Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Empenamento do Socket AORUS Z390 ELITE


Posts recomendados

Ola, é o meu primeiro post aqui...

Meu problema é o seguinte tenho um computador que mandei para limpeza na mesma empresa que montou o PC, ele saiu daqui funcionando 100% apenas muito sujo e precisando trocar o líquido do watercooler eles me falaram que levaria 48h mas já está a 3 semanas lá, ontem me disseram que a demora era devido ao *Pc não ligar quando colocam os 4 parafusos fixadores do bloco do watercooler* e ligar quando apenas com 3. 

 

Perguntei o porque e a explicação foi que a placa estava entortada (empenada) nessa parte e quando coloca o pino puxa e da curto. Então disseram que foi o meu overclock no processador que causou isso na placa, porém minha placa é uma Aorus z390 elite que suporta mais de 5Ghz de over e ainda tenho o watercooler custom da Alpha PCs (no caso eles que estão com o Pc ) também disseram para deixar assim com 3 pinos que funcionária normalmente, porém não gostaria de ter o Pc assim sendo que ele saiu de casa com os 4 pinos funcionando. 

 

O que eu gostaria do Clube do Hardware é uma opinião sobre esse caso e se eu deveria exigir uma placa nova, pois não acredito que o meu overclocking causou tal dano físico ao PCB.

 

Um extra, esse cabo manegement com os conectores de alimentação logo atrás do Socket não podem dar curto por indução elétrica ?

IMG-20201015-WA0022.jpg

IMG-20201015-WA0023.jpg

IMG-20201016-WA0005.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso complicado. Você tem como provar que não estava empenado? O empenamento pode ter acontecido, digo, pode, mas como a placa estava fixada, com 4 parafusos, o empenamento, após a retirada da placa, suporte ou outra estrutura. Acho pouco provável  empenamento pela retirada, mas enfim, pode até ser. Mesmo que a placa suporte o overclock, como descrito, lembre que não é uma situação normal, e sim um stress da mesma. As duas partes não tem como garantir ou não que a causa foi, ou não, o overclock.

 

Solicitar uma placa nova você pode, mas até conseguir, não sei ser possível. 

 

Quanto ao uso com 3 parafusos, precisa ver se o conjunto ficará bem fixo, sem vibrações ou outro problema.

 

Quanto ao cabo, não vejo nenhum problema na posição do mesmo frente sua preocupação.

 

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, carlos muccioli disse:

Caso complicado. Você tem como provar que não estava empenado? O empenamento pode ter acontecido, digo, pode, mas como a placa estava fixada, com 4 parafusos, o empenamento, após a retirada da placa, suporte ou outra estrutura. Acho pouco provável  empenamento pela retirada, mas enfim, pode até ser. Mesmo que a placa suporte o overclock, como descrito, lembre que não é uma situação normal, e sim um stress da mesma. As duas partes não tem como garantir ou não que a causa foi, ou não, o overclock.

 

Solicitar uma placa nova você pode, mas até conseguir, não sei ser possível. 

 

Quanto ao uso com 3 parafusos, precisa ver se o conjunto ficará bem fixo, sem vibrações ou outro problema.

 

Quanto ao cabo, não vejo nenhum problema na posição do mesmo frente sua preocupação.

 

Boa sorte.

Obrigado pela ajuda sobre o assunto.

Então eu procurei muito sobre overclocking e empenamento e não achei nada relacionado a isso, por isso vim aqui perguntar. E outra eles que montaram o Pc desde o princípio se alguma coisa empenou ainda foi sozinho sem a minha interferência. A decisão é sobre o overclocking que foi algo que eu fiz no pc, de resto eu não mexi em nada. Queria ver se alguém encontra algo na internet sobre essa relação de over e empenar placa

SmartSelect_20201017-010759_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wallace F. G. Silva disse:

Então disseram que foi o meu overclock no processador que causou isso na placa

Balela, o mais provavel é de eles terem feito algum erro na montagem ou na limpeza mesmo. Eu sugiro você a ir buscar o computador lá e mandar em uma assistencia de confiança ou mandar uma foto aqui do tal empenamento.

2 horas atrás, Wallace F. G. Silva disse:

Um extra, esse cabo manegement com os conectores de alimentação logo atrás do Socket não podem dar curto por indução elétrica ?

Fala dos cabos atrás da placa-mãe? Não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O empenamento pode ocorrer mesmo, mas é um efeito acumulativo, por exemplo ele estava muito apertado e causa isto na fibra de vidro do PCB. Por isto muitos produtos mais robustos também vem com backplate, para suportar o peso ou a solicitação adicional e reduzir (ou evitar) esse efeito.

 

Se funcionava antes, pode ser que a justificativa esteja incompleta quanto ao 4 parafuso. Se for verdade, peça para colocar um 4 para promover o alinhamento, porque na teoria mantendo 3 parafusos que causaram o empenamento, mantendo apenas com 3 a deformação poderia ser maior ou ter alguma complicação posterior. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi  Muito obrigado pela resposta.

Então o Pc sempre esteve com os 4 pinos parado em cima da minha mesa, uso normal de jogos com o overclocking de 5,2Ghz (estável) e ficou 1 ano e meio assim, nunca atingi temperaturas altas.

Então eu mandei pra lá para uma limpeza e troca do líquido do watercooler, e então esse problema aparece mas só me falaram que 3 semanas depois. Segue a explicação deles.

 

Lembrando que o Pc foi montado por eles. E essa "limpeza" custa 800 reais.

 

 

E de novo obrigado por responder estou realmente perdido nessa situação

Screenshot_20201017-091437_WhatsApp.jpg

28 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Balela, o mais provavel é de eles terem feito algum erro na montagem ou na limpeza mesmo. Eu sugiro você a ir buscar o computador lá e mandar em uma assistencia de confiança ou mandar uma foto aqui do tal empenamento.

Fala dos cabos atrás da placa-mãe? Não.

Certo vou pedir umas fotos, então essas assistência é da própria montadora a Alpha PCs, eles tem nome, não posso tirar de lá sem exigir a solução, estava pensando se não tenho que levar ao procon atrás de uma placa nova. 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Wallace F. G. Silva disse:

@dwatashi  Muito obrigado pela resposta.

Então o Pc sempre esteve com os 4 pinos parado em cima da minha mesa, uso normal de jogos com o overclocking de 5,2Ghz (estável) e ficou 1 ano e meio assim, nunca atingi temperaturas altas.

Então eu mandei pra lá para uma limpeza e troca do líquido do watercooler, e então esse problema aparece mas só me falaram que 3 semanas depois. Segue a explicação deles.

 

Lembrando que o Pc foi montado por eles. E essa "limpeza" custa 800 reais.

 

 

E de novo obrigado por responder estou realmente perdido nessa situação

Screenshot_20201017-091437_WhatsApp.jpg

Certo vou pedir umas fotos, então essas assistência é da própria montadora a Alpha PCs, eles tem nome, não posso tirar de lá sem exigir a solução, estava pensando se não tenho que levar ao procon atrás de uma placa nova. 😕

Tenta conversar com o pessoal para dar um desconto, no valor do serviço, para adquirir uma placa nova. Para entrar no PROCON você vai ter que retirar o PC, com a placa empenada, e mandar para alguma assistência para determinar a real causa do empenamento. Veja que não é simplesmente chegar no PROCON, acionar a empresa falando "aqui em casa funcionava, o problema foi na assistência". Mesmo no PROCON existe o ônus da prova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...