Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instabilidade com R5 2400g - Overcloking


Posts recomendados

Olá, boa tarde.
Minha configuração é a seguinte

ryzen 5 2400g

12gb de ram 2666mhz (rodando a 2800 via DOCP da bios)

3 discos rígidos

1 ssd 99% com linux

1 ssd 87% com windows em questão

gtx 960 g1 gaming windforce

fonte cx650

Tudo isso montado numa asus prime b350m-a

Já acho estranho que, como de fabrica, o processador pegue 50 graus usando umas 2 ou 3 abas do chrome dividas no meio no monitor ultrawide... Mas, como overclock de "segunda viagem" (ja utilizei por anos um fx 6300 a 4.7ghz estavel), fui travar o vcore em algo aceitavel pra temperatura (underclock). O mínimo que consegui foi fazer com que, de forma super confusa (bios confusíssima), o processador não pegasse mais de 1.24vCore pra ficar nos 3.6ghz. Mas eu sabia que se rodasse qualquer coisa mais pesada (tipo um benchmark), travaria ou daria tela azul. Foi então que tentei fazer o contrario, overclock.

E aí surge minha dúvida, de quem é a culpa de tamanha instabilidade, placa-mãe ou processador, pois cheguei aos 1.45vCore e não consegui estabilidade nos 4ghz!?!

Alguém pode me ajudar? Tendo em vista que vou adquirir uma 1660 super, devo trocar de placa-mãe, e consequentemente, de processador, ou só de trocar a placa-mãe, minha situação já "melhora"? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Felipe Pereira Machado disse:

Já acho estranho que, como de fabrica, o processador pegue 50 graus usando umas 2 ou 3 abas do chrome dividas no meio no monitor ultrawide...

Na verdade é algo bem normal, ainda mais com o cooler padrão.

 

3 minutos atrás, Felipe Pereira Machado disse:

E aí surge minha dúvida, de quem é a culpa de tamanha instabilidade, placa-mãe ou processador, pois cheguei aos 1.45vCore e não consegui estabilidade nos 4ghz!?!

Da sua expectativa. Veja, seu processador é um Ryzen de 1a geração, e eles já costumam travar na casa dos 3.8, quem dirá 4ghz.

 

Ah, e isso assumindo que você esteja olhando nos lugares certos, que é bem fácil se enganar e olhar a medição errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Da sua expectativa. Veja, seu processador é um Ryzen de 1a geração, e eles já costumam travar na casa dos 3.8, quem dirá 4ghz.

Achei que era de segunda, afinal ryzen 5 2000 e tal tal tal. Já cheguei a 3.9, mas com vCore altíssimo, quase o mesmo tanto que usava no fx6300. Batia 92 graus fácil nos benchs.

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Ah, e isso assumindo que você esteja olhando nos lugares certos, que é bem fácil se enganar e olhar a medição errada.

Olhando o que? As voltagens? Se for, olhei pelo hwmonitor e conferi na bios. Ambas batem. Nesse caso, consigo garantir que não estou olhando errado. Pasta termica recentemente trocada inclusive..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Felipe Pereira Machado disse:

Achei que era de segunda, afinal ryzen 5 2000 e tal tal tal. Já cheguei a 3.9, mas com vCore altíssimo, quase o mesmo tanto que usava no fx6300. Batia 92 graus fácil nos benchs.

Trollada da AMD, os processadores G são sempre com 1 geração a menos.

 

1 minuto atrás, Felipe Pereira Machado disse:

Olhando o que? As voltagens? Se for, olhei pelo hwmonitor e conferi na bios. Ambas batem. Nesse caso, consigo garantir que não estou olhando errado. Pasta termica recentemente trocada inclusive..

Olhar pela BIOS não é muito útil, a final a tensão muda com a carga. E pelo HWMonitor também não é uma boa, ele não é muito confiável.

 

Use o HWInfo enquanto roda um teste de stress, na parte da placa-mãe diz com precisão qual a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Olhar pela BIOS não é muito útil, a final a tensão muda com a carga. E pelo HWMonitor também não é uma boa, ele não é muito confiável.

Isso que eu ia dizer, afinal, diferente da epoca do meu fx que TRAVAVA na tensão, essa só "limita" e limita bem mal. La diz que esta "limitado" a 1.378 e no hwmonitor mostra pegando 1.41 em bench.

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Use o HWInfo enquanto roda um teste de stress, na parte da placa-mãe diz com precisão qual a tensão.

Vou fazer isso agr e já trago os resultados.

9 minutos atrás, Imakuni disse:

Da sua expectativa. Veja, seu processador é um Ryzen de 1a geração, e eles já costumam travar na casa dos 3.8, quem dirá 4ghz.

Um adendo, pois é aí que minha dúvida cresce mais. Tem vários foruns no reddit de gente quase que com a mesma config pegando 3.7, 3.8ghz com 1.25 de vcore. E eu preciso de 1.35 pra nao travar e congelar tudo.

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Use o HWInfo enquanto roda um teste de stress, na parte da placa-mãe diz com precisão qual a tensão.

image.png.6238f4d90e9d8bf32ac39aca3e0d2669.png

tensão maxima que pegou agora. Setado pra ficar em 3.62ghz. Quase o mesmo que o hwmonitor reportou Como você disse que é de primeira geração, vou levá-lo aos 3.9ghz máximo suportados e refazer o teste, sem alterar a tensão na bios, e retorno com resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Felipe Pereira Machado disse:

Isso que eu ia dizer, afinal, diferente da epoca do meu fx que TRAVAVA na tensão, essa só "limita" e limita bem mal. La diz que esta "limitado" a 1.378 e no hwmonitor mostra pegando 1.41 em bench.

Eu estou assumindo que você colocou no modo fixo / manual, e não em offset, certo? Porque se não, tá aí o primeiro problema, escolha do modo errado.

 

2 minutos atrás, Felipe Pereira Machado disse:

Um adendo, pois é aí que minha dúvida cresce mais. Tem vários foruns no reddit de gente quase que com a mesma config pegando 3.7, 3.8ghz com 1.25 de vcore. E eu preciso de 1.35 pra nao travar e congelar tudo.

Não confie nessas medições que você vê por aí. Para começo de conversa, tem o que eu falei de ter umas 5 medições diferentes e/ou software ruim, sabe-se lá qual a pessoa usa; as vezes o cara coloca "1.25" na bios mas na real que o processador está rodando a 1.4 e ele não sabe. E mesmo assim, sabe-se lá qual nível de estabilidade; eu só considero estável se passar várias horas em P95 com diferentes combinações de FFT, mas tem muita gente que roda um cinebench rapidão e acha que tá de boas.

 

Em todo caso, 3.7 e 3.8 são valores bem mais realistas para Ryzen de 1a geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipe Pereira Machado Loteria do silício amigo. A maioria dos processadores Ryzen de primeira geração sobem até 3.8, 3.9GHz no máximo. E o seu ainda tem video onboard pra sobrecarregar ainda mais o SoC. E possuindo um iGPU por si só já credencia este CPU a baixos clocks, pois são a raspa do tacho da geração 1000. Qualquer processador Ryzen com iGPU segue esta lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Eu estou assumindo que você colocou no modo fixo / manual, e não em offset, certo? Porque se não, tá aí o primeiro problema, escolha do modo errado.

Então. Nessa minha placa, não tem fixo ou manual. é automatico ou offset, no offset, é mais ou menos, sendo que o standard é 1.45 (subtrai ou adicona os valores a partir deste valor).

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

Loteria do silício amigo. A maioria dos processadores Ryzen de primeira geração sobem até 3.8, 3.9GHz no máximo. E o seu ainda tem video onboard pra sobrecarregar ainda mais o SoC. E possuindo um iGPU por si só já credencia este CPU a baixos clocks, pois são a raspa do taxo da geração 1000. Qualquer processador Ryzen com iGPU segue esta lógica.

Entendo. É melhor pra mim, então, já que vou pra uma 1660s, trocar de processador junto? Se sim, o que vocês recomendam? Não preciso de nada exagerado. Acho que um 1 geração ou 2, sem iGPU já me resolva, mas não sei qual escolher. Peguei o 2400g porque não tinha e realmente n tive gpu por uns bons tempos.

8 minutos atrás, Imakuni disse:

E mesmo assim, sabe-se lá qual nível de estabilidade; eu só considero estável se passar várias horas em P95 com diferentes combinações de FFT, mas tem muita gente que roda um cinebench rapidão e acha que tá de boas.

Meu fx6300 ficou um dia todo no prime, deixei rodando e fui pra escola, dps senai, e entao cheguei em casa, ele suave la, bons tempos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Felipe Pereira Machado disse:

Então. Nessa minha placa, não tem fixo ou manual. é automatico ou offset, no offset, é mais ou menos, sendo que o standard é 1.45 (subtrai ou adicona os valores a partir deste valor).

É, esse é um problema de algumas dessas placas... tente atualizar a BIOS para a versão mais recente, às vezes eles adicionam esse recurso ao longo do tempo.

 

Mas realmente, o modo offset não ajuda, ele nada mais é do que aplicar um modificador (para + ou -) em cima do que o PC já utilizaria automaticamente.

 

5 minutos atrás, Felipe Pereira Machado disse:

Entendo. É melhor pra mim, então, já que vou pra uma 1660s, trocar de processador junto? Se sim, o que vocês recomendam? Não preciso de nada exagerado. Acho que um 1 geração ou 2, sem iGPU já me resolva, mas não sei qual escolher. Peguei o 2400g porque não tinha e realmente n tive gpu por uns bons tempos.

Se for trocar o processador, guarde grana para já dar um up geral para um 3600. Menos que isso, não vai valer muito a pena, não vai ser tão melhor que o seu atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Eu nem sei porque pegou este processador possuindo uma 960, não faz sentido.

Eu disse acima que não tinha gpu. Fui conseguir a 960 este ano. kk

1 minuto atrás, Imakuni disse:

tente atualizar a BIOS para a versão mais recente, às vezes eles adicionam esse recurso ao longo do tempo.

Procuro por att toda sexta. Ou seja, já esta na mais nova.5603.

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Se for trocar o processador, guarde grana para já dar um up geral para um 3600. Menos que isso, não vai valer muito a pena, não vai ser tão melhor que o seu atual.

Entendi. Antes sossegar com o 2400g e a 1660s do que gastar 300 a mais pra pegar um não iGPU. 

Sobre o clock, fez sentido. Baixei para 3.875ghz (menos que os 3.9 max q suporta) e ele ja ta a um tempo com prime aberto sem problemas, sendo que antes, travou de cara.

Que vacilo da amd. Bom, valeu gente. Vou pegar a 1660s e futuramente vou pro 3600 ou algum mais novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!