Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual WaterCooler devo escolher?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou querendo colocar um WaterCooler da Corsair na minha máquina, e estou em dúvida em alguns pontos, pois nunca usei um WC.

Estou quase escolhendo o WC Corsair H60, porém, um colega disse que já ouviu falar que ele é bem "problemático". Eu não achei nada pesquisando.
Então ele me indicou o H80 V2.

Minha ideia era usar o H60 com apenas um FAN. Ficaria na traseira do gabinete da seguinte forma: Parede do gabinete > Radiador > FAN (puxando o ar para dentro)
Porém tem o H80 V2. Vi que ele usa dois FANs, que ficariam da seguinte forma: Parede do gabinete > FAN (jogando para fora) > Radiado > FAN (puxando para dentro).

Ainda existe um fato que não sei se impacta, que é minha placa-mãe, não sei se tem suporte, ou se isso nem existe, enfim... Segue a configuração:

MOBO: ASUS B450 PRIM
CPU: AMD RYZEN 5 3600

Desculpem se ficou confuso. Como eu disse, sou leigo em WC.
Agradeço desde já a atenção de todos.
Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o orçamento? WCs de 120 mm, em geral, não valem a pena. Têm desempenho similar a air coolers bem mais baratos, mas durabilidade menor. Ou, alternativamente, desempenho inferior a air coolers de preço semelhante. Se eu fosse você, pegaria um de 240~360 mm, ou ficaria com air cooler mesmo. 

Pra se orientar na escolha: https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Shaman93 disse:

Qual o orçamento? WCs de 120 mm, em geral, não valem a pena. Têm desempenho similar a air coolers bem mais baratos, mas durabilidade menor. Ou, alternativamente, desempenho inferior a air coolers de preço semelhante. Se eu fosse você, pegaria um de 240~360 mm, ou ficaria com air cooler mesmo. 

Pra se orientar na escolha: https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/


Então... Meu processador ingame hoje bate 80ºC, e fica nessa faixa. (COD: Warzone no máximo, entre outros...)
Minha máquina tem 3x FANs (Corsair SP120mm) na frente puxando para dentro, mas tem dois FANs antigos e não tão bons jogando para fora. 
Então acha que se eu comprar mais 3x FANs para jogar para fora, já vai dar uma melhorada? 

Pois pesquisei, e vi que esse processador é esquentadinho, e se eu pegar um H60 já vai melhorar bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, tspereiraj disse:

Então acha que se eu comprar mais 3x FANs para jogar para fora, já vai dar uma melhorada? 

Acho que não, a não ser que o aquecimento seja de todo o sistema (placa-mãe, placa de vídeo), e não só processador. O H60 é um cooler de Tier 6 e custa quase R$ 500. Em algo como 5~7 anos, são bem altas as chances da bomba já estar falhando e você ter que comprar um cooler novo. Por menos de R$ 150 tem o Gammaxx 400, também de Tier 6 (mesmo desempenho do H60). Em 5~7 anos, na pior das hipóteses, o fan vai estar falhando, e aí você simplesmente troca, custa R$ 30 um novo. O bloco não estraga, a não ser que pegue muita umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Shaman93 disse:

Acho que não, a não ser que o aquecimento seja de todo o sistema (placa-mãe, placa de vídeo), e não só processador. O H60 é um cooler de Tier 6 e custa quase R$ 500. Em algo como 5~7 anos, são bem altas as chances da bomba já estar falhando e você ter que comprar um cooler novo. Por menos de R$ 150 tem o Gammaxx 400, também de Tier 6 (mesmo desempenho do H60). Em 5~7 anos, na pior das hipóteses, o fan vai estar falhando, e aí você simplesmente troca, custa R$ 30 um novo. O bloco não estraga, a não ser que pegue muita umidade.


A máquina é nova.
E o aquecimento é apenas no processador mesmo.

Vou pesquisar então sobre cooler boxe mesmo

Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93

Opa, eu de novo.

Cara, estou inclinado a comprar um WC mesmo, vi uns testes gringos de temperatura, etc...
Só que eu vou comprar o Corsair H60 mesmo por conta do preço ser menor. Minha dúvida é: Existe a possibilidade da minha placa-mãe não ter suporte para ele? Digo referente ao cooler no processador mesmo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tspereiraj disse:

Só que eu vou comprar o Corsair H60 mesmo por conta do preço ser menor. Minha dúvida é: Existe a possibilidade da minha placa-mãe não ter suporte para ele? Digo referente ao cooler no processador mesmo.

Não entendi... O H60, de R$ ~500, que vai estragar em ~5 anos, tem performance do Gammaxx 400, de R$ ~150, que pode durar o triplo. Fiquei curioso com esses testes que andou vendo...

Fora ser um cooler bem meia boca, de baixo desempenho (pra R$ 500), baixa durabilidade e superfaturado, não tem nenhum problema de compatibilidade, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 a resposta era mais simples que isso.
Consegui ver aqui. O suporte é AM4 como o da placa-mãe mesmo, fica mais fácil realmente.

Cara, todos os reviews que vi citavam pontos negativos e positivos, dentre os negativos, nenhum deles era a questão da vida útil ser de aproximadamente 5 anos.
E pô amigo, entendo sua preocupação, mas no começo do post já dizia que a escolha estava feita. Só queria tirar dúvidas sobre a instalação. 

Agradeço mesmo assim, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tspereiraj disse:

Cara, todos os reviews que vi citavam pontos negativos e positivos, dentre os negativos, nenhum deles era a questão da vida útil ser de aproximadamente 5 anos.

Não é uma coisa específica desse cooler da Corsair, mas de WCs AiO em geral. Não a toa a garantia desse modelo é exatamente 5 anos. Mas internacional, boa sorte arcando com os custos de envio, incerteza e tempo de espera. Garantia nacional é 1 ano só. Significa que vai dar problema depois de 5 anos? Claro que não, mas é uma média. Alguns vão durar perto de 10 (mais que isso é muito difícil), mas alguns dão problema em 2, 3 anos. Pode jogar aí 'aio watercooler lifespan' numa busca pra confirmar essa informação. Específico desse cooler, os pontos negativos são que ele é fraco (a lista que te mandei confirma, é classificado como Tier 6 de 9) e caro (o preço confirma, rs).

Se tratando de um loop custom, quando der problema, você troca a bomba. Se tratando de um AiO selado... Toca fora. Ou, na melhor das hipóteses, usa o que ainda prestar (que depois desse tempo vai ser basicamente o radiador, com sorte o bloco) pra montar um custom.
 

1 hora atrás, tspereiraj disse:

E pô amigo, entendo sua preocupação, mas no começo do post já dizia que a escolha estava feita. Só queria tirar dúvidas sobre a instalação. 

Aqui a gente só pode aconselhar. Meu conselho foi: esse WC é medíocre, o desempenho é similar a de coolers que custam 1/3 do preço. Pra uma diferença que valha a pena em relação a air coolers, deveria olhar WCs com radiador de 240 ou 360 mm. E olha que nesses R$ 500 cabem várias boas opções. Mas é isso aí, por aqui a gente só pode aconselhar. Há pouco ouvi uma frase do Steve Burke (do Gamers Nexus, inclusive avaliando um outro cooler da Corsair) que achei muito boa: "não compre algo pior de propósito". Mas quem decide o que faz com o próprio dinheiro é você.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!