Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lanterna manual com motor de redução


Visitante

Posts recomendados

Olá, estou montando uma lanterna manual e preciso de orientações quanto aos componentes eletrônicos adequados e assim efetuar a compra deles. Ela é composta das seguintes partes: motor de redução 220/240v (tensões), 50/60Hz, potência 4W (amp: 0,3) e 5/6 rpm (esse eu já tenho). Componentes que faltam: ponte retificadora, capacitor, resistor e os leds alto brilho. Aqui vai as indagações... Qual a ponte retificadora ideal para esse tipo de tensão e corrente? O capacitor pode ser um de tensão mínima 50v e capacitância de 150uf? O resistor ideal seria 13,6 ou 15,6 ohms e potência 1/4? Ah, lembrando que esse motor de redução é aquele de microondas.

ELETRIC.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá... de acordo com que você passou ( os componentes...), então, posso usar uma ponte retificadora KBU10M 1000v 10A dc, resistor 1/4 12 ohms... 1/4 100 ohms, capacitor 1000uf 50V  e leds 3v alto brilho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode sim amigo. Comece com o de 100, vê se esquenta, não toque a manivela muito rápido, ve se o brilho lhe atende

 

Dica: colocando capacitorzáço ou vaaarios de 1000uF em paralelo você vai perceber que o led mantém por algum tempo mesmo se parar de tocar o cambito. De quebra vai presenciar ao vivo uma função/funcionamento bem bacana dum capacitor: uma bateria temporária. . @Vapor mim 🤪

O preço do amanhã: publique fotos pra gente ver 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belez Isa... vou colocar para funcionar (tenho que pedir os componentes ainda... mas já tenho o motor). Pode deixar assim que estiver pronta vou postar uma foto aqui... Ok!

adicionado 21 minutos depois

Não sei se vou conseguir postar image aqui da lanterna pronta, pois supostamente as peças demoram chegar... e depois a montagem. Se der tempo ok... de qualquer forma agradeço pela orientação e ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

😧Ahhh.. vais comprar tudo?! A ponte de 10A tende a ser bem carinha hein. Achei que já tinha as peças de alguma sucatinha. Os leds achei que ia aproveitar de p.ex. uma lanterninha 1,99, etc...

Bem ainda no campo da imaginação... este motorzinho dá uma tensão 1/2 alta te dá choquinho. Dá até pra ligar num carregador de celular. Pensando nisso, uma alternativa curiosa é o carregador ou um trafinho qualquer. Algo me diz que você tem alguns carregadores só com fio partido. Tenta aí pra ver. Ou se preferir, mostre o que de eletrônico descartados ou descartáveis possuis...

 

14 horas atrás, Vapor disse:

Se der tempo ok...

Sem pressa. Antes tarde do que nunca. Além do +, meu (meu) plano é viver pra sempre😁

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Isa... fiz sim, algumas experiências com 'motorzinho' como: pequenos "sparks", acender lãmpadas 9W (image anexada) entre outras. No entanto, não tenho sucatas eletrõnicas (além do meu computador...), então, tenho que comprar algumas coisas... Mas o que importa é que você me ajudou demais...

 

abrç também

motlamp2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana. De fato apesar da potência baixa, a tensão é bem alta . Neste caso devo te sugerir que considere o uso de um carregadorzinho e brinque com os leds na saída 5V. Vai lhe ser mais eficiente e seguro.

 

Que muitas luzes se acendam em seu caminho!

52b35d94bbdfc5eb597708215f546bbe.jpg😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!