Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 2600 com picos de frequência estranho


Mxty

Posts recomendados

Olá, galera!

 

Eu tenho um Ryzen 5 2600 aqui que o clock base é de 3.4Ghz e o boost de 3.9Ghz (até aí normal). Porém, eu estou vendo frequência máxima chegando várias vezes nos 4.2Ghz (e até mesmo nos 4.5Ghz, deixarei uma screenshot). O processador não tem OC, está em stock.

 

Isso é normal?

 

 

rrr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente isso está ativado na BIOS, mas vamos entender como funciona: o clock base do processador é 3.4Ghz, está correto, se ativado o OC automático na BIOS, em condições para o boost ele pode pegar o clock boost, ou seja, ele só pega o clock boost quando ele precisa. Sobre passar do clock boost também é normal, pois o clock boost nada mais é do que até quanto o fabricante garante que o processador consegue ir, não significa que ele não possa ir além disso, só não é garantido. Você já ouviu falar sobre loteria do silício? A grosso modo nenhum processador é igual, alguns Ryzen 9 3900X chegam a 4.2Ghz trabalhando a 1.38v (o meu caso, por exemplo), porém há outros Ryzen 9 3900X que chegam a 4.4Ghz com 1.25v, por exemplo, isso é loteria. Apenas se preocupe com as temperaturas, e não com o boost do seu processador, pois se está automático, ele vai subir o clock quando necessitar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ornitotheus disse:

Provavelmente isso está ativado na BIOS, mas vamos entender como funciona: o clock base do processador é 3.4Ghz, está correto, se ativado o OC automático na BIOS, em condições para o boost ele pode pegar o clock boost, ou seja, ele só pega o clock boost quando ele precisa. Sobre passar do clock boost também é normal, pois o clock boost nada mais é do que até quanto o fabricante garante que o processador consegue ir, não significa que ele não possa ir além disso, só não é garantido. Você já ouviu falar sobre loteria do silício? A grosso modo nenhum processador é igual, alguns Ryzen 9 3900X chegam a 4.2Ghz trabalhando a 1.38v (o meu caso, por exemplo), porém há outros Ryzen 9 3900X que chegam a 4.4Ghz com 1.25v, por exemplo, isso é loteria. Apenas se preocupe com as temperaturas, e não com o boost do seu processador, pois se está automático, ele vai subir o clock quando necessitar.

Sim, já ouvi falar da loteria do silício. Mas uma informação adicional, a minha mobo não suporta OC (é uma A320M-K/BR). Isso muda algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!