmo.

Eu imagino que resulte em uma meleira ou até mesmo a vaselina derreta e escorra por causa do calor mas, pode ser que não pois, se fosse muito quente nesta área, o pó iria endurecer no cartucho de torner.

Na hora de montar, recarreguei com uma mistura de pó original bem fininho com pó de reciclador mais empedrado, eu imagino que assim potencializo um possível vazamento. Depois de tudo pronto, sacudi bem e não correu vazamento, só falta agora colocar em uso para ver se vaza na utilização normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A titulo de comparação, a imagem do torner velho da onde removi a tinta empedrada:

1.jpg.39be7337265dafec67f0989d0cf01b5e.jpg

O rolo interno está se dissolvendo, passei uma faca para ficar mais visível:

2.jpg.cecd5668a5726ebd53042cc06bdbb04d.jpg

Nem precisava, só de passar o aspirador ou o dedo, a espuma se desmanchava.

Aproveitando, abri também o torner original preto que estava vazando e untei apenas os feltros com vaselina para ver no que dá.

preto.jpg.fc19a914297a62f83b5fae8f39259ddb.jpg

Se bem que vou ter que esperar acabar ou dar defeito no que já está instalado na impressora para fazer o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Peguei um TN225 da Chinamate, usado e vazio, estava vazando na lateral mais especificamente nesta espuma:

Espuma.jpg.0d3589e0035f3d8ce5db52b6e7db406b.jpg

Aqui é do lado oposto, a que está boa, a do outro lado esfarelou e resolvi partir para alguma solução prática, até que tenho outras espumas que guardei de outros toners usados mas, quero testar alternativas, comecei com um anel de borracha:

borracha3.jpg.50ab2859c1c193353cdb658d463dc66d.jpg

Parece que ele só veda a parte de dentro e não sei se vai vedar a parte de fora ou as laterais, não sei ao certo, procurei um mais grosso:

espumaborracha.jpg.cc39bef3efee4064da3a2e9e4432bb31.jpg

No detalhe acima a espuma boa, o anel pequeno e um maior e mais grosso que cortei um pedaço para emendar ele no buraco:

borracha2.jpg.8f8277077f7c5a8e408b5d68f1c09e53.jpg

Até que parece dar certo, consegui encaixar e visualmente dá a vedação completa:

borracha.jpg.3b4ae33ee3389ad863ec5344a36aee41.jpg

Infelizmente, na hora de encaixar a peça, não deu certo, ela tem uma saliência que vai para dentro e a borracha ocupa este espaço, impedindo a peça de se encaixar completamente, destaque em vermelho:

LY.jpg.44e07648362f34b0f1a3cd0ae033b19f.jpg

Imagino que um algodão, uma corda, um pouco de fita veda rosca ou qualquer outra coisa flexível possa encaixar e ocupar o vão com uma boa vedação, cortei um pedaço de uma bucha de lavar louça e abri um furo com um vazador:

estilite.jpg.3925faf2f953204be6c0be4f94ba5838.jpg

Prece que coincidiu com a medida do eixo, agora só falta ir cortando as laterais até ficar redondo no tamanho desejado. Notei que a densidade da espuma de lavar louça é muito menor do que a densidade da espuma original, uma solução que vejo é usar a parte verde ou então comprimir a parte amarela.

Como eu tinha uma outra espuma aqui, mais densa, daquelas usadas em maletas personalizadas, cortei ela no mesmo esquema da espuma anterior, ficou assim:

espumadensa.jpg.53ec26fcc143ebd9e7ca083114551d55.jpg

Ai empurrei para dentro, forçando mas, antes, umedeci com graxa de silicone, no final deu certo aparentemente, a peça se encaixou e acho que vai dar vedação porém, o resultado desta empreitada vai demorar, tenho que esperar o toner que está na impressora acabar para fazer o teste e ver se funcionou realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Enquanto os torners não acabam, apareceu hoje, 31JAN20 (5373 impressões), um defeito repetitivo, uma mancha em vermelho que pelo padrão de repetição é algo no cilindro, logo depois apareceu o mesmo defeito em outra folha só que na cor azul e a impressora deu aviso de limpar fio corona.

Ao realizar a manobra de limpar o fio corona, aproveitei para limpar com um cotonete um pouco de pó do cilindro preto, quando achei o que parecia ser um pedaço de papel ou tecido fino, no destaque em vermelho:

2.thumb.jpg.faf1fa17016f9da4df6a40ec97dd7c04.jpg

Olhando com atenção e colocando lado o lado com a mancha de impressão:

1.jpg.3e24f116905141a00d735c29fb6a71e6.jpg

Em azul a mancha e ao lado em vermelho o pedaço de sujeira solta.

Imagino que ela ficou passeando dentro da impressora, indo de um cilindro para outro. Se a máquina não tivesse dado o sinal de limpar, provavelmente o fragmento teria ido para a lixeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membro VIP

24 de novembro de 2020. 6849 páginas impressas, as folhas estão saindo sujas, meio que borradas, tipo pó preto espalhado. Constatei que os toners preto e amarelo estão vazando o pó nas pontas, no mesmo lugar onde vazou antes. Fiz a substituição e limpei a impressora com aspirador de pó e um pano de microfibra úmido com veja, ficou com aspecto de nova, antes estava com manchas de dedos. As folhas continuaram a sair sujas mas, bem menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

29 de novembro 6930 páginas impressas, as páginas voltaram a ficar sujas de novo:

teste.jpg.248a55ef978557305132541908a56b24.jpg

Acima um exemplo de como fica, na realidade, a olho nu é bem mais feio, a imagem da página de teste feita pelo scanner fica mais clara mas, dá para se ter uma ideia pelo que estou passando, aproveitando, abaixo o detalhe da peça que mostra visivelmente o vazamento de pó preto:

vaza.jpg.e9cb5dfd4270a70c2a57dbe3c1f3e610.jpg

E também o detalhe da parte de baixo do belt ou cinta:

belt.jpg.a01dc9ede4b250984af368f6e19aba88.jpg

A parte preta é a parte que a lixeira limpou e no restante, o pó fica bem visível, isso confirma que a lixeira está fazendo o seu trabalho e limpando bem, a divisão entre limpo e sujo coincide exatamente com o rolo de espuma da lixeira.

Além da lixeira, eu tentei por a culpa nos acionamentos de recontagem dos torner, usando a combinação de teclas, sem usar a engrenagem reset, imaginava que seria uma opção secreta da impressora para sujar o papel e forçar o proprietário a comprar um toner novo.

Também imaginei que o filtro do ventilador estaria impregnado e em razão disto, a sujeira ia para o papel, acontece que eu fiz um teste muito simples, eu tenho três kits do torner completos, todos recarregados, um kit com os iniciais, um kit com originais e outro com paralelos, para cada kit eu fiz um teste da folha de impressão e a cada troca eu limpava o interior da impressora, constatei que as três impressões saíram igualmente sujas e que também o interior da impressora ficava sujo de preto e também um pouco sujo de amarelo.

Eu não sei que sina é esta, os torners iniciais preto e amarelo também apresentaram vazamento de pó.

Então eu peguei um toner preto vazio e limpo, sem o rolo de espuma que vai dentro, quando eu falo limpo, é limpo mesmo, eu desmontei e lavei ele, não sobrou qualquer resquício de pó preto, repeti o mesmo teste dos kits de toners, usando este torner no lugar do dos 3 torners pretos que estavam vazando, todas as folhas saíram limpas e só foi impressa a parte colorida, a parte preta não saiu nada, apesar dos três torners amarelos estarem vazando pó, na impressão não aparece, o pó amarelo vazado só é visível nas partes internas da impressora.

Pronto, já tenho meu diagnóstico, o pó preto que estou utilizando é universal Brother, de R$ 40,00 o quilo, o certo seria usar o pó próprio para para a linha da MFC9330CDW, que custa em torno de R$ 300,00.

Correção, o certo mesmo seria utilizar torners originais, acontece que cada um custa R$ 500,00 e eu não tenho condições financeiras para bancar isto.

Hora de parar e pensar nas alternativas possíveis e ver o que o mercado está oferecendo:

-Talvez comprar uma impressora nova e vender esta, parece ser uma má opção, pelo que observei, o mercado está estagnado em termos de multifuncional, não vejo lançamentos novos a anos e as outras marcas se baseiam em tecnologia de chip para controlar a quantidade de impressões, para algumas tem opção de reset e para outras não, além do que, dando uma olhada nas impressoras anunciadas com defeito, achei muitas Samsung, HP e Xerox, em contrapartida poucas multifuncionais Brother, resultado semelhante para anúncios de usadas e funcionando.

Esta 9330 tem dois pontos negativos, não aguenta grande quantidade de impressões, nunca vi uma com mais de 50k e segundo, recarga problemática, com vazamentos e qualidade de pó, é um mal negócio para quem aluga e um bom negócio para quem imprime pouco, que é o meu caso.

Fora isto, em todos os outros pontos ela ganha.

Sobre o aspecto de algum novo lançamento, não espero por isto, me parece que os engenheiros estão dedicados ao mercado das impressoras 3D, que é a bola da vez.

-Para manter esta impressora tenho que investir na compra de suprimentos, além de torners, algumas peças de reposição como cilindro e rolo fusor que fatalmente irão apresentar defeito com o decorrer do tempo.

Levando tudo isto em conta, decidi por pesquisar e ver o que o mercado oferece:

Se eu optar por fazer recarga, parece que não compensa comprar quilos de pó a R$ 300,00, um para cada cor, apesar de render umas vinte recargas, tem alguns poréms, eu levaria de quatro a dez anos para consumir isto tudo e neste intervalo, o estoque de pó vai se deteriorar de alguma forma, até os dois primeiros anos seria tudo bem e a partir dai seria um risco.

Comprar apenas as doses menores seria o mais ideal, desde que seja o pó próprio para esta linha mas, acontece que soma a isto o risco de deterioração dos cartuchos TN221 e TN225 que já possuo, com o fato de que comprar um cartucho novo do paralelo a partir de de R$ 47,00 a unidade ou o KIT de quatro por R$ 150,00 é mais barato do que comprar a dose de recarga de R$ 50,00 a R$ 60,00 cada.

No outro extremo está a compra de cartuchos originais novos na média R$ 500,00 cada ou então a partir de R$ 120,00 cada em alguma liquidação de estoque antigo, veja bem, a possibilidade de vazamento ocorre tanto nos cartuchos originais como nos paralelos e este item, o vazamento de pó, eu posso corrigir quando ele ocorre nas partes com espumas, molhando elas com graxa de silicone, isto funciona garantido por pelo menos um ano e após isto o silicone seca ou endurece e assim o pó começa a vazar. Este silicone marca apenas as beiradas da cinta e do rolo do torner, não prejudica em nada a impressora.

Agora se o pó vazar pela lâmina dosadora, como está ocorrendo atualmente comigo, eu não tenho solução.

No meio de tudo isto, está o que parece ser a opção mais econômica, comprar cartuchos do paralelo.

Ponderando todas as deliberações ou divagações, resolvi dar um banho de loja na seguinte forma:

- um cartucho preto original no preço de BlackFriday R$ 120,00. Eu preciso ter pelo menos um original como referência para diagnosticar futuros defeitos.

- um cartucho do paralelo por R$ 47,00.

- um rolo fusor de reserva por R$ 60,00. Eu preciso ter um caso ocorra defeito, o preço normal dele está em R$ 180,00.

Não achei necessário ter a lâmpada, o conjunto de buchas e a engrenagem do rolo fusor porque já tenho experiência em lidar com eles sem causar danos, seria bem mais prático ter uma unidade fusora completa mas, o preço dela ainda é muito alto.

Estou levando em conta que na minha experiência pessoal, em outras impressoras o rolo fusor deu defeito por volta de dez mil impressões e do meu ponto de vista particular, o defeito foi provocado pelas unhas do fusor, lembrando ainda que nesta impressora do post, usei por um ano com as unhas e só as removi quando acabou a garantia, o que deve ter reduzido bastante a vida útil do rolo fusor, se voltar lá atrás vai ver nas fotos as marcas das unhas. No caso do rolo pressor como nunca tive problemas, não acho necessário ter um de reserva.

Também imaginei ter o kit DRUM porque antes praticamente não existia no mercado entretanto, atualmente existem muitas ofertas, achei novos por preços astronômicos e também compatíveis a partir de R$ 70,00. Fiquei interessado numa oferta de um kit de quatro unidades originais novas por R$ 250,00 com o único inconveniente de não estarem na embalagem original.

No final resolvi permanecer com apenas um único cilindro de reserva que já comprei anteriormente porque achei fácil fazer a troca em caso de dano.

Ainda procuro por oportunidades em anúncios de impressoras compatíveis com defeito para aproveitamento de peças, o problema é que é muito difícil aparecer e quando aparece, conseguem vender pelo preço de uma nova, pelo jeito eu não sou o único interessado.

Uma última observação para fechar os dois anos de uso da impressora, caso eu tivesse comprado apenas insumos originais, teria gastado neste período algo em trono de 6 a 8 mil reais, na prática eu gastei uns 300 e vou gastar mais uns 200.

Mais uma vez o grito de:

Viva a Brother!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP

No dia 30 de março de 2021 a impressora está com vazamento nos toners amarelos:

AM0.jpg.21824aa0be712871b83ccb82da72f8d7.jpg

Na realidade nos três cartuchos:

AM1.jpg.ea964162022f9d40dcd9982aa0797626.jpg

No inicial, no original e no do paralelo.

AM2.jpg.ba9271ff63418d2643084a7f4d5770ea.jpg

Chega a manchar o cilindro.

AM3.jpg.c105ecb41c676d020bd6cdf07b57beb2.jpg

E forma um camada grossa em volta da lâmina dosadora. Eu tenho certeza de que o problema é o pó, trata-se de uma mistura de pó original Brother com pós de cartuchos paralelos que usei para recarregar.

A única solução é descartar os cartuchos e comprar outros.

Fiz um teste de impressão e notei que a cor azul está falhando:

A1.jpg.7de8de8304166d333cb582e117c34c77.jpg

Pela minha experiência, sei que o pó está acabando, bastou sacudir um pouco para a impressão ficar normal:

A2.jpg.6bb4c1b08d9fbd8750f3dd0a7f8dc35b.jpg

Com o detalhe de que o pó amarelo só aparece nas fotografias e não aparece nas imagens digitalizadas, muito curioso.

O que me preocupou é o aparecimento de uma falha recorrente:

F1.jpg.15dbbc7906440bb3db666114f75de3bb.jpg

Acima digitalizado e abaixo fotografado:

F2.jpg.8f3798a76de73d5783051962cff3df79.jpg

Ao olho nu posso observar a formação de um relevo no papel, exatamente onde ocorrem as falhas e como já passei por isto antes, (vide post da falha de impressão na 9330) tudo leva a crer que seja o rolo fusor que está se deteriorando com apenas 7570 impressões ou dois anos e seis meses de uso ou seis anos e meio desde que foi fabricada.

Eu estou tranquilo e confortável pois, quando as marcas ficarem feias eu já tenho pronto e separado um rolo fusor novo e também já sei como fazer a troca sem problemas ou surpresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP

No dia 05Jul21 com 8237 impressões, fiz a troca do rolo fusor que durou quase três anos:

cilindro.jpg.be0a0ac72ff1bcae01f1955bab20502c.jpg

Acima a folha de teste com as marcas de impressão e o cilindro com defeito, abaixo o detalhe mais de perto:

Cilindro2.jpg.6c82815c55dad3585ed769d880ea4063.jpg

cilindro3.jpg.1de332a3ba1d17dbbeddfd36d3613f8d.jpg

A troca foi tranquila porque já tinha feito antes e tive os mesmos problemas de folha amassada após alguns dias de uso, exatamente como aconteceu nas outras trocas, realmente algo curioso e que não consegui descobrir a causa exata, apenas sei que acontece depois da troca do fusor novo, desconfio que seja algo relativo a temperatura, pode ser que a máquina tenha um programa interno e continue a usar a temperatura indicada para o rolo original, quem sabe eu deveria ter feito a mudança no contador e assim a máquina fica sabendo que o fusor é novo e trabalhe com uma temperatura diferente? Vai saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Hoje, 06Set21 conta com 8755 impressões e o usuário não suporta mais a situação de mandar imprimir frente e verso automático e a impressora esmagar a folha na área da tampa traseira, em forma de sanfona, igual a um leque, obrigando o usuário a abrir a tampa traseira, remover a folha e fechar a tampa. Observando de perto, deu para notar que a parte da frente é impressa normalmente e quando a folha faz a volta para imprimir no verso, fica esmagada sem imprimir no verso. O torner amarelo acabou, coloquei o reserva e imprimi uma folha de teste:

1.jpg.cf74ccbdda333cf1f7d83e8e09c598a8.jpg

Aparentemente está tudo perfeito porém, olhando de perto com uma lente de aumento, achei algumas manchas repetitivas e um traço de cima a abaixo na vertical:

2.jpg.2684d447677d1067488494756602742c.jpg

Destacado entre as linhas de caneta vermelha, que persiste mesmo limpando todos os fios corona. Conforme a incidência da luz, este traço fica preto ou vermelho.

3.jpg.8e7d69fd4b4f2fe48733044f42d5d1d6.jpg

As manchas repetitivas ou não são de cores azul, vermelha e amarela, provavelmente decorrente de algumas marcas nos cilindros, as não repetitivas eu arrisco a dizer que são causadas por alguma forma de pó que incrustou em alguma parte e vai se soltando durante o processo de impressão:

4.jpg.949fe4cfb0065268ab185982939ba10a.jpg

Além do detalhe de pequenas falhas na cor azul:

5.jpg.f5f31fec5c4640db909184b7a7987c56.jpg

Que pela minha vivência, é sinal de que o pó azul está acabando. E como último detalhe, a impressora tem marcas de pó vermelho em várias partes, decorrentes de vazamento no toner vermelho, também observei que a folha sai um pouco suja de vermelho em toda a sua extensão mas, o pó não está fixado na folha, ele sai quando sacode ou ao passar de um pano o que indica ter caído na folha depois da fusão. O verso da folha sai totalmente limpo sem mancha alguma.

O papel da folha impressa também não tem uma única marca sequer que indique ter enganchado ou arranhado, nenhuma ondulação ou envergamento, simplesmente perfeita igual estava nova no pacote.

Como a multifuncional já tem três anos de uso, decidi que vou reestudar a fundo o manual de serviços na procura por identificar as causas dos problemas citados acima e depois fazer uma revisão, desmontando, observando e limpando as partes internas e seus eventuais desgastes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

28Out21 contando com 9157 impressões o defeito de "sanfonar" a folha ao imprimir frente e verso sumiu, exatamente com aconteceu antes com a impressora de mesma marca e modelo. Ainda com sinais claros de vazamento dos tornes vermelho e amarelo e com pouco pó nos tornes preto, azul e vermelho, com a lixeira já bem pesada e com algumas marcas repetidas dos cilindros, abri a mão e gastei R$ 150,00 num kit de quatro tornes no mercado livre. Tirei os quatro que estavam na impressora e juntei num pacote com todos os tornes que tinha de reserva e estavam de alguma forma vazios ou vazando pó, separei e vou dar alguma destinação.

Dei uma passada de aspirador de pó geral na impressora sendo que o interior dos drums vermelho, amarelo e preto estavam com muito pó na parte interna que só devem sair desmontando, após instalados os tornes novos, do paralelo, apenas a engrenagem reset do azul não acionou a zeragem de cartucho novo e na dúvida zerei todos pelo painel de controle, logo que imprimi a página de teste notei marcas repetitivas que pela distância entre elas indicavam ser algo no rolo externo do torner preto, abaixo a imagem da página de teste cortada em três partes:

MR.thumb.jpg.98c00d55b579fe4f04d7a364538f3926.jpg

A olho nu as marcas são muito mais sobre-saentes, é que a luz da digitalização acaba apagando os incômodos detalhes, mesmo assim, pude notar no rolo do torner a imagem idêntica da mancha que aparece bem no meio da imagem acima onde tem a escala de 0 a 100%, passei um pano pelo rolo na tentativa de limpar, pensando se tratar de alguma sujeira ou contaminação mas, para minha surpresa senti os calombos de muitas ondulações ao longo do rolo. Taí um defeito que não tinha observado antes.

Para mim foi um claro sinal de dano na superfície do rolo, só para desencargo coloquei de volta o torner anterior e imprimi uma página de teste onde sumiram todas as marcas. Nem pensei duas vezes, em seguida desmontei os torners pretos, o anterior e o atual com defeito, limpei o rolo do anterior com água e sabão, sequei bem e coloquei ele no torner atual, desta forma a impressão ficou maravilhosamente bem e quase perfeita a não ser por pequenas marcas de repetição que pela distância entre uma e outra são claramente dos cilindros do drum:

Mcilin.thumb.jpg.6747265fc108068c93b09923efacd230.jpg

As "P" são de cor preta, as "V" de cor vermelha, as "AZ" de cor azul e "AM" de cor amarela, bastou alinhar as escalas de 1 a 8 com o respectivo drum e ficaram visíveis as marcas dos pontinhos na superfície dos cilindros, limpei um a um com um pano seco bem de leve em suaves passadas, até as manchas desaparecerem, sem fazer riscos na superfície.

Fiz uma nova impressão da página de marcas no cilindro e as mesmas manchas reapareceram nos mesmos lugares, um pouco mais fracas.

Como o usuário ficou satisfeito com o resultado e eu não tinha mais tempo para alcançar a perfeição, a manutenção de hoje foi encerrada.

Em resumo; falta saber se ainda é possível limpar os Drums ou se devem ser trocados.

A lixeira por estar bem pesada, logo vai acionar o aviso de troca.

Na parte de estudar o manual, não encontrei nada com relação direta ao sanfonamento da folha entretanto, não satisfeito, li vários outros manuais de impressoras com a função duplex e neles achei uma possibilidade que pode explicar o porque da folha enroscar e sanfonar; pode ser algo relacionado aos roletes por onde a folha de papel percorre seu caminho, segundo consta, os roletes já vem lubrificados de fábrica para durarem a vida útil da máquina e eventualmente pode ser algo nesta lubrificação.

Outra hipótese mais plausível é que os roletes virando sempre na mesma direção causam um desgaste específico no eixo e quando passam a rolar na direção oposta, no momento em que a folha volta para imprimir no verso, a pressão no rolete fica desigual, justamente pelo desgaste no eixo e é ai que prende a folha, causando o sanfonamento.

Combinando estas duas hipóteses de desgaste e de lubrificação, dá até para acreditar que seja a explicação para as folhas emperrarem por um certo período de tempo após a troca do rolo fusor e depois desemperrarem milagrosamente.

Mas o como um fusor novo causa esta mudança? Porque o frente e verso sanfona exatamente após a troca do fusor? Tentar achar a resposta é uma grande viagem na maionese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Dia 20Dez21 com 9477 folhas impressas, por algum motivo o usuário foi rude ao retirar o DRUM preto e colocar de volta, a partir dai ficou com um barulho esquisito.

Assim eu cheguei, vi que a tampa não estava fechada completamente, estava levemente entreaberta e que folha impressa estava com a cor preta falhando e todas as outras cores perfeitas, o usuário mandou imprimir e fez um barulho de estalos muito parecido com a engrenagem quebrada do rolo fusor, num ritmo mais rápido mas, só pelo barulho eu consegui imaginar/identificar em minha mente que um dos quatro cilindros dos toners não estava girando.

Abrindo a multifuncional e olhando o cilindro preto, havia nele um acumulo de pó em diversas cores numa espécie de degradê e olhando dentro deu para ver uma peça solta com uma de suas garras empenada, em direção ao centro.

Só depois que limpei o cilindro e desempenei a peça é que me lembrei de tirar as fotos:

1.thumb.jpg.64dad8d049e9b38c9c2ae4d7009a0b00.jpg

Acima, no destaque em vermelho o local onde a peça se soltou e abaixo ela com o destaque em vermelho para a parte que estava empenada ou amassada:

2.jpg.7b52a1802efdcae7e1e40d81fef2c2cd.jpg

E mais abaixo o detalhe do outro lado da peça, onde ela se encaixa com o cilindro:

3.jpg.1d192d54a19071c043907062303527b2.jpg

Tomei bastante cuidado para desempenar o plástico pois temia que ele se quebrasse.

Depois de desempenar e encaixar tudo no exato lugar, voltou a imprimir com perfeição, sem nenhum barulho adicional, inclusive na função frente e verso.

Em resumo eu acredito que ao tirar e recolocar o DRUM preto, de alguma forma a pecinha plástica se soltou e ficou impedindo o DRUM de se encaixar perfeitamente no sulco e desta forma, a tampa não se fechava por completo.

Quanto ao barulho, acredito que a engrenagem girava mas, como não tinha a peça na posição em que deveria estar, ficava estalando conforme girava e como o cilindro do DRUM não era acionado para girar, ou seja, ficava parado sem girar, a esteira suja de pó continuava a girar e o pó carregado por ela ia sendo acumulado no cilindro, dai o efeito degradê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membro VIP

Lá pelo mês de março de 2022 ela começou a dar a mensagem de "recoloque papel na bandeja", impedindo de prosseguir na impressão até que a folha de papel que fica presa na parte de cima da bandeja seja reposicionada para a parte de baixo:

520483128_recoloquepapel.jpg.3e12b669384195ff7e62f05f83e20a9c.jpg

A folha fica retida exatamente como na foto acima, bem em cima do rolete. No começo era de forma eventual mas, agora está de forma permanente, obrigando o usuário a reposicionar o papel a cada folha impressa, mesmo que seja um documento com mais de uma folha.

Já tentei algumas soluções propostas na internet, como limpar os roletes e sensores, até usei outras marcas de papel de pior qualidade e a mensagem de erro persistiu.

Eu insisto em não tentar atualizar a firmware, não até que consiga um nobreak funcional, que consiga manter a alimentação de energia pelo intervalo de tempo necessário.

Por enquanto segue sem solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membro VIP

Em 20Jul23 o usuário teve problemas com folhas enroscando na parte traseira:

1.jpg.d4d2e8d600fccd760dbb201042c8dc3f.jpg

 E pelo que pude observar uma das travas estava no ajuste diferente da outra:

2.jpg.caa5117a602de72835d9c3c582ca2d84.jpg

A do lado direito estava mais baixa que a do lado esquerdo, destaques em vermelho, este deve ter sido o motivo combinado com a umidade do ar, provavelmente enroscou outra folha primeiro e quando o usuário a removeu acabou mudando o seletor de posição, 11594 folhas impressas.

Também notei que por fora estava suja com marcas de uso de dedos com uma gordura em volta, passei um pano úmido e a gordura se espalhou.

Depois usei uma gota de detergente e limpou bem.

Numa passada geral pela impressora apenas a lixeira pareceu estar bem pesada, o que indica que logo vai acionar o aviso de troca.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membro VIP

15Jan24 contando com 11.792 impressões, mantendo o aviso de recoloque papel na bandeja agora de forma eventual, fiz a troca do toner preto que estava ficando fraco, quase falhando e a impressora está imprimindo maravilhosamente bem. Usei um toner paralelo da marca RHB que comprei por um preço abaixo do valor de mercado, já que a data de validade dele é Jan/21, veio em caixa e envelope plástico lacrado com cheirinho de novo. O toner que ficou fraco eu recarreguei sem limpar com um restinho de pó preto da Brother, aquele que comprei em 2016, depois vou ver se vai dar a contaminação e/ou vazamento. Dois dos quatro cilindros apresentam arranhões na superfície, tipo um desgaste, porém sem se manifestar qualquer problema na impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!