Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro ao subir a frequência da Memória RAM pela BIOS (UEFI Setup)


Ir à solução Resolvido por Wagner901,

Posts recomendados

Minha Motherboard é uma B450M Steel Legend, a RAM é um slot de XPG Spectrix D41 8GB 3000MHz (pretendo colocar mais um slot desse e meter um 16GB Dual Channel) e o processador é um R7 2700X, vi que, na BIOS, ela estava setada pra 2666MHz de frequência (algo assim), porém pelo CPU-Z diz que a frequência está 1330.2MHz ("DRAM Frequency"), acho que deve multiplicar por 2 e aí fica 2660MHz, ou não. Beleza, fui tentar upar a freq. da RAM pelo XMP na BIOS, já vi que quando coloquei no perfil XMP para 3000MHz as letras do Voltage ficaram vermelhas (acho que era 1.40V), mesmo assim coloquei e reiniciei o PC, porém ele quase não ligava, ficava reiniciando diversasss vezes até dar imagem, fiquei com medo de queimar o PC e daí reverti colocando na freq. de RAM que estava. Alguém sabe cpmo resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Revolker Tente ajustar os timings manualmente. Ajuste para 3000MHz, com clocks 16-16-16-40 com 1.40V.

5 horas atrás, Revolker disse:

ficava reiniciando diversasss vezes até dar imagem

Isso é normal, a bios está sendo resetada de fábrica.

 

Caso ocorra novamente, tente descer para 2933MHz que é o padrão suportado pela AMD para o 2700X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Revolker disse:

porém pelo CPU-Z diz que a frequência está 1330.2MHz ("DRAM Frequency"), acho que deve multiplicar por 2 e aí fica 2660MHz, ou não.

 

Sim, é isso mesmo. A sigle DDR significa Double Data Rate (Taxa de transferência dobrada) por isso o clock exibido é de 1330, mas a memória transfere dois pulsos por clock.

 

5 horas atrás, Revolker disse:

(acho que era 1.40V), mesmo assim coloquei e reiniciei o PC, porém ele quase não ligava, ficava reiniciando diversasss vezes até dar imagem, fiquei com medo de queimar o PC e daí reverti colocando na freq. de RAM que estava. Alguém sabe cpmo resolver?

 

1.4v é uma tensão bem alta, isso pode danificar as memórias, pode ser isso a causa da instabilidade. Reduza pra uns 1.3v e veja se estabiliza.

 

5 horas atrás, Revolker disse:

fiquei com medo de queimar o PC e daí reverti colocando na freq. de RAM que estava. Alguém sabe cpmo resolver?

 

É apenas a BIOS tentando iniciar o hardware, porém como não consegue ela inicia em Safe mode (Modo Seguro), o que pode queimar é justamente a tensão muito alta.

 

Caso a alteração da tensão pra 1.3 não torne o sistema estável, atualize a versão da BIOS e tente novamente. Faça os testes e poste o resultado pra que possamos analisar.

 

 

50 minutos atrás, other2w disse:

Isso é normal, a bios está sendo resetada de fábrica

@other2w Apenas uma correção, ela não está sendo resetada para o padrão de fábrica, apenas iniciando em modo seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL @other2w

 

Ao que tudo indica, deu certo. 

467591678_FrequnciaRAM.png.14f88ee19ea24e572725ccb02250a121.png

 

Eu coloquei pra RAM ficar em 2933MHz e alterei a tensão para 1.2V (que fica 1.200V).20201119_221901.thumb.jpg.cbebaa01086738a17eda4e41346eaa1d.jpg

 

Mas achei todo esse processo de alteração na freq. da RAM muito estranho; sempre que eu mudava a uma frequência acima da que funcionava normalmente (2666MHz), o PC apresentava vários problemas na inicialização:1695569163_1Problema.thumb.jpg.75078a426b25927281098ccc9e51cf81.jpg193581898_2Problema.thumb.jpg.cdd70545f7f574315fd7e489d66768ea.jpg1785051593_3Problema-min.thumb.jpg.51476469b0ac577c336e181422e2d1e5.jpg

Esses problemas, além do PC ficar reiniciando várias vezes, eram mais frequentes quando eu colocava a frequência de 3000MHz, o PC nem ia pra tela de login depois que eles apareciam, coisa que não aconteceu quando settei a freq. para 2933MHz. De fato,  quando alterei a freq. da RAM para 2933MHz apareceu os problemas das imagens acima, mas ele, depois de longas "correções" e eu reiniciando o PC, chegava à tela de login e eu podia usar o PC tranquilamente (pelo menos até agora não deu nenhum problema quando alterei essa freq. da RAM p/ 2933MHz).

 

Inclusive, a tensão que as letras são destacadas em cor vermelha - presumo que seja nocivo à máquina ou por fazer correr risco das peças queimarem - é a partir da 1.35V (que fica 1.350V).20201119_223408-min.thumb.jpg.5ee087dc14a92bbbc3e9af748ca81511.jpg

 

Gostaria saber de vocês se eu fiz esse XMP da forma correta, aliás há diferença significativa na frequência de 2933MHz para 3000MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Revolker disse:

Inclusive, a tensão que as letras são destacadas em cor vermelha é a partir da 1.35V (que fica 1.350V).

 

Provavelmente fica em vermelho como sinal de alerta ao usuário pois começou a chegar em tensões bem altas pra um módulo DDR4.

 

11 minutos atrás, Revolker disse:

Ao que tudo indica, deu certo. 

467591678_FrequnciaRAM.png.14f88ee19ea24e572725ccb02250a121.png

 

Eu coloquei pra RAM ficar em 2933MHz e alterei a tensão para 1.2V (que fica 1.200V).

 

Maravilha, isso que é importante, atingir o clock máximo da memória com pouca tensão.

Apenas pra ter certeza que está tudo funcionando perfeitamente, use um teste de stress nas memórias como memtest ou o  prime95, deixe o teste rodando por uns 10 minutos, caso não dê nenhuma tela azul ou travamento é porque está tudo em perfeito estado.

 

11 minutos atrás, Revolker disse:

Mas achei todo esse processo de alteração na freq. da RAM muito estranho; sempre que eu mudava a uma frequência acima da que funcionava normalmente (2666MHz), o PC apresentava vários problemas na inicialização:

 

Por causa da tensão, ao que tudo indica ao ativar o perfil XMP a BIOS estava setando uma tensão alta e o chip estava falhando ao receber tanta tensão, por isso quando você reduziu pra 1.2v funcionou normalmente mesmo em 2933mhz.

 

11 minutos atrás, Revolker disse:

Gostaria saber de vocês se eu fiz esse XMP da forma correta, aliás há diferença significativa na frequência de 2933MHz para 3000MHz?

 

Sim fez tudo certinho, XMP é bem simples tudo que você precisa alterar é a frequência da memória e a tensão, não se preocupe com os times, é bem mais complexo de entender e pra sua usabilidade não é necessário.

Esses 67mhz não farão a menor diferença, fique tranquilo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Por causa da tensão, ao que tudo indica ao ativar o perfil XMP a BIOS estava setando uma tensão alta e o chip estava falhando ao receber tanta tensão

Pior que não, agora eu tentei ligar o PC e ele ficou desligando sozinho, aí já fiquei com medo de queimar algo, acabei por reverter de novo para a frequência padrão que é 2666MHz, e voltou a funcionar.

 

Tem algo de errado, sempre que eu coloco numa frequência que não seja a padrão (2666MHz), o Windows não inicia normalmente, apresentando esses problemas de inicialização que mandei nos anexos, mesmo que a tensão não esteja alta. Pode ser algum problema a ver com o Windows? Eu settei 2933MHz com tensão baixa (de novo), mesmo assim não foi, ele fica dando aqueles problemas de tela azul (os que mandei nos anexos). Não deu certo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Revolker Está falhando porque essa memória trabalha a 1.35V (https://www.xpg.com/pt/feature/552/), apesar de parecer alta, é uma tensão super segura e usado para as memórias mais de entrada. Na verdade até 1.45V é possível utilizar sem maiores problemas. 

Sete para 1.35V e deve resolver esse problemas de reinicializações.

 

 

Com as minhas, o mínimo que consegui foi 1.28V em 2933MHz (que o resultado final sempre da 0,02V a mais, então fica 1.30V)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Revolker disse:

Pior que não, agora eu tentei ligar o PC e ele ficou desligando sozinho, aí já fiquei com medo de queimar algo, acabei por reverter de novo para a frequência padrão que é 2666MHz, e voltou a funcionar.

 

Tem algo de errado, sempre que eu coloco numa frequência que não seja a padrão (2666MHz), o Windows não inicia normalmente, apresentando esses problemas de inicialização que mandei nos anexos, mesmo que a tensão não esteja alta. 

 

Que estranho. Pode ser que suas memórias não sejam 3000mhz então, por isso quando você tenta subir o clock fica instável. Porque se ela fosse 3000mhz nativa ela não deveria dar esses problemas.
 

18 minutos atrás, Revolker disse:

Pode ser algum problema a ver com o Windows?

 

Não, windows só entra na brincadeira depois que aparece a tela de iniciar com a logo na tela, antes disso quem gerencia todo o hardware é a BIOS.

 

19 minutos atrás, Revolker disse:

Eu settei 2933MHz com tensão baixa (de novo), mesmo assim não foi, ele fica dando aqueles problemas de tela azul (os que mandei nos anexos). Não deu certo ainda.

 

Faça o seguinte, atualize a versão da sua BIOS para a mais recente possível, em seguida refaça o teste do XMP seguindo a sequência a seguir

 

2800mhz - 1.20v (Se der certo faça a segunda).

2933mhz - 1.20v (Se não der faça a terceira)

2933mhz - 1.25v (Se não der certo faça a quarta)

2933mhz - 1.30v (Se não der faça a próxima)

2933mhz - 1.35v

 

Sempre que o windows iniciar abra uma aplicação de stress e faça o teste pra verificar a estabilidade.

Faça os testes e volte com o resultado pra que possamos analisar.

 

PS: Poste uma foto da etiqueta da sua memória por favor.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Que estranho. Pode ser que suas memórias não sejam 3000mhz então, por isso quando você tenta subir o clock fica instável. Porque se ela fosse 3000mhz nativa ela não deveria dar esses problemas.

Caramba, será que é isso então? Na embalagem e tudo mais, fala que é 3kMHz.

 

10 horas atrás, NIGHT FALL disse:

2800mhz - 1.20v (Se der certo faça a segunda).

2933mhz - 1.20v (Se não der faça a terceira)

2933mhz - 1.25v (Se não der certo faça a quarta)

2933mhz - 1.30v (Se não der faça a próxima)

2933mhz - 1.35v

Deu pra testar e nenhuma dessas funcionou (a que chegou mais perto foi a última, com 1.35v, pensei até que ia pegar já que foi direto pra tela de login, mas depois PC desligou sozinho com aquele erro da tela azul que mandei nos anexos). Porém eu fiz isso sem seguir a orientação de atualizar para a BIOS mais recente, é realmente necessário? É que eu tenho medo de dar algum problema na MOBO depois de ver em alguns fóruns, falando que, durante a atualização da BIOS, se faltar energia, a placa-mãe vai pro brejo. E aqui tá ocorrendo muito isso repentinamente, sem contar nas chuvas pesadas.

 

imagem_2020-11-20_194445.thumb.png.588b429756f6ca595dfa850ea1236ddc.png

Mas enfim, eu olhe aqui nas BIOS no site da fabricante, no caso é a 3.60P e eu baixo pelo "Global"?

 

10 horas atrás, NIGHT FALL disse:

PS: Poste uma foto da etiqueta da sua memória por favor.

1910803907_20201120_160442(1).thumb.jpg.3fe3046a123c14ef466e29577c5b1d16.jpg

 

 

11 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Sempre que o windows iniciar abra uma aplicação de stress e faça o teste pra verificar a estabilidade.

Faça os testes e volte com o resultado pra que possamos analisar.

E, eu tentei fazer os testes de RAM pelo MemTest86, mas, quando bootava no pendrive, aparecia as paradas do Windows porque eu reservei o pendrive pra instalar o Windows (formatação, instalação, etc.), agora não sei como faz pra ele parar de iniciar assim. Já formatei, já mexi nas partições...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, NIGHT FALL disse:

2800mhz - 1.20v (Se der certo faça a segunda).

2933mhz - 1.20v (Se não der faça a terceira)

2933mhz - 1.25v (Se não der certo faça a quarta)

2933mhz - 1.30v (Se não der faça a próxima)

2933mhz - 1.35v

Falei errado, a única freq. que funcionou foi a de 2800MHz a 1.20V, vi um vídeo do Lock Gamer Hardware que ele diz que tem que ficar descendo a freq. até ela dar boot, no caso, dessa lista q tu me mandou, só funcionou a freq. de 2800MHz. 

 

 

22 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Esses 67mhz não farão a menor diferença, fique tranquilo.

E mesma fita aqui, a diferença de 2800MHz pra 3000MHz (200MHz) não é tão significativa no desempenho? 

 

 

20201120_213944-min.thumb.jpg.4d8a2f256e97623bf9c985cbf947d80f.jpg

ATUALIZAÇÃO: Isso está atrás da embalagem da RAM, testei esse timing com 3000MHz e ainda assim não foi, coloquei 16-18-18-18 a 1.35v e 1.40v, e mesmo assim não deu. Vale lembrar que até já existe um profile salvo e settado nessa configs pra 3000MHz, usei ele, mas também não deu vídeo. O que eu fiz foi ir abaixando a frequência até dar boot, no caso, consegui com 2866MHz a 1.35V, pelo menos não desligou até agora.

 

O vídeo do Lock Gamer Hardware sobre OC na RAM se trata de fazer OC em uma memória com frequência baixa para pegar uma frequência mais alta, o meu caso é diferente porque a frequência é alta (3000MHz), mas tive que pegar uma frequência menor (2866MHz). É injusto porque paguei por uma frequência maior, mas creio que terá que ser assim mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Revolker Bem estranho. Faça um último teste apenas por desencargo de consciência, sete a tensão em 1.4v e tente subir a frequência acima dos 2866, caso não conseguir recomendo que acione a garantia, pois suas memórias devem estar com defeito ou são memórias 2400hz que vieram na caixa errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Revolker disse:

Mas como são 2400MHz se está operando a 2666MHz normalmente? Talvez seja 2666MHz mesmo, vou tentar de novo aqui

 

Memórias pode trabalhar em frequencias diferentes das de fábrica, isso se chama OVERCLOCK. As minhas Hyperx são de 2666 e estão rodando a 3000mhz, porém overclock não é garantido, então da mesma forma que ela pode subir a 3200 pode não sair dos 2666.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

 

Screenshot_3.png.fe96e9865d7856c17d836eeec469a673.png

 

O mesmo esquema: a frequência coincide no CPU-Z, mas, logo após, deu aquele probleminha chato de blue screen. O engraçado é que, ao alterar a frequência, tem certas aplicações e jogos que simplesmente não iniciam só por causa dessa alteração na RAM. Terei de acionar a garantia mesmo, é o jeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Revolker disse:

Só vai ser meio complicado acionar essa garantia porque o suporte da ADATA e o site deles é uma porcaria por completo, mais dificuldade ainda

 

Fale com o revendedor, em boa parte dos casos eles assumem a garantia no lugar do fabricante em troca de parcerias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Revolker, eu também tenho uma placa-mãe b450m steel legend, é apenas um modelo de 8gb memoria ram xpg, e eu estava com o mesmo problema quando eu subia a frequência dava tela azul erro etc, minha memoria e 3000mhz mais estava sentada na bios 2666hz, eu consegui resolver o problema, o que você deve fazer primeiro e voltar a sua memoria a 2666hz com a tensão padrão, depois você desativa o xmp, com o xmp desativado você coloca na frequência 3000mhz, depois da um f10 salva, depois que o seu pc iniciar na tela do Windows, você reinicia o pc, e entra na bios de novo, depois você vai na parte, onde fica a latência/time da memória ram, provalvelmente a latência vai ficar auta, o que você deve fazer é modificar a latência, você deve colocar essa exata latência que eu vou falar agora, que é            

             18

             19

             19

             19

             39

Depois use algum programa, para testar a memoria ram, eu mesmo usei o programa memtest, e minha memoria ram ficou estável depois eu mando umas fotos de como está minha bios na parte das memoria!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Wagner901 disse:

Revolker, eu também tenho uma placa-mãe b450m steel legend, é apenas um modelo de 8gb memoria ram xpg, e eu estava com o mesmo problema quando eu subia a frequência dava tela azul erro etc, minha memoria e 3000mhz mais estava sentada na bios 2666hz, eu consegui resolver o problema, o que você deve fazer primeiro e voltar a sua memoria a 2666hz com a tensão padrão, depois você desativa o xmp, com o xmp desativado você coloca na frequência 3000mhz, depois da um f10 salva, depois que o seu pc iniciar na tela do Windows, você reinicia o pc, e entra na bios de novo, depois você vai na parte, onde fica a latência/time da memória ram, provalvelmente a latência vai ficar auta, o que você deve fazer é modificar a latência, você deve colocar essa exata latência que eu vou falar agora, que é            

             18

             19

             19

             19

             39

Depois use algum programa, para testar a memoria ram, eu mesmo usei o programa memtest, e minha memoria ram ficou estável depois eu mando umas fotos de como está minha bios na parte das memoria!

Screenshot_20201124-150535_Gallery.thumb.jpg.a7eb6cf51314ca40e15e910f6fc6a51b.jpg

Screenshot_20201124-150605_Gallery.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!