Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como ligar o usb da controladora rgb na placa-mãe?


Posts recomendados

Boa tarde! Comprei um Corsair Spec-Omega RGB. Ele tem uma controladora que liga o RGB e tal. Mas tem um usb dele que quando liga na placa-mãe pra mim poder escolher as cores, os leds nem o cooler giram. Queria saber se a placa-mãe pode ser o problema? É uma Z170 pro gaming.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniel ribeiro212 Pode me mostrar uma foto desse conector USB que você está falando? Que eu saiba não há conexão USB, mas sim RGB 4 pinos, que deve ser conectada em um conector da placa-mãe compatível. Você pode bem queimar a placa-mãe ou a controladora se conectar no lugar errado, ou até no lugar certo se não prestar atenção na polaridade e orientação do conector.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, daniel ribeiro212 disse:

É esse usb que sai da parte de cima desse controlador.

Spec omega.png

Bacana, mas sem saber qual é esse cabo que você afirmou ser "USB" e seu respectivo conector (com boa visibilidade), não posso nem imaginar onde deve conectá-lo. Já olhou o manual do gabinete? O que eu imagino é que seja um plug de quatro pinos que deve ser conectado na controladora RGB da placa-mãe, como é o caso na maioria das controladoras que já vi até hoje, mas só vendo seu manual ou no site da fabricante para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta imagem é do manual do seu gabinete. Nessa página cita-se que realmente o conector é USB, mas ele tem polaridade como qualquer outro e conectar errado pode ocasionar problemas. Não entendi pelo manual se há um software específico para controlar os RGBs ou se isso é feito por uma chave no próprio gabinete (o que é bem comum nesses casos). Pode ser ainda que este conector seja usado apenas para trazer energia para o dispositivo, nada mais. 

 

Observe no manual que os RGBs tem que estar conectados na ordem correta (1, 2, 3, etc.), sem pular nenhum conector, pois se isso ocorrer a sequência é quebrada e o módulo não funcionará.

 

image.thumb.png.efc8b1dce0e2929d82c6469b2dc6a87f.png

adicionado 0 minutos depois

Link do manual: https://www.corsair.com/corsairmedia/sys_master/productcontent/WW_Carbide_Series_SPEC_OMEGA_RGB_InstallGuide_Web_revAD.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Hoje foi feito um teste. Ligando outro cabo usb da controladora para a parte frontal do gabinete, apareceu no icue e deu pra controlar. difícil vai ser a kabum realizar a troca do cabo. Desconsiderei ser a placa-mãe por que meu H150i foi testado nas 2 portas usb 2.0 e reconheceu normalmente no icue.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cabo então era o culpado? Bom que descobriu! A Kabum é apenas o intermédio entre você e a fabricante. Você pode acionar a Corsair diretamente se preferir, reduzindo o tempo de recebimento do componente consideravelmente.

 

Outra coisa a observar é que cabos USB internos tem pinos de fixação. Esses pinos tem pequenas travas que, se mal inseridas, podem causar mal contato na conexão. Com isso em mente, você pode observar se todos os pinos, olhando de baixo para cima, estão inseridos até o fim. Se algum não estiver, bastará enfiar o fio até o fim e certificar-se de que a trava foi acionada. Se a trava estiver entortada, você também pode remover o pino do conector, corrigir a trava com um alfinete e reinseri-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@WOZ Dods Novos capítulos, não sei mais o que é problema agora. Testei hoje o cabo e a historia se repete. Descobri uma artimanha pra fazer funcionar, mas não descobri o real problema. Com o cabo usb lá ligado os leds não acende. Tenho que desligar o USB da controladora, ligar o pc, ai quando chega na tela de senha do W10 eu conecto o usb na controladora e reconhece, se eu desligar o pc da tomada tenho que repetir o processo, se eu só desligo e não retiro da tomada os leds acende normal na próxima inicialização. Resumindo. Tenho que ligar sem o cabo usb pros leds funcionar, quando liga conecto o usb pra conseguir controlar. Não sei se é placa-mãe, controladora ou alguma outra coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniel ribeiro212 Se os drivers foram baixados e instalados manualmente, do lugar certo que é o site da fabricante, então resta atualizar sua BIOS.

Outra coisa interessante a se fazer, é enviar um email para o suporte técnico da fabricante do gabinete. Provavelmente eles vão ter informações bem objetivas sobre o que você está experimentando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!