Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Ryzen 7 3800x


Posts recomendados

Olá

 

A pouco adquiri um R7 3800x e por conta do AUTO clock, a tensão varia muito e consequentemente temperatura também,e impacta diretamente em todo uso de modo geral, estou quase finalizando meu WC Custom, porém até lá tenho que usar o cooler original do 3800x, então decidir usa-lo em 4.4hz a 1.25V com LLC no level 5 (Maximo).

 

Porém queria saber se além desses 3 itens que mudei na BIOS, preciso alterar algo mais, pra deixar mais estável ou pra ganhar "desempenho", usei o Cinebench R15 e R20 como parâmetro de estabilidade até agora.

 

Agradeço a ajuda. 

WhatsApp Image 2020-08-13 at 23.57.16.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-13 at 23.57.17.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-13 at 23.57.15.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Vou usar o programa indicado, e testar.

 

Outra duvida, estou tentando subir minhas memorias de 3200 p/ 3600, estou usando o Thaipoon e o DRAM Calculator, e ao preencher o DRAM Calculator, ele me da os seguintes resultados.

 

tcL = 16

tRCDWR = 16

tRCDRD = 17

tRP = 16

tRAS = 34

 

tensão rec: 1.35v max 1.36v

 

Ao colocar na BIOS, meu PC "morre", e consequentemente tenho que resetar a BIOS.

 

Alguma solução para isso  ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wilian Guimarães disse:

@Imakuni Vou usar o programa indicado, e testar.

 

Outra duvida, estou tentando subir minhas memorias de 3200 p/ 3600, estou usando o Thaipoon e o DRAM Calculator, e ao preencher o DRAM Calculator, ele me da os seguintes resultados.

 

tcL = 16

tRCDWR = 16

tRCDRD = 17

tRP = 16

tRAS = 34

 

tensão rec: 1.35v max 1.36v

 

Ao colocar na BIOS, meu PC "morre", e consequentemente tenho que resetar a BIOS.

 

Alguma solução para isso  ? 

 

Calma, uma coisa de cada vez, não invente de fazer OC de processador e RAM ao mesmo tempo que não vai prestar. Primeiro faça do processador e só depois que garantir a estabilidade que você mexe na RAM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Subi tensão para 1.32V a 4.4 e então usei o prime95, não chega a iniciar teste, subi pra 1.35V e mesma coisa, pc desliga na mesma hora, então abaixei para 4.3 e desliga tmb.

 

Quando eu estava a 4.4 com 1.25v usei pc pra jogar, trabalhar etc... e não tive problema algum, joguei BF5 a 144fps e estava estável, nenhum problema com desligamentos etc...

 

Quais os problemas deu continuar a usar em 4.4 com 1.25v ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Pra sanar as duvidas também usei o RealBench e o IntelBurn e todos deram OK.

Vi muitos relatos de usuários que tem problemas com o Prime95, e por isso usam outros programas pra testar a estabilidade.

 

Então ao todo usei 4 programas varias e varias vezes e nenhum deu problema

Cinebench R15 e R20, RealBench e IntelBurn. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Wilian Guimarães disse:

Quando eu estava a 4.4 com 1.25v usei pc pra jogar, trabalhar etc... e não tive problema algum, joguei BF5 a 144fps e estava estável, nenhum problema com desligamentos etc...

 

Quais os problemas deu continuar a usar em 4.4 com 1.25v ?  

Bem, você já sabe que o sistema está instável, então você corre o risco de ter qualquer problema aleatório, a qualquer momento.

 

6 horas atrás, Wilian Guimarães disse:

Vi muitos relatos de usuários que tem problemas com o Prime95, e por isso usam outros programas pra testar a estabilidade.

Porque P95 leva o hardware ao limite, é um dos testes mais intensos que tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Entendi, bom vou usar em 4.4 a 1.25 por alguns dias se ficar estável ótimo. 

E como fiz outros testes tmb além do Prime95 e não deu problemas algum, creio que talvez não tenha problemas. 

 

E sobre as memorias, tem alguma explicação do porque sempre que tento subir não da certo ?

Eu antes de pegar o 3800x tinha um 2700x e sofria do mesmo problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wilian Guimarães disse:

@Imakuni Entendi, bom vou usar em 4.4 a 1.25 por alguns dias se ficar estável ótimo. 

E como fiz outros testes tmb além do Prime95 e não deu problemas algum, creio que talvez não tenha problemas. 

 

E sobre as memorias, tem alguma explicação do porque sempre que tento subir não da certo ?

Eu antes de pegar o 3800x tinha um 2700x e sofria do mesmo problema. 

Porque OC de RAM não é fácil. Coloque a tensão em 1.4v e vá subindo aos poucos, isso ajuda a evitar problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!