Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando em jogos e até somente com o navegador aberto


Ir à solução Resolvido por _Gabriel V,

Posts recomendados

Tenho uma CX600 80 plus bronze e to desconfiado dela

 

De uns tempos pra cá fiz um "overclock" na minha gpu via software da amd mesmo, apenas setei o boost clock máximo, joguei tranquilo, deu até mais desempenho, arrumei a curva de fans e deu tudo certo

 

Mas de uns dias pra cá quando eu iniciava o warzone o PC desligava simplesmente, outras vezes no menu do jogo. Tirei essas configs de overclock e não deu mais algum tempo, mas agora a pouco desligou com eu jogando...

 

PC reiniciou e adivinhem, desligou só com o chrome aberto!

 

Fonte condenada mesmo? Comprei usada a uns 9 meses pra colocar no PC, veio dar problema (acredito eu que realmente seja a fonte) agora

 

Desligou só uma vez até então em iddle, troquei o cabo de força e vou fazer mais testes pra ver se continua o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Gabriel V Observe as temperaturas da CPU e GPU, teste as memórias como o memtest86 e o HD com o crystaldiskinfo. Se não encontrar qualquer problema então teste outra fonte. Eu também desconfio de que seja a fonte. Não sei se você sabe, mas o  modelo de 600W da corsair não é fabricado há muitos anos, sendo inclusive considerado fraco e com projeto antiquado. As chances de ela ser a culpada e quem a vendeu para você tê-lo feito justamente porque ela estava ruim são grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então, temperaturas estão oks, CPU uso cooler box e as vezes das uns picos pra 80, mas acredito que não daria pico pra 99+ e isso ser o causador do desligamento. Aliás, tenho um WC de 240 em casa e tá chegando meu novo gabinete, daí vou remontar e limpar o PC inteiro, daí vou ver se o problema ainda persiste.

 

O estranho é que eu deixo o teste de estabilidade do aida64 rodando (marco cpu, cache e gpu) e o PC não desliga! CPU em 100% passando dos 80° por conta do cooler box, GPU em 100% mas não chega nos 60° por conta da curva de fans. Já testei as memórias com o memtest e não deu nenhum erro...

 

Vou testar hoje de novo no Warzone, se o problema persistir, vou testar em outro jogo (confesso q só jogo warzone), e vou ver, pois pode ser alguma coisa dando conflito no jogo

 

**O PC reinicia na real, eu falo que desliga pois eu mesmo puxo o cabo e ligo de volta quando isso acontece, mas ele fica um tempo aparecendo vários códigos no debug led da MOBO e depois de uns 20 segundos liga sem eu fazer nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, _Gabriel V disse:

@WOZ Dods Então, temperaturas estão oks, CPU uso cooler box e as vezes das uns picos pra 80, mas acredito que não daria pico pra 99+ e isso ser o causador do desligamento. Aliás, tenho um WC de 240 em casa e tá chegando meu novo gabinete, daí vou remontar e limpar o PC inteiro, daí vou ver se o problema ainda persiste.

80° é muita coisa. Não é normal nem benéfico. Pouco mais que isso e a placa-mãe já pode desarmar por superaquecimento. Lembre que não é só a CPU que esquenta, mas tudo à sua volta em consequência. 80° por sinal é temperatura de throttling já. Recomendo que abra seu gabinete, ligue um ventilador na velocidade máxima voltado para o interior dele, rode o hwmonitor e deixe ele aberto, rode um jogo e veja se ainda desliga. Teste uns 5 minutos (não rode o fur mark se presa pelo seu bolso) e veja as temperaturas no hw monitor.

36 minutos atrás, _Gabriel V disse:

O estranho é que eu deixo o teste de estabilidade do aida64 rodando (marco cpu, cache e gpu) e o PC não desliga! CPU em 100% passando dos 80° por conta do cooler box, GPU em 100% mas não chega nos 60° por conta da curva de fans. Já testei as memórias com o memtest e não deu nenhum erro...

O teste de estabilidade do aida não é tão pesado. O que desliga, e eventualmente queima, componentes é o do furmark, mas não recomendo nunca.

38 minutos atrás, _Gabriel V disse:

Vou testar hoje de novo no Warzone, se o problema persistir, vou testar em outro jogo (confesso q só jogo warzone), e vou ver, pois pode ser alguma coisa dando conflito no jogo

 

**O PC reinicia na real, eu falo que desliga pois eu mesmo puxo o cabo e ligo de volta quando isso acontece, mas ele fica um tempo aparecendo vários códigos no debug led da MOBO e depois de uns 20 segundos liga sem eu fazer nada

Códigos de debug da MB ou do windows? Nunca vi MB desligar e ficar mostrando códigos de debug. O windows faz isso. 

Que mal lhe pergunte, todos os seus drivers foram baixados diretamente do site da fabricante da placa-mãe? Você alterou alguma configuração na BIOS? Já testou rodar com apenas um módulo de memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Códigos de debug da MB ou do windows?

O PC desliga mas os leds ainda ficam ligados, ventoinhas, cpu cooler ligado também, então meio que desliga só que não desligando. Aí fica uns segundos com a mobo dando varios códigos, e o PC liga normalmente sem eu preicsar fazer nada

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

todos os seus drivers foram baixados diretamente do site da fabricante da placa-mãe? Você alterou alguma configuração na BIOS?

Sim, pelo site da fabricante. Na bios ativei o XMP das memórias e abaixei a tensão do processador pois de padrão tava muito alta

Aliás, recentemente baixei a bios mais atual pra minha mobo pois troquei de processador 1600af > 3600, e com a bios que tava, o sistema estava estranho, baixei essa nova bios e melhorou bastante, e até então não tava desligando, começou a desligar mais recentemente.

 

Eu vou deixar como está, e esperar meu gabinete novo chegar, e vou instalar o water cooler no processador. Daí faço mais testes. Caso continue desligando, a culpada pode realmente ser a fonte...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Gabriel V Resete sua BIOS, deixe os valores de fábrica, teste assim. Se voltar a ocorrer problemas, pode testar reinstalar o sistema depois da atualização e reset da BIOS. Se ainda voltar a dar problemas, pode ter danificado seu VRM com as brincadeiras. Reassente sua CPU, verifique se não tem nenhum pino escurecido ou amassado. Na hora de reinstalar a CPU, pressione o meio dela com um dedo antes de baixar a alavanca. Segure pressionando levemente até terminar de baixar e travar a alavanca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Opa, bom dia. Hoje ele demorou pra ligar, coisa que nunca tinha acontecido, dando os codigos no debug em sequência porém sem sucesso pra ligar, desliguei e na segunda tentativa foi...

 

Resetei a BIOS porém continuou com o problema, não reinstalei o windows mas cogito essa ideia, depois da remontagem de hoje venho aqui dar mais respostas. Obrigado pela ajuda 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

*ATUALIZAÇÃO*

 

Chegou meu gabinete, passei tudo pra ele e instalei o Water Cooler de 240mm no topo

 

E não desligou mais! Antes jogando com cooler box o processador dava pico de 80° a 4.0ghz. Com o Water Cooler fica na casa dos 55° a 4.2ghz (aumentei a tensão pra 1.3v)

Até a GPU tá cerca de 5° mais fria por conta do gabinete. Fiz o overclock pelo software da AMD ainda por cima, e tá rodando sem nenhum problema.

 

Joguei já várias vezes e não aconteceu o problema de desligamento, a culpada não era a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!