Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade memoria ram, processador e placa-mãe


Posts recomendados

Bom dia pessoal, to fazendo um upgrade grande no pc e bateu uma duvida, essa placa-mãe tem 4 slots de memoria, divididos de 2 em 2 em razão do dual chanel, mas queria saber se usar apenas um pente de memoria seria problema, ou se preciso usar sempre de 2 em 2. Além disso se alguém puder confirmar a compatibilidade dela com o Ryzen 5 1600 AF, no site deles a tabela foi meio confusa pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para jogar, 8 gb é um valor um pouco baixo, porém suficiente, o problema de pegar dois pentes de quatro é que quando você for fazer um upgrade de ram, tera que pegar outros dois pentes de quatro o que ficará mais caro no final. É preferível então pegar um de 8 agr e dps juntar mais um pouco e pegar outro. Espero ter ajudado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian Tutida Leite Entendo entendo, acho que vou fazer isso mesmo. Dei uma olhada na diferença com dual e single chanel e até que foi grandinha as medias eleveram quase 20fps, mas pra mim tudo bem por hora, meu pc nem rodar os jogos rodava, se rodar a 60 fps já bom.

adicionado 5 minutos depois

aeeeeeeee só mais uma coisinha, a memoria que eu escolhi é uma da XPG de 3000mhz, essa marca é confiavel? comprei pela promoção e frequencia alta

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, não entendo muito bem de compatibilidade e os arquivos disponibilizados pela fabricante estavam divididos de forma que eu não entendi se as listas se aplicavam ou não.

 

O hardware vai ser o seguinte 

Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16

Ryzen 5 1600AF

 

No caso a placa-mãe não fala ter suporte para a EXATA frequencia da minha memoria, então queria saber se esses 3 junto não vão ter nenhum problema funcionando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa noite.

 

A lista de memórias que está disponível no site do fabricante são as memórias testadas, mas não significa que não irá funcionar outra. 
 

Eu tenho essa placa-mãe e minhas memórias não estão na lista.

 

eu subi até 3200 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto Entendi, vale a pena arriscar? essa memoria que escolhi tá um custo beneficio ótimo, e como funciona a questão da frequencia?

Lá no site diz que ela suporta uma serie de frequências especificas, no caso a minha não está lá exatamente (possui para 3200 e 2966), ela iria só limitar a minha memoria ou a memoria não iria funcionar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
16 minutos atrás, Giuliano Maradei C disse:

@Mr. Caio Augusto Entendi, vale a pena arriscar? essa memoria que escolhi tá um custo beneficio ótimo, e como funciona a questão da frequencia?

Lá no site diz que ela suporta uma serie de frequências especificas, no caso a minha não está lá exatamente (possui para 3200 e 2966), ela iria só limitar a minha memoria ou a memoria não iria funcionar? 


Ninguém iria limitar ninguém, pois quem determina é o processador, mas isso nunca é falado.

 

Acontece é que eles estão escritos lá para informar até onde a placa-mãe e memória suportam com o XMP ativo sem mudanças em tempos e afins..

 

Mas se você ajustar certinho, ele sobe mais do que 3200, porém não é garantido.

 

ex: memória diz que suporta até 3200, significa que quando você ativar o XMP ele vai subir a 3200 PORÉM se tiver tempo e paciência você ajusta pra mais.

 

A placa-mãe neste caso vai até 3200 normal, mas mesmo caso de antes... ela vai mais se você ajustar... 

 

então a regra: Se você pegar uma 2400 ela sobe mais, porém fica mais difícil ajustar para isso, já com uma 3200 seria mais fácil...

 

É difícil garantir pois nunca é regra, depende de vários fatores. Como qualidade do silício, placa-mãe, componentes e etac... é um conjunto de fatores que determinam.

 

o que digo é que: frequência não mudam tanto assim no desempenho em

jogos ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 minutos atrás, Giuliano Maradei C disse:

@Mr. Caio Augusto entendi entendi, meu medo mesmo era eu perder a peça ou precisar comprar outra em razão do pc não ligar ou algo do tipo.

 


não é nulo, porém hoje em dia é bem mais difícil ocorrer. Não precisa se preocupar com isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, Giuliano Maradei C disse:

@Mr. Caio Augusto Pensei em algo, e caso ocorra? além de trocar a memoria a outra opção seria mudar a bios?

 


Sim. Na verdade Dr, a bios dessa placa sempre tem atualização, mês passado teve uma.. Nada de muito importante, mas saber que estão sempre atualizando já é vantagem. 
 

esse memória é de marca confiável, não terá problema. Fique tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, Giuliano Maradei C disse:

@Mr. Caio Augusto a ok perdão por muitas perguntar é que é o primeiro pc bom mesmo que monto ae to ansiosão, valeu caio

Não precisa se desculpar não! Estamos aqui pra isso! Pode perguntar sempre que precisar.

 

se quiser me chamar no tópico me cite que eu vejo. 
 

Primeira máquina sempre fica no coração. Então quantas perguntas precisar estaremos aqui.


abraços e sucesso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!