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Leo Dias7

Notebook com problema na usagem de Disco

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Então rapaziada, formatei meu note, e desde então ele vem apresentando muita oscilação no disco, ele fica oscilando em 60 a 100% toda hora, e se estou jogando o jogo começa a ter congelamentos chegando a reiniciar o Pc ou dar tela azul, eu vi o video do Baboo "28 maneiras de resolver o disco 100%" a única que resolveu foi quando fiz a defragmentação do disco, porém funcionou só por alguns dias, e novamente estou com o problema da usagem de disco, ja usei programas para checar o funcionamento do ssd e está tudo saudável, não sei mais o que fazer pra resolver isso.

até em tarefas simples o disco oscila como abrir o explorer, chrome e etc. mas não é sempre porém é na maioria das vezes.

as vezes quando reinicio o Pc o disco se comporta normalmente, porém com algum tempo de uso o problema volta a aparecer, e em questão ao gerenciador de tarefas, sempre são tarefas diferentes que aparecem consumido o disco, mas a mais comum é "System" "host de serviço" já não sei mais o que fazer, devo defragmentar de novo?

adicionado 14 minutos depois

image.thumb.png.f09db2d07bd01e846b24a336debb3f77.png

adicionado 19 minutos depois

image.thumb.png.0d827c0ece7c7beba6c20b5ef11db184.pngalguns prints do gerenciador de tarefas

image.png

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Tá usando HD ou SSD?

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ssd 

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O processo System eu acho que é o Windows Update

Faça um teste, desative o Windows Update e o Windows Defender

 

adicionado 0 minutos depois

Editado...e também o serviço Windows Search

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BIOS atualizado? Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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@f_neto ja fiz isso tudo, sao passos do video do Baboo que eu mencionei acima

adicionado 4 minutos depois

@mick 07 sim bios atualizada. não fiz undervolt. já usei os comandos pra verificar a integridade do windows e está tudo Ok. integridade do SSD está saudável também. vou verificar a RAM e o Processador agora. já usei o checkdisck também, e não está fazendo ruidos.

 

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@mick 07

Em 02/08/2020 às 16:17, mick 07 disse:

BIOS atualizado? Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Realizei os testes de RAM e de Processador e está tudo ok, a unica coisa que resolveu até agora é a defragmentação pelo defraggler porém é temporário 😕

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Qual é a marca do seu SSD? 

adicionado 4 minutos depois

Não vi nenhuma dica de desfragmentar disco pra resolver esse problema de 100% no artigo do Baboo, o que ele fala é uma dica pra evitar que o Windows fique lento, e isso se aplica apenas pra HDD e não SSD, obviamente que não vai resolver seu problema:

 

Citação

IMPORTANTE

Para garantir que o Windows trabalhe rápido e o disco rígido seja menos utilizado, eu sugiro que você apague os arquivos temporários com o CCleaner a cada 15 dias e execute o Defraggler em seguida. Não existe NENHUMA "solução mágica" para deixar o Windows rápido e você deve fugir dos "otimizadores de PC".

Isso é necessário pois quanto mais arquivos inúteis e fragmentados o disco rígido tiver, mais lento ele trabalhará. Saiba mais sobre desfragmentação aqui.

 

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