Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória de 2666mhz em DOCP esquentando muito o computador.


Krlus

Posts recomendados

Recentemente comprei um computador, logo percebi que minha memória RAM estava rodando em 2133mhz e não em 2666mhz como estava no anúncio, vim aqui e fiz um post sobre, no qual me aconselharam a mudar o slot e ligar o DOCP, funcionou.
Mas logo depois de ligar o DOCP, eu comecei a perceber temperaturas muito altas no sistemas, e em dias mais quentes, até desligamentos por temperatura, o que achei estranho, pelo motivo de antes isso não acontecer, após muita pesquisa e até o suporte da AMD eu contatar, eles me disseram pra atualizar a bios e fazer um milhão de procedimentos, só atualizando a bios resolveu, mas eu percebi que aquilo só fez foi desligar o DOCP.
Pesquisei sobre e descobri que o DOCP liga algo chamado MultiCore Enhancement, e isso esquenta muito o PC, como eu faço para desligar isso mesmo com o DOCP ligado na Asus B450 Prime Gaming/BR

Hardware: 

Mobo Asus B-450 Prime Gaming/BR
Fonte EVGA 400w
Ryzen 5 3400g com Vega Graphics 11
Memória Viper Patriot DDR4 2x4gb 2666mhz, rodando em DOCP (PVE48G266C6KGY, essa memória não está listada na lista da Asus, mas é sim compatível)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Meu gabinete é o Fortrek ATX, Preto - SC501BK, é pequeno e não tem ventilação boa, mas para rodar tudo no default ele aguenta normalmente, o HWInfo vai ter que esperar um pouco pois estou meio ocupado com outras coisas, mas a temperatura idle com o DOCP ligado era de 60C, junto com 1.4v direto, até em idle, pro processador... Não tem nenhuma fan extra no processador, eu tive que montar esse pc na correria e com um valor baixo.
Quando o DOCP está desativado, eu tenho 40C em idle, e com carga, no caso o CinebenchR23, ele não passou de 89C.
Alta carga com DOCP é 95C, já tive até crashes rodando alguns jogos, como Dying Light.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Krlus disse:

@Imakuni Meu gabinete é o Fortrek ATX, Preto - SC501BK, é pequeno e não tem ventilação boa, mas para rodar tudo no default ele aguenta normalmente, o HWInfo vai ter que esperar um pouco pois estou meio ocupado com outras coisas, mas a temperatura idle com o DOCP ligado era de 60C, junto com 1.4v direto, até em idle, pro processador... Não tem nenhuma fan extra no processador, eu tive que montar esse pc na correria e com um valor baixo.
Quando o DOCP está desativado, eu tenho 40C em idle, e com carga, no caso o CinebenchR23, ele não passou de 89C.
Alta carga com DOCP é 95C, já tive até crashes rodando alguns jogos, como Dying Light.

É, 1.4v realmente é exagero se é isso mesmo... esse é o real problema, não o DOCP / MCE (embora eles tenham chance de piorar a sua situação). Vá na BIOS e controle a tensão manualmente ao em vez de deixar a placa-mãe tacar a louca, isso vai reduzir a temperatura e permitir que você continue com todo o desempenho da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Krlus disse:

@Imakuni Então, eu não tenho tanto conhecimento para fazer isso, é minha primeira build, além disso só tive aqueles PCs com os monitores enormes e notebooks, aí eu teria que setar as configurações da memória manualmente né? 

Não. Não estou falando para ajustar a tensão da RAM, e sim do processador, esse que é o fator mais importante que você consegue controlar.

 

Quanto a como, é exatamente igual a overclock, só que ao em vez de aumentar, você diminui.

 

3 minutos atrás, Krlus disse:

Setar a memória a 2666mhz fora do DOCP apresenta problemas o computador.

Se ajustar frequência sem mexer também nas latências e na tensão da RAM, seu PC pode ficar instável e até mesmo não ligar. Não é permanente, você consegue resetar a BIOS e reverter qualquer erro, mas não deixa de ser algo chatinho de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!