Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Placa-mãe eu devo comprar?


Brunoftista

Posts recomendados

É a minha primeira vez escolhendo uma placa-mãe, então gostaria da ajuda de vocês :). Vocês teriam sugestões de placas-mãe para mim?

 

Separei alguns pré-requisitos:

-Suportar memória RAM de 16 Gb DDR4 de 3466MHz (por slot)

-Suportar 2 monitores (os 2 via HDMI de preferência)

-Suportar Ryzen 7 3800x

-Suportar de 5 a 6 Fans

-Ter uma boa placa de som (de preferência, mas não é meu foco maior)

-Suportar placas de vídeo com tecnologia RTX

-Suportar, pelo menos, 2 SSD e 1 HD.

-Ter, pelo menos, 5 conexões para USB. Sendo que 3 delas sejam, pelo menos USB 3.0

 

É interessante que as características da Placa-mãe não vão muito além desses pré-requisitos que eu citei, porque, se não, o preço vai ficar muito elevado.

Já peço desculpas caso eu tenha confundido alguma coisa, mas é que é minha primeira vez montando um PC por conta.

Agradeço desde já :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, o suporte de monitores fica a cargo da placa de vídeo, pois nem o 3800X e nem qualquer placa-mãe AM4 possuem vídeo integrado.

Se quer um bom codec de audio (melhor qualidade de som, melhor amplificação, menor ruído) já pode esquecer a maioria das B450/550 e focar nas X470/570. Mínimo aí seria o Realtek ALC1220. SSD vai depender da interface, M2 ou SATA. No geral, para M2, o máximo que encontrará serão dois slots M2.

RTX é indiferente a isso.

 

Enfim, tu tem que focar justamente nas X470 e X570 pela maioria dos recursos que deseja, e aí vai do seu bolso qual pegar. Já separa no mínimo uns ~1200 reais para a brincadeira.

5~6 fans header será mais complicado, ainda mais se isto não contar já com o header do cooler. Já separa uns 1500 reais... rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

x570

x470

 

 

 

Só um adento, quem irá suportar 2 monitores é a placa de vídeo e não a placa-mãe, pois você irá liga-las na sua placa de vídeo. 

 

Fans você liga na fonte ou na placa-mãe ou se for fan com RGB você precisará de um HUB. Tudo depende dos cooler que você irá pega e claro, também da placa-mãe.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ah, entendi, nossa, viajei nessa questão aí dos monitores. Obrigado!

Sobre as Placas-mãe, estou com bastante dificuldade nisso, pesquisei vários modelos, principalmente as x570. Mas não estou achando nenhum com suporte a 6+1 fans (o +1 seria o do CPU). O ruim de ligar na fonte é que não tem controle sobre a rotação, além disso - não tenho certeza - fico com receio de acabar dando um problema por causa de usar um adaptador para ligar direto na fonte - acabar derretendo o conector ou algo assim.

Tem algum modelo específico que vcs me recomendam? ou alguma combinação, por exemplo, tal placa, e ligar alguns fans na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!