Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ampliação de rede - Modem para dois roteadores


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente me mudei de casa, que está no mesmo terreno da outra que eu vivia. Atualmente estou usando o meu roteador como repetidor de sinal do outro aparelho da antiga casa (onde minha família está), porém oscila demais e frequentemente fica fraca. Não sei como funciona a politica de cada provedora de internet, mas tentei contatar a minha e não me orientaram sobre nada e não pude encontrar nada a respeito na internet.

Com uma trena medi a distancia aceitável com uma folga entre uma casa e outra para passar o cabo de rede (média de quarenta metros). O aparelho da provedora, que tem duas entradas LAN, está conectado no roteador (TP-LINK, modelo TL-WR840N) da minha mãe através da entrada azul WAN. Queria puxar outro cabo para o meu roteador (INTERBRAS, modelo WR 3000N). 

Meu plano é de 150 mega via fibra. Quero poder usar o computador em minha casa. É possível compartilhar a internet para a outra casa ou o jeito é contratar outro plano separado?

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Aisling disse:

@GuilhermefOliveira Olá Guilherme, sabe como posso verificar? Não faço ideia!

 

Se tu ir la na casa da mae, a segunda lan vazia, do aparelho da provedora, se ligar um cabo a um pc, ele dá internet ? Se der internet é so puxar o cabo que tu calculou ser de 40 menos, e na sua casa, por o aparelho que tu quer  WR 3000N Pronto fim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aisling disse:

Meu plano é de 150 mega via fibra

So é estranho tu dizer que o plano é de 150 megas porque o TL-WR840N aceita no maximo internet 100 megas

O INTERBRAS, modelo WR 3000N tambem é de 100 megas maximo.

Ou seja mesmo que as duas casas usem a velocidade maxima 100 megas. para cada rumo, ainda ficara sobrando 50 megas de banda na ONU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermefOliveira Isso, exato.

 

É deste modem conectado pela WAN que o Wi-fi está configurado. O modem da minha casa está sendo usado só como repetidor.

adicionado 2 minutos depois

@Tio Chang Esse tipo de coisa já tentei. Conectando o computador automaticamente faz cair a internet do roteador.

 

Não há nada de estranho, foi uma promoção que viabilizou os 150 pelo preço de 100. Estou ciente que não alcança os 150 contratados, mas me adiantei para futuramente trocar os roteadores e não pagar mais caro pelo serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Aisling disse:

Não há nada de estranho,

Estranho no sentido da instalaçaõ. Vejamos os fatos, se a lan 2 da ONU nao funciona, automaticamente ja sabemos que é o  TL-WR840N  que faz o pppoe.

 

entao é a partir do  TL-WR840N  que tem que mandar o cabo pra sua casa, 

adicionado 2 minutos depois

Qualquer onu aceita ate 999 megas de internet, se eles te deram 150 megas, nada mais justo fazer o pppoe na ONU, ai mesmo que tu usase as duas lans em /100 o que iria acontecer. Quando as duas casas usasem a velocidade maxima da internet, com uma divisão de banda simples, as duas casas atingiriam os 75 megas.

adicionado 3 minutos depois

era so isso a estranheza entendeu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang Eu ainda acho que a ONU dele deve ser uma huawei com DHCP.
A empresa de Internet ao meu ver nao iria vender uma internet de 150 megas e autentica-la em um roteador /100.
Isso e Fato!
(se estiver DHCP na ONU)
Eu colocaria ela pra DHCP Acima do IP 30
E colocaria os dois modens Funcionando na Rede Lan com DHCP Desativado e Deixar apenas a ONU DHCP
Caso seja seu Modem DHCP o que acho difícil .
Coloca o Primeiro Roteador na Porta WAN com DHCP ativado e o segundo na Porta LAN com DHCP desativado.
Configura o WIFI e tera uma boa internet e WIFI dessa Forma Lembrando que nunca Navegara na Velocidade de 150 megas Devido a Limitaçao do seu Roteador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermefOliveira disse:

A empresa de Internet ao meu ver nao iria vender uma internet de 150 megas e autentica-la em um roteador /100.
Isso e Fato!

Então é bem estranho isso ai, Torço para que o pppoe esteja nela.

@Aisling se for da pra fazer coisas incrivel, Exemplo, Tu contrata 200 megas, e usando esses mesmo aparelhos que tu ja tem, ter 100 megas constantes na casa 1 e 100 megas constantes na casa 2 por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aisling Amanha tu pega o nome certinho da ONU que tu chama de modem da operadora.

 

Da lan desse aparelho tente conectar seu intelbras esse sem duvida vai ser o melhor modo para as duas casas.

Como eu disse, no futuro tu vai aumentando banda, ate 200 é garantia que as duas casas teram 100 megas tranquilo constante, ai la no futuro quando tu contratar 500 megas, tu resolve se vai trocar somente o aparelho da sua casa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermefOliveira @Tio Chang Tranquilo.

 

Agora já sei o que era a ONU que tantam falavam haha.

 

Mais tardar amanhã a noite vou postar certinho tudo a respeito. Vou tentar os dois métodos, via notebook e do meu Intel pela ONU.

 

Vou postar também foto dela.

 

Agradeço por enquanto, aguardem a outra postagem, por gentileza, vocês são minha esperança!!!

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang @Aisling Desculpas voce adicionou texto na explicaçao la em cima e nao vi.
Se na ONU quando você conecta o PC nao da internet e nao da IP Interno Entao ela esta em MODO Brigde. 
Como voce disse que nao tem Conhecimento em rede deixe da forma que se esta .
se nao vai ficar sem internet!
Pegue um cabo de rede Inspete nesse Primeiro Roteador na Saida LAN.
e leve ate o proximo Roteador e conect tambem na Saida LAN.
voce Precisa ver qual a Faixa de IP e distribuida na sua rede Exemplo que seja o Gateway 192.168.0.1

entao ele distribui Ip de 192.168.0.2 ate o 192.168.0.254.
o que Recomendo, Entre no Primeiro Roteador e vá na Aba DHCP e Mude o IP inicial para 192.168.0.30 e o Final para 192.168.0.254.
fazendo isso no proximo Roteador voce ira na aba Rede e LAN e coloca o Ip nele 192.168.0.10 e Desabilite o DHCP dele pra nao causar conflito.
Configure o WIFi dele e estara Funcionando.

ADICIONADO FOTO ILUSTRATIVA

unnamed.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acrescentando, que se for viavel, tipo provedor de bairro, onde a gente conhece ate onde mora o dono, Perguntar pessoalmente as vantagens da onu fazer o pppoe, e porque na sua casa não esta sendo feita assim.

 

Da certissimo se fazer o descrito acima pelo Guilherme, O unico problema é se na casa 1 tiver muitas pessoas conectadas usando a banda de 100 megas. o TL-WR840N) vai mandar rumo a sua casa, as migalha restante. Ou por sorte, sua casa começa puxar muita banda nao deixando quase nada no TL-WR840N) ai o pessoal da casa 1 vai te matar rs rs.

 

A gente faz as divisão na portas da propria ONU quando possivel pra tentar evitar esse tipo de coisa, so isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang Ou se poder gastar um pouco coloca um switck tipo o Tl-sg108e 10/100/1000 gerenciavel .
tenho que procurar pra ver se ele faz o DHCP pois tenho muito tempo que nao configuro um switch desse mais acho que faz sim ai colocaria ele pra fazer o DHCP e conectaria os dois Roteadores na rede LAN
ai na parte de QOS do próprio Switch voce controla se você tem 150 megas você libera 75 megas pra cada ou 50 pra um e 100 pra outro e seja feliz nunca tera problemas pois o mesmo e GIGABIT.
Vou me certificar sobre o DHCP e te falo.
Sem falar que o roteador dele nao passa 90 nunca se colocar um download pesado com 4 minutos ele a 90 megas ele ja esquenta e perde processamento ai cai a velocidade para uns 80.
Hardware deles e muito ruim Sinceramente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aisling Ah e pela amor de deus, compre melhor cabo de rede possivel da cidade. esse dinheiro nao sera perdido, pois no futuro tu compra aparelhos /1000 e fica tudo certo, né  @GuilhermefOliveira 

 

No futuro, a tv vai chegar via fibra, no futuro nada, é que agora que ta começando a ser vendido aparelhos ONU com CATV no brasil.

Por isso nao economize no cabo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, verifiquei aqui a minha ONU; GPON ONU da FiberHome, modelo AN-20-B.

Através do teste via ONU para PC deu resultado, meu computador teve acesso normal a rede juntamente com o roteador da minha mãe também conectado na ONU. Infelizmente não pude testar com o meu roteador.

 

Entendi a explicação a respeito do LAN para LAN. Quero testar amanha com o meu roteador.
Vou verificar a respeito dessa marca Furokawa, se encontro na região.


O cabo mais "top" que achei por aqui foi de R$2,00 o metro, não sei se é mensurável a qualidade pelo preço, mas na vez que liguei não pedi marca e nem material.
 

Referente ao sucesso entre ONU e computador com o outro roteador ligado, há então a possibilidade de eu passar o fio direto da ONU para o meu roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Aisling disse:

Referente ao sucesso entre ONU e computador com o outro roteador ligado, há então a possibilidade de eu passar o fio direto da ONU para o meu roteador?

Positivo, é isso que tu ira fazer, da lan 2 da onu tu manda pra tua casa, e na tua casa coloca o intelbras. do intelbras tu manda o fio para o pc para tv para o banheiro para tudo quanto é lugar da casa que voce quiser.

 

Melhor cenario que esse nao existe. rs rs

adicionado 3 minutos depois

na casa da mae ira ficar, A ONU na lan 1 ligando o TL-WR840N. e do TL-WR840N vai ter 4 portas lans que ela poderá fazer o que quiser desde mandar varios cabos de rede pela casa. 

adicionado 5 minutos depois

Sabendo que TL-WR840N e o Intelbras aquenta so 100 megas de internet, tu no futuro pode contratar 200 megas;

 

a propria onu faz a divisao mandando sempre 100 megas rumo a sua casa, e 100 megas rumo ao TL-WR840N que fica na mae.

 

Assim se tu usar 100 megas maximo na sua casa, sua mae nem vai perceber porque ela tambem tem garantido 100 megas.

 

Totalizando 200 megas do plano.

adicionado 8 minutos depois

Se a sua onu tivesse 4 saidas lans, e tu tivesse 4 casas para mandar internet o processo seria o mesmo.

 

Em cada casa teria um roteador /100 e a partir desse roteador cada morador usaria as lan como quiser.

 

como são 4 casas, Tu precisaria de um plano de internet de 400 megas.

 

Ficou agora tu entendido @Aisling ?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang Ficou claro sim!

Demorei a responder mas cá estou. Vou comprar o cabo na semana que vem para puxar. Complicado vai ser encontrar um de 100% cobre, mas vou atrás.

Qualquer marca já vai atender bem ou devo procurar alguma especifica, como a citada anteriormente?

Pelas explicações não é tão complicado como imaginei, vou me atentar bem aos detalhes que me deram, qualquer negativa volto para o fórum explicar.

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!