Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não deu vídeo, depois deu vídeo e logo não mais.


Ir à solução Resolvido por Nardolex,

Posts recomendados

Meu computador do nada congelou a imagem e o som enquanto jogava Dead Rising 3. Tive que desligá-lo na fonte e reiniciá-lo. Depois disso ele não deu mais vídeo. Depois de trocar pasta térmica do processador, testar outra placa de vídeo, testar monitor e Cabo hdmi consegui fazê-lo ligar com um memória módulo de memória apenas. Passei uma borracha branca no módulo "defeituoso" e nada. Achei estranho que um módulo de memória novo tivesse queimado, mas como sou azarado me conformei. Deixei ele ligado exibindo vídeos aleatórios no YouTube para teste, mas, novamente ele não dá mais vídeo. Desde então testei: dar clear cmos; desligar tudo o que não fosse essencial e apertar o botão de Power por 1 minuto com a fonte desligada. E nada de voltar a dar vídeo. Tudo liga, mas sem vídeo. O outro módulo foi para o saco também ou foi a fonte que está dando problema?  Ou foi alguma outra coisa? O que mais posso fazer?

Minha configuração:
Mobo Asus Prime 2450 Gaming BR
Processador Ryzen 5 de segunda geração 2600 (adquirido novo no Aliexpress sem cooler) + Cooler da Dex
Placa de Vídeo Rx570 4 GB (usada do Aliexpress, mas como disse, o problema não parece ser dela)
2x Módulos de memória Hyper X 4gb 2666
HD Samsung de 300 GB (Velho companheiro, mas saudável, apesar de ter mais de 10 anos.)
HD Seagate Barracuda 1 TB
Fonte EVGA 600B 80 Plus.( quase 10 anos comigo)

Fora as ressalvas. Todos são itens novos e adquiridos no Brasil há mais ou menos 6 meses.

Desde já grato pela a ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro teste a ser feito, com as pecas disponiveis, eh ligar o pc somente com o basico.

placa-mãe, processador, cooler, memoria (um pente de memoria apenas no slot 1)  - se ligar e dar video, ja eh um bom sinal

aos poucos, vai instalando um componente por vez. um hd, depois outro hd, memoria, etc...

se nao ligar no primeiro teste, a culpa eh de um dos itens iniciais.

placa-mãe, processador, meoria e fonte.

verifique os bipes que a placa emite ao ligar o pc, e descreva-os. ex:um beep longp e dois beeps curtos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2020 às 14:56, Van Jacques disse:

primeiro teste a ser feito, com as pecas disponiveis, eh ligar o pc somente com o basico.

placa-mãe, processador, cooler, memoria (um pente de memoria apenas no slot 1)  - se ligar e dar video, ja eh um bom sinal

aos poucos, vai instalando um componente por vez. um hd, depois outro hd, memoria, etc...

se nao ligar no primeiro teste, a culpa eh de um dos itens iniciais.

placa-mãe, processador, meoria e fonte.

verifique os bipes que a placa emite ao ligar o pc, e descreva-os. ex:um beep longp e dois beeps curtos. 

Fiz isso e estou obtendo um bipe longo e dois curtos. Seria memória?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para atualizar. Resolvi testar a fonte com o multímetro e descobri que ela não está dando o que deveria dar. O Power ok, por exemplo, está dando 4.5V em lugar de 5V, o de 12V está dando 10.5 e o de 3.3 V está quase zero. Seria ela a culpada pela queima das memórias?  Digo queima das memórias, pois, pela quantidade de bipes (um longo e dois curtos), parece que na Asus significa problema na memória .  E sim, eu limpei as memórias com borracha branca e limpa contato assim como seus sockets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2020 às 11:51, Nardolex disse:

Digo queima das memórias, pois, pela quantidade de bipes (um longo e dois curtos), parece que na Asus significa problema na memória.

Sim, significa problemas na memória, mas não é memória RAM, é memória da placa de vídeo.

 

https://www.lifewire.com/amibios-beep-codes-2624543

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2020 às 23:39, Wal SJC disse:

Sim, significa problemas na memória, mas não é memória RAM, é memória da placa de vídeo.

 

https://www.lifewire.com/amibios-beep-codes-2624543

 

Poxa Wal, eu já estava me preparando para trocar a fonte e as memórias ram, mas esse site que você citou possui códigos sonoros divergentes do FAQ da Asus. Qual é melhor eu seguir? Porque no site da Asus temos,por exemplo, que um bipe longo e dois curtos significa problema na memória e que um bipe longo e três curtos na placa de vídeo;  no que você referenciou, entretanto, diz que um bipe longo e dois curtos são problemas na memória da placa de vídeo e um bipe longo e 3 curtos na memória ram. Em outras palavras estão divergindo entre si. Qual dos dois guias é melhor seguir? Se ambos são artigos deste ano e aparentemente confiáveis ?

 

Aqui o link do FAQ da Asus: https://www.asus.com/pt/support/FAQ/1029959/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Nardolex disse:

 

Poxa Wal, eu já estava me preparando para trocar a fonte e as memórias ram, mas esse site que você citou possui códigos sonoros divergentes do FAQ da Asus. Qual é melhor eu seguir? Porque no site da Asus temos,por exemplo, que um bipe longo e dois curtos significa problema na memória e que um bipe longo e três curtos na placa de vídeo;  no que você referenciou, entretanto, diz que um bipe longo e dois curtos são problemas na memória da placa de vídeo e um bipe longo e 3 curtos na memória ram. Em outras palavras estão divergindo entre si. Qual dos dois guias é melhor seguir? Se ambos são artigos deste ano e aparentemente confiáveis ?

 

Aqui o link do FAQ da Asus: https://www.asus.com/pt/support/FAQ/1029959/

Eu vi pelos códigos da AMI, que é o fornecedor da bios.

Mas se essa informação está conflitante com a da Asus, eu acho que é melhor confiar mais na informação da Asus, que é quem controla a qualidade do produto acabado.

De qualquer forma, não custa tentar as duas possibilidades

Comece pelas memórias, se tiver dois pentes, deixe funcionar com apenas um de cada vez, para ver se o problema desaparece.

Se persistir, pode ser na placa de vídeo mesmo, mas pode ser apenas um mau contato ou sujeira no slot.

Inspecione visualmente, com cuidado, para ver se não vê algo anormal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC bom como disse no início. Já alternei entre memórias e descobri que uma funcionava, mas a outra não, porém, quando deixei em teste no youtube exibindo vídeos aleatórios, a que funcionava também deu problema, o que me fez testar a fonte com um multímetro é obter resultados bem abaixo do normal. Isso pode ter danificado a memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Nardolex disse:

@Wal SJC bom como disse no início. Já alternei entre memórias e descobri que uma funcionava, mas a outra não, porém, quando deixei em teste no youtube exibindo vídeos aleatórios, a que funcionava também deu problema, o que me fez testar a fonte com um multímetro é obter resultados bem abaixo do normal. Isso pode ter danificado a memória?

Se você mediu tensões abaixo da normal, não deveria ter danificado a memória.

Mas talvez você esteja confundindo causa com efeito.

Se as tensões estão realmente muito baixas, o que pode estar acontecendo é um mal funcionamento da memória, devido estar operando com tensão abaixo do normal.

Nesse caso, o ideal seria testar as memórias em outro PC, para ver se vão parar de apresentar erros.

Caso não apresentem erro, o problema pode ser na fonte mesmo, ou na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/08/2020 às 14:20, Wal SJC disse:

Se você mediu tensões abaixo da normal, não deveria ter danificado a memória.

Mas talvez você esteja confundindo causa com efeito.

Se as tensões estão realmente muito baixas, o que pode estar acontecendo é um mal funcionamento da memória, devido estar operando com tensão abaixo do normal.

Nesse caso, o ideal seria testar as memórias em outro PC, para ver se vão parar de apresentar erros.

Caso não apresentem erro, o problema pode ser na fonte mesmo, ou na placa-mãe.

Concordo. Também achei estranho a MOBO não queimar antes das memórias. Vou comprar uma fonte nova e memórias para testar. Outro detalhe que pode ser, mas não sei como verificar é se o circuito da MOBO que fornece energia às memórias não queimou. Quer dizer visualmente não vejo nada demais, porém... De qualquer forma obrigado, volto para atualizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!