Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock vai diminuir o gargalo de cpu??


pedrogado

Posts recomendados

bom dia hj eu fiz um overclock no meu processador de 3,31ghz eu coloquei ele a 3,90ghz porque estava tendo um pequeno gargalo de cpu entao para resolver decidi fazer um over

specs do pc

AMD fx 6100

gtx 550 ti

8 gigas de ram em single channel

placa-mãe bluecase bmb78-D1

hd samsung de 320gbs

fonte aerocool vx500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhora seria em níveis não tão significativos, ainda mais se você jogar FORTNITE como a sua imagem deixa a entender, é um jogo que pela sua config já estaria em um limite bem definido de FPS, se desejar uma grande melhora no FPS dos games a opção seria dar um upgrade na sua máquina ou comprar uma superior, mas na situação que o mundo se encontra, isso não é uma opção para todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Cabral Cabrone disse:

A melhora seria em níveis não tão significativos, ainda mais se você jogar FORTNITE como a sua imagem deixa a entender, é um jogo que pela sua config já estaria em um limite bem definido de FPS, se desejar uma grande melhora no FPS dos games a opção seria dar um upgrade na sua máquina ou comprar uma superior, mas na situação que o mundo se encontra, isso não é uma opção para todos 

então um overclock vai me ajudar nos drop de fps porque estava sofrendo isso por causa do meu processador que era muito fraco

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os problemas dos FX são os núcleos compartilhados, por isso não são tão eficientes para os jogos como a linha Ryzen, apesar de, terem mais núcleos que a maioria, na prática, um FX octa-core perde para os Ryzen quad-core atualmente no quesito jogos, exatamente por esses núcleos que são "unidos", a grosso modo. Um overclock de CPU não iria te dar tanto desempenho quanto você gostaria, entre 7-15 de FPS na melhores das hipóteses, você deveria, pelo menos, pegar mais um pente de 8GB e fazer dual channel, ficando com 16GB. Isso sim melhoriaria um pouco o desempenho para os jogos atuais, 8GB é limitante hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, pedrogado disse:

então um overclock vai me ajudar nos drop de fps

 

Provavelmente sim, não muito, mas quando o assunto é jogar competitivo, toda a ajuda é bem vinda, agora certifique-se que sua máquina pode receber um OVERCLOCK, para não dar nenhum tipo de problema maior 

 

A melhor opção seria um upgrade na memória RAM da sua máquina, mas na falta de recurso, o OVERCLOCK é uma boa opção de fuga (leia novamente as últimas frases do meu primeiro parágrafo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Cabral Cabrone disse:

Provavelmente sim, não muito, mas quando o assunto é jogar competitivo, toda a ajuda é bem vinda, agora certifique-se que sua máquina pode receber um OVERCLOCK, para não dar nenhum tipo de problema maior 

sim o maximo da minha placa-mãe suporta e 4,00 ghz eu vi no manual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, pedrogado disse:

bom dia hj eu fiz um overclock no meu processador de 3,31ghz eu coloquei ele a 3,90ghz porque estava tendo um pequeno gargalo de cpu entao para resolver decidi fazer um over

specs do pc

AMD fx 6100

gtx 550 ti

8 gigas de ram em single channel

placa-mãe bluecase bmb78-D1

hd samsung de 320gbs

fonte aerocool vx500

 

"Gargalo" é quando uma peça limita o desempenho da outra mas no seu caso o gargalo não é o processador mas sim a placa de vídeo (Que é bem mais fraca).
Fora que dependendo dos jogos apenas 8gb de memória é quem vai ser o limitador.

Ao meu ver esse over não vai resolver o seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não sei se este problema já foi resolvido, mas dê uma olhada para ver se o seu processador não está entrando em thermal throttling (medida de proteção, que reduz o clock do processador). Eu tenho a placa bmb78-D1 o meu processador seguido entra em thermal throttling, rodando na metade da velocidade (clock cai pela metade, para verficar use um monitor de hardware tipo o https://openhardwaremonitor.org/ e veja os clocks e temperatura no processador).  Isto não acontecia na placa anterior (Asus M5a78-m lx3).  Eu tenho um fx4100 com o cooler padrão e o thermal throttling começa quando a temperatura no processador chega perto de 38C... Rodando o prime95/Small FFT (programa de stress test da CPU, que eleva a temperatura rapidamente), a minha máquina entra em thermal throttling em 2 a 4 minutos.   Isso também acontece no CS:Go, o que faz o jogo ficar muito lento (~10FPS).   Ahh, e o "Smart fan" control na bios não funciona - a temperatura da CPU aumenta e o cooler não acelera, o que faz a placa entrar em thermal throttling mais rápido.  Vou tentar um cooler melhor, mas enquanto não chega eu coloquei o controle do fan em "Full Speed", abri o computador e coloquei um ventilador de 50cm em cima, kkk! Funciona!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2020 às 09:42, Paulo Tibério Bulhões disse:

Não sei se este problema já foi resolvido, mas dê uma olhada para ver se o seu processador não está entrando em thermal throttling (medida de proteção, que reduz o clock do processador). Eu tenho a placa bmb78-D1 o meu processador seguido entra em thermal throttling, rodando na metade da velocidade (clock cai pela metade, para verficar use um monitor de hardware tipo o https://openhardwaremonitor.org/ e veja os clocks e temperatura no processador).  Isto não acontecia na placa anterior (Asus M5a78-m lx3).  Eu tenho um fx4100 com o cooler padrão e o thermal throttling começa quando a temperatura no processador chega perto de 38C... Rodando o prime95/Small FFT (programa de stress test da CPU, que eleva a temperatura rapidamente), a minha máquina entra em thermal throttling em 2 a 4 minutos.   Isso também acontece no CS:Go, o que faz o jogo ficar muito lento (~10FPS).   Ahh, e o "Smart fan" control na bios não funciona - a temperatura da CPU aumenta e o cooler não acelera, o que faz a placa entrar em thermal throttling mais rápido.  Vou tentar um cooler melhor, mas enquanto não chega eu coloquei o controle do fan em "Full Speed", abri o computador e coloquei um ventilador de 50cm em cima, kkk! Funciona!

mas como tiro isto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, pedrogado disse:

mas como tiro isto

Primeiro voce tem que verificar se o thermal throttling está de fato acontecendo no seu computador.  Use o jogo que voce está tendo problemas e se estiver com FPS baixo, veja se o clock está abaixo do normal no tab de performance do taskmgr (no meu caso, o FX4100 baixa de 3.7GHz para 1.4GHz). O FX6100 roda a 3.3GHz normalmente (pode rodar um pouco mais rápido com o CPU boost), com thermal throttling deve cair para algo em torno de 1.1 ou 1.2GHz com thermal throttling.

Não sei de dá para desligar thermal throttling e nem acho que seja uma boa ideia desligá-lo - é melhor perder desempenho temporariamente do que fritar a CPU ou placa-mãe.  Para contornar, melhore a refrigeração da CPU/placa-mãe.  No meu caso, abrindo o PC e colocando um ventildor apontado para a CPU/placa-mãe resolveu paliativamente.  Note que o ventilador esfria tanto o processador e a placa-mãe.    Provavelmente o que causa o throttling é a carga nos reguladores de tensão e não a temperatura da CPU propriamente dita. Se for isto, melhorar o cooler da CPU não vai ajudar, o melhor seria soprar mais ar em cima do circuito de regulagem de tensão.  Como o cooler padrão do fx4100 é muito fraco, vou tentar melhorar o cooler primeiro.  Comprei um cooler novo, que deve chegar esta semana. Vou testar e aviso aqui se resolveu.

 

Boa Sorte!
 

P.S. Se voce não sabe sobre os reguladores de tensão, tem um excelente artigo aqui mesmo no Clube do Hardware :

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Paulo Tibério Bulhões disse:

Primeiro voce tem que verificar se o thermal throttling está de fato acontecendo no seu computador.  Use o jogo que voce está tendo problemas e se estiver com FPS baixo, veja se o clock está abaixo do normal no tab de performance do taskmgr (no meu caso, o FX4100 baixa de 3.7GHz para 1.4GHz). O FX6100 roda a 3.3GHz normalmente (pode rodar um pouco mais rápido com o CPU boost), com thermal throttling deve cair para algo em torno de 1.1 ou 1.2GHz com thermal throttling.

Não sei de dá para desligar thermal throttling e nem acho que seja uma boa ideia desligá-lo - é melhor perder desempenho temporariamente do que fritar a CPU ou placa-mãe.  Para contornar, melhore a refrigeração da CPU/placa-mãe.  No meu caso, abrindo o PC e colocando um ventildor apontado para a CPU/placa-mãe resolveu paliativamente.  Note que o ventilador esfria tanto o processador e a placa-mãe.    Provavelmente o que causa o throttling é a carga nos reguladores de tensão e não a temperatura da CPU propriamente dita. Se for isto, melhorar o cooler da CPU não vai ajudar, o melhor seria soprar mais ar em cima do circuito de regulagem de tensão.  Como o cooler padrão do fx4100 é muito fraco, vou tentar melhorar o cooler primeiro.  Comprei um cooler novo, que deve chegar esta semana. Vou testar e aviso aqui se resolveu.

 

Boa Sorte!
 

P.S. Se voce não sabe sobre os reguladores de tensão, tem um excelente artigo aqui mesmo no Clube do Hardware :

 

tem vezes que ele funciona a 1,9ghz e nisso trava muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, pedrogado disse:

tem vezes que ele funciona a 1,9ghz e nisso trava muito

 

TUdo ai é desfavorável pra overclock.

Sua placa-mãe é simples, não possui dissipação no VRM, o processador já é beberrão por natureza e sua fonte é ruim, se o gabinete ainda for mal refrigerado além do baixo desempenho ainda há chances de você torrar essa placa-mãe fácil.

Antes de qualquer coisa eu providenciaria um bom sistema de refrigeração.
Fora que você subir o clock assim de uma vez sem fazer testes de estabilidade pra comprar o correto funcionamento não é o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, pedrogado disse:

tem vezes que ele funciona a 1,9ghz e nisso trava muito

Olha, pelo valor do clock, não me parece ser o mesmo problema que eu tive.   Eu estou sem o PC agora para verificar, mas no meu caso o clock cai para a metade (~3.7-> ~1.4).

Note que o task manger reporta o clock na hora e se voce para o jogo para ver o task manager o clock pode diminuir por causa da tecnologia de economia de energia (C-States, vide link sobre artigo daqui mesmo sobre este assunto no fim desta mensagem).   Também verifique se na BIOS, na página da CPU,  se o PowerCap está em [P-State 0], este é o valor normal e indica que o processador vai rodar na velocidade máxima (vide https://rog.asus.com/forum/showthread.php?51347-Some-words-about-P-states-and-AMD-FX),
P-State 2 e 3 diminuem o clock para reduzir o consumo de energia e reduzir o calor.  

 

Também concordo com o @NIGHT FALL , que as condições não são boas para overclock.  Alias, nem sei se é possivel nesta placa, pois não ví nenhum opção de mudar clocks/voltagens para fazer overclock.  Além disso, overclock vai aumentar a velocidade um pouco e me parece que no seu caso, voce precisa de uma melhora de velocidade bem mais significativa do que o overclock pode lhe dar...

 

Artigo sobre C-States:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fui no mais fácil eu comprei um i7 8700k com uma 1660 ti e continuo com a mesma fonte

cansei de passar raiva com fx

porque eu usava um i5 de segunda geração e nunca me deu problema mas ai surgiu a oportunidade de um processador de seis núcleos so que o meu i5 de 4 núcleos e melhor doque este fx 6100 

mas agora ta tudo resolvido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 09/10/2020 às 08:45, Ornitotheus disse:

Os problemas dos FX são os núcleos compartilhados, por isso não são tão eficientes para os jogos como a linha Ryzen, apesar de, terem mais núcleos que a maioria, na prática, um FX octa-core perde para os Ryzen quad-core atualmente no quesito jogos

 

 

46 minutos atrás, concorenciamelhoraomercado disse:

O FX seria tipo uma ''propaganda enganosa'' pois seus núcleos são ''compartilhados'', ou seja, um FX octa core equivaleria a um quad core.

The same energy.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!