Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal de buenas? Então acabei comprando uma pasta térmica CoolerMaster Mastergel Maker (Uma das melhores que vi por ai no mercado) pois tenho a minha placa a uns 3 anos e ela estava chegando a uns 78 graus se já não tiver batido uns 80 e eu não percebi, então efetuei a compra da pasta térmica e fiz a troca e limpeza da placa de vídeo que estava bem suja pois nunca havia aberto a mesma. Os resultados foram que fiz um teste no FurMark e ela ainda segue batendo uns 77-78 graus mas não passa disso, essa pasta tem uma forma de aplicação diferente por não ser em ''seringa'' acabei botando de mais por nunca ter utilizado este modelo mas limpei o excesso deixando somente o necessário em cima do chip da placa, no qual coloquei e removi o dissipador para verificar se não iria ficar muito ou ''vazar'' e ficou tudo certo, porém não houve perda de temperatura e em videos eu vi que ela faz uma diferença absurda, será que tem tempo de cura para fazer efeito? Estou com ela em uso a umas 15 horas por ai... Conto com a ajuda de vocês, Obrigado desde já!

Modelo da placa de video: https://www.gigabyte.com/br/Graphics-Card/GV-N1060WF2OC-6GD-rev-10-11#kf

Pasta térmica: https://www.pichau.com.br/pasta-termica-cooler-master-mastergel-maker-mgz-ndsg-n15m-r2

Postado

@FuryGAMING Pois é.. esse lance de pasta térmica acaba sendo um "Mito". Não precisa ficar trocando a pasta térmica da GPU, ela é feita pra durar toda a vida útil da placa. Acaba não fazendo efeito mesmo, é apenas gasto de dinheiro.

Outra coisa, essa é uma temperatura bem normal.. não tem o que se preocupar ai.

Outra coisa, você não pode ficar rodando FurMark do nada.. ele puxa muito da placa de vídeo, não é um cenário realístico.

Ele pode até levar sua GPU pro saco.. só se roda FurMark pra fazer testes bem especificos.

Se quiser cenário realista,abra seu jogo e veja qual temperatura bate.. mas sua temperatura está normal.

Uma coisa importante, abra a placa de vídeo e mande uma foto do dissipador, a parte que faz contato com o DIE.

• Curtir 2
Postado

@FuryGAMING temperatura absolutamente normal se tratando de teste de estresse que utiliza a gpu em 100% a meu ver. agora, se antes não era assim e começou a demandar esse alerta a partir de certo tempo mesmo em jogos, talvez o problema seja outro.

Postado
45 minutos atrás, FuryGAMING disse:

chegando a uns 78 graus se já não tiver batido uns 80 e eu não percebi

Bom dia! Mas você por acaso sabia as temperaturas antes de perceber esses valores? Pode ser que sempre tenham sido esses

Apenas complementando @Shanks.  e @Caio Ferreira. De fato essa temperatura aí apontada é segura e normal. Contudo, em diversos testes de reviews a mesma placa e modelo apresenta temperatura (bem) inferior a essas aí, em alguns testes a temperatura chegou a apenas 71ºC (apesar de desconhecer as condições do ambiente, mas repito, esses valores entre 78 e 80 graus ainda são seguros).

Sabendo disso te recomendo algum programa que ajuste a temperatura dos fans conforme a temperatura para apenas para te deixar mais tranquilo. O MSI Afterburner faz isso com maestria. Muita gente o usa apenas pra monitorar FPS, mas tem diversas outras funções interessantes. 

Minha GPU é a da assinatura e é bem esquentada, comprei 0 bala e sempre me incomodou os 80ºC+ que ela pega. Então, mesmo sabendo que é um valor normal, ajustei a curva de velocidade x temperatura de maneira que ela não passa mais dos 75ºC em 100%.

Espero ter ajudado.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, FuryGAMING disse:

Então acabei comprando uma pasta térmica CoolerMaster Mastergel Maker (Uma das melhores que vi por ai no mercado) pois tenho a minha placa a uns 3 anos e ela estava chegando a uns 78 graus se já não tiver batido uns 80 e eu não percebi, então efetuei a compra da pasta térmica e fiz a troca e limpeza da placa de vídeo que estava bem suja pois nunca havia aberto a mesma. Os resultados foram que fiz um teste no FurMark e ela ainda segue batendo uns 77-78 graus mas não passa disso, essa pasta tem uma forma de aplicação diferente por não ser em ''seringa'' acabei botando de mais por nunca ter utilizado este modelo mas limpei o excesso deixando somente o necessário em cima do chip da placa, no qual coloquei e removi o dissipador para verificar se não iria ficar muito ou ''vazar'' e ficou tudo certo, porém não houve perda de temperatura e em videos eu vi que ela faz uma diferença absurda,

Em que circunstância ela batia 80ºC antes da troca?? FurMark não é um teste legal, pra verificar isso..

Pra finalizar, não tem muito disso de "excesso de pasta", em GPU.. Não tem problema escorrer pros lados, a não ser que, utilize uma pasta condutiva, que não é o caso da Mastergel..

• Curtir 1
Postado
Em 18/12/2020 às 10:54, Shanks. disse:

@FuryGAMING Pois é.. esse lance de pasta térmica acaba sendo um "Mito". Não precisa ficar trocando a pasta térmica da GPU, ela é feita pra durar toda a vida útil da placa. Acaba não fazendo efeito mesmo, é apenas gasto de dinheiro.

Outra coisa, essa é uma temperatura bem normal.. não tem o que se preocupar ai.

Outra coisa, você não pode ficar rodando FurMark do nada.. ele puxa muito da placa de vídeo, não é um cenário realístico.

Ele pode até levar sua GPU pro saco.. só se roda FurMark pra fazer testes bem especificos.

Se quiser cenário realista,abra seu jogo e veja qual temperatura bate.. mas sua temperatura está normal.

Uma coisa importante, abra a placa de vídeo e mande uma foto do dissipador, a parte que faz contato com o DIE.

Olá, executei o teste somente para verificar a temperatura que a placa ia pegar com a pasta nova, mas em saber que a temperatura é normal fico tranquilo pois foi algo que sempre me preocupou bastante nesta placa, muito obrigado!

Em 18/12/2020 às 10:56, Caio Ferreira disse:

@FuryGAMING temperatura absolutamente normal se tratando de teste de estresse que utiliza a gpu em 100% a meu ver. agora, se antes não era assim e começou a demandar esse alerta a partir de certo tempo mesmo em jogos, talvez o problema seja outro.

Antes em jogos como o Rust ela estava pegando 79-80 e ai comecei a me preocupar um pouco.

Em 18/12/2020 às 11:11, P. Sousa disse:

Bom dia! Mas você por acaso sabia as temperaturas antes de perceber esses valores? Pode ser que sempre tenham sido esses

Apenas complementando @Shanks.  e @Caio Ferreira. De fato essa temperatura aí apontada é segura e normal. Contudo, em diversos testes de reviews a mesma placa e modelo apresenta temperatura (bem) inferior a essas aí, em alguns testes a temperatura chegou a apenas 71ºC (apesar de desconhecer as condições do ambiente, mas repito, esses valores entre 78 e 80 graus ainda são seguros).

Sabendo disso te recomendo algum programa que ajuste a temperatura dos fans conforme a temperatura para apenas para te deixar mais tranquilo. O MSI Afterburner faz isso com maestria. Muita gente o usa apenas pra monitorar FPS, mas tem diversas outras funções interessantes. 

Minha GPU é a da assinatura e é bem esquentada, comprei 0 bala e sempre me incomodou os 80ºC+ que ela pega. Então, mesmo sabendo que é um valor normal, ajustei a curva de velocidade x temperatura de maneira que ela não passa mais dos 75ºC em 100%.

Espero ter ajudado.

Irei fazer o download do Software da Gigabyte para ajustar essa curva do fan, embora ele seja meio bugado mas irei verificar um mais atualizado, Muito Obrigado!

Em 18/12/2020 às 11:18, RS Faria disse:

Em que circunstância ela batia 80ºC antes da troca?? FurMark não é um teste legal, pra verificar isso..

Pra finalizar, não tem muito disso de "excesso de pasta", em GPU.. Não tem problema escorrer pros lados, a não ser que, utilize uma pasta condutiva, que não é o caso da Mastergel..

Ela batia 79-80 no jogo Rust que por sinal é bem pesado, e quando apliquei a pasta por ser uma forma bem diferente e não em seringa acabei exagerando na dose no qual chegou a ir para os lados do chip, mas limpei com o "Pano com álcool isopropílico" que eles mandam junto a pasta retirando o excesso e ficando somente a camada fina sobre o chip e dissipador.

Muito Obrigado pelas respostas pessoal, fico tranquilo em saber que esta temperatura está ok, e por via das dúvidas, qual a temperatura que devo me preocupar relacionado a placas de video? Grato!

Postado
Em 21/12/2020 às 01:45, FuryGAMING disse:

qual a temperatura que devo me preocupar relacionado a placas de video? Grato!

Bom dia. Cada placa tem sua temperatura alvo, ou target, que seria o limite informado pela fabricante. Então não existe um padrão, cada placa possui um limite próprio. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...