Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sera que só 2 ventoinhas serão suficientes ?


Posts recomendados

Olá, eu vou comprar um computador e já olhei todas as peças que eu vou querer nele (aceito dicas de trocar alguma peça ou outra!!) e eu não entendo muito sobre a refrigeração, se só duas ventoinhas e o cooler do processador já são suficientes, gostaria que vocês dessem suas opiniões e me ajudassem nessa escolha, segue IMAGEM e TEXTO das peças caso alguém queira copiar o  texto para procurar as peças e comparar:

 

 

Processador: AMD Ryzen 5 3600 (Já vem com um cooler box).

placa-mãe:Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4.

Memoria RAM: Team Group T-Force Vulcan 16GB (2x8) 2666MHz.

Placa de vídeo: GALAX GEFORCE GTX 1660 6GB.

Fonte: 500W - 80Plus Bronze e PFC Ativo (da Pichau).

Gabinete: Pichau Gaming Gadit X Lateral Vidro Temp, PGG-X01.

Ventoinhas: Ventoinha 120mm Azul - 2 unidades ( Incluso adaptador Molex ). (Da própria pichau tambem, visto que se eu abrir o PC eu perco a garantia).

 

PS: aceito dicas de outros computadores ou peças, minha preferência seria pegar um PC já montado ao invés de comprar peça por peça separadamente, mas qualquer dica é bem vinda e eu vou aceita. valeu

       

 

 

DD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Leafaar Não há problemas ter apenas dois fans, sendo um para exaustão e outro injetor de ar  frio.

 

O cooler box do R5 3600 já é bem suficiente para manter ele resfriado. 

Você deve escolher um gabinete que tenha bastante espaço e com um bom fluxo de ar. Fazer um bom cable management é essencial para ter um fluxo de ar bom dentro do gabinete.

 

Digo isso, porque meu gabinete é um corsair carbide spec -06  que possui apenas um exaustor e um injetor de ar... uso com  R5 2600 cooler box e ele não esquenta muito.

 Para ter uma noção em Full load em jogos pesados ele não passa dos 50 graus. 

 

Muita gente acha que quanto mais ventoinhas melhor... eu discordo. Se o fluxo de ar é bom dentro do gabinete, basta poucos fans mas que gerem fluxo de ar alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF só se o gabinete tiver um fluxo de ar bom / muito bom, as vezes só de colocar mais FANS já melhora uns 10C em placa de vídeo / processador. No meu caso não fez quase nada de diferença, antes batia 75C com 3 FANS, com 6 esse número caiu para 72C em full load 100%, mas o visual melhorou muito hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Yan_ disse:

só se o gabinete tiver um fluxo de ar bom / muito bom, as vezes só de colocar mais FANS já melhora uns 10C em placa de vídeo / processador.

Bem, isso vai depender de vários fatores.  Qualidade do seu dissipador no processador ou placa de vídeo,  qualidade do fan e a quantidade de CFM(Cubic Feet per Minute) que ele gera.

Usar os fans genéricos, aqueles baratinhos, vai gerar baixo fluxo de ar. Com isso, há necessidade de "aumentar" a quantidade de ventoinhas. O que é um erro, no meu ponto de vista, pois quantidade não é sinônimo de eficiência.

Cada gabinete tem seu próprio projeto e não depende apenas dele.. também depende de como você arruma por dentro. Se for uma pessoa relaxada, deixando fios e cabos espalhados, atrapalha o fluxo. Por isso a importância de um bom cable management. 

 

Quanto aos fans,  sempre escolha aquele com melhor qualidade e maior CFM, pois isso vai permitir maior fluxo de ar com menos rotações, onde poderá até reduzir os ruídos, deixando bem silencioso.

 

Obviamente, não dá para comparar um cooler box com um cooler parrudo, certamente vai diminuir bastante a temperatura do processador ou placa de vídeo.

A questão é, você pode muito bem usar 2 dois de qualidade e ter uma temperatura interna baixa.  Como foi o caso que eu exemplei do  meu gabinete. Embora meu processador com cooler box fique por volta dos 50° em full load, a minha placa de vídeo bate os 75° e não passa disso. Já minha placa-mãe, não fica tão quente, por ter dissipadores nas VRM.

Tenho apenas dois fans da corsair de aproximadamente 75CFM que vieram com o gabinete. Não precisei mais do que isso. Isso que tenho espaço para colocar 3 na frente , 3 em cima e um atras.

 

3 horas atrás, Yan_ disse:

No meu caso não fez quase nada de diferença, antes batia 75C com 3 FANS, com 6 esse número caiu para 72C em full load 100%

Experimenta colocar fans com alto CFM. Com certeza o fluxo será melhor e pode reduzir a temperatura interna. Mas claro não existe milagres.. Se seu gabinete for apertado, com pouco espaço.. não terá tanto fluxo.

 

Existem diversas jeitos de usar... por exemplo Gerar fluxo positivo ou negativo.  Por exemplo, O fluxo positivo consiste em injetar mais ar frio do que retirar...  o negativo é o contrário, retirar mais do que injetar.  O lance é tentar até ver qual se encaixa melhor no seu gabinete. O meu por exemplo é bastante espaçoso  e com uma enorme entrada de ar todo ao redor do painel frontal. Com apenas um fan ele já puxa bastante ar..  Enfim, não existe um modo correto. O que existe é o ideal para o seu tipo de gabinete.

 

Convenhamos, 72° para um processador é bastante coisa.  Talvez no seu caso, se quiser reduzir mais, só um air cooler parrudo e/ou um WC. Se optar por um WC, terá que pensar no que vai sacrificar, se é os injetores de ar frio no painel frontal ou os exaustores no painel superior. Diria até que usar WC é um caso extremo... na maioria das vezes um air cooler eficiente já é o suficiente para reduzir muito a temperatura do processador.

 

Meu R5 2600 em full load não passa dos 50° Enfim.... podemos resumir em "cada caso é um caso"

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, eu colocaria pelo menos mais um FAN no topo, você vai ter que indicar a eles onde colocar os FAN(o gabinete não vem nenhum FAN original).Se puder então procure um jogo de 3 FAN.Fale para colocarque um frontal(entrando ar), um traseiro(tirando ar) e um de topo(tirando ar).

Esses cooler BOX vão só jogar ar contra o radiador da CPU e não geram nenhum tipo de fluxo no gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!