Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Itautec ST 4253 - BIOS para Xeon E5450


Titanius

Posts recomendados

Galera, tenho uma placa-mãe Itautec ST 4253, mas que é, na verdade, uma IPM31 REV: v1.03. Está escrito na própria placa

 

Mas a minha versão da BIOS é diferente das que foram postadas aqui, então queria saber se os arquivos de BIOS que foram disponibilizados aqui vão ser compatíveis com ela.

 

Também tô querendo pegar um Xeon E5450.

 

image.png.c52a3bae48fbed87d74ea53274a3d612.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Titanius Olá tudo bem?

Então, é bom ter certeza que a Placa-Mãe seja a mesma. Se está escrito na placa e ela tem o mesmo desenho, já é mais certeza, mas SÓ ATUALIZE A BIOS SE NECESSÁRIO!

Você está tendo algum tipo de problema? Se estiver tudo certo não é necessário mexer no Bios. No seu caso deve ser uma Bios modificada pela Itautec, por isso tem versão diferente.

Se quiser e puder, disponibilize essa versão aqui no fórum.

 

Agora quanto ao Xeon E5450 é uma boa opção, mas acredito ser necessário Mod Bios para esta placa, já que apenas um usuário confirmou o funcionamento e não usou mod Bois, mas fico com o pé atrás! hahahahah

Eu, particularmente, tentei fazer o Mod Bios e estraguei minha Placa. Agora só quando conseguir regravar ou trocar o chip vou poder testar o Xeon nela e postar aqui no tópico.

Em todo caso, se você quiser adquirir o processador e testar, não há problema algum, só lembrando de comprar já modificado para o Socket 775.

 

Boa sorte e tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu não pretendo atualizar a BIOS, mas se para utilizar o Xeon for necessário quero garantir que vou ter os arquivos.

 

Vou comprar ele modificado mesmo, no AliExpress.

 

Eu dei uma pesquisada no Mercado Livre, perguntei a 2 ou 3 vendedores se o processador seria compatível com a IPM31 e todos eles me confirmaram que sim. Além disso, na descrição de um dos anúncios, o vendedor informa que testa os processadores que ele vende justamente nessa placa. No caso, o anúncio é de um Xeon X5450, mas como, aparentemente, a única diferença entre ele e o Xeon E5450 é o TDP, acredito que não atrapalhe.

 

image.thumb.png.1f7a2f0b71cf5f02740b1ab545c564cb.png

 

O processo que você utilizou para modificar a BIOS foi inserindo os microcodes?

 

Se sim, os passos que você seguiu são os mesmos de algum desses tutorias?

BIOS AMI: https://www.delidded.com/how-to-update-cpu-microcode-in-ami-bios/

BIOS Phoenix ou Award: https://www.delidded.com/how-to-update-cpu-microcode-in-award-or-phoenix-bios/

Pois é por esse método que pretendo fazer o BIOS MOD, se necessário (no meu caso, tenho BIOS AMI. Não sei se todas as placas desse modelo possuem essa BIOS)

 

Mais uma dúvida, no momento, estou sem placa de vídeo offboard, quero comprar uma em breve.

 

Ví que o Xeon não possui vídeo integrado, mas essa placa-mãe tem, então não tem problema, certo? Posso usar esse processador sem uma placa offboard?

image.png.232c00729cafa0584e720bcf6d7ddc65.png

 

Segue o link da minha BIOS: BIOS Itautec ST 4253 (IPM31) - ver.: 000-SL2 (05/08/2009)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Titanius Olá, tudo bem?

Então, eu tentei fazer o BIOS mod, essa placa-mãe é AMI, mas, infelizmente, não deu certo para mim e acabou ferrando o BIOS...

Então veja certinho como fazer e não deixe entradas duplicadas no arquivo de BIOS, acho que foi isso que deu problema para mim!

Você verá que o espaço para essa BIOS é limitado e você terá que eliminar algumas entradas - geralmente dos Pentium 4, isso está tudo explicado no site.

Como o @santos97 já te ajudou melhor do que eu, apenas posso te desejar boa sorte e, caso precise de algo, é só perguntar!

Boa sorte e dando certo, relate seu caso!

Tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, @DarkSyrius não deu certo comigo também.

 

Peguei um Xeon E5450 com número S-spec SLANQ e cujo CPUID é 676.

 

Encontrei os microcodes atualizados para esse CPUID, são 5, exclui 2 desatualizados e mais um de outro CPUID (foi necessário para liberar espaço) e inseri os atualizados.

 

Atualizei a BIOS e o PC parou de dar vídeo.

 

Tive que pegar uma placa-mãe ASUS P5G41T-M LX V2 e nessa sim o Xeon funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Titanius Putz, que azar hein!?

Mas você testou com outro processador? A minha liga, mas fica bipando sem parar, também não dá vídeo e nem faz mais nada!

Agora o jeito é regravar o BIOS. è uma coisa, para alguns dá certo, para outros não!

Eu também tive que trocar de placa-mãe e peguei uma Asus P5K SE e o Xeon funcionou de boa com Mod BIOS - que achei pronto! heheheh

Mas, digamos, que apesar de tudo, o problema foi resolvido, né!?

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Titanius Vish, aí é complicado, você conferiu se o tamanho dos microcodes que inseriu corresponderam aos que você deletou? Você extraiu a BIOS da sua própria placa-mãe e aplicou os microcodes nela?

 

Utilizei o Universal BIOS Backup ToolKit 2.0 e extraí a BIOS da minha própria placa para ter certeza que não teria nenhuma diferença a não ser pelos microcodes atualizados e a ausência dos microcodes que eu não utilizaria. Quando passei pelo AFUDOS, utilizei as opções "/P /B /N /C /X" (deixando o comando mais ou menos assim: "AFUDOS IPM31.ROM /P /B /N /C /X"), confesso que não sei o que essas opções fazem, porém, funcionou para mim.

 

Sinto muito que você tenha perdido a placa-mãe nessa "brincadeira", mas por outro lado pegou uma ASUS G41 que é um chipset bem melhor 😁. Agradeço pelo seu feedback amigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, @DarkSyrius comigo acontece o mesmo: sem vídeo e bipando de uns 2 em 2 segundos.

 

Pelo menos, com a placa-mãe da Asus, consegui usar processador, além de poder usar 8 GB de memória ram DDR3.

 

@santos97, foi exatamente o que eu fiz. Extrai a BIOS com o Universal BIOS Toolkit, excluí três microcodes e adicionei cinco. Não sei se a BIOS ficou com o mesmo tamanho, mas maior com certeza não ficou.

 

Mas eu não usei o AFUDOS pra atualizar a BIOS, utilizei o AFUWIN.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!