Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ssd na case 3.0 ou hd no sata interno, qual o mais rápido?


Posts recomendados

@Danillo Barreto Fala meu amigo. 
É que sua pergunta ficou diferente do "título". 
* SSD OU HD no usb 3.0. Qual mais rápido? SSD. 
 

* SSD + USB x HD +Sata 3. Acredito que o Sata 3 ganhe por conta da velocidade do barramento (e não da unidade de armazenamento)

Aí a pergunta. você vai usar 2 unidades de armazenamento para 2 sistemas operacionais, certo? E por isso uma delas ficará fora, correto? 
** Não dá para substituir o drive de CD por um slot SATA para o HD ?
** Seu notebook tem entrada m.2? Se sim, dá para colocar o SSD lá. 
Nessas 2 opções que citei, você aproveita da velocidade do SATA. 

 

Utilizar um S.O. em uma unidade USB funciona, porém não é aconselhado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danillo Barreto Definitivamente SSD é melhor, mas não faz sentido conectá-lo via USB, pois a velocidade é muito, mas muito limitada. Parece live CD de linux.

Só complementar o que o @Alex Temnyk disse:

18 minutos atrás, Alex Temnyk disse:

Não dá para substituir o drive de CD por um slot SATA para o HD ?

Esses drives chamam-se Caddy. Dá pra achar em todo lugar, por um preço bom. Mas tem que ver qual o modelo do notebook, porque pode não encaixar.

21 minutos atrás, Alex Temnyk disse:

Seu notebook tem entrada m.2? Se sim, dá para colocar o SSD lá.

O SSD que encaixa nessa entrada é outro, logo não tem como encaixar um SSD ou HDD SATA lá. Porém as velocidades são muito, mas MUITO maiores.

Ambos conselhos são massivamente mais rápidos que "usar um adaptador USB", mas se continuar com essa ideia, ter MESMO que fazer assim, eu recomendaria instalar o SSD internamente e particionar para instalar ambos os sistemas nele, e dá pra usar o HD externo como armazenamento, colocar fotos, vídeos, programas, jogos.

Espero ter ajudado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2020 às 16:36, Alex Temnyk disse:

 

* SSD + USB x HD +Sata 3. Acredito que o Sata 3 ganhe por conta da velocidade do barramento (e não da unidade de armazenamento).

 

Olha, eu ja testei aqui um SSD conectado na USB 3.0 através de um case externo. A velocidade do SSD na USB 3.0 é muitoooooo mais rápido do que um HDD numa porta SATA3...

 

A porta SATA 3 tem um limite de 6Gb/s

A porta USB 3.0 tem um limite de 5Gb/s

A velocidade de leitura e gravação de um HDD de notebook desses de 2.5 polegadas, mesmo ligado numa porta sata3 não passa de 70-80 Mb/s(limite do HDD). Ja o SSD numa porta USB 3.0 através de um case externo chega facilmente aos 460Mb/s.

(Obs: na USB 2.0 esse SSD fica limitado a 20-30 Mb/s, muito ruim)

 

Eu tenho um iMac e utilizei por varios meses um SSD num case externo ligado na porta USB 3.0 e rodava o Windows 10 nele muitíssimo bem. Depois de alguns meses tomei coragem e abri o iMac para trocar o HDD pelo SSD. A velocidade desse SSD aumentou de 460Mb/s para 510Mb/s sendo visualizada apenas em benchmarks, no uso do dia a dia é imperceptível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Theodoro19  Eu estava querendo colocar pela candy original do meu notebook, eu até encomendei da China um adaptador feito pra ele mas parece q n chegou, logo uma opção "rápida" seria colocar uma case 3.0 que eu posso comprar perto de onde eu moro, eu vou deixar o linux no ssd e o windows no hd( isso porque o hd tem mais espaço e é por ele q eu jogo). o hd tem 1tb e o ssd 240gb

adicionado 4 minutos depois

@gutopereira eu notei q realmente n fica lento, e até q quebra um galho até chegar o adaptador da minha candy, n queria trocar a candy por questões de estética haha

 

adicionado 8 minutos depois

@Alex Temnyk infelizmente ele n tem entrada m.2, mas o ssd n está perceptivelmente lento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2020 às 13:36, Alex Temnyk disse:

@Danillo Barreto Nesse caso, vá fundo. Só se certifique que de fato seja uma case 3.0, e não só um USB pintado de azul. 

Exato...

Eu comprei uma case da marca Orico que utiliza o protocolo UASP que o deixa um pouco mais rápido do que uma case 3.0 comum, e o windows 10 funcionava com o TRIM ativado(li em algum lugar que isso era possivel justamente por causa do protocolo UASP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Dando um UP na discussão.

EU fui colocar um SSD SATA 3 no meu notebook que nem é tão velho assim. Procurei informações da placa-mãe dele em relação a porta SATA e não encontrei  nada.

Quando fui testar as taxas de leitura e escrita, ele só tinha performance de SATA 2. Ele vem com um mini cabo flat pra se conectar em uma porta lá, não sei se tem diferença entre cabos pra definir se a conexão vai ser SATA 2 ou SATA 3.

No caso pra mim, em termos de eficiência, era colocar um SSD SATA 3 em um casa para usb 3.0 que meu notebook tinha entrada. Mesmo o USB 3.0 ter menos desempenho que SATA 3, ele tem um desempenho maior que um SSD SATA 3 em uma porta SATA 2 da placa-mãe.

Como foi dito ai:

SSD SATA 3 EM CASE USB 3.0 É MELHOR QUE SSD SATA 3 EM PORTA SATA 2 DA placa-mãe.

Se alguém conseguir verificar se minha placa-mãe suporta SATA 3 e me avisar, eu agradeço.

Samsung E 22 Laptop Intel® Pentium® N3540 ( modelo np370e4j-bw2br)

placa-mãe:

Chipset Model: Bay Trail Host Bridge

Southbridge Moder: Bay Trail LPC Bridge

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!