Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rede com queda ou limitada


Posts recomendados

Bom dia,

 

Então vamos direto ao problema.

A mais ou menos um ano sou suporte em uma pequena empresa com mais ou menos 50 computadores.

o antigo rapaz que trabalhava ficou 1 mês e foi embora e nesse tempo não me ensinou nada, como eu entendo um pouco fui me virando.

 

Principal problema tivemos um pico de luz e a rede está maluca, conecta as vezes, conexão limitada, sem acesso a internet.

Temos um servidor ubuntu que faz a distribuição de DHCP, temos switchs e roteadores na rede, cabeamento algumas partes é com cabo de CFTV.

 

estou um pouco perdido e preciso fazer um diagnostico pra solução porém não sei como já que me chamam a todo momento por ser o único suporte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Allan Fellipe disse:

Bom dia,

 

Então vamos direto ao problema.

A mais ou menos um ano sou suporte em uma pequena empresa com mais ou menos 50 computadores.

o antigo rapaz que trabalhava ficou 1 mês e foi embora e nesse tempo não me ensinou nada, como eu entendo um pouco fui me virando.

 

Principal problema tivemos um pico de luz e a rede está maluca, conecta as vezes, conexão limitada, sem acesso a internet.

Temos um servidor ubuntu que faz a distribuição de DHCP, temos switchs e roteadores na rede, cabeamento algumas partes é com cabo de CFTV.

 

estou um pouco perdido e preciso fazer um diagnostico pra solução porém não sei como já que me chamam a todo momento por ser o único suporte.

 

 

bom dia.. rapaz, acho q a primeira coisa q você tem q fazer, é bolar um plano de trabalho, e se reunir com sua chefia e mostrar a bagunça q está a infraestrutura... o plano de trabalho deverá conter um diagnostico, o que será feito, prazos, custos, etc. 

 

eu começaria trocando os cabos cftv por cabos apropriados de rede, se puder, invista nos cabos de marcas conceituadas cat6, ou no minimo, cat5e. Não economize nos conectores tb. Se você não tem ferramentas, compre-as , da melhor qualidade, não se esqueça dos equipamentos de testes tb 

 

eu tb peguei uma rede toda bagunçada, espalhada em 2 prédios e 6 andares, onde nada estava ligado ao nada, hj tenho 3 servidores, tudo interligado, rodando rápido, estavel e com toda a segurança possivel. levou tempo, pois tive q sanar problemas de toda ordem, como elétrica, de segurança, de backups, alem da velocidade ruim.. hoje a minha rede trafega em 1gigabit, antes male male era 10mbits, e os chamados são raros (são mais de sistemas, que eu tb desenvolvi) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Allan Fellipe disse:

@Arnaldo Doi Então ai está meu maior problema, dizemos que essa pequena empresa é um órgão publico onde não há recursos disponíveis para investimento já.

 

aí é complicado.. nesse caso o maximo q dá para fazer é melhorar cabeamentos, alocar nobreaks (se existirem) em pontos estratégicos, fazer testes e ir melhorando os segmentos de rede...

 

Mas o fato de ser orgao publico não livraria você de fazer um plano de reestruturação, isso inclusive é importante para o gestor do orgao, e a medida q os recursos vão pingando, mesmo que escassos, você vai investindo nas partes mais urgentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arnaldo Doi bacana, hoje no caso tenho um servidor que distribui o ip pra cada maquina, tenho roteadores, wifi e switchs na rede.. e tenho quedas constantes de 1 semana pra cá após uma queda de rede.

 

tem maquina pegando ip 192 do roteador as vezes, ai um ipconfig /renew faz ela voltar coma internet.. teria como um roteador na rede distribuir ip e derrubar a rede ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Allan Fellipe disse:

@Arnaldo Doi bacana, hoje no caso tenho um servidor que distribui o ip pra cada maquina, tenho roteadores, wifi e switchs na rede.. e tenho quedas constantes de 1 semana pra cá após uma queda de rede.

 

tem maquina pegando ip 192 do roteador as vezes, ai um ipconfig /renew faz ela voltar coma internet.. teria como um roteador na rede distribuir ip e derrubar a rede ?

 de repente é este o roteador problemático q esteja desestabilizando sua rede, talvez ele esteja resetando e reativando o dhcp. experimente desligar ou trocar, para ver se a confusão persiste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!