Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Simétrica, resistores de descarga SUPERAQUECENDO!


rocmita

Posts recomendados

Boa tarde a todos!

 

Recentemente montei uma fonte simétrica para alimentar meu amplificador.

 

Estou usando um transformador Toroidal com secundário 25+25 x 6 ampères, e uma placa para retificação com capacitores de filtro de baixa frequência e eletrolíticos totalizando 40.000Uf, finalizando com uma saída de +39v -39v.

O funcionamento está perfeito, mas o que estou achando estranho demais, é que na placa da fonte, há dois resistores de 2k2 5W com a função de descarregar os capacitores após o desligamento da fonte, e estou achando eles muito quentes durante o uso, ao toque com os dedos no máximo 2 segundos. 

É para ser assim, aquecerem tanto? o que posso fazer para minimizar isto, pois acredito que com pouco tempo irão dar problema, estou errado??

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Ficaria melhor se disponibilizasse o diagrama do circuito pra sabermos exatamente como está funcionando sua fonte.

Olá Guilherme!

 

Não tenho o diagrama da fonte, mas é muito simples e padrão, ou seja, entrada AC pelo transformador Toridal 25+25 sec ponte retificadora KBPC1050 capacitores de polipropileno de 100nF de filtragem, 4 capacitores de 10.000uf x 63V e mais capacitores de 100nf na saída, e em paralelo aos eletrolíticos tem dois resistores de 2k2 x 5W com a função de descarregar os capacitores eletrolíticos. Estes estão MUITO quentes, e é aqui que não se devo me preocupar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da temperatura deve variar um pouco com o tipo do material dos resistores. Pra saber se a potência em cima dos resistores está normal, basta medir a corrente e calcular a potência, se eles forem realmente de 5W e a potência estiver abaixo desse valor, não há motivo pra se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2020 às 00:52, GuilhermeGB disse:

A questão da temperatura deve variar um pouco com o tipo do material dos resistores. Pra saber se a potência em cima dos resistores está normal, basta medir a corrente e calcular a potência, se eles forem realmente de 5W e a potência estiver abaixo desse valor, não há motivo pra se preocupar.

Perfeito Guilherme!

 

Farei as medições e retorno para informar o resultado!

 

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!