Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando meu primeiro computador (DICAS)


Posts recomendados

Olá pessoal!

Essa é a minha primeira vez que faço um post aqui no CdH. Acompanhava anonimamente o site, e resolvi criar uma conta.

Faz 3 semanas que estou observando testes, opiniões e resolvi começar a montagem do meu computador, devido à crise e a minha condição financeira atual, não poderei gastar muito.

 

O que eu já comprei foi:

Processador: Processador AMD Ryzen 3 3100, Cache 18MB, 3.9Ghz, AM4 - 100-100000284BOX

SSD: SSD Kingston A400, 240GB, SATA, Leitura 500MB/s

Memória Ram: MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB (2X8) DDR4 3200MHZ VERMELHA

 

O que eu preciso:
Motherboard:
Fonte de alimentação:
(pensei na CX550 da Corsair)
Placa de vídeo: 
 

Pesquisei sobre placa-mãe compatível com o processador, na plataforma da Pichau colocando o processador, algumas sumiram de opção, deve ser questão de estoque. Lembro-me vagamente das placas, são opções diferentes de marca, mas lembro de uma parte da nomenclatura: B450M e A520M.

 

Gostaria de uma ajuda de vocês para terminar este processo.

Desde já, agradeço muito pela ajuda de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Vinícius Pétri disse:

Fonte de alimentação: (pensei na CX550 da Corsair)

Não precisa 550w, se seu PC usar 250 é muito. Opções de fontes:

 

PCYes Electro V2 450

CV450 ou VS450 ou CX450 ( essa eu não pegaria, afinal a CV é a linha sucessora da CX )

Cooler Master MWE 450

XFX 450

Super Flower Bronze King 450

Pichau Niddus 500

 

adicionado 1 minuto depois

@Vinícius Pétri Qual o orçamento pro resto? 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, primeiramente seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

 

Sobre as placas mãe para o 3100, acho que seria interessante realmente uma B450M, porque a maioria é bem construída (irei recomendar algumas) com bons VRMs e suportarão os Ryzen 4000, ou seja, longevidade de plataforma, acredito que as A520 não fazem muito sentido, ao meu ver, apenas para um nicho específico de computadores de escritório que querem usar um Ryzen 4000, sem esse cenário, não vejo outra alternativa, porque as A520 estão chegando a preços de uma B450, então ao meu ver é inviável. Deixarei abaixo algumas placas B450M maravilhosas que eu realmente testei na bancada.

  • Asrock B450M Steel Legend.
  • MSI B450 Tomahawk.
  • Gigabyte B450 Aorus M.

 

Sobre a fonte de alimentação, acredito que 550W seja exagero, uma fonte bem construída de 450W/500W já supre tranquilamente seu setup, eu recomendaria, nesse caso, qualquer uma das fontes abaixo.

  • PCYes Electro V2, 450W.
  • Pichau Nidus, 500W.
  • Deepcool DA500, 500W.
  • EVGA 450BR, 450W.
  • Corsair CV450, 450W. (As linhas CX apresentaram problemas, foi reportado aqui no fórum e agora no canal da Teclab).
  • Cooler Master MWE, 450W.

A placa de vídeo depende muito de alguns fatores, como resolução. Se você busca o full HD (1080p) acredito que as melhores opções seriam.

  • 1650 SUPER.
  • 1660.
  • 1660 SUPER.
  • RX 5500 XT.
  • RX 5600 XT.
  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ @Ornitotheus não tenho experiências com a mesma, apesar de amigos terem e nunca reclamarem, só comentei como forma de sobrar pro bolso esqueci completamente da rx570 comentei de forma equivocada sem levar em consideração outras opções na mesma faixa de preço. Mas se poder estourar um pouco o orçamento a rx580 é mt boa @Vinícius Pétri

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder

@Ornitotheus

Eu peguei o 3100, devido à comparação que fiz no site Versus.

Não vi uma diferença gritante na comparação, mas eu tenho um conhecimento básico de hardware.

Eu queria o 1600 AF, mas no momento não estava no preço acessível na hora da compra e eu estava segurando para ter recursos para comprar a placa de vídeo e a MB compatível com a velocidade da ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus

@concorenciamelhoraomercado @fabkinder @J4G3R  Atualizando o tópico pessoal, eu acabei de comprar a MB Asrock B450M Steel Legend

Sobre a VGA estava observando duas:

 

I) Asrock Phantom Gaming D Radeon RX570 4G, GDDR5 (Li em um artigo que AsRock = Asus)

II) Sapphire Pulse AMD RX 580, 8GB, GDDR5 

(desconheço essa marca) É confiável?

 

Só pra confirmar, realmente uma fonte de 450W é realmente suficiente para atender à demanda? Ou invisto logo em uma de 500W?

Também pensei em colocar fans para auxiliar no resfriamento dos componentes. 

Uma outra dúvida: o cooler que vem com o processador é suficiente ou comprar um outro cooler seria ideal? Li comentários sobre esses coolers padrões de processador serem bem simplórios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius Pétri Sapphire  é uma marca bem tradicional nas Radeon.

Os coolers padrões, atualmente, são bons para manter o sistema rodando sem overclock, minha opinião é que tu só precisa de um cooler para processador se tu vier a fazer overclock.

Quanto às ventoinhas, uma na frente puxando o ar pra dentro e outra atrás jogando pra fora é mais que o suficiente em 99% dos casos, pois a fonte tem sua própria ventoinha. Eu só me preocuparia com uma ventilação melhor se eu morasse num lugar muito quente, onde a temperatura fosse maior que 35 graus por muitos dias.

Quanto à potência da fonte, 450W está mais que suficiente, eu só consideraria pegar uma de maior potência se você pretende, futuramente, pegar uma placa de vídeo topo de linha.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também quero dar meus R$ 0,2 sobre:

 

1. A respeito das placas de vídeo Sapphire, sinceramente é uma das melhores marcas, sem exagero, as linhas Pulse, Nitro+ são realmente incríveis, tanto em construção, heatsinks, desempenho e afins, há quem diga que é a melhor marca atualmente no mercado brasileiro, mas eu sou muito fã da EVGA, os projetos deles são impecáveis, mas eu considero a Sapphire top 3, juntamente com a Asus, apesar de alguns modelos como a RX 5700 XT ROG STRIX apresentarem um projeto um pouco "porco", em relação a alguns parafusos pequenos demais no projeto, o que ocasionava a falta de contato do chip gráfico com o projeto de resfriamento, dando um "espaço" entre os dois, ou seja, havia aumentos de temperaturas ridículos por esse erro de projeto, a solução era você desmontar a placa e substituir por alguns parafusos maiores, há vídeos no YouTube mostrando a brutal diferença, tanto que se você "apertasse" a 5700 XT ROG, você veria que ela tem uma folga quando pressionada, como eu disse, o problema se "resolvia" trocando os parafusos, mas com isso, você perdia a garantia da placa.

 

2. Sem sombra de dúvidas é uma das melhores placas mãe B450 no mercado, ela é bem popular, eu possuo essa placa em outro computador aqui em casa (da patroa, haha) e ela é incrível, tem bons dissipadores no VRM, é muito bem construída, aguenta tranquilamente um 3800X mesmo em overclock de 4.2V/4.4V, acredito que ela perda apenas para B450 Tomahawk.

 

3. Em relação a fonte, vou te explicar: a tendência dos hardwares futuros não é aumentar o consumo de energia, e sim diminuir, é só olhar historicamente. Novas placas de vídeo gastam menos energia, "desperdiçam" menos energia, com isso, a velha história de "...comprar fonte de 850W pra futuros upgrades" não é apenas um modo de pensar arcaico como errôneo, se seu setup atual gasta 350W (você pode olhar no Power Supply Calculator também, além de calcular possíveis upgrades) e você pensa em fazer vários upgrades futuros, pegue uma fonte de no máximo 500W, se você não mexe em overclock (que exige muito mais da fonte) 500W segura até um i9-9900K com uma 2080TI, é só olhar testes, claro, levando em conta que é uma boa fonte de 500W, bem construída, entrega de energia rotulada, olhar a ondulação residual, famoso"ripple", etc, etc.

 

4. Sobre as fans no gabinete e CPU cooler, eu discordo um pouco do @fabkinder, acho que o necessário não são uma na frente e uma atrás de exaustão, acho que um fluxo de ar mínimo precisa ser três fans frontais puxando o ar para dentro e uma de exaustão, podendo ser na traseira ou em cima, jogando o ar para fora. Se você não for fazer overclock, 90% das vezes você não precisa de um cooler melhor, a AMD por incrível que pareça faz bons coolers, claro que há exceção como vários usuários relatando que tanto o 3600X quanto o 3900X estão batendo 90°C, porém precisa levar em consideração vários fatores como o próprio fluxo de ar do gabinete e até uma pasta térmica que não foi aplicada corretamente, afinal, exagero na pasta térmica resulta em super aquecimento, além de que, um processador trabalhando em 48°C ou em 78°C não faz nenhuma diferença, sei que pode ser assustador bater na casa dos 80°C mas é realmente normal dependendo da situação, o fator de "risco" ficaria na casa acima dos 100°C quando o processador começa a fazer thermal throttling, que nada mais é do que reduzir o clock do processador com o objetivo de diminuir a temperatura, então se seu processador trabalha a 3.8Ghz, ele pode ser reduzido para 0.5Ghz em muitos casos.

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a cada um de vocês com as colaborações neste tópico, realmente auxiliou demais no meu entendimento perante ao meu nível de conhecimento (básico). Ajudou bastante para concluir as minhas compras.

 

Eu entendo que deve ser chato as perguntas triviais, mas não sabe o quanto engrandece as explicações, principalmente da fonte. São amigos que montaram os seus computadores e falavam que era bom ter uma fonte de uma potência alta, mas agora estou bem mais esclarecido.

 

Assistir vários vídeos, e principalmente um vídeo do MW falando da construção da Sapphire Nitro+ RX 570 8GB, o processo de desmontagem e aplicação da pasta térmica e o uso do álcool isopropílico. 

 

É bom aprender para poder auxiliar outras pessoas da melhor possível, e utilizar este conhecimento também. Não sou da área, mas tenho um apreço por ela.

 

Caso interesse saber algum de vocês, eu comprei:

Placa de video: RX 580 8GB Sapphire

Fonte de alimentação: Corsair CV450, 450W

 

Obrigado, membros do CdB

 

(Não sei como pede para fechar o tópico)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!