Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que acontece ao ligar uma bomba de 4a em uma fonte de 1a


ryan232

Posts recomendados

Liguei uma bomba que não especeficava sua corrente de operação, e ela funcionou sem bombear nenhum líquido. Contudo a bomba fica pulsando ao tentar bombear algum líquido, só que não tem força.. Logo depois descobri que uma bomba similar trabalha com 4a. (N achei de jeito nenhum a corrente de trabalho da bomba original). E a mesma foi ligada a uma fonte de 1a. Segundo o que eu entendo era para essa fonte queimar por n resistir a passagem de tanta corrente. Mas notei que n aconteceu nada com a fonte... O motor e a fonte são de 12v.

Não consigo concluir uma explicação lógica ou matemática  para isso.  

Preciso de uma luz só para entender o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ryan232 disse:

Mas notei que n aconteceu nada com a fonte

 

18 minutos atrás, ryan232 disse:

Contudo a bomba fica pulsando ao tentar bombear algum líquido, só que não tem força

 

nao vai acontecer nada mesmo, afinal de contas ela fornece menos Amps do que é exigido

 

 

aconteceria em tese se a fonte fosse de 4A e a bomba de 1A, ai poderia dar ruim na bomba

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

De fato uma fonte com corrente menor que a requerida pela carga poderia queimar se ....  Não tivesse proteção para essa situação !

 

Então, voce disse que a bomba fica pulsando , é basicamente o efeito da proteção.que desarma a fonte e torna a religar.

 

Para uma bomba ( onde  se supõe existir um motor dentro ) e ela tem a corrente nominal de 4A o arranque dela vai exigir uma corrente bem maior, digamos uns 20 ou 30 A

 

É um ponto negativo em fontes chaveadas , normalmente elas não conseguem dar arranque em motores cujas correntes estejam próximas da corrente da fonte.

 

Certamente com uma bateria 12V ( até uma pequena de 4.5Ah )  voce conseguirá rodar sua bomba dágua .

 

Também com uma fonte de trafo( 4 ou 5A ) + retificador voce vai conseguir.

 

você não disse qual tipo de fonte tentou usar, se uma chaveada ou de trafo, eu estou apenas tentando ilustrar a situação .

 

Resumindo:  Para uma bomba 12V  4A   voce pode precisa de uma fonte 12V  muito maior se for chaveada , pode ser até de 100A se conseguir.  

Uma opção para fonte que esteja mais perto da tensão nominal da bomba seria usar um controlador de rotação, tipo  PWM ou afins para que a fonte não desarme.

 

 

nao-sim.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

De fato uma fonte com corrente menor que a requerida pela carga poderia queimar se ....  Não tivesse proteção para essa situação !

 

Então, voce disse que a bomba fica pulsando , é basicamente o efeito da proteção.que desarma a fonte e torna a religar.

 

Para uma bomba ( onde  se supõe existir um motor dentro ) e ela tem a corrente nominal de 4A o arranque dela vai exigir uma corrente bem maior, digamos uns 20 ou 30 A

 

É um ponto negativo em fontes chaveadas , normalmente elas não conseguem dar arranque em motores cujas correntes estejam próximas da corrente da fonte.

 

Certamente com uma bateria 12V ( até uma pequena de 4.5Ah )  voce conseguirá rodar sua bomba dágua .

 

Também com uma fonte de trafo( 4 ou 5A ) + retificador voce vai conseguir.

 

você não disse qual tipo de fonte tentou usar, se uma chaveada ou de trafo, eu estou apenas tentando ilustrar a situação .

 

Resumindo:  Para uma bomba 12V  4A   voce pode precisa de uma fonte 12V  muito maior se for chaveada , pode ser até de 100A se conseguir.  

Uma opção para fonte que esteja mais perto da tensão nominal da bomba seria usar um controlador de rotação, tipo  PWM ou afins para que a fonte não desarme.

 

 

nao-sim.jpg

Obrigado pela explicação.

Eu usei uma fonte de alimentação com design igual aquelas fontes de celular (desculpe mas não sei o nome técnico).A bomba é aquelas pequenas usadas em carro. E fiquei com uma dúvida : a bomba pulsa somente quando à líquido, caso ela esteja vazia ela roda normalmente, e em uma velocidade consideravelmente alta.

adicionado 10 minutos depois

@Tito Fisher

24 minutos atrás, Tito Fisher disse:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O líquido pesa obrigando o motor a fazer + força pra sair da inércia bem como a trabalhar. Talvez uma fonte de pc com seus 12V @ 15A ou+ nos fios amarelo/preto consigam dar partida no motor com carga líquida. Se não, experimenta ligar em 5V que dá 30A ou + nos fios vermelho/preto. Menor velocidade, claro, mas vai que cola.🙂

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

aconteceria em tese se a fonte fosse de 4A e a bomba de 1A, ai poderia dar ruim na bomba

Vi agora. Tal condição em si não danifica o motor desde que a tensão não ultrapasse 12V. P.ex. funcionaria tanto numa bateria 60Ah quanto numa...

12 horas atrás, Tito Fisher disse:

uma bateria 12V ( até uma pequena de 4.5Ah )

 

12 horas atrás, Tito Fisher disse:

pode ser até de 100A se conseguir.  

😁

 

12 minutos atrás, Math.Pi disse:

A demanda maior causaria aumento da resistência.

física? elétrica? mecânica? magnética? :seila:😁

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!