Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema não da boot com placa off-board


Avarosa

Posts recomendados

Galera, a historia é longa mas acredito que os detalhes são importantes.

Fui formatar meu PC e estava procurando nas configurações avançadas de inicialização do W10 a opção de dar boot pelo usb, no meio do processo eu desanimei e resetei a maquina pra ir direto nas opções da BIOS. Ai começou meus problemas.

Minha maquina parava na tela dos testes de hardware (depois da logo da placa-mãe) tirei os meus discos rígidos e mesmo assim nada. Só resolveu meu problema depois que regravei a BIOS, pelo menos essa parte, mas agora a maquina só passa da tela de teste de hardware sem a placa de video. Teste a GPU em outro pc e funcionou d boas. Me disseram que pode ser algo na placa-mãe, ja instalei todos os drives da MOBO e mesmo assim nada. Poderiam me ajudar pls?

 

Minhas specs:

MOBO: Gigabyte GA-78LMT-USB3 Rev 5.0 AM3+

Fonte: Corsair CX 600w 80 plus Bronze

CPU: AMD FX 6300

RAM: 8 GB HyperX Fury 1666 Mhz

GPU: Zotac GTX 750

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Avarosa disse:

Galera, a historia é longa mas acredito que os detalhes são importantes.

Fui formatar meu PC e estava procurando nas configurações avançadas de inicialização do W10 a opção de dar boot pelo usb, no meio do processo eu desanimei e resetei a maquina pra ir direto nas opções da BIOS. Ai começou meus problemas.

Minha maquina parava na tela dos testes de hardware (depois da logo da placa-mãe) tirei os meus discos rígidos e mesmo assim nada. Só resolveu meu problema depois que regravei a BIOS, pelo menos essa parte, mas agora a maquina só passa da tela de teste de hardware sem a placa de video. Teste a GPU em outro pc e funcionou d boas. Me disseram que pode ser algo na placa-mãe, ja instalei todos os drives da MOBO e mesmo assim nada. Poderiam me ajudar pls?

 

Minhas specs:

MOBO: Gigabyte GA-78LMT-USB3 Rev 5.0 AM3+

Fonte: Corsair CX 600w 80 plus Bronze

CPU: AMD FX 6300

RAM: 8 GB HyperX Fury 1666 Mhz

GPU: Zotac GTX 750

voce já tentou dar um reset na bios (CLR CMOS) ?

Normalmente faz-se isso toda vez que se grava a bios, para evitar problemas na inicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Avarosa Essa mobo tem 3 revisões: 4.1 (BIOS de F1 a F4), 5.0 (BIOS FA) e 6.0 (BIOS F1 e F2). Qual é a sua? Uma vez que atualizaste o BIOS CORRETO, as configurações ficam default (básicas). Explica melhor a situação que seu relato está confuso e difícil de entender. Ou entendi mal ou de fato tens erros de configuração. Na pior das hipóteses (que não parece ser), BIOS errado (o que não deixaria a máquina ligar).

adicionado 7 minutos depois
36 minutos atrás, Avarosa disse:

estava procurando nas configurações avançadas de inicialização do W10 a opção de dar boot pelo usb

Não vai achar isso no Windows e sim no BIOS.

 

37 minutos atrás, Avarosa disse:

tirei os meus discos rígidos e mesmo assim nada

Sem disco, sem boot.

 

37 minutos atrás, Avarosa disse:

Só resolveu meu problema depois que regravei a BIOS

Quer dizer, atualizou? Ou tirou o EPROM e mandou regravar?

 

12 minutos atrás, Wal SJC disse:

Me disseram que pode ser algo na placa-mãe

Até pode, mas precisa de um exame visual, ver se tem capacitores estufados (se for o caso) ou outro defeito. Talvez seja a fonte.

39 minutos atrás, Avarosa disse:

ja instalei todos os drives da MOBO e mesmo assim nada

Pode ser necessário ver no BIOS as opções referente a desabilitação da on-board e habilitação da off-board, talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Atualizando os problemas, como tinha dito testei minha placa em outro PC e funcionou. Estava a ponto de comprar outra placa-mãe mas resolvi testar outra GPU na minha máquina E pra minha surpresa funciou normal. Isso me fez excluir um possível problema na placa-mãe, porque se fosse nela (slot PCI-e ou algo assim) nenhuma GPU funcionaria. Eu testei com a GT 610 da Zotac (é até da mesma marca) a diferença das duas placas é o TDP 

A GT 610 tem um TDP de 35 Já a minha GTX 750 tem 55 

O estranho é que minha GTX 750 liga (cooler gira) Então tem energia nela, essa placa não tem conector de energia na fonte é tudo pela placa-mãe.

 

Respondendo suas perguntas

 

Minha placa e a Rev 5.0

 

Quando disse que tentei dar boot sem HD eu tentei acessar a BIOS

Com a minha placa de video, ao tentar acessar a BIOS a máquina trava

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Avarosa disse:

@Mega Blaster Atualizando os problemas, como tinha dito testei minha placa em outro PC e funcionou. Estava a ponto de comprar outra placa-mãe mas resolvi testar outra GPU na minha máquina E pra minha surpresa funciou normal. Isso me fez excluir um possível problema na placa-mãe, porque se fosse nela (slot PCI-e ou algo assim) nenhuma GPU funcionaria. Eu testei com a GT 610 da Zotac (é até da mesma marca) a diferença das duas placas é o TDP 

A GT 610 tem um TDP de 35 Já a minha GTX 750 tem 55 

O estranho é que minha GTX 750 liga (cooler gira) Então tem energia nela, essa placa não tem conector de energia na fonte é tudo pela placa-mãe.

 

Respondendo suas perguntas

 

Minha placa e a Rev 5.0

 

Quando disse que tentei dar boot sem HD eu tentei acessar a BIOS

Com a minha placa de video, ao tentar acessar a BIOS a máquina trava

 

A sua placa-mãe pode ter algum problema na parte de energia.

Ou, talvez, possa ser a fonte também, mas por uma diferença tão pequena 55W - 35W = 20W, está mais para placa-mãe mesmo.

A não ser que haja algum defeito na placa de video, o que você só vai ter certeza se testá-la em outro PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Avarosa disse:

minha GTX 750 liga (cooler gira) Então tem energia nela

O fato de ela ligar não significa esteja boa. Eu não excluiria a fonte mesmo sendo pequena a diferença de consumo. Pode ser defeito dela ou falta de potência. Se com outra VGA ligou, aproveita e confere o BIOS. Lembrando que falta de vídeo também vem de memórias com problemas, entre outros fatores. Tenta boot sem a VGA para ver se entra no BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mega Blaster disse:

O fato de ela ligar não significa esteja boa. Eu não excluiria a fonte mesmo sendo pequena a diferença de consumo. Pode ser defeito dela ou falta de potência. Se com outra VGA ligou, aproveita e confere o BIOS. Lembrando que falta de vídeo também vem de memórias com problemas, entre outros fatores. Tenta boot sem a VGA para ver se entra no BIOS.

Espera um pouco....

Se há um vídeo on board, e ele não está no processador, então para o vídeo off board funcionar é preciso desativar o vídeo on board, ou pelo menos definir a preferência dos dispositivos na BIOS.

Provavelmente haverá um ajuste mais ou menos assim:

Init Display First

Com as seguintes opções: On chip / PCIe / PCI

No caso teria que ativar PCIe, para a GPU off board ser inicializada.

Fora isso, ainda pode haver outro ajuste separado, para ativar ou desativar o vídeo on-board.

Dê uma olhada nisso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Eu já teste a placa em outro PC e funcionou normal. Sobre configurar a bios pra iniciar o vídeo pela placa de vídeo eu já testei e mesmo assim não adiantou. Nunca precisei fazer isso, sempre foi só conectar a placa que dava certo. Amanha vou levar meu PC numa assistência, porque contando o pessoal não acredita.

adicionado 1 minuto depois

@Mega Blaster o mais estranho de tudo e que minha placa de video da video (logo da placa-mãe e testes de hardware) mas depois disso trava tudo, não consigo acessar BIOS nem menu de boot. Não faz sentido nenhum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que isso é frustrante e que por mais boa vontade que tenhamos não conseguimos dar uma ajuda satisfatória. É ruim do nosso lado dar dicas sem poder por a mão e fazermos o que sabemos bem. Não temos certeza que do outro lado as dicas são seguidas à risca, tendo em vista que são opiniões muito diferentes com relação a um problema específico. O autor do tópico também fica em dúvida, pois não há unanimidade.

Por outro lado, você demonstrou ter conhecimento e capacidade, isso facilita, mas eu ainda acho que falta algo a executar do jeito certo ou de outro jeito, sei lá. Por exemplo: Tentou sem a VGA? Deu Vídeo? Deu POST? E as memórias? 

Entende onde quero chegar? Tem muitas variáveis que não sabemos até onde foram. Já peguei placa morta que dei banho embaixo da torneira com detergente e escova de dentes. Foi para o forno com lâmpada de 100 W por 24 horas, mais algum tempo no sol (quando tinha) e foi remontar e funcionar! Por isso frusta saber que não está conseguindo, parece que ainda falta algo a fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de 5 dias na assistência, testaram todas as peças e nunca viram nada assim. Mas pelo menos identificaram o problema. Minha placa-mãe não ta tendo compatibilidade com placas de vídeo mais fortes a partir da minha, com placas mais fracas ou sem nenhuma VGA a maquina funciona normal. E a minha VGA funciona perfeitamente em outras maquinas. Quando pedi pro outro técnico regravar a BIOS ele atualizou, pode ser isso. Vou tentar fazer o downgrade pra versão de fabrica da BIOS, mas ja to sem esperança. Creio que vou precisar de outra MOBA mesmo. Pelo menos agora sei qual peça comprar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!