Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, é o meu primeiro post aqui...

Meu problema é o seguinte tenho um computador que mandei para limpeza na mesma empresa que montou o PC, ele saiu daqui funcionando 100% apenas muito sujo e precisando trocar o líquido do watercooler eles me falaram que levaria 48h mas já está a 3 semanas lá, ontem me disseram que a demora era devido ao *Pc não ligar quando colocam os 4 parafusos fixadores do bloco do watercooler* e ligar quando apenas com 3. 

Perguntei o porque e a explicação foi que a placa estava entortada (empenada) nessa parte e quando coloca o pino puxa e da curto. Então disseram que foi o meu overclock no processador que causou isso na placa, porém minha placa é uma Aorus z390 elite que suporta mais de 5Ghz de over e ainda tenho o watercooler custom da Alpha PCs (no caso eles que estão com o Pc ) também disseram para deixar assim com 3 pinos que funcionária normalmente, porém não gostaria de ter o Pc assim sendo que ele saiu de casa com os 4 pinos funcionando. 

O que eu gostaria do Clube do Hardware é uma opinião sobre esse caso e se eu deveria exigir uma placa nova, pois não acredito que o meu overclocking causou tal dano físico ao PCB.

Um extra, esse cabo manegement com os conectores de alimentação logo atrás do Socket não podem dar curto por indução elétrica ?

IMG-20201015-WA0022.jpg

IMG-20201015-WA0023.jpg

IMG-20201016-WA0005.jpg

Postado

Caso complicado. Você tem como provar que não estava empenado? O empenamento pode ter acontecido, digo, pode, mas como a placa estava fixada, com 4 parafusos, o empenamento, após a retirada da placa, suporte ou outra estrutura. Acho pouco provável  empenamento pela retirada, mas enfim, pode até ser. Mesmo que a placa suporte o overclock, como descrito, lembre que não é uma situação normal, e sim um stress da mesma. As duas partes não tem como garantir ou não que a causa foi, ou não, o overclock.

Solicitar uma placa nova você pode, mas até conseguir, não sei ser possível. 

Quanto ao uso com 3 parafusos, precisa ver se o conjunto ficará bem fixo, sem vibrações ou outro problema.

Quanto ao cabo, não vejo nenhum problema na posição do mesmo frente sua preocupação.

Boa sorte.

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, carlos muccioli disse:

Caso complicado. Você tem como provar que não estava empenado? O empenamento pode ter acontecido, digo, pode, mas como a placa estava fixada, com 4 parafusos, o empenamento, após a retirada da placa, suporte ou outra estrutura. Acho pouco provável  empenamento pela retirada, mas enfim, pode até ser. Mesmo que a placa suporte o overclock, como descrito, lembre que não é uma situação normal, e sim um stress da mesma. As duas partes não tem como garantir ou não que a causa foi, ou não, o overclock.

Solicitar uma placa nova você pode, mas até conseguir, não sei ser possível. 

Quanto ao uso com 3 parafusos, precisa ver se o conjunto ficará bem fixo, sem vibrações ou outro problema.

Quanto ao cabo, não vejo nenhum problema na posição do mesmo frente sua preocupação.

Boa sorte.

Obrigado pela ajuda sobre o assunto.

Então eu procurei muito sobre overclocking e empenamento e não achei nada relacionado a isso, por isso vim aqui perguntar. E outra eles que montaram o Pc desde o princípio se alguma coisa empenou ainda foi sozinho sem a minha interferência. A decisão é sobre o overclocking que foi algo que eu fiz no pc, de resto eu não mexi em nada. Queria ver se alguém encontra algo na internet sobre essa relação de over e empenar placa

SmartSelect_20201017-010759_Chrome.jpg

Postado
2 horas atrás, Wallace F. G. Silva disse:

Então disseram que foi o meu overclock no processador que causou isso na placa

Balela, o mais provavel é de eles terem feito algum erro na montagem ou na limpeza mesmo. Eu sugiro você a ir buscar o computador lá e mandar em uma assistencia de confiança ou mandar uma foto aqui do tal empenamento.

2 horas atrás, Wallace F. G. Silva disse:

Um extra, esse cabo manegement com os conectores de alimentação logo atrás do Socket não podem dar curto por indução elétrica ?

Fala dos cabos atrás da placa-mãe? Não.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O empenamento pode ocorrer mesmo, mas é um efeito acumulativo, por exemplo ele estava muito apertado e causa isto na fibra de vidro do PCB. Por isto muitos produtos mais robustos também vem com backplate, para suportar o peso ou a solicitação adicional e reduzir (ou evitar) esse efeito.

Se funcionava antes, pode ser que a justificativa esteja incompleta quanto ao 4 parafuso. Se for verdade, peça para colocar um 4 para promover o alinhamento, porque na teoria mantendo 3 parafusos que causaram o empenamento, mantendo apenas com 3 a deformação poderia ser maior ou ter alguma complicação posterior. 

• Curtir 2
Postado

@dwatashi  Muito obrigado pela resposta.

Então o Pc sempre esteve com os 4 pinos parado em cima da minha mesa, uso normal de jogos com o overclocking de 5,2Ghz (estável) e ficou 1 ano e meio assim, nunca atingi temperaturas altas.

Então eu mandei pra lá para uma limpeza e troca do líquido do watercooler, e então esse problema aparece mas só me falaram que 3 semanas depois. Segue a explicação deles.

Lembrando que o Pc foi montado por eles. E essa "limpeza" custa 800 reais.

E de novo obrigado por responder estou realmente perdido nessa situação

Screenshot_20201017-091437_WhatsApp.jpg

28 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Balela, o mais provavel é de eles terem feito algum erro na montagem ou na limpeza mesmo. Eu sugiro você a ir buscar o computador lá e mandar em uma assistencia de confiança ou mandar uma foto aqui do tal empenamento.

Fala dos cabos atrás da placa-mãe? Não.

Certo vou pedir umas fotos, então essas assistência é da própria montadora a Alpha PCs, eles tem nome, não posso tirar de lá sem exigir a solução, estava pensando se não tenho que levar ao procon atrás de uma placa nova. 😕

Postado
45 minutos atrás, Wallace F. G. Silva disse:

@dwatashi  Muito obrigado pela resposta.

Então o Pc sempre esteve com os 4 pinos parado em cima da minha mesa, uso normal de jogos com o overclocking de 5,2Ghz (estável) e ficou 1 ano e meio assim, nunca atingi temperaturas altas.

Então eu mandei pra lá para uma limpeza e troca do líquido do watercooler, e então esse problema aparece mas só me falaram que 3 semanas depois. Segue a explicação deles.

Lembrando que o Pc foi montado por eles. E essa "limpeza" custa 800 reais.

E de novo obrigado por responder estou realmente perdido nessa situação

Screenshot_20201017-091437_WhatsApp.jpg

Certo vou pedir umas fotos, então essas assistência é da própria montadora a Alpha PCs, eles tem nome, não posso tirar de lá sem exigir a solução, estava pensando se não tenho que levar ao procon atrás de uma placa nova. 😕

Tenta conversar com o pessoal para dar um desconto, no valor do serviço, para adquirir uma placa nova. Para entrar no PROCON você vai ter que retirar o PC, com a placa empenada, e mandar para alguma assistência para determinar a real causa do empenamento. Veja que não é simplesmente chegar no PROCON, acionar a empresa falando "aqui em casa funcionava, o problema foi na assistência". Mesmo no PROCON existe o ônus da prova.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!