Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para Arquitetura/Gaming R$2500


Posts recomendados

Oi pessoal do Clube, infelizmente minha vinda é marcada pela morte da mobo LGA 1150 do nosso PC velho de guerra, e a essa altura um upgrade parece mais agradável que os preços de extorsão cobrados por uma LGA 1150 esses dias 😑

 

O computador que vai receber o upgrade tem uma fonte CX 430W (elas aparentemente explodem hoje em dia? Essa nunca nos deu problema tem aí uns seis ou sete anos), uma HD 7950 OC e um simples HD de 7200 rpm. O processador do kit que estava em uso é um i5-4590 com singelos 2x4 GB 1333 MHz DDR3.

 

O objetivo, como dito no título, seria possibilitar os projetos do meu irmão, estudante de arquitetura e também artista além de, claro, jogos. Os programas mais relevantes seriam AutoCAD, SketchUP, Archicad, Blender, Lumion, Corona, VRay e outros do gênero.

 

Inicialmente eu estava à procura de um Ryzen 5 3600, mas ele está por escandalosos 1800 reais à vista na Kabum. O único site que tem ele num preço próximo ao novo normal seria esse, mas nunca ouvi falar. É confiável?

 

Caçando pelo google, por enquanto o que me parece mais viável seria um 10400F (R$1260), essa Asus extremamente sem vergonha H410M-E (R$490) e um kit de memórias mediano da Crucial de 2666 Mhz (R$500).

 

Parece um absurdo que um kit que é quase a definição do mid-end custe quase 2300 reais à vista, mas aparentemente essa é a realidade atual do brasileiro.

 

Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já gabaritou o problema: a melhor opção em termos de custo-benefício, hoje, é esse kit i5 10400f+B460. Não tem nenhum outro CPU hexa-core em estoque no mercado nacional com desempenho e preço similar. O R5 3600 sumiu, e as variantes X e XT já estão próximo dos 2k, e nesse caso mais valeria a pena pegar um 5600X por 2.1k. Se você estiver com muita urgência pra montar o PC, a saída seria essa mesma. As memórias que você linkou estão num preço aceitável. Com uns R$250,00 a mais, dá pra pegar um SSD NVMe.

 

9 horas atrás, Igor P disse:

O único site que tem ele num preço próximo ao novo normal seria esse, mas nunca ouvi falar. É confiável?


171.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro Uma B460 é significativamente melhor que essa H410?

 

Tem o link para esse 5600X nesse valor, e uma placa-mãe que casa bem? Eu estava pensando que talvez um 3700X fosse mais negócio nessa faixa de preço.

 

Não sei se vai dar para pegar uma VGA, a prioridade é ter um PC funcional, mas pelo que estou vendo, uma RX5500 XT por ~1600 é a facada menos dolorida?

 

@edit: Ou uma 1650 Super por 1300 ou uma RX 580 por 1360? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor P Se estivermos falando das B460 mais baratinhas, a diferença para as H410 é mais no que diz respeito aos recursos, como qualidade de slots PCIe, slots de memória, conexões USB, etc, de maneira que a primeira dispõe de mais destes recursos que a segunda. Mas tem as B460 mais bem construídas, tipo a ASRock Phantom Gaming 4, na qual você já vê dissipador no VRM, por exemplo, o que é uma diferença notável em relação às demais. Mas uma H410 leva um 10400F com certa tranquilidade até, então não necessariamente você precisa ir de B460, embora eu não saiba se esse chipset H410 vai te trazer alguma limitação em termos de upgrade nessa geração que vai entrar agora.

 

O 3700X tem oito núcleos e dezesseis threads, então vai te entregar maior performance multi core, e talvez isso te sirva mais na parte de render e edição. Em compensação, o 5600X (hexa core) dá um pau nele em jogos. 
 

5600X - R$2.149,00

 

Placa-mãe pra carregar um 5600X eu recomendaria uma B450 como a ASRock Steel Legend, Gigabyte Aorus Elite ou Asus TUF Pro Gaming,  que são as melhores desse chipset e ainda são encontradas no mercado nacional, mas mesmo uma mobo B450 mais simples, tipo a Gigabyte B450m DS3H ou uma A520 ja carregam esse 5600X. Uma placa-mãe com chipset B550 também seria uma boa pedida, mas essas já são significativamente mais caras.

 

5500XT por R$1600,00 é um soco na cara, mesmo as de 8 GB. Entre a RX 580 8 GB e a GTX 1650 Super, como a diferença de preço é pequena nesse caso e o teu foco é render e edição, eu diria pra ir na primeira porque acredito que esses 4 GB a mais de VRAM vão te servir bem. E são duas placas com desempenho muito próximo à 5500XT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!