Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus Tuf Gaming x570-Plus/br não reconhece frequência da memória


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Ao montar o computador, pesquisei e vi que existiam vários relatos de memórias que não eram devidamente reconhecidas em PCs com processadores AMD, especialmente os Ryzen de primeira geração. Para evitar qualquer problema decidi comprar apenas memórias que constavam na documentação de compatibilidades da placa-mãe e haviam sido testadas pelo fabricante, mesmo recebendo recomendações deste fórum de que eu poderia comprar qualquer memória.

 

Acabei pagando uma memória mais cara que o normal que era compatível e até possuía um selo de compatibilidade com os Ryzen na caixa, mas mesmo com essas precauções tive problema da minha placa não reconhecer a frequência total da minha memória. Minha placa é a Asus Tuf Gaming x570-Plus/br com um processador Ryzen 3900X, a memória que comprei é uma G. Skill F4-3600C16D-32GTZNC:

https://www.gskill.com/product/165/326/1562840211/F4-3600C16D-32GTZNC

 

A minha memória possui frequência de 3600 MHz, porém minha placa-mãe a reconhece como tendo apenas 2133 MHz. Já atualizei a BIOS e nada, existe algo que eu possa fazer para minha placa reconhecer a frequência nominal da minha memória? De preferência em stock.

bios.thumb.jpg.6af07b6373248c3caaf58142d94e944c.jpg

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro mais em relação a velocidade máxima dos ryzen de primeira geração(tenho lembraça de ser 2400MHz mas não tenho certeza), mas eu começaria verificando isso.

Caso seja, eu tentaria ver se a bios está bem configurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ragbrun disse:

Não me lembro mais em relação a velocidade máxima dos ryzen de primeira geração(tenho lembraça de ser 2400MHz mas não tenho certeza), mas eu começaria verificando isso.

Caso seja, eu tentaria ver se a bios está bem configurada.

O meu Ryzen é um 3900X, desculpe não citar antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eu achava que tu tinha falado de ryzen primeira geração, mas agora resolvi olhar o site da gskill, o problema é que ela tem a SPD speed de 2133, o que faz a placa-mãe identificar sendo como uma memória de 2133MHz, tu só deve ter que ligar o XMP e já deve atingir os 3600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ragbrun disse:

Não me lembro mais em relação a velocidade máxima dos ryzen de primeira geração(tenho lembraça de ser 2400MHz mas não tenho certeza), mas eu começaria verificando isso.

Caso seja, eu tentaria ver se a bios está bem configurada.

A bios deixei como veio de fábrica, apenas com algumas alterações no boot, se você tiver alguma direção para eu começar a olhar sobre onde configurar isso eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, rafael.sampaio disse:

A bios deixei como veio de fábrica, apenas com algumas alterações no boot, se você tiver alguma direção para eu começar a olhar sobre onde configurar isso eu agradeço.

Só mudar aquela opção DOCP, na imagem que postou.. Os perfis XMP, se tiver, aparecem ali..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Ragbrun disse:

Eu achava que tu tinha falado de ryzen primeira geração, mas agora resolvi olhar o site da gskill, o problema é que ela tem a SPD speed de 2133, o que faz a placa-mãe identificar sendo como uma memória de 2133MHz, tu só deve ter que ligar o XMP e já deve atingir os 3600

Resolvido, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!