Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portugol Preenche uma matriz e imprime seus valores pares


Posts recomendados

  • Membro VIP
5 horas atrás, devair1010 disse:

@Mr.Waffles     o enunciado não diz quantos números , então pode ser a quantidade que quiser , mas que seja menor que o que foi estipulado na declaração da matriz , que é de 1 até  100.000.000  . então use o comando enquanto que repita até pressionar zero   .

 

Como vai responder a pergunta se utilizar a quantidade que quiser?

 

 

Vide:

image.png

 

O enunciado não é para implementar algum código ou ter opções..., mas apenas analisar o algoritmo e responder a pergunta.. só existe uma resposta correta. ;)

 

 

 

@Mr.Waffles, vamos ao enunciado:

 

image.png

 

Dois segredos:

  1. Foque no entendimento problema, e não na busca de solução (dica fundamental);
  2. Use e abuse da abstração.

Vamos a uma demonstração de exemplo de análise:

Após dar uma passada superficial no "código do algoritmo", eu não* entendi muito coisa... e para mim nesse momento não me importa!!! Ainda não sei do que se trata... só tô passando o ôio... mas ali no final tem uma pergunta: "Quantos valores são impressos pelo programa acima?". Opa! ele quer saber quantos números são pares em relação a uma lista qualquer. Pronto! esse é o cerne!

 

Perceba que já sei qual é a base do problema. Uma nova questão poderia ser: "Como raios essa matriz está sendo montada?".

 

Mas veja: se tive um algoritmo de 1000 linhas, e no final tivesse perguntando: "Qual é o maior time de Futebol do Note/Nordeste?". A resposta seria Bahia! O importava ler/traduzir o algoritmo?. Ou: "Quantas letras existem na palavra Brasil?"... Não teria qualquer relação com um algoritmo. A resposta seria 6 e pronto.

 

Foque no problema!!! Para ajudar, use de abstrações...

 

Tem outro sub-problema: o que é um número par? eu já tenho domínio sobre esse tema?... Acho que é bem simples, mas um dos pontos seria saber se 0 é par ou não, e se negativos também são considerados pares e ímpares, mas já deu para deduzir ali no código que o menor valor na matriz será 2... então algo a menos para se preocupar.

 

Vamos analisar mais o código: então, existirá uma Matriz MxN (M linhas x N Colunas). A matriz será preenchida de modo que cada posição Ai,j terá a soma dos valores de sua própria coordenada... ou seja: Ai,j = i+j. Ex.: A156,1201 = 156+1201 (tô com preguiça de somar, rs. Mas veja: por sinal nem precisa calcular, pois já dar para ver que vai ser ímpar. O valor que está lá nem importa, apenas importa se é par ou ímpar...).

 

 

Teu objetivo é responder, matematicamente, quantos dos valores dessa matriz serão pares! É isso. Como contar quantos pares existirão? Esse é teu objetivo!

 

 

ADENDO:

Creio que não será permitido criar um algoritmo computacional para "contar" os pares. A ideia aqui é entender o problema e criar uma fórmula para contar esses pares. Entenda o problema.. veja quais as suas características... o que tem de padrões... etc.

 

Imagine que foi uma questão do ENEM ou algum Concurso Público..

 

Não podemos te dar mais dicas específicas, pois o objetivo é você, primeiramente entender o problema, e posteriormente, buscar tuas soluções para ele. O objetivo é forçar a tua criatividade... é normal ter dificuldades no início... a maioria das soluções que achamos são baseadas em outros problemas semelhantes que já passamos ou a montagem de sub-problemas menores que já conseguimos encontrar uma solução... vai tentando achar algo... uma hora sai.

 

Se tiver dúvidas sobre o entendimento do problema, é só falar... veja: primeiro entenda o problema!! Só a partir daí parte para tentar achar uma solução. Qualquer dúvida é só perguntar.

 

Em relação às ajudas para solucionar, aí acho que no momento está apenas com você. Você precisa criar mecanismo para entender como a matriz vai ficar e uma forma prática de contar quantos pares tem lá dentro. Oh! já dá para supor que "calcular cada um dos 100.000.000 de valores e; verificar e ir contanto um a um quantos são pares" está fora de questão, né? Seria possível, mas a questão aqui simplificar o cálculo... é um cálculo genérico!

 

No aguardo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas

eu fiz uma matriz de 10x10 atribui a soma de linha por colunas ( i + j)  que seria 1,1 = 2 / 1,2 = 3 … 

então ficou para cada coluna 5 números pares, que no total é 50 elementos pares numa matriz 10x10 e fazendo a proporcionalidade será 50 milhões de elementos pares.

Estou correto nessa linha de pensamento? 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para mim um ponto inicial seria "reduzir o tamanho da matriz" mesmo...

 

Após ter uma solução, fica até mais fácil para analisar... Pelo que eu vi, para uma quantidade de colunas par, a quantidade de números pares na linha será sempre N / 2. Daí só multiplicar por M para ter o total.

 

M = 10.000

N = 10.000 

 

(N/2) * M = 5.000 * 10.000 = 50.000.000

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!