Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa pra Restaurar data original de um arquivo.


SJunyo

Posts recomendados

A algumas semanas uma pessoa criou um arquivo falso para dizer que tal empresa estava escondendo algo antigo. Quando baixei vi que ele provavelmente editou o arquivo com a ajuda de um programa e mudou as datas de criação, edição e ultima vez acessado. Tenho quase certeza que ele fez isso, pois entre vários arquivos ele esqueceu de alguns que estavam na data de 2020 a algumas semanas atrás. 

Existe algum meio ou algum programa que possa me mostrar o estado original de um arquivo, e mostrar se ele teve alterações, se foi manipulado ou copiado? Já tentei usar o MiTeC Windows Registry Recovery, mas eu precisaria ter um backup do registro, coisa que não tem como já que baixei o zip na internet com todos os arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na época do DOS 5.0 era possível com o computador desconectado da internet, mudar a data pelo setup, ai quando manipulava os arquivos, o computador salvava com as datas que constavam no setup.

Mesma coisa com os celulares com java, entrava numa garagem ou local sem sinal, mudava a data do aparelho e fazia os acessos aos documentos, no fim ficavam registradas as novas datas.

Eu não conheço algum programa que possa editar as datas de criação e acesso, só sei como fazer na prática, como por exemplo: fui desafiado no jogo do milhão e como não sabia jogar, copiei e editei um arquivo dos resultados, se não me engano era um acess ou lotus 123, eu mudei a data, o nome de usuário e o valor dos pontos. fiquei no topo do score com o melhor resultado, só fui apanhado na fraude porque não alterei o registro do tempo do jogo e concluíram que não poderia ter respondido tantas perguntas em tão pouco tempo.

Eu imagino que o único meio de demonstrar que foi manipulado, alterado ou copiado é reproduzir o "modus operandi" passo a passo. (não sei como é feita uma auditoria e desconheço os métodos utilizados)

Digamos por exemplo que se trata de um arquivo do word, .(doc) vai precisar ter o arquivo original e/ou apresentar como deve ter tido acesso ao arquivo original, expor que ao utilizar o word, são gravadas informações do usuário, como iniciais, nome e empresa, também mostrar que após a criação do documento, também são registradas novas informações como datas de alterações e assim, demonstrar e comparar as inconsistências, uma delas seria a manipulação de data de um documento confrontado com o detalhe de não ter alterado os demais documentos, o que comprovaria a tentativa de fraude.

É uma questão de saber como funciona, só mesmo no caso prático é que pode comprovar e desmascarar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Procure sobre "Metadado"

Farei isso, preciso muito descobrir se o arquivo teve as datas alteradas.

adicionado 4 minutos depois
23 minutos atrás, Pincipi disse:

Na época do DOS 5.0 era possível com o computador desconectado da internet, mudar a data pelo setup, ai quando manipulava os arquivos, o computador salvava com as datas que constavam no setup.

Mesma coisa com os celulares com java, entrava numa garagem ou local sem sinal, mudava a data do aparelho e fazia os acessos aos documentos, no fim ficavam registradas as novas datas.

Eu não conheço algum programa que possa editar as datas de criação e acesso, só sei como fazer na prática, como por exemplo: fui desafiado no jogo do milhão e como não sabia jogar, copiei e editei um arquivo dos resultados, se não me engano era um acess ou lotus 123, eu mudei a data, o nome de usuário e o valor dos pontos. fiquei no topo do score com o melhor resultado, só fui apanhado na fraude porque não alterei o registro do tempo do jogo e concluíram que não poderia ter respondido tantas perguntas em tão pouco tempo.

Eu imagino que o único meio de demonstrar que foi manipulado, alterado ou copiado é reproduzir o "modus operandi" passo a passo. (não sei como é feita uma auditoria e desconheço os métodos utilizados)

Digamos por exemplo que se trata de um arquivo do word, .(doc) vai precisar ter o arquivo original e/ou apresentar como deve ter tido acesso ao arquivo original, expor que ao utilizar o word, são gravadas informações do usuário, como iniciais, nome e empresa, também mostrar que após a criação do documento, também são registradas novas informações como datas de alterações e assim, demonstrar e comparar as inconsistências, uma delas seria a manipulação de data de um documento confrontado com o detalhe de não ter alterado os demais documentos, o que comprovaria a tentativa de fraude.

É uma questão de saber como funciona, só mesmo no caso prático é que pode comprovar e desmascarar.

 

Uma história e tanto. Se soubesse como explicar o método de como fazer isso, seria ótimo, mas entendo. Vou procurar a fundo pra saber como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!