Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problemas com o Vcore


WeslleyP

Posts recomendados

Ola pessoal do forum, recentemente montei um setup ryzen 5 1600af com uma b450 ds3h da gigabyte. E estou com um problema, não sei se pode se tratar assim, mas quando deixo as configuracoes de cpu da mobo no Auto , o vcore fica muito alto, chegando a 1.45v, tento aplicar uma tensão nova, mas  não diminui. porém quando deixo todos em padrão 3.7Ghz, o vcore fica a 1.1v ai tenho q mudar a tensão, ai sim funciona. E ainda tem outras complicações, no Cpuz o vcore eh um, e no hwmonitor eh outro. Quando faço o "over", no hwmonitor fica 1.1v, e no cpuz fica a certa q mudei, porém quando deixo em stock isso se inverte. Gostaria de saber o que ta acontecendo kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
23 minutos atrás, WeslleyP disse:

Ola pessoal do forum, recentemente montei um setup ryzen 5 1600af com uma b450 ds3h da gigabyte. E estou com um problema, não sei se pode se tratar assim, mas quando deixo as configuracoes de cpu da mobo no Auto , o vcore fica muito alto, chegando a 1.45v, tento aplicar uma tensão nova, mas  não diminui. porém quando deixo todos em padrão 3.7Ghz, o vcore fica a 1.1v ai tenho q mudar a tensão, ai sim funciona. E ainda tem outras complicações, no Cpuz o vcore eh um, e no hwmonitor eh outro. Quando faço o "over", no hwmonitor fica 1.1v, e no cpuz fica a certa q mudei, porém quando deixo em stock isso se inverte. Gostaria de saber o que ta acontecendo kk


esse comportamento é normal para os Ryzen. Ele aplica algumas tensões, mesmo que rápidas para o boost.

 

Nao se preocupe com isso. Minha configuração é similar e eu procurei muito sobre esse assunto, até na gringa e cheguei a conclusão. normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem placa-mãe que seta o Vcore próximo ao limite máximo.

quando você faz overclock a CPU passa a consumir mais energia o que gera a queda, por isso é recomendado você configurar o "voltage calibration" pra evitar essas quedas.

Eu setaria o Vcore manualmente pra 1.300v.

Vcore muito alto gera calor em excesso.

Como estão as temperaturas em um teste de stress?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diego_both Opa, Eu setei pra 3.7ghz e coloquei +0.148v em todos os núcleos e consegui um vcore de 1.248v, por enquanto esta bem estável, parece que quando eu seto o clock manualmente, o vcore cai pra 1.1v

adicionado 1 minuto depois

@Mr. Caio Augusto Pse, li bastante e acabei tendo o mesmo pensamento, fazer o que, o jeito foi eu setar manualmente mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
19 minutos atrás, WeslleyP disse:

@diego_both Opa, Eu setei pra 3.7ghz e coloquei +0.148v em todos os núcleos e consegui um vcore de 1.248v, por enquanto esta bem estável, parece que quando eu seto o clock manualmente, o vcore cai pra 1.1v

adicionado 1 minuto depois

@Mr. Caio Augusto Pse, li bastante e acabei tendo o mesmo pensamento, fazer o que, o jeito foi eu setar manualmente mesmo


Dr, foi exatamente o que eu notei nessa placa. Ela não tem opção de setar o vcore fixo, só por offset o que não é tão bom. Eu notei que quando eu fixava a 4.05GHZ o VCORE ficava a 1.1 e parava de dar os picos que aquecia e se eu subisse mais que 4.05 o sistema ficava instável e daí eu tinha que aumentar o offset.. que foi o que você fez...

 

Daí eu fiz o seguinte: Deixei a 4.05 GHZ e não mexi mais em nada... o VCORE fica 1.1

Caso eu precisar de mais desempenho, eu faço via Ryzen Master pois nele dá pra setar a tensão. Consegui 4.2 GHz em todos os núcleos a 1.2 v - ele esquenta sim mas não chega ao absurdo do que estava em stock.

adicionado 2 minutos depois
agora, WeslleyP disse:

@Eder Neumann Entao, eu ate comecei a usar, o problema eh que tem que aplicar sempre quando reinicia o pc.


Esse é o problema o Ryzen Master.. 

tive que me limitar a isso porque a bendita BIOS não será o VCORE fixo.

 

Se a BIOS permitisse o VCORE fixo aí eu deixaria 4.2 a 1.2v mesmo... Eu usaria o RM só para ajustar mesmo e depois faria definitivo na BIOS.

 

Eu penso em trocar de placa por causa disso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Dr, foi exatamente o que eu notei nessa placa. Ela não tem opção de setar o vcore fixo, só por offset o que não é tão bom. Eu notei que quando eu fixava a 4.05GHZ o VCORE ficava a 1.1 e parava de dar os picos que aquecia e se eu subisse mais que 4.05 o sistema ficava instável e daí eu tinha que aumentar o offset.. que foi o que você fez...

 

Daí eu fiz o seguinte: Deixei a 4.05 GHZ e não mexi mais em nada... o VCORE fica 1.1

Caso eu precisar de mais desempenho, eu faço via Ryzen Master pois nele dá pra setar a tensão. Consegui 4.2 GHz em todos os núcleos a 1.2 v - ele esquenta sim mas não chega ao absurdo do que estava em stock.

Exatamente, não notei nisso antes de comprar essa placa, mas agora ja foi, pelo jeito vou deixar desse jeito que fixei mesmo. Acho que nao encaro como um problema, apenas um jeito mais complexo de setar o vcore, visto que quando seta o clock manualmente, o vcore padrão cai pra 1.1v por algum motivo que nao sei explicar.

 

5 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Esse é o problema o Ryzen Master.. 

tive que me limitar a isso porque a bendita BIOS não será o VCORE fixo.

 

Se a BIOS permitisse o VCORE fixo aí eu deixaria 4.2 a 1.2v mesmo... Eu usaria o RM só para ajustar mesmo e depois faria definitivo na BIOS.

 

Eu penso em trocar de placa por causa disso

@Mr. Caio Augusto Sim, o programa eh muito bom, faz coisa que a placa não faz. o problema eh ter que ficar aplicando a cada reinicializacao.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu também busquei uma explicação dessa placa fixar o VCORE a1.1 quando eu sento o clock... fiquei louco na época e não achei nada.

 

Ai fiquei nessa 4.05GHZ fixo aí a placa aplicou 1.1v e boa. 

Caso eu precisar de mais aí eu faço via RM. 
 

Se eu subir na BIOS mais que 4.05 daí eu preciso ou fazer via RM ou por offset. 
 

O que eu acho ruim é que não temos uma parâmetro do que seria + ou - entende? Tipo +0.12v porém é sobre qual valor? Entendeu?

 

 

Fiz estes testes na epoca

 

Estava com temperaturas muito elevadas, chegou a bater 98C no AIDA em stresstest, sendo que não estou utilizando o cooler box e sim um intermediário.

(-V tensão -Temp porém – GHz) lógica usada

 

 

Vamos lá sem enrolação:

 

** Stock: AIDA 96C° / CPU-z Single 515.1 Multi 4128.8 / Cinebench 86C° 3658pts / Blender 88C° 03:56:91 Time / 3DMark CPU 7082 , 23.80FPS a 86C°

 

1) Desabilitando o CPB (Core Performance Boost) Somente desabilitar esta opção na BIOS ou via Ryzen Master ele irá travar a CPU no clock base que no meu caso é 3.6HGz

AIDA 62C° / CPU-z S 442,6 M 3636.2 / Cine 61C° 3262pts / Blender 62C° 04:24.18 Time / 3DM 6556 CPU 6556 , 22.03 FPS a 61C°

 

2) Abaixar a tensão via OFFSET (O sistema determina a tensão e aplica – ou + no que você escolher) Opção Dynamic Vcore (DVR) na BIOS.

AIDA 69C° / CPU-z S 414.8 M 3330.6 / Cine 66C° 2958pts / Blender 68C° 04:51.67 Time / 3DM 6556 CPU 6037 , 20.28 FPS a 69C° - Aplicado -0,192V para conseguir tem ganho na temperatura no qual valeria a pena.

 

3) Limitar o TDP (W) que o sistema pode usar / PPT limit (w). Opção geralmente fica em Precision Boost Overdrive. Aqui precisa aplicar uma conta pois o sistema possui uma margem aplicada ao SOC. Então TDP que você quer x 1.35(margem) = 54w. Eu apliquei 50 mas você pode aplicar mais ou menos e realizar os testes.

AIDA 78C° / CPU-z S 517.3 M 3867.1 / Cine 70C° 3247pts / Blender 73C° 04:24.38 Time / 3DM 6719 CPU , 22,57 FPS a 79C° - Aplicado 50w para conseguir tem ganho na temperatura no qual valeria a pena.

 

4) Setar a tensão e o Clock manualmente.

Aqui eu encontrei uma questão, pois minha placa-mãe não permite que eu sete a tensão manualmente, então eu precisei fazer via Ryzen Master. O que é meio chato pois toda hora que o sistema reinicia eu preciso aplicar, mas é o que tinha no momento.

AIDA 86C° / CPU-z S 516.5 M4263.1 / Cine 76C° 3782pts / Blender 79C° 03:49.45 Time / 3DM 7327 CPU , 24,62 FPS a 78C° - Aplicado 4.2Ghz a 1,1875v

 

No meu caso o que tive melhor desempenho x temperatura foi setar apenas a Frequência e a tensão deixar que o sistema escolha ele vai a 1,123V - Dai não precisei do R Master.

Setei 40,50Ghz

AIDA 71C° / CPU-z S 499,9 M 4105,5 / Cine 68C° 3655pts / Blender 67C° 03:55.45 Time / 3DM 7127 CPU , 23,94 FPS a 65C° - V variável

 

 

Moro em uma cidade quente, porém estamos no inverno. Claro que a melhor opção foi setar o clock e a tensão e ir subindo e controlando mas nestes casos não tive ganho na temperatura sem trocar o sistema de resfriamento.

Os testes foram para stress o sistema, então em jogos a temperatura é menor, mas em todos os casos (exceto o offset) eu consegui ganhos na temperatura, até mesmo setando 4.2 a 1,1875V (-10t)

 

 

Espero ter ajudado, não tenho muito conhecimento mas estas opções acredito estarem certas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto Muito boa sua experiência, realmente, isso é um problema, acaba não tendo uma parâmetro.

Suas temperaturas estavam realmente muito elevadas, a minha não ultrapassa dos 75C com tudo no 'auto' com o cooler box da AMD , porém acabo ficando com um vcore alto ( o que me deixa frustrado ). Utilizo a opção de setar o clock e a tensão na mobo, já que consigo colocar a tensão em 1.248v (+0,1248v), o que melhora a temperatura, e seto todos os clocks em 3.7GHZ, o que não faz sentido nenhum.

Mas vou testar sua ultima opção, baixar a frequência e deixar o vcore no auto, caso fica instável , eu volto para a opção que utilizava antes.

Obrigado pelo comentário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...