Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ab350m-ds3h v2 aguenta ryzen 9?


Posts recomendados

tenho uma ab350m-ds3h v2 e sempre usei um ryzen 5 3600x nela, porém o processador deu problema e mandei para o rma e como eles nao possuiam o processador para troca eles me reembolsaram o valor do processador, estou querendo colocar mais um dinheiro e comprar um ryzen 9 3900x ou 3900xt, uma ab350m aguenta um ryzen 9 ou teria que pegar uma placa melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por incrível que pareça, aguenta sim, vou deixar abaixo a imagem em relação aos VRMs, precisa apenas de um bom fluxo de ar dentro do gabinete e se possível, um air cooler melhor.

 

Antes tenho algumas questões:

1. Você trabalha com renderização de vídeos, autoCAD, programas e sistemas pesados que exigem vários núcleos trabalhando ao mesmo tempo? Se não, o Ryzen 9 3900X não é para você. Digo isso pois um 3600 já empurra todos os jogos atuais e dando margem até para transmissão, mais núcleos a mais não fazem tanta diferença para os jogos, isso claro, supondo que você apenas use-o para jogar, já que não deixou explícito qual é o seu uso. Invista em placas de vídeo, essas sim impactam o desempenho em games, um 3600 supre com folga todos os jogos.
 

2. Eu deixei pontuado que suporta mas com alguns porém: um bom air flow dentro de gabinete é muito importante, você precisa ter pelo menos três fans frontais puxando o ar para dentro, e pelo menos uma fan como exaustor jogando o ar para fora, pode ser tanto no topo do gabinete quanto na traseira, além de que, o cooler box usado no 3900X esquenta bastante, mesmo tendo uma boa placa-mãe com VRMs satisfatórios e boa construção e um bom fluxo de ar.

 

3. Vou te ajudar na interpretação da imagem, apesar de intuitiva, gosto de deixar bem explícito. A AB350M DS3H V2 suporta, com folga, até um 3700/3800X em stock, ou um overclock do 3600/3600X. Caso queira colocar um 3900X/3950X ou até fazer um overclock no 3800X e exigência sobe para 100A, então é recomendado um melhor fluxo de ar, tanto no gabinete quanto na melhora do cooler. Acima de 150A não é recomendado, provavelmente o processador faça thermal throttling, que nada mais é que, diminuir o clock para resfriar a temperatura.

 

(Imagem retirada do Reddit).

image.thumb.png.d2fb2af80824337b93b4acd2cc3ebb04.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso sim o PC para trabalho mas nada que necessite muito processador, queria pegar o ryzen 9 apenas para conseguir ficar uns bons anos usando ele sem q fique defasado, em relação ao resfriamento meu gabinete tem 1 fan frontal, 1 em cima, 1 na lateral e 1 atrás, além do pc ficar o dia inteiro no ar condicionado, mas realmente parando para pensar o ryzen 9 é um pouco exagerado demais, acho q vou pegar um ryzen 7 3800x mesmo que fica no meio do caminho, obrigado pela resposta :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O 3800X acredito que seja o ideal para você para o trabalho também, um 3900X seria mais para quem vai precisar de muitos núcleos para renderização, pois no cenário empresarial, quanto mais tempo demorar uma renderização X, mais dinheiro eles perdem, nesse quesito é interessante os núcleos a mais, para jogos e aplicações de trabalho, o 3800X por ser um octa-core já te atende muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se ele não for fazer overclock, for apenas usar em stock com um bom fluxo de ar e um bom cooler, o fabricante garante, afinal a exigência de 75A para 100A não é nada tão alarmante, fora que o TDP do 3600X é de 95W e o do 3900X é de 105W. A pergunta dele não foi se a gente discorda ou não, eu também não recomendo colocar um CPU high-end em placa-mãe de entrada/intermediária, a pergunta foi se aguenta, e sim, aguenta, são perguntas diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ornitotheus disse:

Se ele não for fazer overclock, for apenas usar em stock com um bom fluxo de ar e um bom cooler, o fabricante garante, afinal a exigência de 75A para 100A não é nada tão alarmante, fora que o TDP do 3600X é de 95W e o do 3900X é de 105W.

Acho que eu nem preciso dizer que isso é uma má ideia? De maneira resumida, tenho tendinite, e digito de maneira mais direta possivel. Resumindo, o airflow nesse caso não adiantará de maneira significativa e o peso sobre os componentes reguladores de tensão aumenta.

1 hora atrás, Ornitotheus disse:

. A pergunta dele não foi se a gente discorda ou não

Não, isso eu estava falando da sua afirmação.

4 horas atrás, Breno Couto disse:

uma ab350m aguenta um ryzen 9 ou teria que pegar uma placa melhor?

 

2 horas atrás, Ornitotheus disse:

Por incrível que pareça, aguenta sim, vou deixar abaixo a imagem em relação aos VRMs, precisa apenas de um bom fluxo de ar dentro do gabinete e se possível, um air cooler melhor.

 

Ficou entendido que não era necessaria a troca da placa, pelo menos até você explicar isso agora:

1 hora atrás, Ornitotheus disse:

eu também não recomendo colocar um CPU high-end em placa-mãe de entrada/intermediária

 

1 hora atrás, Ornitotheus disse:

a pergunta foi se aguenta, e sim, aguenta, são perguntas diferentes.

Aguenta aos trancos e barrancos né? A mesma coisa de uma fonte bomba levando uma configuração.. parece que tá tudo bem mas não tá.

adicionado 3 minutos depois

@Breno Couto Espera, possa ser que lancem um novo rei do custo beneficio.. se puder esperar, espera.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tem razão, eu li novamente o que eu disse e apesar de pra mim estar explícito a troca da placa-mãe eu não fui muito claro em relação a minha opinião, acho sim que para um 3900X necessite de, no mínimo, uma B450 bem construída para mantê-lo, mas acredito fielmente que ele não terá muitos problemas a curto/médio prazo usando essa placa-mãe com um 3900X, o ideal é a troca como você bem pontuou, me perdoe pelo redundância. @Felipe Barbosa Melo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Existe um Ryzen 9 3900 Pro que o TPD é de 65W mas ele não é vendido para o público, apenas para parceiros e que você consegue encontra-lo nos marketplaces da vida como o Ali Express. Esse funciona 100% seguro numa B350 com os seus 12 núcleos e 24 threads.

 

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-Ryzen-9-pro-3900

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!