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C Jogo jan-ken-pon em C


Ir à solução Resolvido por V!OLADOR,

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Olá pessoal, estou com dificuldade para finalizar um programa. O enunciado do meu problema é o seguinte:

 

"Implementar um jogo de Pedra, Papel e Tesoura (jan-ken-pon). O usuário deve jogar uma das opções, 1 para pedra, 2 para papel ou 3 para tesoura. O computador deve jogar também (um número aleatório entre 1 e 3). Devem ser implementadas pelo menos 3 funções (além da main):

 

• Lê jogada (sem parâmetros, retorna um inteiro) - informa ao usuário quais são as opções de jogada que ele pode fazer, lê a opção selecionada pelo usuário e verifica se ele informou uma jogada válida (1, 2 ou 3). Ao final retorna o número da jogada feita pelo usuário.

• Imprime jogada (recebe uma jogada inteira, não retorna nada) - de acordo com a entrada informada imprime na tela pedra, papel ou tesoura.

• Calcula resultado (recebe dois parâmetros, a jogada do usuário e a do computador, retorna o resultado inteiro) - de acordo com as jogadas a função deve imprimir: “Papel cobre pedra” ou “Tesoura corta papel” ou “Pedra amassa tesoura”. Ao final, a função "calcula resultado" retorna, 1 em caso de empate, 2 para vitória do usuário ou 3 para vitória do computador.

 

A função principal (main) deve chamar as outras funções para fazer o jogo funcionar. Primeiro deve-se ler a opção do usuário e gerar uma opção para o computador. Depois imprimir as duas jogadas. Por fim calcular o resultado e dizer quem venceu ou se houve empate. Em caso de empate, iniciar uma nova rodada.

 

Atenção: O programa deverá obrigatoriamente usar funções."

 

O que desenvolvi até agora foi:

#include <stdio.h>
#include <locale.h>
#include <string.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

//Lê a jogada do usuário
int usuario()
{
    int num;
    do
    {
        printf("Digite o número da sua jogada: ");
        scanf("%d" , &num);

        if (num < 1 || num > 3)
        {
            printf("\nNúmero inválido.\n\n");
        }
    } while (num < 1 || num > 3);

    return num;
}

//Interpreta o que o usuário jogos e imprime na tela.
char jogada(int j)
{
    if (j == 1)
    {
        printf("\nVocê jogou pedra\n");
    }
    else
    {
        if (j == 2)
        {
            printf("\nVocê jogou papel\n");
        }
        else
        {
            if (j == 3)
            {
                printf("\nVocê jogou tesoura\n");
            }
        }
    }
}

//O computador escolhe aleatóriamente um número entre 1 e 3 e imprime na tela a interpretação do número.
int computador()
{

    int numero;
    numero = rand() %3 + 1;
    if (numero == 1)
    {
        printf("O computador jogou pedra\n");
    }
    else
    {
        if (numero == 2)
        {
            printf("O computador jogou papel\n");
        }
        else
        {
            if (numero == 3)
            {
                printf("O computador jogou tesoura\n");
            }
    return numero;
        }
    }
}

//Calculando o resultado.
int resultado (int a, int b)
{
    int empate = 0;

    if (a == 1 && b == 2)
    {
        printf("\nPapel cobre pedra!\n");
        printf("\n3 - O COMPUTADOR GANHOU!");
    }
    else
    {
        if (a == 1 && b == 3)
        {
            printf("\nPedra amassa tesoura!\n");
            printf("\n2 - VOCÊ GANHOU!");
        }
        else
        {
            if (a == 2 && b == 1)
            {
                printf("\nPapel cobre pedra!\n");
                printf("\n2 - VOCÊ GANHOU!");
            }
            else
            {
                if (a == 2 && b == 3)
                {
                    printf("\nTesoura corta papel!\n");
                    printf("\n3 - O COMPUTADOR GANHOU!");
                }
                else
                {
                    if (a == 3 && b == 1)
                    {
                        printf("\nPedra amassa tesoura!\n");
                        printf("\n3 - O COMPUTADOR GANHOU!");
                    }
                    else
                    {
                        if (a == 3 && b == 2)
                        {
                            printf("\nTesoura corta papel!\n");
                            printf("\n2 - VOCÊ GANHOU!");
                        }
                        else
                        {
                                printf("\n1 - EMPATE! JOGUE NOVAMENTE!!!\n\n");
                                empate = 1;
                        }
                    }
                }
            }
        }
    }
    return empate;
}



int main(){

srand ( time ( NULL ) );
setlocale(LC_ALL, "Portuguese");

int jogada_usuario, jogada_computador, empate;

    printf("TABELA DE JOGADAS\n\n1 - PEDRA \n2 - PAPEL\n3 - TESOURA\n\n");

    do
    {
    jogada_usuario = usuario();
    jogada (jogada_usuario);
    jogada_computador = computador();
    empate = resultado(jogada_usuario , jogada_computador);
    } while (empate == 1);

    return 0;
}

 

Em alguns casos o programa funciona corretamente, mas na maioria da algum tipo de erro sobre a mensagem que aparece na tela ou sobre o sistema que eu criei em casos de empate.

Agradeço desde já! :D

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  • Solução

Aparentemente a lógica se perde porque você condiciona um caso else a um caso if externo e isso não gera o comportamento esperado. Ao invés de um if-else dentro de outro if-else, utilize um if-else-if. Ou seja, na função resultado

 

if ()
{
}

else if ()
{
}

else if ()
{
}

/* ...as 7 possibilidades de a e b */

else
{
	/* caso empate */
	return 1;
}

return 0;

 

Por sinal, nas duas funções anteriores o mesmo comportamento errático pode acontecer.

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você ainda está empacada nesse problema aqui Números aleatórios em c a resposta desse vai te dar a resposta para esse aqui.

 

Eu acabei fazendo aqui, então tá aí.

Spoiler

/*
 *  ██ ▄█▀▒██   ██▒  ██████▓██   ██▓
 *  ██▄█▒ ▒▒ █ █ ▒░▒██    ▒ ▒██  ██▒
 * ▓███▄░ ░░  █   ░░ ▓██▄    ▒██ ██░
 * ▓██ █▄  ░ █ █ ▒   ▒   ██▒ ░ ▐██▓░
 * ▒██▒ █▄▒██▒ ▒██▒▒██████▒▒ ░ ██▒▓░
 * ▒ ▒▒ ▓▒▒▒ ░ ░▓ ░▒ ▒▓▒ ▒ ░  ██▒▒▒ 
 * ░ ░▒ ▒░░░   ░▒ ░░ ░▒  ░ ░▓██ ░▒░ 
 * ░ ░░ ░  ░    ░  ░  ░  ░  ▒ ▒ ░░  
 * ░  ░    ░    ░        ░  ░ ░     
 *                         ░ ░  
 *   
 * Feito por KXSY as 12:24 de 10/27/20
 */

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <ctype.h>
#include <time.h>


/* Constantes */
#define Q_JOGADAS 3
const char *N_VALORES[] = {"Pedra", "Papel", "Tesoura"};

const char *CONS_VITORIAS[] = {"Papel cobre pedra.",
                               "Tesoura corta papel.",
                               "Pedra quebra tesoura.",
                               "Empate!",
							   "KXSY"};

enum v_jogada {PEDRA, PAPEL, TESOURA};


void
iniciaJogadas(enum v_jogada *j);

void
embaraJogadas(enum v_jogada *j);

void
mostraJogada(enum v_jogada j);

enum v_jogada
computadorJogada(enum v_jogada *j);

enum v_jogada
pegaJogada(void);

int
checaVitoria(enum v_jogada usuario, enum v_jogada computador);


int main(void)
{
    int v;
    enum v_jogada usuario, computador, jogadas[Q_JOGADAS];
    iniciaJogadas(jogadas);
    printf("\n\tJogo Jokempo\n");
    do {
        usuario = pegaJogada();
        computador = computadorJogada(jogadas);
        printf("\nJogada do usuario.");
        mostraJogada(usuario);
        printf("\nJogada do computador.");
        mostraJogada(computador);
        v = checaVitoria(usuario, computador);
    } while (v == 1);
    printf("\nFim!");
    getchar();
    return(0);
}

void
iniciaJogadas(enum v_jogada *j)
{
    int cont;
    for (cont = 0; cont < Q_JOGADAS; cont++) {
        j[cont] = cont;
    }
}

void
trocaJogada(enum v_jogada *x, enum v_jogada *y)
{
    enum v_jogada tmp = *x;
    *x = *y;
    *y = tmp;
}

void
embaraJogadas(enum v_jogada *j)
{
    int cont;
    srand(clock());
    for (cont = 0; cont < Q_JOGADAS; cont++) {
        trocaJogada(&j[rand()%Q_JOGADAS],&j[cont]);
    }
}

void
mostraJogada(enum v_jogada j)
{
    switch (j) {
        case PAPEL:
            printf("\n%s",N_VALORES[PAPEL]);
            break;

        case PEDRA:
            printf("\n%s",N_VALORES[PEDRA]);
            break;

        case TESOURA:
            printf("\n%s",N_VALORES[TESOURA]);
            break;
    }
}

enum v_jogada
computadorJogada(enum v_jogada *j)
{
    embaraJogadas(j);
    return(j[0]);
}

enum v_jogada
pegaJogada(void)
{
    char tecla;
    do {
        printf("\nFaca a sua jogada!");
        printf("\nDigite");
        printf("\n%i ou q para %s", PEDRA, N_VALORES[PEDRA]);
        printf("\n%i ou w para %s", PAPEL, N_VALORES[PAPEL]);
        printf("\n%i ou e para %s", TESOURA, N_VALORES[TESOURA]);
        printf("\n:");
        scanf("%c%*c", &tecla);

        tecla = toupper(tecla);

        if (!(tecla == 'Q' || tecla == 'W' ||
              tecla == 'E' || tecla == '0' || 
              tecla == '1' || tecla == '2')) {
                printf("\nTecla invalida!");
                printf("\nTente novamente.");
                printf("\nPressione enter para continuar.\n");
                getchar();
        }
    } while (!(tecla == 'Q' || tecla == 'W' ||
               tecla == 'E' || tecla == '0' || 
               tecla == '1' || tecla == '2'));

    switch (tecla) {
        case 'Q':
        case '0':
            return(PEDRA);

        case 'W':
        case '1':
            return(PAPEL);

        case 'E':
        case '2':
            return(TESOURA);
    }

    return(0);
}

int
checaVitoria(enum v_jogada usuario, enum v_jogada computador)
{
    if (usuario == computador) {
        printf("\n%s\n", CONS_VITORIAS[3]);
        return(1);
    } else {
        switch (usuario) {
            case PEDRA:
                if (computador == PAPEL) {
                    printf("\nVitoria do computador!\n");
                    puts(CONS_VITORIAS[0]);
                    return(2);
                } else if (computador == TESOURA) {
                    printf("\nVitoria do usuario!\n");
                    puts(CONS_VITORIAS[2]);
                    return(3);
                }
                break;
            
            case PAPEL:
                if (computador == TESOURA) {
                    printf("\nVitoria do computador!\n");
                    puts(CONS_VITORIAS[1]);
                    return(2);
                } else if (computador == PEDRA) {
                    printf("\nVitoria do usuario!\n");
                    puts(CONS_VITORIAS[0]);
                    return(3);
                }
                break;

            case TESOURA:
                if (computador == PEDRA) {
                    printf("\nVitoria do computador!\n");
                    puts(CONS_VITORIAS[2]);
                    return(2);
                } else if (computador == PAPEL) {
                    printf("\nVitoria do usuario!\n");
                    puts(CONS_VITORIAS[1]);
                    return(3);
                }
                break;
        }
    }
    return(0);
}

/* KXSY */

 

 

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Boa Dia! Quando diz 'Digite o número da sua jogada' fica impreciso porque não há informação (mensagem) que auxilie o usuário na associação de números e símbolos, mas se escrevesse mensagens mais amigáveis e com entendimento no jogo essa imprecisão acabaria.

Citação

• Lê jogada (sem parâmetros, retorna um inteiro) - informa ao usuário quais são as opções de jogada que ele pode fazer, lê a opção selecionada pelo usuário e verifica se ele informou uma jogada válida (1, 2 ou 3). Ao final retorna o número da jogada feita pelo usuário

/******************************************************************************
Exercicio
---------
[...]

• Lê jogada (sem parâmetros, retorna um inteiro) — Informa ao usuário quais
são as opções de jogada que ele pode fazer, lê a opção selecionada pelo usuário
e verifica se ele informou uma jogada válida (1, 2 ou 3). Ao final retorna o
número da jogada feita pelo usuário.
[...]

Atenção
-------
O programa deverá obrigatoriamente usar funções."
*******************************************************************************/
#include <stdio.h>

//simbolos de mao comuns na competicao jan-ken-pon
enum sinais_de_mao {NENHUM= 0x0, PEDRA, PAPEL, TESOURA}; //constantes

// ler jogada (sinal de mao) do usuario  
enum sinais_de_mao
ler_jogada(void) {
  
    //declarar variaveis e iniciar com prodrao
    enum  sinais_de_mao  do_usuario= NENHUM;
    
    //explicar a jogada
    printf("%s",
    "JAN-KEN-PON\n"
    "As regras da jogada sao as seguintes, voce tem 3 opções PEDRA, PAPEL e "
    "TESOURA. Para agilizar a jogada um numero foi associado ao sinais de mao. "
    "Escolha apenas um numero, digite-o e depois ENTER [para CONFIRMAR].\n"
    "\n");
    
    //jogar
    do {
        //enquanto invalida
        printf("%s",
        "JAN-KEN-PON\n"
        "Pedra, papel e tesoura sao as jogadas, siga as regras do jogo.\n"
        "\n");
        
        printf("%s",
        "   Por favor, digite o numero de sua jogada? 1)PEDRA  2)PAPEL  3)TESOURA\n"
        "   USUARIO . . . . . . . . . . . . . . . . ? "
        ); scanf("%u", &do_usuario);
 
        //linha estetica
        printf("\n");
    
    //expressao para fora do intervalo de 1 ate 3
    } while ((do_usuario < PEDRA) || (TESOURA < do_usuario));
    
    //fim
    printf("%s",
    "JAN-KEN-PON\n"
    "Obrigado e Boa Sorte!");
    
    return do_usuario;
}

int
main(void) {
    ler_jogada() //do usuario;
    
    //fim
    return 0;
}

 

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