Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

INICIANTE Instalação Linux Mint em Hd particionado


brenda r

Posts recomendados

Boa tarde a todos.

Tenho um notebook Dell Inspiron 15R 5537 e venho utilizando o Windows 10 nele até então.

Resolvi migrar para o Linux Mint.

Antes porém particionei meu HD de aproximadamente 700GB e fiz uma partição de aproximadamente 230GB(no Gerenciador do computador) para salvar meus arquivos do Windows antes de formatar e instalar o Linux.

Baixei a ultima ISO do Linux(Linux 20 "Ulyana") no site oficial deles e com a ISO fiz um pendrive bootável com o programa Rufus.

Ao fazer o boot, fui em Install Linux Mint e ele já abriu o sistema do Linux para eu manusear e já fazer a instalação pelo instalador que fica na área de trabalho.

Na hora de ir em opção avançada para instalar em HD particionado, congelo aí, não sei como proceder.

Vi alguns tutoriais e cada tutorial é uma maneira diferente de particionar, /, /home, swap e blá blá blá.

Segui alguns desses tutoriais e apresenta o seguinte erro: "No EFI System Partition was found” ou quando não aparece isso, aparece: "Falha na criação de sistema de partição ex4".

Os tutoriais são muito complexos e eu sou iniciante no assunto.

Eu tenho um só HD e ele está dividido em duas partes, sendo uma parte um backup dos meus arquivos e a outra livre para eu instalar o Linux.

Não quero criar um monte de partições, só quero instalar o Linux nessa partição que sobrou dos 700GB e manter a outra com o meu backup.

Como devo proceder?

Vou anexar como aparece meu HD atualmente.755376552_Screenshotat2020-09-0917-14-48.thumb.png.116bdf3bea0a2b50f4d7e46633b9abd7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos as nomenclaturas: 
/dev/sda : é o seu HDD
/dev/sda5 : é onde está seu backup, em NTFS (sistema de arquivos utilizado pelo windows)
espaço livre: é exatamente o restante do seu HDD livre.


O que você deve realizar agora:
Você já fez a parte mais difícil, que é tomar coragem, falta só mais um pouco e o que te segura é falta de confiança. MAS VOCÊ CONSEGUE!
 Vamos por partes para você entender o que esses tutoriais ensinam:
Primeiro, o único requisito é que hajam TRES partições para o dual boot, ISSO MESMO TRES. 
A primeira
: é o tal do EFI. Ele é necessário por ser quem coordena os dual boot.
A segunda: é de um de seus OS, LINUX por exemplo
A terceira: será seu Windows, no seu caso o BACKUP

Entendido isso, há mais duas partições que podem vir a serem uteis, se tratando de Linux. E estamos falando do /swap, e do /home. Abaixo vou detalhar o que cada uma faz.

 

/boot/efi: essa partição vai servir pra controlar seu dual boot. é necessário declarar a função dela de acordo com os tutoriais.
/: é aqui que você vai isntalar seu Linux e recomendo o SISTEMA DE ARQUIVO ext4.  
backupWindows: Já foi feito o que tinha pra ser feito.

 

até o momento, se você seguir esses passo vocẽ vai ter as configurações básicas pra ter um dual boot.

 

Citação

"Mas do que se trata essas outras partições?"

 

Temos seu HDD, o /dev/sda. Vamos particioná-lo:

/dev/sda1 - /boot/efi
/dev/sda2 - /

/dev/sda3 - /home
/dev/sda4 - /swap
/dev/sda5 windows

 

O que aconteceu é que vocẽ separou uma parte do HDD, para seus arquivos pessoas no linux, dessa maneira é só deixar a Partição /home intacta que você não precisará realizar um backup, desse jeito ele já fica isolado. Pra isso se separa o /home.

 

a Partição /swap com a etiqueta de swap, funciona como uma extensão da memória, dessa maneira se vocẽ usar muito da sua memóia o linux consegue usar o HDD pra dar uma ajudinha. Recomendo 2gb nessa partição, assim como nos tutoriais.

Venho lembrar que tudo que foi descrito aqui poderia ter sido aprendido lendo devidamente o Tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Caio!

 

Li tudo o que você explicou muito atenciosamente e tirou todas as minhas dúvidas.

Particionei meu HD conforme suas orientações e FINALMENTE a instalação foi concluída, sem erros.

Quando reiniciei o Notebook, apresentou um erro dizendo o seguinte: "No boot device found" algo do tipo.

Pesquisei na internet e tentei diversas coisas, sem solução.

Enfim, reinstalei o Linux(agora sabendo como particionar, muito obrigada Caio) e deu certo, sem erros, tudo fluido.

 

Muito muito muito obrigada pela sua atenção e paciência.

 

💓

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!